80 Escadas de madeira modernas para o seu projeto

Advertisements

Já há muito tempo uma escada é mais do que um dispositivo para chegar a outro andar. Ela faz parte e agrega à decoração, com diferentes materiais e objetos. Dentre todas, as escadas de madeira modernas são algumas das mais interessantes! Primeiro, por sua beleza. Depois, pela facilidade em combiná-la com os mais variados ambientes e materiais. Confira tudo sobre e descubra como utilizar esse recurso!

Escada de madeira: pontos importantes

O primeiro passo para escolher uma escada para o interior de casa é valorizar a harmonia de todos os elementos. Se sua decoração é mais moderna, é fundamental inserir uma escada que também seja. Assim como é importante escolher uma peça rústica para um ambiente mais rústico ou descontraído.

Esse cuidado garante que a decoração não tenha nenhum desafino. Apesar de, num primeiro momento, a mescla de estilos parecer interessante, ela pode trazer arrependimentos. Afinal, você vai passar todos os dias pelo espaço. Então, poderá ser necessário trocar a escada – o que não é fácil – ou alterar toda a decoração de casa! Logo, é bem melhor já combinar os elementos logo de cara.

A madeira é um material que sempre oferece beleza e destaque ao ambiente. Ela também agrega no conforto térmico do espaço. É, ao mesmo tempo, durável e resistente, e tende a combinar facilmente com outros objetos.

No entanto, as escadas de madeira sempre demandam manutenção. Afinal, o produto é sujeito à ação de fatores climáticos. Assim como a de insetos, como o cupim. Logo, é importante mantê-la envernizada e limpa, para que esses fatores não afetem seu visual.

Tipos de escada

Para a escolha da escada, é preciso também eleger o seu modelo. Essa escolha vai depender, inicialmente, do espaço disponível para instalação. Para um ambiente pequeno, o melhor pode ser uma escada em L. Afinal, ela é mais compacta.

A escada em U, por outro lado, pode ser grande ou pequena. Ela oferece um visual mais imponente e, muitas vezes, mais elegante. Quando cria um “patamar” extra no meio da escada – aquele pequeno espaço para uma “parada” ao subir a escada – o efeito é ainda mais forte e belo.

Já a escada reta passa a sensação de que será mais comum – mas não precisa ser. Dependendo do tipo de material escolhido, como o vidro, cria-se imponência nesse formato. Se o espaço da sala ou cômodo em que ela está instalada é amplo, o resultado é ainda mais interessante. Aliás, uma escada reta só vale a pena se realmente houver espaço disponível para a instalação.

Outra alternativa comum é a escada em caracol. E se você pensou logo naqueles espaços apertados e em círculo, esqueça-os! O caracol pode ser feito de madeira e vidro, que juntos são materiais que criam grande elegância. O mesmo para a madeira associada ao aço. O efeito visual do “rodar” dos materiais cria charme especial e destaca incrivelmente o espaço.

As escadas suspensas, por sua vez, agregam muito ao visual mais clean do cômodo. Nesse caso, os degraus costumam ser fixados na parede, ou então suspensos por cabos de aço. O efeito é, ao mesmo tempo, moderno e intenso.

Porém, mais que em todas as outras, é fundamental instalar na escada suspensa um guarda-corpo, para que sua utilização seja sempre segura. O guarda-corpo mais indicado é o de vidro, mas peças em ferro ou metal também podem ser interessantes.

Modelos de escadas de madeira

Além do modelo de escada e a harmonia com o ambiente, algo que faz completa diferença no resultado da decoração é o tipo de madeira utilizada. Há peças que são mais rústicas, com padrões desenhados ou visual de eucalipto, mogno ou outros.

Cada tipo de madeira possui um visual particular, e por isso é importante conversar com um arquiteto de confiança. Juntos, e com base no que já existe na sua casa ou plano, vocês poderão decidir o material que mais combina com o objetivo final.

Se a decoração da sua casa é mais rústica, a madeira rústica é a mais indicada. Ela pode ser aplicada nos degraus normalmente, ou ainda aparecer no corrimão do espaço. Se a escada tiver espaço sob ela, a cobertura desse local também pode ser feita em madeira, para que combine com o resto da estrutura.

Para visual ainda mais rústico, é ótima alternativa associar a madeira com guarda-corpo em ferro. O ar campestre é garantido!

Para um mix de decoração, mas que não seja exagerado, a opção é misturar a madeira e o aço inox. O aço pode, por exemplo, “segurar” os degraus da escada suspensa. Ou então aparecer no guarda-corpo do objeto.

O vidro, como já citado, é das opções mais elegantes para a mistura com a madeira. É necessário apenas definir bem onde aplicá-lo: no guarda-corpo, em detalhes dos degraus, ou quem sabe nos próprios degraus! Nesse último caso, a madeira pode tomar o lugar dos corrimões.

Corrimões em madeira, aliás, são ideais para manter o projeto em perfeita harmonia. Além disso, o material é seguro, e oferece ótimo apoio no momento de movimentação para o andar de cima ou de baixo.

Sob(re) os degraus

Para tornar o visual da escada diferente e mais bonito, um recurso incrível é instalar iluminação sob os degraus, ou então sobre cada um deles. À noite, quando ligadas, as lâmpadas criam um resultado bonito e que se sobressai no ambiente. Para quem gosta de espaços à meia luz, a opção torna possível utilizar apenas essas lâmpadas para iluminação do ambiente. Além disso, o recurso ajuda na visualização dos degraus à noite, evitando acidentes.

O uso de espelhos é igualmente interessante. Eles podem ser colocados entre um degrau e outro, ou ainda no formato de finas faixas nos próprios degraus. O resultado é charmoso e delicado.

Outra opção que cria bastante charme é inserir na escada alguns vasos de planta. O verde da natureza “enche os olhos” e cria certa sensação de aconchego.

Um jardim de inverno sob a escada de madeira é igualmente interessante, com plantas e pedras decorativas. Assim como inserir sob a escada alguns pufes, ou uma minibiblioteca. As alternativas otimizam o ambiente, criando uma nova utilidade para ele.

 

 

 

Rug Nice Carpet Stair Treads Lowes For Home Flooring Ideas throughout Stair Protectors Wooden Stairs – Home Design Projects

 

 

 

Veja também

 

 

Close-up of spiral wooden stairs in luxury apartment

 

 

 

Horizontal view of wooden stairs at home

 

modern wood staircase 4

  

 

wooden staircase ideas 4

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.