Sem dúvida, montar um cinema em casa requer uma tela incrível. Mas essa é apenas um dos pontos que merecem atenção neste espaço de lazer.

Para que o ambiente seja realmente agradável e semelhante a uma sala de cinema, é importante pensar em vários aspectos. Como sua iluminação, som, conforto e snacks.

Sim, snacks: se seu cinema em casa tiver “lanchinhos” sempre à mão, passar um tempo vendo filmes e séries será muito agradável.

Pensando em contar com um espaço assim? Para te ajudar, produzimos este texto. A seguir, você vai descobrir uma série de dicas e pontos importantes para montar sua sala de cinema. Acompanhe!

1. O espaço certo

Não existe um tamanho padrão necessário para montar uma sala de cinema em casa. Mas será importante considerar o espaço disponível para escolher os móveis, a TV e a iluminação do ambiente.

De qualquer forma, é interessante que o cômodo tenha, pelo menos 5 por 4 metros. Assim, será possível manter uma boa distância entre a TV e o sofá, e a posição correta do som.

sofa cinema

Agora, se o objetivo for contar com uma sala de cinema mais “refinada”, ela deverá ser maior. Com pelo menos 15 por 4 metros, você poderá realizar um desnível entre de degraus e posicionar fileiras de poltronas. Assim, o ambiente vai ficar bastante semelhante a uma sala de cinema comercial.

Se sua escolha for pelo desnível entre fileiras, tenha cuidado com a instalação das poltronas. É importante que os ocupantes da frente não atrapalhem quem sentar logo atrás. Se isso acontecer, o desnível planejado está insuficiente.

Para o projeto, vale considerar uma pessoa de cerca de 1,73 de altura. Essa é a média da população masculina, que costuma ser mais alta.

Sua sala de cinema deve garantir que uma pessoa menor do que essa média conseguirá visualizar toda a tela, mesmo que o ocupante da fileira da frente seja mais alto.

Esse tipo de sala de cinema em casa, com desnível, é mais indicado para quem deseja chamar muita gente para curtir um filme ou série. Como grupos de amigos ou familiares.

Agora, se o seu objetivo for ter mais ou menos cinco pessoas na sala, o espaço super bem-produzido não será realmente necessário. A menos, é claro, que este seja o seu desejo. Do contrário, um grande e confortável sofá será suficiente.

2. Qual a melhor TV para o cinema em casa?

É importante escolher a TV pensando no seu tamanho em relação ao espaço. Para que o ambiente se pareça mesmo um cinema, é importante que a tela seja grande, ocupando uma parede inteira (ou quase isso).

Afinal, o que é mais marcante em um cinema do que uma tela gigante? Se você não escolher uma TV de várias polegadas, seu cinema vai se parecer apenas como uma sala comum de tevê.

Dito isso, algumas das melhores opções costumam ser as televisões com 55, 65 ou 84 polegadas. Ou ainda maior ou menor, dependendo do espaço que você tem disponível.

É importante que a tela tenha, pelo menos, 40 polegadas. Uma curiosidade: as telas podem chegar a 292 polegadas!

Mas outras características da TV também merecem atenção. Como seu tipo de tela: LED, LCD, plasma, Full HD, 4K, 8K, QLED e OLED. As nomenclaturas indicam o tipo de tecnologia e a qualidade da imagem.

As telas 4K, 8kK e Full HD são as que possuem a melhor resolução de imagem. Então, elas são as melhores opções para o seu cinema em casa.

Outra dica é optar por uma SmartTV. Assim, você poderá acessar aplicativos como a Netflix, Amazon Prime, Globo Play etc. Isso vai aumentar sua oferta de conteúdo, ampliando suas possibilidades de aproveitar da tevê.

Com o aparelho escolhido, lembre-se de posicioná-lo bem no meio da parede. A TV deve ficar sempre no centro, para que seja possível visualizá-la bem de qualquer ponto da sala.

cinema em casa

Use um projetor!

Para a sala de cinema em casa, você também pode optar por um projetor, em vez da TV.

Nesse caso, tenha o cuidado de escolher um projetor potente e de qualidade. Um bom aparelho terá entre 2.000 a 3.000 lúmens de brilho.

A projeção pode ser feita diretamente em uma parede, 100% branca. Outra opção é adquirir uma tela de projeção elétrica. Pesquise bastante se você se resolver por essas opções. Tanto projetor, quanto a tela, têm preços muito variados no mercado.

3. Instale um bom home theater

O áudio é outra parte essencial da sua sala de cinema. Se o som estiver baixo demais, dificilmente você poderá aproveitar corretamente sua experiência na sala.

Para garantir um bom áudio no espaço, você precisará utilizar um home theater. O aparelho tem várias caixas de som, que deverão ser posicionadas em diferentes pontos da sala. Assim, o som vai garantir a imersão do indivíduo no conteúdo, envolvendo-o por todos os lados.

Para garantir bons resultados, invista em um home theater com configuração de áudio Dolby Digital 5.1. Quanto maior for o ambiente, maior pode ser a potência do aparelho e seu número de caixas.

Na hora de instalar as caixas, tenha cuidado para colocá-las espalhadas e ao redor dos expectadores. Assim, o som será melhor distribuído. Você pode, inclusive, fazer a instalação no teto.

Se possível, escolha um aparelho com Bluetooth. Assim, você poderá conectar a ele o som de outros aparelhos que não a TV. Como um tablet, smartphone ou computador.

Com o Bluetooth, sua experiência de som poderá ser aproveitada em momentos diferentes do seu cinema em casa.

De qualquer forma, caso você não queira ou possa gastar muito, há uma alternativa. Basta optar por uma soundbar e posicioná-la diante da tevê.

4. Acústica do ambiente

De nada adiantará contar com um potente sistema de som, se a acústica do ambiente não for boa. Então, dê atenção especial ao isolamento acústico do espaço.

Isso vai garantir que o som de fora da sala não interfira na sua experiência de cinema, e também vai evitar que o áudio “escape” para fora do ambiente.

Pensando nisso, invista, por exemplo, em um pé direito entre 3 e 4 metros de altura. Você também pode usar móveis de madeira e estofados, que são bons isoladores acústicos.

Também vale evitar coberturas como o mármore, vidro, espelho e pintura acrílico, seja no piso ou nas paredes. Esses materiais são refletivos e acabam por prejudicar a acústica.

Claro, sempre que possível, faça a instalação de um isolamento acústico propriamente dito. A obra terá um custo maior, mas também vai garantir um melhor resultado.

5. Poltronas e móveis confortáveis

tv grande

Seu cinema em casa deve ser bastante confortável. Afinal, você pretende passar horas no espaço, vendo filmes e série. Isso dificilmente seria possível se você tivesse apenas algumas cadeiras e sofás desconfortáveis.

O conforto desses móveis será essencial! Por isso, pesquise bastante por grandes sofás, macios e que acomodam bem. Assim, você terá a certeza de que vai se sentir bem mesmo passando muito tempo na mesma posição.

Ainda vale a pena instalar alguns pufs e poltronas no ambiente. Assim, você vai distribuir os assentos e garantir mais opções e espaços para o usuário.

Um tapete macio pode ser outra superfície ótima para se acomodar. Instale um no chão, para garantir ainda mais conforto ao ambiente. Mesmo que você não se deixe no tapete, terá prazer em sentir sua maciez sob os pés.

Não se esqueça de também instalar uma mesa de centro ou mesas laterais no cômodo. Assim, você terá onde pousar seu smartphone, copo e snacks.

6. Conteúdo de cinema em casa

Como você terá acesso ao seu conteúdo de vídeo? Como citamos ontem, aplicativos como a Netflix e o Globo Play são ótimas opções. Mas é ótimo também contar com outras opções.

Por exemplo: você pode instalar um receptor de TV a cabo na sala de cinema. Assim, terá acesso aos filmes e séries transmitidos pelas empresas de TV.

Contar com um Blu-Ray ou DVD comum também te dará a oportunidade de aproveitar conteúdos em CD. Algo interessante especialmente no caso do Blu-Ray, já que muitos DVDs desse tipo têm cenas extras dos filmes e outros conteúdos especiais.

Consoles de videogames também podem reproduzir vídeos desse tipo. Então, instale opções como um PlayStation 4, Xbox 360, Xbox One ou Nintendo Wii U.

7. Iluminação de cinema em casa

É importante que a iluminação do seu cinema em casa seja mínima. O visual é sempre melhor em uma sala escura.

Para garantir essa escuridão, é interessante investir em uma pintura mais escura para o espaço. Assim, evite o branco — a menos que você utilize a parede branca para projeção do conteúdo.

Outra dica é instalar iluminações de led no espaço. Assim, você terá uma verdadeira sensação de cinema, mais aconchegante. O ideal é utilizar leds do tipo branco quente, com temperatura entre 2600 Kelvin a 3500 Kelvin.

8. Use as cortinas a seu favor

Para que a luz não seja um problema, mesmo durante o dia, vale a pena instalar cortinas na janela. Elas podem ser do tipo blackout, ou ainda contar com várias camadas de tecido.

Em todo o caso, escolha tecidos escuros. Já reparou como em muitos cinemas as cortinas são da cor vermelho-escuro? Tons desse tipo podem trazer um belo visual e ainda garantir a escuridão necessária.

Aliás, use as cortinas como um às da sua decoração. Com a escolha correta do tecido e a combinação com outros objetos, seu cinema em casa terá um design bem mais bonito.

9. Decoração do cinema em casa

As cores da parede, cortinas e iluminação já farão parte do necessário pela sua decoração. Mas isso não será suficiente para deixar o ambiente atraente e confortável.

Assim, conte também com móveis bonitos e que combinem entre si. É importante definir um tipo de decoração desde o início, para que você encontre peças harmônicas e distribua-as por toda a sala.

Além disso, você pode investir em uma decoração temática. Se você está criando seu próprio cinema, é bem provável que seja apaixonado pela sétima arte, certo? Então, que tal escolher seus filmes favoritos e se inspirar neles para a decoração.

Você pode, por exemplo, escolher objetos que lembrem estes filmes e espalhá-los pela sala. Ou ainda distribuir pôsteres deles nas paredes, destacando seu gosto pessoal.

Outra opção interessante e bastante popular é decorar o ambiente como um cinema comercial antigo. Com os pôsteres na parede e luzes de LED e câmeras se destacando no espaço.

Investir apenas em uma cortina pesada próxima à tela também vai remeter rapidamente a uma bela sala de cinema. Ainda mais se o tecido for da cor vermelha-escura e pender pesadamente do teto.

Por último, você pode instalar algumas estantes com DVDs. Assim, sempre terá o conteúdo à mão, enquanto ele ajuda a decorar o ambiente.

10. Prepare seus snacks

snack cinema

Quem não gosta de comer um pouco de pipoca enquanto vê um bom filme? Ou chocolates e balas? Não é à toa que todo cinema comercial tem uma bomboniere, não é mesmo?

Para o seu cinema em casa, será ótimo se você puder montar sua própria bomboniere. Pode ou não ser algo bem elaborado, mas é importante que ela conte com seus snacks favoritos. Como:

  • Amendoins crocantes;

  • Balas de goma;

  • Bombons e/ou barras de chocolate;

  • Batas chips;

  • Salgadinhos nachos e mais!

É importante que todos os snacks fiquem em embalagens bem fechadas, onde são comprados ou em potes de vidro. Isso vai evitar que seus cheiros se espalhem pela sala, e também vai prevenir o ataque de formigas.

Instalar um frigobar na sala de cinema também vale muito a pena. Assim, você terá seus sucos, chás, refrigerantes, água, bebidas alcoólicas ou outros sempre à mão.

A ideia da bomboniere no seu cinema em casa é exatamente essa: deixar tudo bem à mão, para um lanchinho rápido enquanto você assiste algo.

Você ainda pode instalar uma pipoqueira elétrica no ambiente, se desejar. Lembre-se, apenas, que o cheiro da pipoca vai ficar bem concentrado no ambiente. Se isso te incomodar, será melhor fazer a pipoca na cozinha, e apenas consumi-la na sala de cinema.

Para tornar a experiência ainda mais personalizada, não se esqueça de comprar copos e baldes de pipoca temáticos. Isso vai te transportar ainda mais facilmente para um verdadeiro cinema!

Seguindo todas essas dicas, montar seu cinema em casa será simples e trará muitos momentos divertidos!

Não se esqueça que, se não for possível, você não precisa gastar muito com o ambiente. Basta escolher uma decoração e aparelhos mais em conta. Só não economize tanto com a tevê — uma TV ruim vai prejudicar toda a sua experiência!

Escreva um Comentário