A bancada de banheiro é um elemento que tem total importância no espaço. Afinal, ela chama atenção, deixa a decoração mais bonita, além de ser um item extremamente funcional.

Na hora de escolher qual bancada você vai utilizar é importante levar alguns fatores em consideração, como o estilo do espaço, o tamanho da bancada, material, cores e outros inúmeros fatores.

Então para te ajudar a planejar qual bancada de banheiro você vai utilizar, separamos alguns modelos para você se inspirar e algumas dicas para auxiliar na escolha. Confira!

Bancada com cuba dupla

A bancada com cuba dupla é um modelo ideal para quem quer mais espaço e conforto. Quando moramos em um local com várias pessoas, é comum mais de um morador querer utilizar a bancada ao mesmo tempo, dessa forma, a cuba dupla funciona perfeitamente.

Existem muitos modelos de cuba dupla que você pode optar, podendo ser os modelos que ficam elevados e os tradicionais.

Além disso, se você quiser uma bancada um pouco mais moderna, pode optar por escolher uma bancada quadrada com um caimento. Essa alternativa é totalmente moderna e deixa o seu banheiro incrível!

Modelo de bancada pequena

É muito comum as pessoas ficarem na dúvida de como fazer uma bancada linda quando tem pouco espaço no ambiente. Alguns apartamentos, oferecem um banheiro muito pequeno ficando difícil de decorar, mas isso não significa que não seja possível realizar uma linda decoração.

A bancada pequena pode ser feita com uma cuba elevada, um espelho grande e alguns acessórios que irão complementar a decoração. Além disso, se você quiser algo ainda mais sofisticado, pode optar por utilizar a pedra de mármore na bancada.

O uso da iluminação para banheiro na bancada é outra coisa que também faz total diferença. Por isso, busque colocar pendentes acima da bancada para complementar a decoração dela, isso não irá ocupar espaço.

Bancada de madeira

A utilização das pedras na bancada é algo bem comum, mas além das pedras para compor a bancada você pode utilizar outros tipos de materiais, como no caso da madeira. A madeira deixa a decoração do banheiro bonita, além de que você pode mesclá-la com nichos.

Mas é importante destacarmos que caso você queira apostar neste estilo de bancada, precisa ter atenção com a escolha da madeira. Afinal, este material é um pouco mais sensível a água, por isso a atenção precisa ser maior.

Além disso, é válido destacarmos que existem vários estilos de madeiras que podem ser escolhidas. Dessa forma é legal que você avalie o tipo de madeira e a cor dela na hora de optar qual vai utilizar na sua bancada.

Bancada escura no banheiro

O uso do preto ou cinza escuro no banheiro é uma cor ótima para quem busca criar um espaço sofisticado e elegante. Além da sua utilização nas paredes e no piso, a bancada também pode ser feita com um tom escuro para complementar mais ainda a decoração.

Os armários pretos, por exemplo, é uma alternativa muito procurada e que cria um visual incrível. Mas você também pode optar por fazer apenas a bancada com uma pedra ou uma madeira mais escura sem o uso de um armário embaixo como o costume.

Além disso, neste estilo de bancada, a utilização de uma boa iluminação no espaço também auxilia a intensificar a sofisticação do cômodo. Nesta alternativa, é possível utilizar pendentes ou até mesmo luzes embutidas como no caso das fitas de led.

Prateleiras embaixo da bancada

Antigamente as bancadas com armários embaixo eram mais comuns, mas hoje, além desta alternativa, o uso da prateleira embaixo também está sendo bastante procurada.

Esta alternativa deixa o espaço minimalista já que evita que você coloque vários itens embaixo da pia e substitua isso por apenas algumas toalhas.

Caso você queira um pouco mais de decoração na prateleira, a utilização das plantas também cria um charme nas bancadas. Além do mais, o interessante disso é que existem uma infinidade de espécies de plantas que se encaixam perfeitamente neste ambiente.

Bancada com mais de um material

Em um dos exemplos que citamos acima, destacamos o uso de um tipo de material, mas além desta alternativa há também a bancada com a mistura de mais de um tipo de material, que por sua vez, funciona bem.

No exemplo da foto que colocamos há uma mistura entre a madeira e a pedra, este tipo de combinação é a mais comum, que por sua vez, você também pode optar.

Outro fator para destacarmos é que além dos materiais existem outros elementos que também complementam a bancada, como as cores e os objetos decorativos.

Você pode optar por colocar plantas e outros objetos acima da bancada seguindo as mesmas cores dela ou do banheiro. Isso também irá complementá-la e criar uma linda decoração.

Bancada de concreto

Outro modelo de bancada de banheiro é a opção de concreto, que traz um diferencial para o espaço e deixa a decoração linda! Este modelo de bancada funciona muito bem em decorações industriais, já que o concreto é um tipo de material presente em indústrias.

Além disso, aproveitando a ideia do estilo industrial, você pode pedir para fazer a bancada com acabamento de cimento queimado. Esse acabamento está sendo cada vez mais utilizado e deixa o espaço mais moderno.

Vidro na bancada de banheiro

A bancada de banheiro de vidro é uma opção ótima para o espaço trazendo total modernidade. Além do vidro, você pode utilizar outros tipos de materiais conforme havíamos citado no exemplo acima.

O interessante do uso do vidro na bancada é que este tipo de material está muito presente em decorações modernas, por isso remete tal contemporaneidade para o espaço. Além disso, se você utilizar o vidro com uma cuba e um apoio em branco, poderá deixar o espaço mais minimalista e agradável.

Bancada de banheiro rustica

Para finalizar, o último modelo de bancada de banheiro que separamos é a rústica. A decoração rústica é um estilo no qual utiliza bastante elementos naturais e muitos deles com um aspecto mais desgastado.

O uso da madeira nesse estilo de decoração é algo muito comum e uma ótima forma de trazer esta ideia para um modelo de  banheiro é apostando na bancada rústica.

No exemplo da foto acima, a bancada segue bastante uma ideia de uma madeira natural desgastada, enfatizando totalmente o estilo.

Além disso, o interessante é que embora este estilo seja relacionado a natureza, os outros elementos conseguem mesclar com modelos de decorações mais padrões. Portanto, é possível você apostar em uma bancada de banheiro com dois estilos e ter um resultado incrível.

Dica para escolher o tipo de bancada para o seu banheiro

Conforme observamos acima, existem vários modelos de bancada que você pode utilizar. Por isso, na hora de escolher é importante você ter atenção para adquirir a bancada ideal.

Se você está pensando em fazer uma reforma no seu banheiro e ainda não sabe qual bancada utilizar, veja abaixo algumas dicas que separamos para te auxiliar!

Avalie o espaço disponível

Para começar, a nossa primeira dica é você avaliar o espaço disponível no seu banheiro. Essa dica pode parecer totalmente sem sentido, mas a verdade é que nem todas as bancadas se encaixam em banheiros pequenos, do mesmo modo que em banheiros grandes.

Por isso, durante esta etapa busque ser totalmente sincero consigo mesmo quanto ao tamanho do espaço. O ideal é que você procure medir qual espaço que você tem para colocar a bancada. Dessa forma, caso você compre uma bancada pronta, não irá realizar uma compra maior ou menor de mais com o espaço que você tem.

Defina um estilo de decoração

Se você ainda não definiu um estilo de decoração para o seu banheiro o momento é agora. Realizar esta definição é um passo necessário para comprar qualquer elemento que irá entrar no espaço, pois assim você consegue criar manter definido um estilo e fazer com que os elementos combinam.

Se você tem dúvida de qual estilo de decoração vai apostar, aqui no Total Construção há vários artigos mostrando fotos e explicando alguns estilos. Então sugerimos que você dê uma olhada nos outros posts para se inspirar e escolher aquele que mais tem a ver com você.

Escolha os tipos de materiais

Ao pensar em uma bancada de banheiro é necessário avaliar também qual tipo de material você quer apostar. Afinal, conforme vimos existem uma infinidade de materiais que podem ser utilizados na bancada de banheiro. Além do mais, o tipo de material também influencia no resultado.

Na hora de escolher, procure avaliar também qual é o orçamento que você tem disponível, pois cada tipo de material tem um valor diferente. Então, compre algo que de fato caiba no seu bolso.

Leve em consideração a sua necessidade

Existem alguns modelos de pias que funcionam muito bem para casais, outras para apenas uma pessoa e assim por diante. Dependendo de qual for a sua necessidade a quantidade de opções de modelos de bancadas fica menor, assim ficando mais fácil de avaliar.

O grande segredo para escolher a bancada de banheiro é justamente ir anotando as suas preferências, necessidades, desejos e gostos, para que a quantidade de opções fique menor, até que você consiga encontrar a melhor bancada.

Write A Comment