2 via boleto Minha Casa Minha Vida

O pagamento pontual do boleto Minha Casa Minha Vida é essencial para que multas e juros não sejam cobrados. Por isso, se por algum motivo você não tem seu boleto original em mãos e a data de vencimento se aproxima, chegou a hora de pensar em outras alternativas.

Neste texto, vamos ensinar algumas das formas mais práticas de gerar a segunda via do boleto Minha Casa Minha Vida. Assim você não perderá seus prazos, deixará suas contas pagas em dia e ainda poderá economizar o que perderia pagando os juros.

Então, se você quer saber mais e aprender todas as formas de lidar com este problema, continue a leitura deste texto.

Como funciona o programa “Minha Casa Minha Vida”?

Muitos têm dúvidas sobre como funciona o Minha Casa Minha Vida.

Em 2009, o Governo Federal lançou o Programa “Minha Casa Minha Vida” (PMCMV). Sua principal intenção é facilitar o acesso a casa própria para famílias de classes mais baixas. Para isso, é claro, o programa obedece a algumas regras.

Para famílias com a renda de até 1.800 reais, existe a possibilidade de a Caixa Econômica financiar o imóvel sem juros relacionados ao financiamento.

No entanto, ao longo dos anos o programa sofreu algumas alterações. Desde o início de 2018, por exemplo, o “Minha Casa Minha Vida” também atende a famílias que recebam até 9.000 reais por mês. A diferença, porém, está na aplicação de juros gradativos de acordo com a renda familiar.

Quanto menor é a renda da família, menor são os juros – que podem variar de 0 a 9,16%. Na tabela a seguir, você pode conferir alguns exemplos da renda familiar mensal em relação às taxas de juros aplicadas a ela:

Faixa Renda máxima em R$ Taxa de Juros em %
1 1.800 0
1,5 2.600 5
2 2.600 5,5
3.000 6
4.000 7
3 7.000 8,16
9.000 9,16

O que mudou?

Antes das alterações , a renda chegava ao limite de R$ 7.000,00 e a faixa 1,5 era inexistente. Essa modificação propiciou um aumento significativo nos contemplados pelo programa, o que consequentemente aumentou o número de adesões a ele.

A taxa de juros do financiamento, porém, não tem relação com aqueles juros que mencionamos que são cobrados com o atraso do boleto Minha Casa Minha Vida. Ou seja, se você deixar o seu boleto atrasar, mesmo que uma taxa de juros já esteja atrelada ao seu financiamento, haverá uma cobrança a mais.

Os valores de juros de atraso não costumam ser altos. É uma porcentagem relacionada ao valor da parcela. Mas a soma de atrasos a longo prazo pode acabar fazendo com que você gaste muito mais do que o previsto no seu orçamento.

Por isso mesmo, saber como gerar a segunda via do boleto Minha Casa Minha Vida é muito importante. Assim você mantém as suas finanças em dia e não perde dinheiro devido a um problema que pode ser resolvido com facilidade.

Como gerar boleto Minha Casa Minha Vida

A Caixa Econômica federal costuma enviar a via original do boleto Minha Casa Minha Vida via correios. Mas sabemos que diversos imprevistos podem acontecer com ele. Por isso, é sempre bom saber quais são as opções disponíveis para que você consiga acessar uma segunda via.

Você poderá, por exemplo, conseguir seu boleto Minha Casa Minha Vida por um aplicativo de celular, pelo telefone, por um computador ou com a ajuda de um funcionário da Caixa em uma agência.

No entanto, independente da sua escolha, é sempre importante ter em mãos:

  • Número do contrato;
  • CPF do responsável pelo contrato.

Assim sendo, com estas informações, basta escolher um dos métodos abaixo e então você poderá gerar um novo boleto com facilidade.

Aplicativo de celular

Com efeito de facilitar a vida dos usuários, existem aplicativos para iOS e Android com o nome “Habitação Caixa”.

Com o CPF do responsável pelo contrato em mãos, você precisará fazer um cadastro de senha. Dentro do aplicativo, então, você precisará confirmar alguns dados.

 Ao finalizar, ele vai apresentar todas as prestações em aberto e você precisará apenas clicar sobre a desejada para gerar o boleto.

Ele poderá ser impresso ou pago via internet banking, com a simples cópia do código do boleto gerado.

Site da Caixa

O processo para a emissão da segunda via do boleto Minha Casa Minha Vida pelo site não é muito diferente. Ao acessar este site, basta inserir as informações solicitadas.

Se você chegou nele por outros meios, confira também se o site está correto na barra de endereços do seu navegador. Confiar suas informações a outros sites pode ser perigoso. O endereço exibido deve ser: https://www1.caixa.gov.br/servico/habitacao/

No menu do site, você encontrará como primeira opção “segunda via de carnê”. Basta clicar nesta opção e seguir as instruções.

Lembre-se, porém, de sempre checar algumas informações importantes para garantir que o seu boleto foi gerado corretamente.

Alguns computadores podem ser vítimas de vírus que alteram boletos e fazem o pagamento ser direcionado para outras contas. Por isso, cheque se:

  • O logo da caixa aparece do lado esquerdo do boleto;
  • Ao lado do logo estão aparecendo os números 104-0;
  • Os três primeiros números do código na mesma linha dos itens anteriores é 104.

Telefone

A central de atendimento da Caixa também pode ajudar a gerar a segunda via do boleto Minha Casa Minha Vida. Para isso, basta ligar para um dos números abaixo a fim de solicitar o que deseja:

  • 3004-1105 no caso de capitais e regiões metropolitanas;
  • 0800-726-0505 para demais regiões.

Diversas opções serão apresentadas por um atendimento automático. Entre elas, a de habitações ao digitar o número 7. Assim, um atendente ajudará a gerar a segunda via do boleto.

Em uma agência da Caixa Econômica Federal

Todavia, se você não tem muita intimidade com a tecnologia ou simplesmente prefere um atendimento presencial, dirija-se a uma agência da Caixa.

Com a ajuda de um atendente e as informações de contrato e CPF em mãos, você certamente poderá gerar seu boleto e efetuar o pagamento com facilidade.

Agora que você já sabe como conseguir a segunda via do seu boleto Minha Casa Minha Vida, não perca tempo! Evite os juros, quitando esta dívida quanto antes!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais