A Influência das Cores Primárias em Ambientes Internos

Essa matéria foi feita em parceria com a Benvenuto, plataforma imobiliária que vende apartamentos em Belo Horizonte e região.

O conhecimento do potencial das cores em um imóvel é muito recorrente, originado, muitas vezes, do senso comum. Estamos acostumados a ouvir que cores claras proporcionam suavidade, enquanto cores escuras trazem seriedade, e a lista segue diversas relações que reforçam como a tonalidade pode ter influência nos ambientes.

Embora muito seja dito sobre as cores generalizadamente, o acesso à especificidade de cada tom é mais limitado. Com isso, trouxemos uma lista exclusiva do efeito das cores primárias como parte substancial da decoração visual de ambientes internos.

O vermelho

A decoração vermelha é marcante por natureza. Seja em um mínimo detalhe decorativo ou estampado em uma parede inteira, o vermelho exercerá, como princípio básico, o poder de atrair olhares.

A cor vermelha é a mais quente do círculo cromático, provocando sensações vibrantes e intensas. Ao expressar temperamento forte, o vermelho divide opiniões. Ambientes que utilizam a cor vermelha são estimulantes, podendo canalizar os estímulos para um sentido mais romântico ou mais agressivo. A cor pode ser utilizada, ainda, em tom dramático. Enquanto tons mais claros de vermelho transmitem energia e modernidade, tons mais escuros expressam ares de elegância.

O amarelo

O uso do amarelo em ambientes internos tem como característica marcante a energia transmitida, além do viés convidativo e acolhedor. Atrelado à criatividade, o amarelo pode funcionar muito bem em ambientes que requerem concentração.

A cor amarela pode ser explorada em pequenos objetos decorativos, proporcionando um toque especial ao ambiente e provando que detalhes podem fazer a diferença de forma muito eficaz. Em tons mais claros, o amarelo na decoração remete à suavidade, enquanto em tons mais fortes atribui maior informalidade e jovialidade ao ambiente

Veja também: Paredes Amarelas nas Sala e Quartos: +99 Fotos e Ideias!

O azul

A cor azul carrega consigo certa tradicionalidade, transmitindo segurança e familiaridade. A decoração azul caracteriza paz e descanso, remetendo à uma espécie de refúgio, com o poder de transmitir energias tranquilizantes. Como a cor mais fria do círculo cromático, o azul desempenha papel de desaceleração do metabolismo, por isso é bastante utilizado – e muito recomendado – em quartos, proporcionando noites de sono relaxantes.

Tons mais claros de azul remetem à harmonia, já tons escuros estão mais associados à seriedade e, de certa forma, formalidade. O azul pode, ainda, ser associado a um sentido de refrescância, principalmente em tons de azul esverdeado, como o azul turquesa.

Veja também: Tons de Azul: Decoração, Parede e Tintas! +203 Fotos!

Versatilidade

As possibilidades de tons a serem utilizados com fins decorativos se estendem para muito além das cores primárias. Acreditamos que essa introdução possa servir como referência e base comparativa para o uso e aplicação da infinidade de outras cores disponíveis no mercado. Para conhecer melhor os imóveis das imagens utilizadas nesse artigo e – muitos – outros, acesse a plataforma da Benvenuto e se aventure em meio a tantas possibilidades imobiliárias!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.