Decoração Escandinava: Quarto, Sala e Cozinha. Veja mais de 89 fotos

0 153

Avalie este post

  • 0/5
  • 0 ratings
0 ratingsX
Very bad! Bad Hmmm Oke Good!
0% 0% 0% 0% 0%

Para muita gente, uma decoração mais clean é a preferida. Cores claras, objetos minimalistas, um espaço aconchegante e acolhedor. Apesar de bastante comuns em outros tipos de composições, todas essas características podem resumir bastante bem um estilo em especial: a decoração escandinava!

A decoração escandinava é algo que remete ao conceito de decoração da Dinamarca, Islândia, Suécia, Finlândia e Noruega. Esses países europeus, conhecidos como Escandinavos, tem características marcantes de aconchego. Contam também com presença forte da natureza, principalmente com árvores frondosas e montanhas. Por isso, a composição interna dos imóveis remete a essa força da natureza, ao aconchego e bem-estar que ela proporciona. Tudo isso por meio de objetos particulares, artesanais e muita luminosidade.

A simplicidade é outra marca interessante desse tipo de decoração. Assim como o equilíbrio: é impossível ver algo extremamente moderno e um objeto bastante rústico no mesmo ambiente. Todas essas particularidades do estilo escandinavo ganharam força a partir do século XX.

Decoração escandinava: principais características

Como já citado, uma das características mais presentes numa decoração escandinava é o aconchego. Por isso, é comum perceber nos espaços objetos que passam a sensação de acolhimento, de serem “fofos” ao toque, e também delicados. Essa particularidade existe porque os escandinavos são pessoas que preferem receber os amigos em casa – e receber bem! – do que saírem para se divertir. Afinal, o clima frio da região acaba por promover esse tipo de encontro em casa.

Outra individualidade desse estilo é a presença de poucos móveis no ambiente. Normalmente em tons claros, esses móveis devem ser funcionais e duráveis. Isso para que atendam de qualquer forma as necessidades dos usuários.

Aplicar um pouco de madeira nas paredes e até pilastras é igualmente interessante nas decorações internas. Assim como prezar por linhas retas, simplicidade e o destaque à luz natural. Se o imóvel possui grandes janelas ou portas, tem efeito ainda mais interessante ao estilo escandinavo. Afinal, é possível aproveitar bastante dos raios de luz que vêm de fora.

Importante destacar ainda a paleta de cores claras que sempre é utilizada. O branco, bege, cinza, nude e marrom. O preto é utilizado para o contraponto, e balanceado com os tons claros tem efeito bastante bonito.

Desde que remetam à natureza, os produtos provavelmente serão bastante bem-vindos à decoração. É por isso que plantas são sempre parte importante dos ambientes! Grandes ou pequenos, os vasos de flores e outros vegetais trazem o meio ambiente para dentro de casa.

De qualquer modo, lembre-se de criar um aspecto minimalista na escolha e posicionamento de todos os componentes do seu imóvel. Este é um ponto crucial da decoração escandinava.

O que utilizar?

Uma frase é constantemente utilizada para a definição da decoração escandinava: “menos é mais”! Por isso, ao planejar sua decoração escolha poucos móveis, e de cores claras, como já explicado. A ideia é não “pesar” o ambiente, nem congestionar o espaço, mesmo que ele seja grande.

Além desses, pendentes são destaque nesse tipo de composição. Pendentes para iluminação, mas com característica mais rústica. Nada de lustres muito trabalhados: isso cria uma sensação de luxo que não combina com a produção europeia! Utilizar velas pela casa é igualmente interessante, uma vez que os objetos criam uma meia luz aconchegante.

Para aumentar a sensação de conforto, é possível aderir a tapetes “fofos” ao toque, ou a carpetes. Almofadas e mantas sobre o sofá são da mesma forma indicadas, pois tornam o ambiente mais “quente” e convidativo. Nesse caso, as peças que imitam pelos de animais são coringa, e reforçam todo o aspecto da Escandinávia. A chamada Poltrona Egg, que parece abraçar seu usuário, tem o mesmo efeito.

Se você não possui grandes janelas, considere ampliar as que já existem. A luz natural é essencial nesse tipo de composição, e destaca o aspecto clean dos ambientes. É importante, no entanto, evitar posicionar objetos e adornos à frente da janela, pois isso vai criar barreira, mesmo que mínima, à difusão da luz.

Para o piso, a melhor alternativa é a madeira. Muitas vezes, o material pode ser aplicado diretamente ao piso já existente no imóvel. Isso torna a mudança mais fácil. Além da madeira, no entanto, é interessante investir em outros materiais. Dessa vez, porém, eles devem aparecer como adornos de paredes e outros objetos. Materiais como a lã, linho, metal, couro, algodão e pedras.

Cômodos escandinavos

Para te inspirar, vamos citar alguns exemplos de composições de cômodos decorados com os princípios escandinavos. Logo depois, você pode acompanhar fotos e se inspirar ainda mais. Acompanhe!

  • Sala de estar e jantar

Uma boa pedida para a decoração das salas de casa é escolher pintar as paredes de branco. A luminosidade natural também deve ser destaque nesses ambientes. Os móveis com cores claras devem ser poucos e funcionais.

Quadros de tamanhos variados numa mesma parede, um espelho, iluminação elétrica em um pendente, peças naturais, manta no sofá, tapete e vaso de planta. Esses costumam ser os objetos base da composição das salas. Todos eles juntos devem proporcionar leveza e aconchego. Isso significa, portanto, que é melhor não “pesar a mão”. Lembre-se: menos é mais! Então nada de “atulhar” as salas com vários objetos.

  • Cozinha

A principal característica de uma cozinha escandinava é a organização. Logo, nunca devem haver objetos jogados ou desalinhados pelo cômodo. Além disso, é importante possuir móveis e paredes em cores claras, poucas prateleiras e boa luminosidade. Pendentes e torneiras com design diferente são igualmente comuns.

  • Quarto

Para o quarto, invista nas paredes claras e piso de madeira – os aspectos fundamentais a esse cômodo! Importante ainda contar com boa iluminação e uma cama com cabeceira, de preferência mais rústica. Mantas e travesseiros de lã, linho ou algodão devem também ser os preferidos para esse estilo. Os móveis devem ter linhas retas ao invés de curvas.

  • Escritório escandinavo

O escritório no estilo mais clean europeu conta normalmente com cavaletes em tons claros ou em preto. Tem também cadeiras simples, como transparentes ou de pés-palito. E, claro, luminárias, quadros e plantas.

Agora que você já conhece os princípios desse estilo de decoração, acompanhe algumas fotos!

Veja também

Processed with VSCOcam with f2 preset

interior design ideas gorgeous farmhouse living room gray couch modern scandinavian interior design ideas earth tone with camouflage earth farmhouse living room gray

Avalie este post

  • 0/5
  • 0 ratings
0 ratingsX
Very bad! Bad Hmmm Oke Good!
0% 0% 0% 0% 0%

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.