Banheiros simples e pequenos: Mais de 60 fotos!

Advertisements

Não é porque sua casa tem um banheiro simples e pequeno que ele necessariamente deve ser “sem graça”. Mesmo com pouco espaço, é possível criar um cômodo agradável e bonito, de modo a combinar com o resto da decoração do imóvel.

A chave para uma decoração bonita no banheiro é investir em acessórios e informações que promovam a amplitude no espaço. Amplitude não apenas física, mas também visual. Por isso, existem alguns pontos que devem contar com atenção especial.

As paredes de banheiros simples e pequeno

As paredes de um banheiro devem, primeiro, transmitir limpeza. Por isso, não é interessante inserir nos banheiros simples e pequenos cores fechadas, como o preto ou o cinza. Isso porque as cores fechadas tornam o ambiente menor.

Assim, as cores mais indicadas para um cômodo desse tipo são tons claros. Cores cítricas, por exemplo, dão a sensação de frescor. Se combinadas com algumas pequenas plantas, o efeito é ainda mais agradável. Fora essas tonalidades, o cinza claro, nude, a cor fendi e o branco são as mais utilizadas para ampliar o ambiente.

Não significa, no entanto, que as cores não possam ser aplicadas no ambiente. Tons fortes e vibrantes, como o vermelho e o azul podem criar decoração mais atraente e de personalidade. Considerando, no entanto, a área limitada, o uso dessas cores deve ser realizado com cuidado.

Ou seja, com tons aplicados apenas em detalhes, como objetos ou cerâmicas do banheiro. Outra alternativa interessante é pela aplicação em apenas uma das paredes, balanceando com espaços brancos ou mais claros no restante do cômodo.

Azulejos, pintura e pastilhas

Nas paredes, as tonalidades claras ou vibrantes podem ser utilizadas de três modos principais: em azulejos, por meio da tinta, e com pastilhas. Os azulejos são as peças mais comuns num banheiro. Eles transmitem a sensação de limpeza esperada, e podem dar um toque especial à decoração.

No entanto, é importante verificar que, ao serem aplicadas, as peças têm entre si o rejunte. Se o banheiro não possuir boa ventilação, esses espaços de rejunte podem acabar por acumular umidade, gerando mofo. Assim, é fundamental realizar essa avaliação antes da escolha pelo material.

Logo, uma outra ótima opção é pela pintura das paredes. No mercado, existem diversas tintas que “repelem” a umidade, mantendo as paredes secas. Se a escolha for por esse recurso, é fundamental instalar na parte debaixo da parede uma faixa de azulejos ou outro material que bloqueie o contato constante da água com esse espaço. Afinal, é comum que se acumule água no chão, e mesmo com uma tinta à prova de água isso pode prejudicar a estrutura com o passar do tempo.

As partilhas, por sua vez, costumam oferecer um visual mais delicado e minimalista. Como têm alto poder decorativo, elas devem ser aplicadas com cor – pastilhas brancas não serão tão interessantes.

Para não “carregar” o visual dos banheiros simples, uma boa pedida é escolher apenas uma parede para aplicação. O local preferido costuma ser o interior do box de banho, mas aplicar as peças sobre a pia também traz belo resultado.

Nichos e prateleiras: otimize o espaço!

No banheiro, é comum que haja instalado um armário sob a pia. No entanto, muitas vezes esse espaço não é suficiente para acomodar todos os cosméticos, acessórios e peças de uso do dia a dia. Mas se a dimensão já é limitada, como resolver o problema? Simples, com nichos e prateleiras.

O espaço disponibilizado por nichos e prateleiras é muito interessante. Um nicho deve permanecer embutido na parede, de modo a não criar uma informação “no meio do caminho”. Por isso, o melhor é que ele já exista no projeto dos banheiros simples e pequenos.

Porém, caso seja apenas o momento de reformar e redecorar, é igualmente possível aderir à opção. Basta ter cuidado com o encanamento inserido nas paredes, para que a instalação não comprometa a passagem de água.

Os nichos não precisam possuir grande profundidade. No banheiro, costuma ser mais comum a acomodação de objetos mais finos, como potes de shampoo. Assim, esse posicionamento não é tão trabalhoso, só precisa ser bem planejado.

Para aderir às prateleiras, o mais interessante costuma ser instalar peças em vidro. A madeira pode acabar por reter umidade, enquanto o metal cria um aspecto “frio” no cômodo. Além disso, o vidro torna o visual mais clean, mesmo que hajam diversas prateleiras instaladas.

Tanto para nichos, quanto para prateleiras, é interessante ainda usufruir de caixas organizadoras. As peças permitem que diversos objetos sejam acomodados no mesmo espaço, criando assim mais organização. Evitam também a cumulação desordenada, que poderia causar acidentes pela queda dos objetos.

Portas e espelhos

Duas outras dicas também costumam trazer ótimos resultados à ampliação da área dos banheiros simples e pequenos. A primeira delas é o uso das portas de correr, qualquer que seja a porta. Assim, o box, armário sob a pia, armário para escovas de dentes, e até qualquer nicho que eventualmente seja fechado, devem contar com uma porta de correr.

Como não demanda espaço para abertura da porta – basta deslocá-la de um lado ao outro – esse recurso evita que seja necessário “se encolher” para abrir a porta. Esse tipo de abertura, ao mesmo tempo, torna o cômodo mais moderno.

Além disso, há a opção pela instalação de espelhos. Mais do que refletir imagens e ajudar na arrumação do dia a dia, esse objeto possui a capacidade de ampliar a dimensão visual de um local. Por isso é tão comum vermos grandes espelhos nos banheiros. Ele melhora a iluminação, uma vez que a reflete, e também faz parecer que o cômodo é maior.

Assim, uma ótima alternativa é pelo espelho retangular, ocupando grande parte da parede. Além de ser mais moderno, ele cria grande visualização. Espelhos quadrados, por sua vez, criam sensação de um ambiente mais sóbrio, enquanto os redondos dão aspecto retrô.

Espelhos com bordas ou molduras costumam oferecer maior jovialidade, mas é necessário cuidado para combiná-los com a decoração. Visto que o espaço já é pequeno, é importante não exagerar nas “informações” e objetos de decoração. Por isso, essa escolha deve ser realizada avaliando o que já existe no banheiro, para que não haja “conflito” entre cores e objetos.

Veja também: Banheiro Embaixo da Escada!

Inspire-se!

Para te ajudar a decorar seu banheiro, selecionamos algumas fotos. Confira!

 

Simple Small Bathrooms For Brilliant Bathroom Amusing Simple Small Bathrooms Bathroom Simple Small On Simple Small Bathrooms – eminashville.com

 

Small and Functional Bathroom Design Ideas Bathroom Remodel Ideas For Small Bathrooms Home with Amazing Small Bathroom Ideas throughout Small and Functional Bathroom Design Ideas Small and Functional Bathroom Design Ideas For Cozy Homes – Online Meeting Rooms

 

 

small bathroom ideas with corner shower only

Nice Bathroom Designs For Small Spaces Bathroomsdesignideaxyz for Small Bathroom Space – Man 17

 

Decorating Ideas Bathroom Luxury Download Simple Small Bathroom Decorating Ideas

 

SONY DSC
Small Modern Bathroom Design Ideas

você pode gostar também
2 Comentários
  1. Neila Diz

    muito boas imagens que nos permitem ter ideias e informaçoes.

    1. matheus Diz

      Agradecemos seu comentário Neila!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.