Pergolado de bambu: Durabilidade, preço, jardim. +51 Fotos!

Advertisements

Para quem pretende fazer uma decoração no jardim, uma ótima opção é fazer um pergolado. O pergolado trata-se de uma estrutura decorativa que pode ser feita de madeira, ferro, concreto, aço e bambu. Entretanto, desses tipos de materiais utilizados o pergolado de bambu é uma tendência. Afinal, além de ser um material natural, fica lindo na decoração.

Portanto, se você está pensando em criar um pergolado de bambu, nesse artigo separei algumas informações importantes e dicas para você fazer em casa. Para que assim, você possa analisar esse tipo de pergolado e decidir se vale ou não apena fazer na sua casa. Confira!

 

Vantagens

Antes de te apresentar algumas dicas para utilizando do pergolado de bambu, resolvi separar as principais vantagens dele. Para que assim você possa analisar o uso do pergolado com esse tipo de material. Portanto, confira abaixo:

 

Ajuda a reduzir o impacto nas mobílias externas

Quando resolvemos criar um jardim, muita das vezes utilizamos algumas mobílias para completar a decoração do ambiente. Por exemplo, alguns sofás menores e uma pequena mesa costuma ser bastante presente nessa decoração.

Porém, devido esses móveis estarem exposto ao sol, pode acontecer de eles estrangerem facilmente devido essa exposição. Então quando você utiliza o pergolado de bambu, ele faz com que haja uma luz parcial. Dessa forma, isso irá evitar o desgaste das mobílias externas.

 

Ótima opção para cultivar plantas

Para quem adora plantas utilizar o pergolado de bambu é uma ótima opção, principalmente quando se trata daquelas longas, como por exemplo a Jiboia. Então, quando você possui um pergolado em casa, essa é uma ótima opção para você cultivar esse tipo de planta.

Pois ela irá se espalhar em torno do bambu ficando fácil de ser cultivada. Portanto, se você adora plantas, adotar o pergolado é uma boa alternativa.

 

Tem um custo baixo

Outra vantagem do pergolado de bambu é que ele possui um custo muito baixo quando comparado de outros materiais. Então, para você montar o seu, você não irá gastar muito pouco e terá uma linda decoração na sua varanda.

 

Quanto custa e onde comprar?

Como citei acima, o pergolado possui um preço bastante acessível para você fazer em casa. Então, para que fique mais claro, resolvi te mostrar qual a média do preço do pergolado de bambu e onde comprar.

Entretanto, o pergolado de bambu pode ser encontrado tanto pronto, quanto você pode comprar o bambu a parte e montar o seu. Então no caso do bambu a parte, você o encontra por aproximadamente R$100,00 o metro quadrado.

Dessa forma, sugiro que você faça orçamento em lugares especializados ou lojas de decoração, para ver quanto ficaria de acordo com o seu espaço disponível.

 

Como fazer?

Se você quer fazer o seu próprio pergolado de bambu ao invés de comprar um pronto, trouxe aqui o passo a passo para você fazer em casa. Entretanto, antes de você fazer vale ressaltar que isso não será um processo muito fácil.

Já que você precisará de bastante paciência e se possível a ajuda de alguém. Mas em contrapartida, como nada é impossível, você pode fazer em casa sem problema algum. Portanto, veja agora o passo a passo:

 

Escolha o lugar para o pergolado

O primeiro passo é você escolher um lugar adequado para colocar o pergolado. Este passo é muito importante porque por mais que você tenha uma linda área e sabe que quer colocar lá, você precisa decidir onde exatamente o pergolado irá ficar.

Portanto, escolha um lugar apropriado para construir o seu pergolado.

 

Tire medida do local

O próximo passo é tirar medida do local que o pergolado irá ficar. Dessa forma, você conseguirá saber exatamente o quanto de bambu irá precisar para colocar no local.  De modo que ele não fique maior nem menor do que o planejado.

Portanto, não se esqueça de tirar medida do local detalhadamente.

 

Defina a altura do pergolado de bambu

Depois que você tirou a medida do local que ele vai ficar é hora de definir a altura do seu pergolado. Para este passo, você deve levar em consideração uma altura boa para que ninguém bata a cabeça e que seja acessível para você cultivar a suas plantas no pergolado.

 

Faça um esboço

Criar um esboço do seu pergolado é um passo fundamental. Pois isso irá te ajudar a ter uma ideia de como ele ficará no local e definir o tamanho de cada bambu.

Então, crie um esboço o mais detalhado possível para que você não tenha complicações na hora de montar. Além disso, vale ressaltar que você não precisa ser nenhum profissional no desenho para fazer isso. Basta você fazer algo que dê para você entender e deixar claro a suas ideias.

 

Hora da compra

Assim que você tiver definido todo o planejamento para fazer o seu pergolado é hora de comprar os materiais necessários. Então, para isso além do bambu você irá precisar de concreto para fixa-lo no chão, parafuso ou prego.

Uma sugestão é você anotar exatamente o quanto vai precisar antes de comprar. Porque muitas das vezes o vendedor vai fazer de tudo para você comprar mais do que precisa, fazendo com que a sua compra saia ainda mais cara.

Portanto, já defina a quantidade exata antes e pesquise o preço no máximo de lugares para fazer uma compra barata.

 

Faça marcações

É muito comum as pessoas instalarem o pergolado ou outros tipos de decorações que exige isso, sem fazer marcações. Porém, quando você faz isso, estará sujeito a criar um pergolado extremamente desalinhado e feio. Dessa forma, todo o seu trabalho não irá ter valido apena.

Portanto, antes de você começar a instalar o pergolado, comece a fazer uma marcação no local. Marcando exatamente onde as vigas iram ficar, para que o pergolado saia alinhado e bonito.

 

Hora de instalar

Assim que as marcações estiverem prontas você precisará colocar as vigas de bambu por no mínimo 18 polegadas abaixo do solo e com 13 polegadas de diâmetro. Isso é muito importante para que o pergolado não fique frouxo e não corra o risco de cair depois que estiver pronto.

Então depois que você fizer o buraco para encaixar o bambu, precisará tampa-lo com o concreto como havia citado acima. Isso irá fazer com que ele fique totalmente preso, evitando o risco de acidentes depois que ele estiver preso.

 

Montando a parte de cima

Na parte de cima do pergolado de bambu, você irá precisar fixar os bambus nas vigas que você fixou. Então, para isso será necessário utilizar o prego ou o parafuso para fixar bem os bambus acima. Além disso, não se esqueça de ter bastante cuidado nesse passo para evitar que o bambu fique solto.

E por fim, depois de você fazer a base, é hora de colocar os bambus transversal, fixando-os uns aos outros deixando-os bem fixos.

 

Dicas de decoração com o pergolado de bambu

Embora o pergolado de bambu já seja muito bonito sozinho, você pode colocar algumas decorações no local para que fique ainda mais interessante. Então, para te ajudar nesse processo, veja algumas dicas que separei para você fazer em casa:

 

Coloque móveis de baixo do pergolado

 

Como havia citado acima, uma das vantagens da utilização do pergolado é que ele evita que estrague facilmente os móveis internos. Então, é interessante você colocar alguns móveis embaixo, como por exemplo algumas cadeiras e uma pequena mesa.

Dessa forma isso ficará um lugar bastante agradável para você receber os seus amigos no final de semana.

 

Redes são bem-vindas

As redes no pergolado de bambu é algo que fica lindo. Porém, se você deseja colocar uma rede é necessário certificar bem a estrutura do pergolado para ver se ele aguenta ou não. Mas dependendo de onde o seu pergolado esteja, dá para você fixar em alguma parede que esteja próxima ao pergolado.

Isso irá fazer com que o ambiente fique ainda mais agradável e aconchegante.

 

Crie um ambiente despojado

Uma outra opção que você pode fazer no pergolado é criar um ambiente de lazer bem despojado. Ou seja, ao invés de você colocar móveis, poderá colocar um grande tapete, com algumas almofadas de crochê e pufs espalhados.

Isso deixará o ambiente despojado e bastante tranquilo para você ler, meditar ou fazer qualquer outra coisa que você gosta.

 

Não se esqueça das plantas

As plantas no pergolado de bambu é quase um requisito básico. Pois ela fica extremamente linda no ambiente e deixa o local ainda mais natural. Então, você pode colocar a planta pendurada no pergolado ou colocar outras de baixo dele.

Por exemplo, o coqueiro é uma planta que ficaria lindo em baixo do pergolado. Então você pode colocar ele ou alguma outra planta que você mais gostar.

 

Velas e luzes ficam lindas a noite

E por fim, uma outra sugestão que ficaria lindo no seu pergolado principalmente durante a noite, é colocar algumas velas e luzes. Para isso você pode utilizar algumas lâmpadas de led coloridas, mas sem deixar o ambiente muito claro, para que fique aconchegante.

Ou se preferir, poderá espalhar algumas velas no ambiente em algumas lamparinas. Durante a noite, seu pergolado de bambu ficará ainda mais bonito, deixando o ambiente romântico e aconchegante.

 

Ideias e inspirações

Para finalizar, separei algumas imagens lindas para você utilizar de inspiração. Portanto, confira as imagens abaixo para você utilizar na sua casa!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.