Parede Azul: Quartos e Salas +177 Fotos e Ideias!

Advertisements

É muito comum encontramos casas com parede branca ou com algum outro tom neutro. A maioria das pessoas decidem colocar esse tom, porque muita das vezes tem uma certa dúvida ou receio em ousar na decoração. Porém, em contrapartida, com o passar dos anos as cores primárias começaram a se destacar mais. Entre elas podemos destacar o azul.

Geralmente vemos a parede azul em quartos de bebês e jovens, mas ver essa cor em outros ambientes pode ser um desafio. Afinal, ainda sim é comum essa duvida da utilização da cor no ambiente. Mas utilizar a parede azul na decoração é algo que fica simplesmente lindo e se você ter alguns cuidados consegue desenvolver uma decoração incrível!

Então para as pessoas que estão pensando em utilizar o azul na decoração, resolvi separar algumas dicas para isso. Neste artigo separei alguns modelos de paredes azuis e dicas para você utilizar ela. Veja abaixo:

 

Tons de azul

Embora estejamos falando da cor azul na parede, ainda sim há várias tonalidades de azuis que você pode utilizar. Além disso, é interessante destacarmos também que cada cor fica bonita em uma determinada situação. Por isso é importante que você analise cada cor para encontrar uma que fique bem legal na sua casa.

Portanto, veja quais são os principais tons de azul que você pode utilizar na sua parede:

 

Azul escuro

Primeiramente vamos começar destacando os principais tons de azuis. Então o primeiro que podemos destacar é o azul escuro sendo uma excelente cor para utilizar na decoração.

Algumas pessoas podem ter um certo receio na sua utilização. Isso acontece porque por ser uma cor escura, pode acabar gerando algumas dúvidas em colocar ele em casa.

Mas o segredo de colocar o azul escuro em um ambiente é utilizar cores claras para harmonizar o cômodo, como por exemplo, o próprio branco.

Já em relação ao ambiente que ele irá ficar, a minha sugestão é você apostar na cozinha. Pois é uma cor que fica linda nesse ambiente. Então por exemplo, você pode por o azul na parede e nessa mesma parede colocar móveis brancos. Isso irá dar um contraste incrível deixando a sua cozinha bem bonita.

 

Azul claro

Já o azul claro não costuma ter tantas regras na sua utilização, já que é uma cor bem suave então fica mais fácil de combinar. Entretanto, neste caso é interessante você apostar neste azul na parede e usar alguns outros elementos dessa cor. Assim a sua cozinha estará se conectando, deixando o ambiente bem agradável.

Caso você queira utilizar essa cor na decoração mais leve, o azul com acompanhamento do branco deixa o ambiente bem tranquilo. Mas se você quiser algo um pouco mais escuro, é interessante você apostar em um outro tom de azul escuro.

E em relação ao ambiente que você pode colocar, por ser um tom mais suave sugiro que coloque no seu banheiro. Isso deixará o cômodo bem aconchegante a agradável.

 

Azul turquesa

O azul turquesa é um tom mais esverdeado que também fica bem bonito nessa decoração. Essa cor fica agradável em decorações mais vintage, já que é uma tonalidade presente neste tipo de decoração.

No caso do azul turquesa na parede, sugiro que você coloque em um home office ou na copa. Pois essa tonalidade deixará esses ambientes bem agradáveis.

Embora essa seja uma cor que fica linda na parede, você deve ter um pouco de atenção na sua utilização.  Este azul por ser um tom mais diferenciado pode deixar o seu cômodo com muita informação. Portanto, tenha bastante atenção na composição dos outros elementos.

 

Azul Tiffany

A próxima opção é o azul Tiffany, sendo uma cor muito próxima ao turquesa. A diferença entre os dois é que a Tiffany é um tom mais claro, sendo uma cor que fica linda na sua decoração.

Mesmo que essa cor seja um pouco mais clara que o exemplo acima, ela não deixa o ambiente tão harmônico em sua utilização. Isso acontece porque esse tom de azul é bastante chamativo, logo ele não deixa o ambiente tão leve como os outros.

Dessa forma, se você está pensando em usar esse tom de azul na sua decoração, sugiro que tenha bastante cautela. Para que assim não fique algo muito exagero.

 

Azul petróleo

O próximo tom de azul é o petróleo, sendo ele com uma tonalidade puxada para o cinza. Essa cor costuma está mais presente na maioria das decorações, já que é um tom mais puxado para o neutro.

Então utilizar essa cor na sua casa é um processo um pouco mais fácil, pois você não precisa de tantas regras e atenção na sua utilização.

Este tom de azul na parede ficaria bem interessante se você utilizasse na sala ou na cozinha. Então você pode colocar ele na parede principal e prestar atenção nos outros elementos para ficar algo bem legal na decoração.

 

Azul Royal

E por fim, o último tom de azul no qual não podemos esquecer de citar é o Royal. Este é o tom de azul mais comum que encontramos, mas ele é uma cor bastante forte e viva. Logo, a sua atenção na composição deste azul na parede com os outros elementos é algo essencial.

Portanto, para as pessoas que gostam de uma tonalidade mais clássica, é interessante optar por este tom na decoração.

 

Cores complementares

Quando as pessoas pensam em utilizar uma cor com outra, logo já pensam no branco e no preto. Afinal, essas são duas cores que combinam com qualquer outro tom.

Porém, se você quer fazer uma parede azul na sua casa, é interessante destacarmos que tem outras cores que você pode utilizar nesse mesmo ambiente. Assim você irá sair um pouco desses padrões e ainda sim fazer uma decoração bonita e moderna.

Então para que você possa saber como utilizar essa cor na decoração, separei algumas cores complementares do azul. Veja abaixo:

  • Laranja;
  • Vermelho;
  • Amarelo laranja.

Pode parecer um pouco estranho colocar essas cores junto com o azul, mas se você observar o círculo cromático irá perceber que são tons complementares. Logo, você pode colocar alguns elementos com essas cores na sua decoração.

 

Modelos

O legal de utilizar o azul na parede é que existem inúmeras formas de você fazer isso na sua casa. Afinal, mesmo que tenhamos o azul como cor principal, você pode colocar outros elementos, deixando a decoração bem bonita.

Entretanto, para que você possa conhecer alguns modelos, separei os principais abaixo. Assim você poderá observar, se inspirar e fazer na sua casa. Confira:

 

Parede azul com textura

O primeiro modelo de parede azul é a que vem acompanhada com uma textura. Hoje você encontra vários tipos de texturas interessantes para você fazer na sua parede. Então você pode optar por uma que te agrade mais e fazer sem complicações.

Além disso, é interessante ressaltarmos que pare este tipo de parede, ele fica mais interessante na sua sala. Desse modo, você pode colocar a parede azul com textura na que dê maior destaque na sua sala.

 

Parede azul com listras

Utilizar listras na parede é algo que fica bem bonito, então você também pode fazer essas listras acompanhadas com o azul. Neste caso você tem a opção de utilizar diferentes tons de azul, o branco com azul ou uma outra cor complementar como o laranja.

Assim o seu ambiente ficará diferente e você poderá utilizar essa parede como destaque também.

Caso você queira utilizar um tom de azul mais claro, se você usar esse tom de azul com o branco, da para fazer em todas as paredes. Já que não ficará algo muito exagerado. Portanto, se você gosta desse tipo de decoração pode fazer na sua casa também.

 

Parede azul com desenho

Colocar um desenho na parede é algo que deixa o ambiente bastante moderno e diferenciado, principalmente se for uma arte abstrata ou um grafite. Então caso você goste desse tipo de decoração é interessante colocar no seu ambiente também.

Para isso você pode usar uma parede de azul escuro por exemplo e pedir algum artista para fazer uma arte abstrata branca. Lembrando que quanto mais natural for a sua decoração, mais moderna e agradável irá ficar. Portanto, preste bastante atenção nisso quando você for fazer.

 

Parede azul com quadro

Há anos, era comum a presença de grandes obras de artes nas casas de classes altas. Já que a maioria das pessoas que tinham condições para adquirir esses quadros eram pessoas que tinham dinheiro.

Com o tempo a presença dos quadros nas casas foi mudando, pois hoje as pessoas não utilizam obras como antigamente na decoração e sim algo mais básico. Logo, pessoas de classe baixa também começaram a utilizar os quadros em suas casas, já que ficou cada vez mais fácil ter acesso a isso na decoração.

Desse modo, usar quadro na parede é algo bem interessante para você apostar, principalmente se você utilizar o fundo azul. Porém, é muito importante que você tenha uma certa atenção, já que por ser uma cor bastante forte você precisa selecionar bem as obras para não ficar algo muito exagerado.

Além disso, neste caso sugiro que você opte por colocar molduras simples, sendo brancas ou pretas. Já que estaremos colocando uma cor forte no fundo e obras no quadro. Logo, para não ficar algo muito exagerado, tenha atenção com a moldura dos quadros também.

 

Papel de parede azul

Uma outra forma de usar o azul na parede é através dos papeis de paredes. Neste caso, há inúmeros desenhos e artes que você consegue encontrar. Logo, fica ao seu critério optar por algo mais básico ou com mais formas.

Caso você opte por colocar um papel de parede azul na sua casa, sugiro que você coloque outros elementos dessa cor na decoração. Por exemplo, se o papel estiver presente na sala, você pode colocar as almofadas nessa cor.

Isso fará com que os elementos conversem no ambiente, deixado ele ainda mais bonito e agradável.

 

Parede azul simples

Além desses modelos que citei acima, é claro que não poderíamos deixar de citar o azul simples. Ou seja, utilizar a cor na parede sem nenhum desenho, objeto ou textura. Neste caso fica ao seu critério utilizar mais elementos na sua decoração. Afinal, uma vez que a sua parede está mais simples, você automaticamente poderá ousar em outros elementos.

Portanto, caso você queira, sugiro que coloque algum elemento com estampa e com variados tons de azul. Isso deixará o seu ambiente mais moderno, mas esteja atento para não ousar de mais.

 

Parede azul com azulejo

Uma outra coisa bem legal para você colocar na parede é os azulejos. Hoje você encontra vários modelos e formatos. Mas neste caso sugiro que você opte por um azulejo simples, mas com um formato diferenciado.

Por exemplo, você pode colocar a parede em azul petróleo e na parte de baixo colocar azulejos brancos ou cinzas. Isso deixará o seu ambiente bastante diferenciado, deixado a sua decoração bem bonita!

 

Parede azul com nichos

E por fim, uma outra coisa que você também pode optar por colocar na sua decoração é nichos. Isso é algo que deixa a parede muito mais bonita, sem contar que você pode utilizar livros ou alguns objetos decorativos.

Então por exemplo, você pode optar por colocar um azul escuro na parede, colocar nichos brancos com alguns objetos básicos dentro. Isso deixará a sua parede com um diferencial e ficará bastante bonita na sua decoração!

 

Ideias e inspirações!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.