Adega Embaixo da Escada: +99 Fotos e Ideias!

Advertisements

Montar uma adega em casa é algo bem interessante, pois além de ser um lindo item decorativo é bastante funcional para você guardar seus vinhos preferidos!

Entretanto, algumas pessoas pensam em montar uma adega, mas não encontram um lugar legal para colocar. No entanto, um dos lugares que fica bem interessante e que não te ocupa nenhum espaço é embaixo baixo da escada.

Aproveitar o espaço que você tem disponível embaixo da escada é algo que todo mundo deveria fazer. Pois muita das vezes é um espaço que costuma está completamente vazio, sendo assim, pode se tornar um lindo espaço de decoração.

Portanto, dessa vez resolvi te mostrar como aproveitar esse espaço, mas criando uma linda adega. Dessa forma você poderá ter um espaço lindo para colocar seus vinhos preferidos sem utilizar quase nenhum espaço na sua casa. Veja as dicas abaixo!

 

Vantagens em fazer um em casa

Mesmo que acima tenha citado uma ou outra vantagem na criação de uma adega embaixo da escada, ainda assim existem pessoas que podem não ter tanta certeza na sua criação.

À vista disso, para deixar esse artigo ainda mais completo, resolvi separar as principais vantagens disso. Assim ficará mais fácil de você comprar e decidir se é algo viável ou não para fazer na sua casa. Portanto, confira as principais vantagens abaixo:

 

Não ocupa muito espaço

Utilizar um espaço embaixo da escada é algo que ocupa zero espaço. Como havia citado acima, isso acontece porque muita das vezes as pessoas planejam um lindo modelo de escada, mas não pensam o que vão fazer com aquele espaço vago. Dessa forma, essa pode ser uma oportunidade excelente para você não deixar isso vazio.

Então para pessoas que possuem uma escada pode utilizar esse espaço e ainda fazer uma linda decoração no ambiente. E é claro, essa também é uma oportunidade excelente para quem tem casas pequenas.

 

Fica lindo visualmente

Criar uma adega em casa é algo que também fica muito bonito visualmente. Afinal, é um espaço que deixa a casa extremamente luxuosa, sendo uma opção excelente para incrementar sua decoração.

Caso a sua escada fique na sala isso será ainda melhor para a sua casa. Isso acontece porque a sala costuma ser o principal ambiente de uma casa. Além disso, é justamente nesse espaço que costumamos receber visitar. Dessa forma, colocar a adega na sua sala é uma opção excelente para deixar sua casa ainda mais interessante.

 

É uma ótima oportunidade para receber amigos

A próxima vantagem em ter uma adega em casa é que isso é uma oportunidade excelente para você receber os amigos. Afinal, sempre tem algum dia que as pessoas vão escolher te visitar ou algo assim. Neste caso seria bem interessante você oferecer um vinho para a sua visita. Tenho certeza que isso passará sofisticação e elegância para o seu lar.

Portanto, se adora receber pessoas em sua casa, apostar em uma adega embaixo da escada é algo que sem dúvidas não pode faltar.

 

Te ajuda a economizar

E por fim, uma outra vantagem interessante em ter uma adega é que isso irá te ajudar a economizar. Embora montar ela pode se rum processo caro, depois que estiver pronta, será muito mais interessante você aproveitar o espaço da sua casa ao invés de sair.

Então por exemplo, caso você queira fazer algo diferente em algum dia, você pode chamar seus amigos, tomar um vinho, conversar e até assistir um filme. Assim você estará evitando gastar e consequentemente isso pode sair mais barato do que se você saísse.

Portanto, para as pessoas que procuram uma maneira mais econômica, é interessante apostar nessa opção.

 

Quanto custa?

E por falar no preço para montar uma adega, afinal, quanto isso custa? Bom, primeiramente é importante destacarmos que isso irá depender muito do espaço que você tem, do dinheiro disponível e do modelo que você quer fazer. Então por exemplo, você pode simplesmente comprar uma adega e encaixar embaixo da sua escada ou fazer um móvel planejado para isso.

Além disso, algumas pessoas preferem criar um espaço com uma temperatura adequada para os vinhos, enquanto outras apenas criam um encaixe para isso. Então isso é outra coisa bastante importante que você também deve levar em consideração na hora de montar a sua adega.

Entretanto, hoje você encontra uma adega pronta, com uma temperatura ideal, por aproximadamente R$1000,00. Desse modo, você pode perfeitamente comprar essa adega, encaixar de baixo da escada e criar ali um espaço aconchegante. Seja colocando um pendente, criando um móvel para posicionar as taças e o que você quiser.

Mas caso você queira criar apenas um móvel, você acha por um preço mais barato do que este acima. Porém este caso, isso também irá depender do tamanho que você quer, do modelo e até do lugar que você compra.

Portanto, a minha sugestão é que você comece definindo um orçamento e escolhendo um modelo que você quer. Para isso, você pode conferir alguns modelos de adega embaixo da escada no próximo tópico para você se inspirar.

 

Modelos para você fazer

Conseguir decidir qual modelo colocar na sua casa pode ser um processo meio complicado. Já que há várias formas de você criar uma adega embaixo da escada.

Mas para te ajudar neste processo, resolvi separar alguns modelos bem interessante para você se inspirar. Assim ficará mais fácil de você analisar um por um e decidir qual ficaria mais legal na decoração que você já tem na sua casa. Veja:

 

Simples

O primeiro modelo de adega é um bem mais simples, sendo esse o ideal para quem não quer gastar muito dinheiro ou procura algo básico na decoração. Então neste caso a ideia é você criar uma adega comum, sem muitos detalhes e decorações.

Dessa forma, caso você opte por esse modelo tenho certeza que o seu orçamento ficará bem mais barato, sendo algo bastante interessante para qualquer pessoa.

Além disso, embora algumas pessoas possam achar esse modelo muito sem graça, dependendo de como você fazer ele, poderá ficar muito bonito na decoração. Inclusive, em casas que possuem uma decoração minimalista, isso é o modelo ideal para você apostar.

 

De vidro

A Adega embaixo da escada com vidro é uma maneira interessante de deixar o ambiente mais sofisticado e moderno. Então neste caso, o ideal é que você crie toda uma estrutura para encaixar os vinhos e as taças e coloque por fora uma porta toda de vidro. Isso sem dúvidas deixará o espaço bem agradável.

Além disso, é muito importante destacarmos que por esse modelo ser totalmente visível, a decoração e organização é algo fundamental. À vista disso, caso você queira apostar nesse modelo, procure deixar a sua adega embaixo da escada sempre muito bem organizada.

 

De madeira

No tópico de custos, contei que você pode fazer um espaço com uma adega pronta, contendo uma temperatura adequada ou de madeira. Desse modo, a outra opção de adega que você pode utilizar é a de madeira.

No entanto, é importante destacarmos que nesse caso, você poderia comprar móvel pronto ou fazer um planejado. Mas sugiro que você peça alguém para fazer um móvel exatamente com o espaço que você tem na sua casa. Afinal, assim ficará muito mais bonito e você terá uma adega única na sua casa.

 

Moderno

Já para as pessoas que adoram um ambiente moderno, também podem optar por fazer uma adequa nesse estilo. Contudo, neste caso é importante que você utilize uma adequa mais moderna, com uma temperatura adequada, para que sua decoração fique ainda mais interessante.

Além disso, o vidro é um material que também ajuda a deixar o seu ambiente bastante moderno. Desse modo, investir nele é algo que não pode faltar de forma alguma. Portanto, seria interessante você colocar o vidro na sua decoração e outros elementos que ajudam a enfatizar isso.

 

Aberto

Uma outra forma de você fazer uma adega embaixo da escada é utilizando-a aberta. Nesse caso você teria que criar um móvel que deixasse os vinhos expostos, mas não criasse nenhuma porta ou algo que fechasse eles.

Este modelo fica muito bonito visualmente justamente por você ter um contato maior com os vinhos. Mas em contrapartida, como no exemplo da adega de vidro, a organização é algo fundamental, pois não adianta você criar um lindo espaço se os vinhos não tiverem totalmente organizados.

Portanto, neste caso é importante que você tenha bastante cautela em relação a composição dos vinhos e a decoração. Assim, tenho certeza que você terá uma adega linda no seu ambiente.

 

Fechado

Ao contrário da adega aberta, você também pode fazer ela fechada, sendo algo que fica bem bonito na decoração. Neste caso, o importante é não utilizar nenhuma porta transparente já que esse não é o nosso foco.

Além disso, você não precisará ter bastante atenção na distribuição do vinho, mas a minha sugestão é que você deixe sempre organizado de qualquer jeito.

O interessante desse tipo de adega embaixo da escada é que possui inúmeros tipos de materiais que você pode utilizar para fechar. Por exemplo, não necessariamente você não pode colocar um vidro, mas você pode colocar um que tenha uma cor mais escura. Isso deixará o seu espaço bem moderno.

Outra coisa bem interessante para você apostar nesse tipo de decoração, é criar um sensor. Ou seja, toda vez que você abrir a porta para acessar os vinhos, acenda uma luz bem bonita deixando o espaço ainda mais interessante.  Portanto, o importante é que você utilize a sua criatividade para criar um espaço que realmente combine com você.

 

Rústico

E por fim, o próximo modelo no qual não podemos esquecer de destacar é o rústico. Nesse caso, a presença da madeira é algo essencial, já que querendo ou não é um tipo de material presente nesse tipo de decoração. Então neste caso você pode optar por criar uma adega embaixo da escada com uma madeira mais desgastadas

Além disso, a presença de outros elementos nesse tipo de decoração também não pode faltar. Por exemplo, você pode colocar um papel de parede de tijolos no fundo. Isso irá ajudar a enfatizar esse tipo de decoração e deixar bem bonita e agradável.

Dicas para fazer

Antes de finalizarmos esse artigo, resolvi separar algumas dicas para você fazer uma adega embaixo da escada. Além disso, com essas dicas tenho certeza que você irá deixar esse espaço ainda mais interessante. Portanto, veja as dicas abaixo:

 

Tire as medidas do seu espaço

Tirar as medidas do espaço que você tem disponível é algo fundamental para fazer qualquer tipo de decoração. Isso acontece porque será justamente com esses espaços que você irá utilizar isso como base para fazer uma decoração bem-feita.

Então antes de você começar a pesquisar coisas para colocar na sua adega, comece medindo todo o seu espaço disponível. Depois, você poderá passar para os próximos passos.

 

Faça um orçamento

O próximo passo parar criar sua adega embaixo da escada é fazer um orçamento. Esse passo também é fundamental, porque assim você irá conseguir fazer isso de uma forma bem econômica.

Então para esse passo, a minha sugestão é que você comece estipulando um valor. Depois disso, você irá procurar móveis e itens de forma que se encaixem perfeitamente neste valor estipulado.

 

Selecione um modelo

Agora que você já fez os primeiros passos é hora de você selecionar um modelo. Para isso, você pode utilizar os modelos que citei acima como base. Assim ficará mais fácil de você decidir sem nenhuma complicação.

Então, assim que você conseguir decidir qual modelo quer fazer, você irá começar a pesquisar uma adega, móveis e elementos que componham essa decoração. De forma que enfatize esse estilo, deixando o ambiente bem agradável.

 

Crie um sistema de organização

A minha próxima sugestão é que você crie um sistema de organização. Isso é importante para deixar o seus vinhos sempre organizados e bonitos visualmente.

Além disso, você pode deixar separados por ordem alfabética, por vinhos preferidos, por país ou o que você achar melhor. A ideia é que fique fácil de acessar e fique bem bonito visualmente.

 

Utilize leds

E por fim, não se esqueça de utilizar leds. Isso é algo que sem dúvida deixa a decoração muito bonita e é bem simples de fazer. Então você pode deixar um led destacando alguns vinhos ou criar o sistema das luzes acenderem quando você abrir.

O importante é que isso realmente fique da maneira como você gosta e fique lindo visualmente.

 

Imagens para se inspirar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja outros artigos sobre ideias debaixo da escada:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.