Escadas de Concreto: Para Sala, Externa, Preço. +189 Fotos e Ideias

Advertisements

 

Para as pessoas que estão construindo uma casa de dois andares, uma das opções de escadas que podem colocar é a de concreto. A escada de concreto é algo que causa muitas dúvidas para as pessoas. Já que alguns acreditam que ela é um modelo ultrapassado, mas a verdade é que esse tipo de escada pode deixar a sua casa moderna dependendo de como você vai colocar ela.

Entretanto, a escada de contrato também deixa algumas dúvidas para as pessoas. Pois, muitos se perguntam quanto custa ela e como fazer. Por isso se você está pensando em colocar uma escada na sua casa, esse artigo foi feito para você.

Dessa vez separei alguns modelos de escada de concreto para que você possa conhecer, o passo a passo e mais outras informações importantes sobre ela. Confira!

 

Modelos

O primeiro passo para que você possa conhecer um pouco mais sobre as escadas de concreto é conhecendo os modelos. Afinal, a escada de concreto utiliza um certo material como o próprio nome já diz. Mas existem inúmeros modelos desse tipo de escada para você colocar na sua casa. Portanto, veja cada um:

 

Caracol

O primeiro modelo da escada de concreto é o de caracol. Como o próprio nome já diz, esse modelo faz uma volta como um caracol, então ele possui um design bem diferencial saindo daquela ideia da escada reta.

Apesar desse tipo de escada ser bastante bonito ele pode dar um pouco de trabalho na sua construção. Já que ele possui essas curvas, mas nada que uma boa projeção não resolva isso.

Além disso para casas que possui um ambiente pequeno essa escada é uma opção excelente. Pois ela da essa volta então se você procura algo menos espaçoso investir no modelo de caracol é uma ótima opção.

 

Reta

O próximo modelo de escada de concreto é a reta. Já esse modelo é bem tradicional, pois ele não possui nenhum tipo de curvatura então é uma escada totalmente reta.

Apesar de ela ser mais simples, dependendo de como você fizer ela é possível deixar bem moderna. Então por exemplo, você pode fazer um acabamento de cimento queimado e colocar vidro nas laterais ou até mesmo aproveitar para fazer uma escada flutuante.

Então, basta você utilizar a sua criatividade que ela fica bem interessante.

 

Vazada

A escada de concreto vazada também é bem bonita. Como o próprio nome já diz, essa escada possui um certo vazamento entre um degrau em outro. Então ela tem um design fora do padrão, que fica lindo em qualquer casa.

 

Escada em L

A escada em L é um modelo facilmente identificado, já que ele é dividido em duas partes, um subindo e depois uma pequena parte do sentindo contrário descendo.

Esse modelo de escada costuma ser bastante utilizado por muitas pessoas. Já que ele é bem bonito então dá um charme para qualquer ambiente. Então se você quer sair um pouco daquela estrutura toda reta, mas não quer ousar muito, esse modelo é uma boa opção.

 

Escada em U

A escada de concreto em U pode ser confundida com a em L. Confesso que demorei um pouco para conseguir identificar a diferença entre as duas. Entretanto, a verdade é que a escada em L é dividida em duas partes, enquanto a em U, em três.

Pode ser um pouco difícil identificar o design dela quando observamos de lateral. Mas quando essa escada é colocada na planta, você consegue perceber que ela forma um U. No qual ela possui duas partes largas e uma pequena parte juntando essas partes maiores.

 

Com viga central

Um outro tipo de escada de concreto é uma que possui uma viga central. Ou seja, no meio dos degraus há uma viga que além de apoiar os degraus também forma um design. Então esse modelo de escada é bastante interessante já que também foge um pouco das escadas tradicionais.

Portanto, se você procura algo um pouco mais diferenciado, a escada de concreto com viga central pode ser uma boa opção.

 

Escada de concreto cascata

O próximo modelo de escada de concreto é a cascata. Esse modelo é aquele no qual parece que possui dois degraus um em cima do outro, simulando uma cascata. Entretanto esse modelo é um diferencial para quem procura variar um pouco a sua decoração.

 

O legal dela é que geralmente a escada de cascata é encontrada com outros materiais, então uma vez que você faz isso com a de concreto fica diferente da maioria dos lugares. Portanto, se você procura algo que fuja da maioria dos lugares, você pode investir na escada de concreto cascata.

 

Escada em leque

A escada em leque pode ser um pouco confundida com a caracol. Pois ela possui essa curvatura no modelo. Porém, a sua diferença é que o modelo caracol é mais curvado e comprido. Já a escada em leque é mais aberta simulando um leque.

Então se você procura sair daqueles modelos muito reto, você tem a opção de fazer uma escada de concreto em leque.

 

Escada duas vigas

A escada de duas vigas possui duas vigas nas suas laterais. Então a diferença dela da viga central é que o primeiro modelo possui apenas uma viga localizada no centro. Já esse segundo modelo, fica localizado nas extremidades da escada.

O interessante desse tipo é que ele não é tão utilizado quanto os outros. Logo essa também é uma das opções para quem quer fugir dos padrões de escadas. Portanto, se você procura algo mais diferenciado, você também possui essa opção de escada.

 

Como aproveitar a escada na decoração

Agora que você já aprendeu quais são os modelos de escada de concreto, trouxe algumas dicas para você aprender aproveitar a escada na decoração. Apesar do modelo da escada já trazer uma certa decoração na sua casa, tem jeito de você aproveitar ela mais. Portanto, veja o que você pode fazer:

 

Utilize luzes

Uma das coisas que você pode colocar na sua escada são as luzes. O interessante delas é que elas dão um destaque maior para escada e sendo assim ela se torna ainda algo não só funcional, mas também decorativo.

Portanto, a minha sugestão é que você compre pequenas lâmpadas e coloque em cada degrau por exemplo. Assim irá dá um charme a mais para a sua escada.

 

Use os quadros

Se o seu modelo de escada é o L ou U, você pode fazer uma sequência de quadro na parte reta da escada. Essa é uma decoração que irá complementar a sua escada e deixa-la bem mais bonita e decorativa.

Portanto, selecione os quadros que mais combinam com a sua escada e coloque eles bem posicionados. Para quando uma pessoa estiver subindo, ela possa apreciar os quadros e ainda da um charme para a sua escada de concreto.

 

Posicione bem os móveis

A maneira como você posiciona os seus móveis no ambiente também faz muita diferença para a escada. Pois você pode posicioná-los de forma que chame mais atenção a escada e assim deixe ela muito mais bonita.

Portanto, depois que você tiver construído a sua escada pense bem em como vai posicionar os móveis.

 

Quanto custa e onde comprar

A escada de concreto é algo que você pode comprar ela pré-moldada ou fazer a sua do zero, comprando apenas os materiais necessário. Entretanto, o preço da sua escada irá variar muito de acordo com o seu modelo e a sua metragem.

Então dependendo do tamanho que você queira, ela pode sair um pouco caro ou mais barata.

Mas a escada de concreto pré-moldada você encontra por aproximadamente R$500,00 em lojas de construção ou grandes lojas de decoração.

Já para você fazer a escada, ela pode ficar por aproximadamente R$1000,00, mas isso também irá dependendo do tamanho e o modelo da escada que você deseja.

 

Veja outros artigos sobre escada:

Como fazer

Se você prefere fazer a sua escada ao invés de comprar uma pronta, esse artigo também foi feito para você! Separei o passo a passo para que você possa fazer a sua escada sem complicação. Portanto, não se esqueça de pegar um papel para começar a anotar o seu passo a passo agora! Confira!

 

Escolha um modelo

O primeiro passo para você fazer a sua escada é escolhendo o modelo dela. Esse parece um passo óbvio, porém é muito importante que você escolha ele primeiro para que você possa seguir os outros passos. Portanto, se for necessário verifique novamente os modelos acima, para que você possa escolher um.

 

Faça a medição

Depois disso é hora de você começar a medir o espaço que você vai colocar ela e o tamanho dos degraus. Para isso você irá precisar fazer alguns cálculos, para saber a distância de um degrau para o outro e a altura de um degrau para o outro.

Portanto, pegue um lápis, uma borracha e uma calculadora pois você precisará quebrar um pouco a cabeça nesse passo para que tudo saia bem feito.

 

Crie formas de madeira

Assim que você já ter definido todo o seu projeto, com as dimensões muito bem estabelecidas, você precisará criar formas para fazer os degraus de concreto.

Então, crie essas formas para criar os degraus e só depois você irá começar a montar a sua estrutura.

 

Monte a estrutura

O próximo passo é você começar a criar a estrutura para colocar a escada no lugar. Essa parte será um pouco mais trabalhosa e ainda precisará de bastante atenção. Pois é muito importante que você faça tudo direto para que não haja nenhuma complicação.

Portanto, tenha muita atenção nesse processo para que tudo saia no lugar.

 

Acabamentos

E por fim, depois que você terminou a escada, você pode fazer os acabamentos para que ela fique ainda mais bonita. A minha sugestão é que você volte nas minhas sugestões de decoração para que você possa fazer na sua casa.

 

Ideias de escadas de concreto

Se você ainda não conseguiu decidir qual será o seu modelo de escada, separei algumas imagens para que você possa se inspirar. Confira!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.