Decoração com Bambu: Veja +55 Fotos e Ideias

Advertisements

O bambu faz parte da subfamília Bambusoideae, uma derivação das Poaceae ou Gramineae. Essa subespécie se divide em tribos em todo o mundo e os especialistas no assunto acreditam que existam 1.250 espécies de bambu em todo o mundo. O bambu possui caule que é visado por artesãos do mundo todo.

Tudo nele é aproveitado, como o caule, a fibra, a água, o broto, e pode ser utilizado também na indústria. Existem propriedades medicinais antibacterianas contidas no bambu com o poder de auxiliar em problemas respiratórios. Neste guia sobre decoração com bambu, vamos falar mais sobre as ideias de decoração com essa maravilhosa planta. Você poderá se inspirar no conteúdo deste guia e em 55 fotos que irão estimular suas ideias.

 

Vantagens

Bom, primeiramente resolvi separar as principais vantagens em utilizar o Bambu. Afinal, como havia citado, além de ele ser um ótimo objeto de decoração também possui alguns benefícios. Portanto veja quais são suas principais vantagens:

 

Dura por mais tempo

A primeira vantagem em utilizar bambu é que ele é um material bastante resistente. Então embora algumas pessoas acreditam que o bambu não tem uma durabilidade tão boa como a madeira por exemplo, na verdade ele dura mais.

Portanto, para as pessoas que não tem pretensão de trocar de decoração rápido, também é bastante interessante apostar neste material.

 

É mais leve que outros utensílios

A próxima vantagem é que o bambu é um material bastante leve. Logo, no caso de utensílios da cozinha por exemplo, você não tem aquele peso como a maioria dos objetos que encontramos. O que é ainda melhor para você ter em casa.

 

É um material antibacteriano

E por fim, não podemos esquecer de destacar que o bambu é um material antibacteriano.  Desse modo, ele é mais fácil de limpar e tem uma durabilidade muito maior. Então para as pessoas que procuram algo mais prático, o bambu também é algo bastante interessante para você apostar.

 

Decoração com bambu

O bambu é uma excelente matéria-prima usada em decorações de ambientes internos e externos. A sua resistência a diversos tipos de climas é um ponto forte quando são projetados móveis e objetos decorativos. O bambu pode ser utilizado em estruturas de casas projetadas para serem simples.

Essa modalidade de decoração a base de bambu vem da Ásia, sendo muito utilizada pelos povos orientais. Na decoração oriental, o bambu já se consagrou há milênios. Os povos orientais utilizam o bambu como fonte de alimento, matéria-prima e até como arma. Na decoração moderna e elegante vista nos dias de hoje, o bambu já conquistou o seu espaço. Cada vez mais novos admiradores são cativados por sua beleza e durabilidade.

 

Ideias de decoração com bambu

Diante deste rápido resumo sobre as propriedades do bambu, vamos dar alguns exemplos de como você pode utilizá-lo na decoração:

 

Cabeceira de bambu

A primeira coisa que você pode fazer utilizando o bambu são as cabeceiras. O legal é que além disso ficar bem bonito na decoração é ótimo para utilizar em decorações rústicas. Afinal, estamos falando de um material totalmente natural.

Portanto, se você quer ter uma cabeceira diferente e incluir este material na sua decoração, vale apena apostar na cabeceira de bambu.

 

Painel para vasos de plantas

Uma excelente de ideia decorativa que pode ser utilizada em ambientes internos e externos é o painel de bambu. Para quem mora em apartamentos ou casa que possui pouco espaço externo, o painel pode proporcionar muita beleza na decoração. Você poderá utilizar mini vasos ou vasos de tamanho comum que o painel irá suportar sem riscos de quebrar.

A ideia central de fazer uso de um painel de vasos é alegrar a casa ou o apartamento com plantas. Ainda de quebra, o painel ajuda a decorar o fundo onde irão esses vasos. Você pode utilizar um painel com vasos feitos de bambu e agregar ainda mais beleza ao ambiente. O painel de bambu não consome muito espaço em um ambiente pequeno. Ele pode ser pensado com as dimensões exatas do que você necessita em termos de espaço.

 

Suporte para jardim de inverno

Mais uma vez, o bambu associado as plantas é uma ótima opção de decoração em ambientes internos e externos. Existem pessoas que preferem ordenar o crescimento de plantas trepadeiras e plantas aéreas através de estruturas montadas. Se você é uma dessas pessoas, você consegue ter controle do crescimento dessas plantas dentro de sua casa. O suporte que o jardim de inverno interno despende em salas, varandas e outros ambientes fica muito bonito.

Uma boa ideia na hora que você for escolher o suporte de jardim é utilizá-lo em sua cor original. Ainda que ela receba uma demanda de verniz incolor, sua cor original fica bem em decorações rústicas. Essa é uma ótima ideia para quem deseja decorar uma casa no campo com um jardim de inverno interno ou externo.

 

Mesa de bambu

Uma outra forma de você utilizar ele é fazendo uma mesa de bambu. Mas neste caso recomendo que seja uma mesa decorativa, afinal, o legal deste material é utilizar ele mais como um objeto decorativo.

Portanto, você pode apostar em uma mesa de centro na sua sala. Assim você terá um lugar para colocar copos e a pipoca quando estiver assistindo filme, além de que ficará bem bonito na decoração.

 

 

Paredes e tetos

Dedicar as paredes e tetos de alguns ambientes internos revestidos de bambu é algo ainda pouco explorado. Quando falamos de decoração com bambu, as pessoas cada vez mais se abrem para móveis e objetos de bambu. Mas quando o assunto é o revestimento interno de paredes e tetos, as pessoas tendem a ser mais conservadoras quanto a isso.

Uma das questão que também tendem a impactar mais para a utilização do revestimento de bambu, é que ele tem um custo elevado. Texturizar tetos e paredes com o revestimento de bambu ajuda a evitar manchas e desgastes normalmente observados em outros tipos de revestimentos. Essa ideia fica muito legal em quartos e salas de casas e apartamentos.

 

Cabideiro de bambu

Para quem quer fazer um closet, você também pode optar por fazer um cabideiro utilizando esse material. Essa é uma excelente opção para deixar as suas roupas expostas e ficar bonitA na sua decoração. Portanto, vale apena você optar pelo cabedeiro no seu closet.

 

Prateleira de bambu

Uma outra coisa que é possível fazer com o bambu é uma prateleira. Esta é uma excelente opção para você colocar os seus livros ou objetos decorativos. Além disso, esta prateleira possui um design diferente do padrão. Isso faz com que o seu ambiente fique ainda mais moderno e atraente.

 

Cama de bambu

Assim como é possível fazer uma cabeceira de bambu, você também consegue fazer uma cama. Mas neste caso, é necessário ter bastante atenção com a estrutura para que ela aguente o peso do colchão e das pessoas.

Entretanto, este tipo de cama também é bastante diferente das tradicionais o que torna ainda mais interessante. Portanto, se você procura algo para dar uma diferenciada no seu quarto essa pode ser uma opção excelente.

 

Escada com bambu

Atualmente, está sendo bastante utilizado uma escada decorativa. Entretanto, para que você saia um pouco do padrão, você pode optar por fazer ela de bambu. Afinal, é um material diferente do utilizado e fica bastante bonito no ambiente.

Portanto, você pode utilizar essa escada para colocar seus objetos preferidos ou até para organizar suas coisas.

 

Luminária de bambu

A luminária de bambu é algo que fica incrível no ambiente. Afinal, além de ser um elemento natural no qual torna ainda mais interessante, com a luz entre o bambu isso fica incrivelmente lindo. Então, você pode utilizar esse objeto para colocar na sua sala, no quarto ou até em cima da bancada na cozinha. Isso deixará a sua casa moderna e atraente.

 

Estante de bambu

Outra coisa que você também consegue fazer utilizando o bambu é uma estante. Neste caso, diferente da escada, ela é totalmente reta no qual você poderá posicionar os seus pertences. Então neste caso, isso pode virar tanto um objeto decorativo, quanto algo realmente útil para você guardar suas coisas.

 

Jardim de bambu

Acima citei que você pode utilizar a parede de bambu no seu jardim, mas uma outra coisa que você também pode fazer é um jardim vertical de bambu. Neste caso você irá criar uma parede e suportes para colocar as suas plantas. Isso ficará com um efeito lindo já que estaremos utilizando um material totalmente natural junto com as plantas.

 

Porta-vela de bambu

Outra coisa que fica lindo de bambu são as portas-velas. Neste caso é interessante espalhar pela casa durante a noite para que fique um ambiente ainda mais aconchegante. Então, quando você for receber visitar por exemplo, deixe este objeto mais a vista, pois assim o ambiente ficará ainda mais agradável.

 

Espelho de bambu

Criar um espelho com este material é algo bastante interessante. Na verde, neste caso você estaria criando a moldura do espelho no qual fica lindo na decoração.

No caso dos banheiros rústicos, você pode optar por colocar este espelho e alguns caixotes de palha para organizar as suas coisas. Desse modo, isso irá incrementar a decoração e deixar o seu ambiente bastante agradável.

 

Criado de bambu

Assim como é possível fazer uma mini mesa, você também consegue fazer um criado de bambu. Está é uma opção excelente para você colocar um abajur do lado da sua cama, livros e até aquele porta-vela que citei acima.

Portanto, vale bastante apena apostar neste item para dar uma incrementada na decoração do seu quarto e ser útil para você guardar os seus pertences.

 

Saboneteira de bambu

Voltando naquela ideia do banheiro rústico, outra coisa que você pode utilizar para enfatizar essa decoração é a saboneteira deste material. Isso é algo que fica incrível e faz toda diferença nesse ambiente.

Então, é interessante você colocar o espelho e o caixote de palha como havia citado e em cima da pia acrescentar a saboneteira. Isso irá enfatizar a sua decoração, deixando ainda mais bonita neste ambiente.

 

Porta tempero de bambu

E por fim, um outro objeto que não pode faltar é o porta-tempero de bambu. Embora algumas pessoas não possuem essa mania de organizar tempero, isso é algo que sem dúvida faz total diferença na sua cozinha.

Então é interessante você deixar exposto esse porta-tempero na sua decoração. No qual, além de ser algo útil, deixará o seu ambiente ainda mais bonito.

 

Painel filtro de luz

O bambu pode ser utilizado como um painel móvel que pode deixar transpassar a luz. Você pode utilizar esse tipo de painel divisor em salas, locais de estudo e áreas de recreação. Eles funcionam como biombos, mas também podem ser instalados em janelas, sacadas e outros ambientes.

 

Decoração externa

Enfatizar a decoração com bambu externa é uma ótima opção de decoração, considerando que esse material será resistente por longa data. Você pode construir cercas, paredes, telhados, portas, janelas, dentre outros. Existem inúmeras ideias para decoração com bambu na área externa. Você pode utilizar tocheiras construídas com bambu, cadeiras de descanso à beira da piscina, quiosques próximos de piscinas, dentre outras ideias.

Para quem possui uma área verde no quintal, existe a chance de construir uma mini cerca decorativa com bambu. Com essa mini cerca você pode demarcar onde é um jardim e onde as pessoas podem circular. Você também pode construir uma casa estilo praiana feita totalmente de bambu em seu quintal. Lá você tem a oportunidade de receber as suas visitas em dias quentes. Construa uma casa ou um quiosque de bambu próximo da piscina para receber as suas visitas em dias quentes.

 

Bambu mossô

Uma das espécies de bambu mais admirada por arquitetos e decoradores é o bambu mossô. Diversos projetos de paisagismo incluem a presença desta planta em ambientes internos e externos. Esse tipo de bambu é muito explorado na decoração de casas, apartamentos, condomínios, escritórios, dentre outros.

Essa especialidade de bambu pode ser cultivada diretamente no solo, podendo ser plantado em vaso. Mas, é importante que as condições climáticas que o mossô necessita para viver sejam respeitadas.

O nome científico do bambu mossô é Phyllostachys pubescens, parte da família da gramíneas, sendo o mossô uma herbácea rizomatosa. Esse tipo de bambu é originário da China e chegou ao Brasil em meados da colonização portuguesa. Essa espécie de bambu proporciona uma sensação relaxante somente de estar em sua presença. Fica muito lindo na decoração interna e externa dos ambientes.

Uma das características interessantes deste tipo de bambu é que ele tem uma vida muito longa, podendo passar facilmente dos 100 anos de idade. O mossô floreia com no mínimo 67 anos de idade, e pode demorar mais de 100 anos para florir em alguns casos.

 

Cultivo do bambu mossô

O mossô pode ser cultivado em todo o país, inclusive em lugares mais frios como o extremo Sul. Mas ele tende a se desenvolver melhor em lugares com temperaturas mais moderadas. Quanto mais fértil e permeável a terra for, melhores são as chances do mossô se estabelecer de forma saudável. Cultive essa espécie de bambus em vasos grandes, com bastante profundidade e largura, e com regas semanais.

 

Decoração com o bambu mossô

Com um custo benefício ótimo você pode levar o bambu mossô para dentro de sua casa, proporcionando muito charme e elegância na decoração de salas, varandas, e quintais. Mas as opções de ambientes que podem receber a decoração com bambu mossô são variadas.

Você pode utilizar esse tipo de bambu na decoração de cozinhas e varanda gourmet. Assim como a sacada de um apartamento, com a presença de outras plantas decorativas, o mossô acaba sendo uma ótima opção.

No quintal da casa o bambu poderá se desenvolver bem em vasos ou diretamente plantado no solo. Você pode dedicar cantos do quintal ou de áreas internas da casa para cultivar essa espécie de bambu. Ele não atrapalha no deslocamento dos moradores e de visitantes. O seu crescimento é bem lento em comparação com outras espécies de bambu, podendo ser controlado com calma. Ainda assim você tem a opção de realizar podas para não extrapolar no volume e na altura.

Dedique um cantinho de sua casa ou apartamento para receber um objeto feito de bambu, um móvel construído de forma 100% artesanal ou um vaso com a planta dentro de sua casa. Você traz um pedaço da natureza para dentro de sua casa quando experimenta o uso de bambu na decoração.

 

 

Cuidados com objetos de bambu

Para a utilização do bambu é necessário ter alguns cuidados para manter ele sempre bonito e fazer com que ele também dure por mais tempo. Então para te ajudar neste processo, separei algumas dicas de cuidados com esse objeto para você fazer em casa. Confira!

 

Manter longe da água

O primeiro cuidado que não pode faltar é manter o bambu longe da água. Infelizmente, se este material começar a pegar muita água, ele vai acabar estragando muito mais rápido e isso não ficará muito agradável no seu ambiente. Portanto, tenha bastante atenção com isso.

 

Utilizar pano úmido para limpar

Quando você for limpar os móveis de bambu, a minha sugestão é que você utilize um pano úmido apenas para retirar a poeira. Mas tenha bastante atenção com isso, pois o mano não pode está muito olhada, já que como citamos acima, a água pode prejudicar esse material.

Portanto, tenha apenas esse cuidado com a limpeza, pois assim o seu móvel ficará sempre agradável.

 

Manter o brilho do bambu

E por fim, mantenha sempre o brilho do bambu. Infelizmente com o tempo os objetos vão perdendo o brilho natural deles. Então você pode optar por procurar produtos especializados que ajudam a manter o bambu sempre brilhando e agradável.

Então, procure utilizar esse produto as vezes para manter o objeto bonito por muito mais tempo.

 

Inspirações

Antes de finalizarmos, separai mais algumas imagens de objetos de bambu para você utilizar na sua decoração. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.