As Melhores Plantas para Apartamento: Guia Completo!

Advertisements

Desejar um jardim e morar em um apartamento são coisas que parecem não combinar, não é mesmo? Mas na verdade, elas combinam bastante! Existem diversas plantas para apartamento que podem ser cultivadas mesmo num espaço sem sol, ou num local menor do que uma casa oferece.

Para cultivar plantas em um apartamento, são necessários apenas alguns cuidados extras. Como o de escolher as espécies corretas para cada ambiente. Algumas plantas precisam de sol, outras se dão bastante bem com a sombra e o frio.

Antes de escolher sua espécie favorita, é também importante avaliar sua disponibilidade em cuidar das plantas. A orquídea, por exemplo, requer atenção especial, pois é delicada e precisa estar sempre regada. Isso uma vez que a espécie é cultivada em vasos de barro ou substratos, que precisam se manter úmidos. Vasos impermeáveis, como de plástico ou de cerâmica, porém, demandam cuidado menos intensivo.

A grande maioria das plantas para apartamento se dão melhor entre temperaturas entre 20 e 25 Cº. Por isso, é indicado que elas permaneçam, sempre que possível, nas sacadas ou outros espaços que recebam sol no imóvel. A menos, é claro, que a espécie não demande este calor para crescer.

Ao mesmo tempo, é interessante refletir sobre a quantidade de perfume que a flor exala. Plantas como o lírio-branco ou o jasmim, por exemplo, possuem perfumes bastante intensos. Se posicionadas em locais fechados, as plantas podem acabar por incomodar. Ou mesmo por provocar alergias em indivíduos de nariz mais sensível. Por isso, insira esse tipo de vegetal em lugares mais abertos e/ou com grande intensidade de ventilação.

Além disso, as plantas requerem cuidados como a fertilização periódica, combate a pragas e troca de vasos após certo tempo. Outras contudo, são mais simples de cuidar, como as suculentas. Assim, avalie bem a sua possibilidade de se dedicar ao hobby antes de adquirir uma planta mais “complexa”.

Melhores plantas para apartamento

1) Violeta

Violetas são flores pequenas e delicadas, que aparecem em diferentes cores. As mais destacáveis são as roxas e as azuis. Todas elas geralmente enfeitam pequenos vasinhos de plástico, e por isso não demandam mais do que rega uma ou duas vezes por semana.

É necessário, contudo, molhar apenas o solo, e nunca as flores e folhas. Afinal, elas são sensíveis a água. A violeta se adapta facilmente a qualquer ambiente, apesar de gostar mais de luz indireta.

Veja nosso guia completo: Como Cuidar de Violetas: Para Florir, Regar, Doentes, Podar

Resultado de imagem para Violeta

2) Begônia

Begônias são semelhantes a pequenas rosas, apesar das suas flores terem pétalas pouco mais abertas. Elas são mais encontradas em tons de vermelho e rosa, apesar de também aparecerem em tons como o amarelo. A planta é a ideal para cultivo à sombra e com pouca luminosidade – características bastante comuns dentro dos apartamentos.

Para cuidar da Begônia, também não é preciso muito. A espécie deve ser regada apenas duas ou três vezes por semana. Porém, tenha atenção ao prato do vasinho. Primeiro porque, caso haja acúmulo de água, a raiz da planta morrerá. Em segundo lugar, porque o acúmulo de água pode favorecer a reprodução de mosquitos, especialmente do Aedes Aegypti, que transmite doenças como a dengue e a chikungunya.

Resultado de imagem para vaso Begônia

3) Lírio da paz

O lírio da paz é outra espécie que não requer luz do sol para se desenvolver. Aliás, ela não deve receber sol direto, pois a luminosidade queima as pétalas brancas da flor. Sua delicadeza branca é uma das preferidas para a decoração, especialmente porque o vegetal não requer tanta atenção. Por semana, são necessárias apenas três irrigações, que costumam se suficientes para manter o solo sempre úmido.

Resultado de imagem para vaso Lírio da paz

4) Azaleia

Já a Azaleia é indicada para posicionamento na varando do apartamento, pois precisa contar com incidência direta do sol para crescer. A planta cresce numa pequenina árvore, geralmente em cachos de pétalas coloridas de branco, vermelho e rosa, especialmente. A rega do vaso precisa ser realizada de dois em dois dias.

Resultado de imagem para vaso azaleia

5) Gérbera

Gérberas são semelhantes a girassóis, mas muito mais coloridas do que a flor amarela. Elas aparecem em vermelho, rosa, alaranjado, amarelo e diversas outras cores, e oferecem alegria a qualquer ambiente em que sejam posicionadas. De qualquer forma, é interessante posicioná-la próxima a uma janela, para que ela receba contínua luz do sol. Bastante resistente e com propriedade despoluidora do ar, a planta deve ser regada regularmente.

Resultado de imagem para vaso Gérbera

Flores para apartamento pequeno

6) Orquídeas

Dentre todas as flores que você pode cultivar, sem dúvida a orquídea será a que vai demandar mais atenção. A planta, no entanto, compensa todo o trabalho, gerando belíssimas pétalas coloridas. Assim, se você deseja cultivar a espécie, apenas esteja ciente de que ela vai demandar rega bastante constante, fertilização e combate a pragas.

> Veja também nosso guia de tipos de orquídeas.

As espécies e cores das orquídeas variam bastante. No mercado, é possível encontrar algumas de tons amarelo, roxo, rosa, branca e mais. Cada espécie requer cuidados diferentes, e por isso é interessante conversar com o floricultor antes de adquirir uma muda.

Resultado de imagem para vaso Orquídeas

7) Agerato

O agerato é uma planta de pequeninas flores azuis ou púrpuras, delicada e bastante atraente na decoração. Para seu cuidado, é necessário apenas fazer a poda das flores quando estas murcharem. Isso vai garantir que a espécie sobreviva muito mais.

Resultado de imagem para vaso Agerato

Folhagem para apartamento

Na hora de escolher folhagens para o apartamento, mais do que qualquer outro tipo de planta, é preciso cuidado enorme em relação à toxidade das plantas. Especialmente se houverem animais ou crianças no imóvel. Afinal de contas, muitas folhagens podem provocar problemas de saúde se forem ingeridas. Abaixo, listamos algumas espécies seguras para estas situações.

8) Samambaia de Boston

Samambaias são perfeitas para enfeitar o apartamento, principalmente porque elas devem ser posicionadas no alto. Assim, além de não serrem tóxicas, elas dificilmente podem ser alcançadas por animais e crianças. Seu visual de folhas caindo é bastante atraente.

Resultado de imagem para vaso Samambaia de Boston

9) Planta-Aranha

Uma planta aranha possui folhas finas e “espalhadas”. Colocada em um vaso, a espécie cria um belo visual ao apartamento. Para seu cuidado, basta algumas regas periódicas, sempre que solo da planta se tornar seco. Além disso, o vegetal cresce bastante rápido, permitindo que os consumidores obtenham rapidamente algumas mudas.

Resultado de imagem para vaso Planta-Aranha

10) Erva do Gato

Também chamada de Valeriana, a Erva de gato possui propriedade medicinais tranquilizantes. Essas propriedades pode, inclusive, diminuir a insônia dos indivíduos pela simples presença da planta no ambiente. A planta se adapta especialmente bem em espaços úmidos e frios.

Resultado de imagem para vaso Erva do Gato

11) Palmeira Areca

Palmeiras vivas ficam ótimas em vasos ou em cercas visas, caso você deseje um pouco de folhagem na varanda. A espécie não precisa de muita luz direta, e precisa que seu baso permaneça bastante adubado.

Resultado de imagem para vaso Palmeira Areca

12) Pau d’água

No caso da pau d’ água, a preocupação com a luz direta pode ser ainda menor. Isso porque a planta sobrevive sem nenhuma luz e até em ambientes com ar condicionado. É importante, no entanto, colocar o vegetal em vasos grandes, para que ele cresça adequadamente. A planta ainda precisa ser regada todos os dias.

Resultado de imagem para vaso Pau d’água

13) Zamioculca

De nome estranho, o vegetal tem uma folhagem ornamental bastante destacável. Seu crescimento é lento, e ela consegue se desenvolver tanto em ambientes iluminados, como nos que possuem baixíssima luminosidade. É necessário apenas evitar o contato direto do sol com as folhas, pois elas podem se queimar.

Resultado de imagem para vaso Zamioculca

Plantas para apartamento com ambientes fechados e escuros

14) Echeveria

A Echeveria é uma espécie de suculenta, maior e que armazena água em seu caule e flores. Por isso, as estruturas da planta são mais “gordinhas”. Seu visual é semelhante à de uma rosa, e ela precisa ser regada apenas uma vez por semana. A espécie ainda não suporta muito sol, sendo ideal para ambientes fechados e escuros.

Resultado de imagem para vaso Echeveria

15) Mini cacto

Um cacto que não precisa de luz? Este é o mini cacto! A espécie não deve nunca ser exposta à luz direta do sol, e se desenvolve melhor em ambientes fechados. Sua rega deve ser feita sempre que sua terra estiver seca, algo que acontece aproximadamente uma vez por semana.

Resultado de imagem para vaso Mini cacto

16) Chamaedorea

Se você deseja uma plameira dentro de casa, pode escolher a chamaedora. A planta não ultrapassa os dois metros de altura e se desenvolve bastante bela em um vaso. Seu crescimento deve ser realizado longe do sol, e com a rega constante do vegetal, pois a terra deve permanecer sempre úmida.

Resultado de imagem para vaso Chamaedorea

17) Ráfis

Ráfis são semelhantes a bambus, só que mais finos. Ele cresce ereto e com folhas plissadas. Pode criar uma bela decoração com vasos em escritórios ou na sala de estar. A espécie deve ser regada com frequência, mas sem que seu substrato seja encharcado.

Resultado de imagem para vaso Ráfis

Plantas para apartamento de sombra total

18) Cheflera

Assim como algumas plantas necessitam do sol para crescer, outras não podem recebê-lo de forma alguma. São as plantas de sombra total, como a cheflera. O vegetal pode ser plantado isolado ou em grupo, e na primavera gera pequeninas flores amarelas, delicadas e cheia de valor decorativo.

Resultado de imagem para vaso Cheflera

19) Costela de Adão

>> Veja também: Como cuidar de orquídeas em apartamento

As folhas da costela de Adão lembram exatamente o que a nomeia: as costelas de um homem. A espécie cresce à sombra, e para seu cuidado requer apenas rega regular e substrato bem fertilizado. Ela pode crescer bastante, então é fundamental que seja colocada em um vaso adequado e podada continuamente.

Resultado de imagem para vaso Costela de Adão

20) Tilândsia

O exemplar cresce à sombra e precisa ser regada com frequência. Além de algumas finas folhas verdes, a planta gera uma flor geralmente rosada e semelhante a semelhante a um cacho.

Resultado de imagem para vaso Tillandsia

21) Pacová

As folhas da pacová podem alcançar até um metro de altura. Também chamada de babosa-de-pau, a espécie sobrevive bem a ambientes com ar condicionado, e ainda não requer frequente adubação.

Resultado de imagem para vaso Pacová

Vasos com plantas para decoração da sala

Para decorar a sala com plantas, é importante pensar, primeiro, onde a planta será posicionada. Os espaços mais adequados costumam ser os cantos das paredes e o espaço sobre a mesa ou aparadores. Você também pode investir num jardim vertical e em vasos de cristal.

22) Rabo-de-tatu

O chamado rabo-de-tatu é um espécime que possui folhas suculentas e pontudas, que crescem em todas as direções. A planta se dá bem em espaços sem muito sol direto. Para seu crescimento adequado, é indicado que a terra do vaso receba pedriscos e cascas de pinus.

Resultado de imagem para vaso Rabo-de-tatu

23) Columeia

A columeia é uma planta que deve ser colocada suspensa, pois suas folhas crescem em direção ao solo. Os pendões podem chegar a 90 centímetros de comprimento. A planta gosta da luz natural, mas não precisa necessariamente dela para se desenvolver.

Resultado de imagem para vaso Columeia

Tipos de plantas para sala de estar

24) Eufórbia rubra

A rega do espécime é bastante simples, e economiza tempo no dia a dia. Isso porque a planta só deve receber água quando a terra estiver completamente seca. Apesar de ser um tipo de cacto, a planta não requer sol pleno e pode permanecer a meia-sombra.

Resultado de imagem para vaso Eufórbia rubra

25) Suculentas

As pequenas suculentas são algumas das plantas mais “fofas” que podem decorar o apartamento. Suas folhas e caule retém água, e por isso permanecem “gordinhas”. O intervalo entre uma rega e outra pode ser de 10 a 14 dias, e o correto é esperar o solo secar completamente antes de molhá-lo novamente.

Além disso, as suculentas são delicadas, e não podem receber luz solar direta. Por isso, atenção ao posicionamento das plantinhas.

Resultado de imagem para vaso Suculentas

26) Rosa de pedra

A rosa de pedra é uma planta que parece uma mistura entre rosa e suculenta. Suas folhas são “gordinhas”, crescem no formato circular, como numa rosa. O vegetal quase não precisa de água: pode ser recada apenas a cada 15 dias, e sempre no solo. As folhas não devem ser molhadas, pois são sensíveis ao líquido.

Resultado de imagem para vaso Rosa de pedra

Plantas para apartamento de sala pequena

27) Cactus

Para uma sala pequena, uma ótima alternativa para a decoração pode ser o cacto. A planta requer incidência direta do sol, e por isso é importante que o vaso seja posicionado próximo a uma janela.

Resultado de imagem para vaso Cactos

28) Aloe Vera

Também chamada de babosa, a aloe vera possui folhas alongadas e finas. Sua rega deve ser feita a caa 15 dias, e a planta requer apenas leve luz do sol. Além de para a decoração, a babosa pode contribuir para a saúde, pois possui propriedades para o fortalecimento dos cabelos e até contra queimaduras. Para seu uso medicinal, é necessário retirar o extrato da planta.

Resultado de imagem para vaso Aloe Vera

29) Bromélia

Bromélias possuem inflorescências em intensos tons vermelhos. Já suas folhas são de tom verde-escuro, e este contraste resulta num belo visual. A planta deve receber claridade, mas nunca sol direto, pois este queima suas folhas. Sua rega também merece atenção especial: deve ser realizada de dois em dois dias.

Resultado de imagem para vaso Bromélia

30) Jade

Finalmente, uma incrível alternativa para sala pequena é a jade. Uma miniárvore, a planta tem folhas levemente “gordinhas” e pode ser cultivada em diferentes tipos de vasos. Ela precisa receber luz direta do sol em ao menos algum momento do dia, e por isso é indicado que seja posicionada próxima à janela, ou mesmo na varanda.

Resultado de imagem para vaso Jade planta

Eai, o que achou artigo?

Deixe um comentário abaixo!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.