Como escolher o piso ideal para cada ambiente

Em contato com você e sua família o tempo todo, o piso é uma parte muito importante da decoração de sua casa

0 16

Especialistas dizem que na cozinha e banheiros, por exemplo, o piso deve ser frio e em tons mais claros. No entanto, para Luciana Rodrigues, 38 anos, não funcionou assim. “A decoração da minha cozinha foi toda feita com móveis planejados em tons escuros. Na hora da construção, optei por colocar porcelanato preto na cozinha. Ficou lindo, modestamente falando”, brinca. A dona de casa reconhece que é preciso pensar bem antes de colocar o piso. “Por ser uma parte em que é mais difícil mudar sempre, é preciso lembrar que o piso vai estar em contato com você o tempo todo.

 

Na sala e quartos de seu apartamento, por exemplo, quando a instalação do piso foi necessária, ela e o marido optaram por porcelanato em tom creme. Em contato com um pedreiro de confiança, foram aconselhados a mudar. “Com o nascimento dos filhos, trocamos o piso por um vinílico, por ser mais fácil de limpar e mais seguro para as crianças brincarem descalços”, conta.

 

Frio, quente, colorido ou neutro

 

O fato é que o piso dos cômodos de sua casa pode ser frio, pode ser quente, colorido ou neutro: merecem atenção na hora da reforma ou construção. Os tipos são muitos. Tem os do tipo laminado, os cimento queimado, de madeira, mármore, ardósia, vinílicos, hidráulicos entre outros. Antes de escolher qual o piso ideal para cada ambiente, conheça algumas vantagens e desvantagens de cada tipo. Primeiramente, é interessante pensar em como limpar o piso, se escorrega, como seus móveis ficarão em harmonia com este e até qual tipo de manutenção demanda o piso eleito para ser chamado de seu. Pense sempre na praticidade, segurança e gastos futuros (no caso da manutenção).

 

Leia Também:  Ideias para quarto de bebe - Veja mais de 100 fotos!

Pisos para sala e quartos

Como fez Luciana, optar por um piso que seja aconchegante, fácil de limpar e ainda traga segurança é o mais indicado na hora de escolher o piso ideal para salas e quartos de sua casa. São diversas as opções e, o porcelanato, inclusive, está entre os preferidos por ser fácil de limpar e de fácil manutenção e muita durabilidade. No entanto, se sua casa é um pouco mais fria, que tal escolher algo perto de madeira? O material não perde em nada para combinar com decorações, uma vez que oferece diversos padrões, cores e modelos.

 

Para cozinha, banheiro e área externa

Cerâmica ou porcelanato caem melhor em ambientes como cozinha, banheiros, varandas e áreas externas. Entretanto, algumas pessoas que gostam de ambientes mais rústicos e modernos, podem escolher os do tipo cimentícios.

O fato mais importante a ser avaliado para estes cômodos é a durabilidade e manutenção. Primeiramente, por serem áreas de circulação intensa. Em segundo por essencialmente (principalmente a cozinha e banheiro) precisar de uma limpeza mais pesada e mais frequente. A segurança também não pode ficar de lado. Portanto, o piso não deve ser escorregadio ou grudento demais, para evitar quedas. Tudo tem que ser pensado e arquitetado para evitar dores de cabeça posteriores. Com tudo resolvido previamente, sua casa fica linda, aconchegante e prática!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.