60 banheiros vermelhos lindos para se inspirar

0 189
Tradicionalmente, o banheiro de um imóvel era um espaço um pouco insosso. Branco, com poucos detalhes, algo que transmita apenas paz e limpeza. No entanto, e felizmente, ao longo dos anos a decoração do cômodo se tornou importante e moderna como em qualquer outro lugar da casa. E então surgiram banheiros coloridos, com papeis de parede e objetos divertidos. Dentre todas as alternativas, porém, chama bastante a atenção a opção por banheiros vermelhos, modernos e chamativos, bem diferente do que o mercado estava acostumado a fazer. Já pensou em ter um?

Banheiros vermelhos: ousados e modernos

Antes de investir em banheiros vermelhos, você precisa primeiro definir a base do seu projeto. O vermelho deve predominar, ou apenas chamar a atenção em alguns detalhes? Estabelecer este propósito ajuda a escolher azulejos, cerâmica e outros objetos deste cômodo.

Se o vermelho for a cor predominante no banheiro, é interessante investir primeiro nos azulejos. O mercado possui diversos modelos para as paredes, e é possível combiná-los até mesmo pensando no restante da decoração da casa. Por exemplo: se seu imóvel tem adornos minimalistas, aderir às pastilhas pode ter um ótimo efeito. Isso porque as pastilhas adornam a parede com pequenos quadrados, e dão um ar delicado a qualquer cômodo.

Outra alternativa é decorar de vermelho a parede interior do box. O contraste com o restante do banheiro cria um espaço mais aconchegante, e direciona toda a atenção para esta área. Esta é uma parte importante em decorar o banheiro: a partir do momento em que usa uma tonalidade mais intensa, é importante que você deixe espaços em branco ou mais claros. As cores diferentes são importantes para criar equilíbrio no cômodo, ao invés de um espaço que provoque cansaço aos olhos.

Este mesmo princípio deve ser considerado se a escolha for inserir cor no piso. Azulejos completamente em vermelho, ou com desenhos na cor, estão disponíveis aos montes no mercado. Basta apenas definir o tamanho ideal para o banheiro, o que combina com a cerâmica do espaço, e então solicitar a aplicação do material. Em alguns casos, há a possibilidade de sobrepor uma cerâmica já existente, o que pode economizar tempo e dinheiro para um novo adorno.

Tons e sensações

Se o objetivo são ornamentos mais discretos, banheiros vermelhos podem ser desenvolvidos de outro modo. Para um visual romântico, ao invés apenas da modernidade que o tom transmite, é possível investir nos acabamentos do cômodo. Isso significa inserir linhas em vermelho no chão ou na parede, como uma espécie de delimitação do espaço. O seja, em locais como em volta do vaso sanitário, da banheira, ou como base do box de vidro.

O tom pode aparecer, aliás, no próprio box, desde que se escolha um vidro listrado ou com desenhos avermelhados. Um box coberto por um adesivo em vermelho permite uma atmosfera mais descontraída. Já pensou, por exemplo, em ter uma clássica cabine de telefone londrina em seu banheiro?

Visando ainda este visual mais delicado, você pode também tornar vermelhas a banheira, as saboneteiras do banheiro, cortinas, tapete, porta-shampoos, lixeira e a pia. Assim como o armário sob a cuba, a moldura do espelho ou o próprio vaso sanitário.

O vermelho é uma cor que transmite paixão, amor, e por isso a tonalidade escolhida deve ser utilizada com cuidado. Um tipo mais intenso da cor tende a ser mais moderno e transmitir calor, enquanto o tom mais claro mostra delicadeza.

Equilíbrio é fundamental

Independentemente do tom de vermelho escolhido, e do tipo de decoração escolhida, é importante ter cuidado ao combinar as cores no banheiro. Seja a atmosfera delicada ou romântica, exagerar nos tons avermelhadas pode tornar o ambiente um espaço cansativo visualmente.

Deste modo, ao definir a manutenção de um banheiro vermelho, defina logo em seguida os tons que serão empregados junto a ele. Uma das alternativas mais interessantes é o uso do branco. Como a cor é completamente neutra, a combinação com a tonalidade mais forte oferece equilíbrio no ambiente. Além disso, o grande contraste entre os coloridos destaca ainda mais o vermelho. Manter os rejuntes e ligações entre os azulejos em branco é sempre uma boa alternativa, e ainda permite que o banheiro tenha luminosidade.

Utilizar outra cor mais neutra, como o bege, tem efeito visual igualmente interessante. O bege pode aparecer nas pinturas, objetos do lavado, ou até nos acessórios como cortinas. Utilizar o tom por meio da madeira é da mesma forma agradável, pois ameniza o tom avermelhado. Ainda dá à área aura mais retrô ou moderna, dependendo do tipo de madeira utilizada.

O mesmo vale para o cinza, usado em seu tom mais claro. O cinza é uma cor moderna, fria, e oferece um bonito contraste quando aplicado com pinturas quentes como a avermelhada. A combinação fica interessante se o acinzentado fizer parte dos detalhes, objetos e até no tom do rejunte de piso e azulejos. Se o vermelho utilizado for mais claro, o cinza pode entrar mais escuro. Esta diferença entre as cores é fundamental: aplicar juntas duas cores muito escuras cria um espaço mais “pesado”.

Abuse das cores!

Para um pouco mais de colorido, você pode ainda escolher misturar o vermelho a tons como o azul ou o roxo. Cores mais quentes, como o alaranjado ou amarelo, também combinam com o pigmento. Nestes casos, no entanto, torna-se ainda mais importante balancear as cores com a ajuda do branco. Do contrário, o excesso de tons fortes terá um efeito agressivo.

Ao optar por duas cores, defina ainda qual será a principal entre elas. Tomemos, para um exemplo, o vermelho como principal. O tom pode ser aplicado na parede. Em combinação, o azul piscina, secundário, vai aparecer em detalhes como a cuba da pia, a saboneteira e o tapete. O equilíbrio é essencial: um tom deve aparecer em destaque, e o outo apenas em detalhes.

Finalmente, aposte sempre na ideia de que “menos é mais”. Se o uso do vermelho for exagerado, o seu banheiro dificilmente permanecerá semelhante a um banheiro – é mais fácil que ele se torne algo como um estúdio fotográfico. Tampouco será confortável visualmente.

Veja algumas ideias para se inspirar:

 

 

 

 

 

 

 

Loft em Porto Alegre. Projeto do arquiteto Claudio Resmini.

 

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.