100+ Fotos de poltronas decorativas incríveis e inspiradoras

Advertisements

Na hora de montar a decoração de casa, as opções vão bem além dos quadros e objetos expostos. Uma linda decoração conta com móveis harmônicos, estofados bonitos e um estilo bem definido. Dentre todas as peças, no entanto, nenhuma possui tanto efeito quanto as poltronas decorativas. Elas chamam sempre a atenção, e podem tornar o espaço muito mais convidativo.

Poltronas são peças muito versáteis, pois possuem inúmeros modelos e tamanhos. Por isso, se você possui um estilo mais clássico, facilmente irá encontrar uma peça ideal, assim como se preferir peças modernas e coloridas.

As poltronas mais comuns são de apenas um lugar, e ocupam pouco espaço. Isso as torna ideais para imóveis ou cômodos diminutos, oferecendo sempre conforto, elegância e “assentos extras”. No entanto, no mercado há também a opção de compra de peças maiores, para acomodação de duas ou até três pessoas. Assim, a escolha pelo móvel ideal deve ser realizada pensando na decoração como um todo, no espaço disponível e na personalidade dos moradores do lar.

Como escolher uma poltrona decorativa?

O primeiro passo para escolher a melhor poltrona é definir o local onde ela será posicionada. Ou seja, o cômodo e espaço específico (como próxima à janela, ou à televisão). Imaginar a posição exata do móvel vai permitir entender o tamanho máximo da peça. Afinal, de nada adianta adquirir uma poltrona que não caiba no cômodo, ou que fique no meio do caminho quando instalada.

Com o tamanho ideal em mente, será hora de pesquisar. As peças disponíveis no mercado têm os estilos mais variados, cores, estampas. Por isso, a escolha deve ser feita com base na decoração já existente em casa. Qual o estilo de seus móveis: mais clássicos ou modernos? Você prefere peças coloridas ou neutras? Com esta percepção, torna-se mais fácil adquirir uma cadeira estofada cheia de curvas ou mais “quadrada”.

Independentemente da escolha, no entanto, é fundamental prezar pelo conforto. Mesmo que o objetivo da poltrona seja apenas a decoração do espaço, haverá momentos em que ela será utilizada como assento. E aí é preciso contar com certo aconchego. Geralmente, a peça servirá inclusive para receber os amigos, aumentando a capacidade da boa recepção em sua casa.

Onde instalar o móvel?

Uma poltrona pode aparecer em qualquer cômodo desejado pelo consumidor. Obviamente, elas são mais comuns nas salas, pois é neste espaço que normalmente recebem-se as visitas, ou passa-se tempo lendo ou assistindo TV. Por isso, nesse local é melhor que os móveis sejam mais acolchoados e confortáveis.

Na sala, as poltronas também podem substituir grandes sofás, uma vez que ocupam menos espaços. Ou seja, para cômodos pequenos, elas são mais que perfeitas. Para espaços grandes também, é claro, e podem tanto substituir, quanto complementar a opção de assentos.

Criar um espaço de leitura com as poltronas é igualmente interessante em casa. Para isso, é agradável também associá-las a aparadores, mesinhas ou suportes para objetos. Desta forma, há sempre por perto um apoio ao livro, a um copo ou outros itens, aumentando o conforto do usuário.

Até locais pouco “prováveis” podem receber um móvel do tipo. Estamos falando de corredores e cozinha, que ganham em decoração e conforto quando poltronas são utilizadas. No caso do corredor, a peça é interessante porque oferece um assento a “meio caminho”, permitindo, por exemplo, que você se acomode para calçar os sapatos antes de sair. No entanto, é fundamental ter cuidado ao instalar a peça ali, pois ela não deve oferecer nenhum impedimento ao trânsito pelo corredor. Na cozinha, a cadeira pode substituir os bancos em madeira ou ferro, que costumam oferecer assento próximo à bancada ou à mesa de jantar.

Finalmente, é bastante vantajoso instalar uma poltrona decorativa na área externa de casa. Assim, ao invés de assentos mais “rústicos”, você pode aproveitar uma peça mais confortável. Nessa situação, porém, é essencial ter cuidado ao material do assento. Isso porque a área externa de casa costuma estar mais sujeita ao vento, sol e chuvas, o que pode danificar rapidamente o material do móvel.

Dicas para a escolha

Uma dica interessante na hora de escolher a poltrona ideal é analisar a decoração de sua casa. Já falamos sobre isso anteriormente, e o modelo da peça precisa ficar harmonizado com os demais objetos. Para que este objetivo seja atingido mais facilmente, uma boa ideia é adquirir uma poltrona em cor neutra. O mercado oferece, por exemplo, peças bege, em cor Fendi, brancas, pretas e marrons. Estes tons costumam combinar mais facilmente com outras cores. Assim, manter a harmonia no cômodo será mais prático.

O que não significa, é claro, que você não possa aderir a muitas cores. São muitas as peças em tons vibrantes e estampas, e todas elas podem combinar com sua decoração. Basta apenas que você siga o estilo já definido da sua casa, clássico ou moderno.

As almofadas também são um “às na maga”. Escolhendo uma poltrona neutra, você pode investir nas cores e estampas nas almofadas. É possível até mesmo variar este visual, aderindo às capas para a peça. Assim, combinar a poltrona com novos objetos será mais rápido: basta mudar a almofada e sua decoração ganha uma cara nova!

Outra dica interessante é aderir às “poltronas gêmeas”, ou seja, duas ou mais peças iguais no mesmo cômodo. Além dessa estratégia criar um bonito visual, o uso das peças ajuda a criar a sensação de amplitude. Mesmo que o espaço seja pequeno. Os móveis podem também delimitar o espaço de cômodos que não possuem divisões físicas, como é o caso de uma sala conjugada à sala de jantar.

Modelos criativos

Os modelos dos móveis incluem ainda peças com pés fixos e aquelas giratórias, que podem ser bastante confortáveis e ajudarem nos momentos de descontração com os amigos.

As poltronas criativas também estão em alta, em formatos diferentes. Há, por exemplo, as em forma de bola de basquete, de telefone ou de um vaso de plantas. Todas elas criam um espaço mais jovem e descontraído.

Confira algumas fotos e se inspire para escolher sua nova poltrona decorativa:

Veja também

 

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.