Como Fazer Sousplat de Crochê: Gráfico e Vídeos!

Você sabe como fazer sousplat de crochê? Nunca ouviu falar, não sabe do que se trata e nem como usá-lo? Caso nunca tenha ouvido o termo, com certeza já deve ter visto durante algum jantar que tenha ido, seja na casa de alguém, evento ou restaurante.

O termo “sousplat” é francês e significa “sob prato”, já indicando como a peça deve ser utilizada. O sousplat serve como base ou um apoio para o prato na arrumação de mesas em jantares mais refinados.

Um item decorativo que se popularizou tamanha beleza e requinte que proporciona à mesa de jantar. Como pode ser feito de qualquer material, seja de prata, madeira, tecido, louça ou até crochê, logo se tornou essencial para quem não dispensa uma linda decoração.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

O sousplat de crochê, por exemplo, é super versátil, prático e muito acessível para decorar qualquer mesa de jantar em muitas as ocasiões. Apesar de ser extremamente decorativo, sua principal função não é exatamente esta.

Ele colocado embaixo do prato para proteger a toalha de mesa, evitar que o prato escorregue e demarcar o local na mesa, junto dos talheres e taças. Além disso, serve como indicação de que haverá um prato principal durante o jantar.

Normalmente, o sousplat tem um tamanho maior de uma louça de jantar, inclusive para poder abrigar outros elementos, como os talheres. Assim como ser utilizado em conjuntos com jogos americanos e caminhos de mesa, ao brincar com formas diferentes e tamanhos na arrumação de mesas menos formais.

Quer ver como eles funcionam na prática e aprender como fazer sousplat de crochê para os seus lindos jantares daqui para frente? Vamos ensinar tudinho através de um passo a passo, vídeos e receitas, além de lindas imagens para te inspirar!

Confira abaixo!

O que é um sousplat?

O sousplat de crochê é um item decorativo e funcional.
O sousplat de crochê é um item decorativo e funcional.

Antes de aprender como fazer sousplat de crochê, vamos entender um pouquinho mais sobre a peça e como utilizá-la para não cometer gafes durante os jantares.

Como dissemos, o sousplat é uma peça decorativa e bastante funcional que não pode mais faltar na arrumação da sua mesa. Isso porque quando organizamos um jantar, da mesma forma que caprichamos no preparo da comida, é essencial que a mesa seja posta com o mesmo carinho.

Assim, a atenção aos detalhes é super importante para que a decoração fique perfeita. Portanto, além da toalha ou caminho de mesa, a louça, os guardanapos, talheres e o sousplat, além de incluídos na arrumação, precisam receber cuidados especiais.

O termo “Sousplat” tem origem na língua francesa, que em tradução literal significa “abaixo do prato” (Sous = abaixo + Plat = prato). A pronúncia correta da palavra no nosso português seria “su-plá”.

Assim, como o próprio nome já indica, o sousplat é muito utilizado abaixo do prato na mesa, em eventos mais formais como festas de casamentos e jantares mais sofisticados.

Mas sua função não é meramente decorativa, pois ele exerce outros papéis fundamentais, principalmente no que se diz respeito à etiqueta (vamos falar disso mais adiante).

Tradicionalmente, o sousplat é um prato maior e mais raso, de louça ou metal nobre (prata), que serve como base e apoio na mesa.

No entanto, hoje em dia a peça pode ser confeccionada nos mais diversos materiais ou modelos, como plástico, tecido, papel, couro e crochê. Inclusive, podendo até ser descartável, aliando a praticidade para o anfitrião sem perder a sofisticação e delicadeza da peça.

Sendo assim, muita gente tem apostado em cursos para aprender como fazer sousplat de crochê e criar suas próprias peças exclusivas. Uma ótima ideia para engordar o orçamento.

Para que serve o sousplat?

O sousplat serve de apoio para prato, para proteger a toalha e demarcar o lugar na mesa.
O sousplat serve de apoio para prato, para proteger a toalha e demarcar o lugar na mesa.

Como já dissemos, o sousplat exerce outras funções além de ser um item decorativo na mesa que emoldura a louça e complementa a decoração. Como por exemplo, para proteger a toalha de mesa de resíduos de comida que possam cair durante as refeições, evitando manchá-la.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Outra função importante é evitar que a louça escorregue na toalha, garantindo a estabilidade do prato. Pode também ser usado para marcar os lugares de cada convidado, criando uma base para a distribuição da louça.

Principalmente quando os serviços são do tipo buffet ou jantares americanos, em que os convidados se levantam para se servir. Por isso, é importante que os lugares estejam demarcados corretamente.

Mas como etiqueta, o sousplat desempenha um papel importantíssimo durante a troca de pratos, evitando que a mesa fique desguarnecida, ao servir sempre de apoio para os pratos que virão em seguida.

Sousplat ou Jogo americano?

São dois itens diferentes com funções semelhantes. Como o sousplat, o jogo americano também é um item decorativo que pode ser feito de diversos materiais diferentes e serve para demarcar o lugar na mesa e proteger a toalha.

No entanto, o jogo americano é bem menos formal, e normalmente abriga sobre ele outros itens de mesa, como os talheres, por ser bem maior. Ele pode também ser usado em conjunto com o sousplat para evitar deixar a mesa desguarnecida, principalmente se o sousplat for retirado na falta de um prato principal.

Onde eu devo usar o sousplat?

O sousplat deve ser usado em jantares de mais de uma prato.
O sousplat deve ser usado em jantares de mais de uma prato.

Como mencionamos acima, o sousplat é indispensável em eventos mais formais, já que a boa etiqueta exige que a mesa nunca fique desguarnecida entre as trocas de prato. Mas ele também é uma peça é extremamente útil em muitas outras ocasiões, mesmo que informais.

Você não é obrigado usar o sousplat no dia a dia, mas certamente ele dará um toque especial na sua mesa, uma vez ou outra, quando você quiser usar. Principalmente, se você for servir mais de um prato, portanto não há problema em usar essa peça em eventos casuais.

Veja abaixo alguns outros momentos além do jantar formal onde o sousplat pode e deve ser usado:

Sousplat para buffets

Em serviços de buffet, principalmente no estilo americano, em que o convidado deve levantar para se servir em outro local levando o prato consigo, o sousplat garante que o seu lugar permaneça demarcado e a postos, organizando melhor o seu evento e evitando constrangimentos entre os convidados.

Por exemplo, local apenas com o sousplat, sem o prato em cima indica que já tem alguém sentado ali. Portanto, não seria educado da sua parte ocupar aquele lugar.

Sousplat em restaurantes

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Da mesma forma, o sousplat é essencial nos restaurantes para não deixar a mesa desguarnecida. Por isso, é muito importante que a peça conste sobre a mesa enquanto seus clientes esperam os pratos chegarem.

Normalmente esse é o papel do jogo americano, mas o sousplat pode também estar presente na mesa, inclusive antes do cliente se sentar. Caso o cliente opte por uma refeição mais casual, onde o jantar não está incluído, basta retirar o sousplat e deixar apenas o jogo americano.

Sousplat para festas

Durante os vários tipos de festas e eventos, o sousplat pode ter muitas utilidades. Além de demarcar os lugares dos convidados à mesa, ele vai evitar manchas nas toalhas ou mesas e dar um toque especial ao seu tema de decoração.

Neste caso, você pode utilizar materiais diferentes e menos sofisticados, para dar um ar mais casual à sua festa ou adequar o item ao tema da festa. O crochê, a palha, sisal e tecidos coloridos são excelentes opções. Mais abaixo iremos ensinar como fazer sousplat de crochê.

No entanto, ele não deve ser usado se você for apenas oferecer petiscos e finger food. Se for o caso, invista em jogos americanos e guardanapos diferentes e coloridos.

Ou, como alternativa mais casual, você pode organizar uma mesa com pequenos sousplat, em tamanhos menores, de acordo com a louça que for usar para o tipo de comida que irá servir. Como no caso de brunchs, café da manhã, etc. Veja mais abaixo quando não utilizar o sousplat.

Quando não usar o sousplat?

O sousplat não deve ser usado para servir petiscos.
O sousplat não deve ser usado para servir petiscos.

Da mesma forma que existem negras para usar o sousplat, existem também situações em que ele não deve ser usado. Já explicamos a diferença entre sousplat e jogo americano, mas é muito comum as pessoas confundirem o sousplat com o jogo americano redondo.

Portanto, lembre-se: o jogo americano é bem maior porque serve de base para os pratos e talheres na mesa, enquanto o sousplat deve ser usado apenas para apoiar os pratos e nada mais.

Outro erro bastante comum é servir o prato de sobremesa sobre o sousplat. Como regra de etiqueta, a peça deve ser sempre retirada quando for servir a sobremesa, devido às proporções discrepantes entre os pratos e o sousplat. Portanto, não cometa essa gafe.

Da mesma forma, não NUNCA use o sousplat para servir petiscos ou comida diretamente sobre a peça, pois existem louças específicas para essas funções. Isso é bastante comum acontecer quando a pessoa não está familiarizada com a peça. Neste caso, veja o que mais deve ser evitado abaixo.

Quais os erros que devemos evitar?

Como vimos, há situações em que devemos evitar usar o sousplat. Caso for utilizá-lo, vale tomar alguns cuidados especiais, veja abaixo:

  • Troque-o sempre que sujar. Afinal, ele está lá justamente para garantir que o espaço do seu convidado esteja demarcado, mas sempre limpo e organizado.
  • Evite usar peças de vidro ou metal. Se for o caso proteja a peça com um protetor de papel entre a louça e o sousplat para evitar escorregar e criar barulhos desagradáveis de atrito durante as refeições.
  • Evite usar o sousplat em refeições de apenas um prato.
  • Cuidado para não colocar o sousplat muito próximo da borda da mesa para evitar encostar nas roupas do convidado ou causar acidentes com os pratos. O ideal é deixar pelo menos 2,5 cm da borda livre.
  • Coloque apenas pratos sobre sobre o sousplat, mas nada. Talheres, guardanapos e outras decorações devem ficar sobre a toalha de mesa ou jogo americano, caso estiver usando um.
  • Procure harmonizar as peças com o resto da sua decoração para deixar a mesa mais bonita e elegante, assim como o formato da louça com o formato do seu sousplat.

Como usar sousplat corretamente

O sousplat pode ser usado para decorar jantares mais sofisticados.
O sousplat pode ser usado para decorar jantares mais sofisticados.

Agora que você já sabe o que é um sousplat, para que serve e o que evitar para não cometer nenhuma gafe de etiqueta, você vai aprender como usá-lo do jeito certo, e depois, se quiser, aprenda como fazer sousplat de crochê para deixar os seus eventos mais bonitos e exclusivos.

Já sabemos que os sousplat foi feito para ser usado em refeições completas, que incluam pelo menos entrada, prato principal e sobremesa. Sendo assim, a peça já deve já estar presente sobre a mesa antes dos convidados chegarem.

Se você for oferecer pratos já montados, o sousplat pode ficar sozinho na mesa para demarcar o lugar de cada convidado. Caso contrário, os outros pratos deverão ser empilhados sobre o sousplat, exceto o de sobremesa.

Para jantares formais, opte apenas pelo sousplat e dispense o jogo americano. Ambos podem ser usado em conjunto, porém em situações mais informais, apesar da etiqueta exigir escolher entre um ou outro.

Para montar a mesa, posicione a peça no centro de cada lugar, a 2,5 cm da borda da mesa. Em seguida, coloque o prato principal sobre o sousplat e por cima o prato de entrada. Os guardanapos também podem ser colocados sobre o prato de entrada.

Depois é só posicionar a faca à direita dos pratos, com o corte virado para dentro, colher à direita da faca e o garfo, à esquerda dos pratos. Por fim, copos e taças devem ficar no canto direito superior da mesa, na frente de tudo.

Por que usar o sousplat?

O sousplat deve ser usado para cumprir a etiqueta em jantares formais.
O sousplat deve ser usado para cumprir a etiqueta em jantares formais.

Se você ainda tem dúvidas quanto ao uso ou não do sousplat na arrumação da mesa, não se esqueça que o principal motivo da sua utilização é ajudar a cumprir uma das principais regras de etiqueta: não deixar a mesa desguarnecida durante as trocas de pratos.

Além disso, seu o sousplat vai evitar que respingos e farelos de comida sujem a mesa e a toalha, comprometendo o visual e a limpeza da mesa. Pois é muito desagradável e desconfortável para o convidado continuar sentado em um lugar sujo.

Por isso que trocamos o sousplat se ele sujar, evitando também o empecilho de ter que trocar a toalha inteira, causando mais confusão.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

O objetivo é que a peça ajude a manter o espaço do seu convidado sempre organizado e agradável, mesmo que o jantar contenha diversos pratos.

Além de tudo, o sousplat vai conferir um tom mais sofisticado e organizado à sua mesa, e garantir que as regras de etiqueta sejam seguidas.

Aprenda como fazer sousplat de crochê

Aprender como fazer sousplat de crochê é uma ótima ideia para engordar o orçamento,
Aprender como fazer sousplat de crochê é uma ótima ideia para engordar o orçamento,

Viu, o sousplat é um item essencial não só para complementar a decoração da mesa, mas para garantir o conforto e praticidade tanto dos convidados quanto do anfitrião.

Para garantir o seu sucesso, que tal aprender como fazer sousplat de crochê que vai servir tanto para jantares formais, como mais casuais, dependendo da combinação que você fizer com os outros itens na mesa.

Assim, o seus jantares para receber os amigos em casa, a família ou até mesmo à dois para sair da rotina vai ficar repleto de sofisticação, beleza e elegância.

Para isso, pense bem no modelo que você deseja fazer, e tente combiná-lo com peças que já tem em casa, como jogos americanos, toalhas ou caminhos de mesa. A vantagem do sousplat de crochê é poder ser lavado, além de poder ser feito em diversos modelos e materiais diferentes.

Além disso, é possível escolher entre pontos mais cheios, sousplats mais altos, linhas mais finas, barbantes mais grossos, rígidos ou coloridos para fugir da mesmice e conquistar a exclusividade com a criatividade em criar peças únicas.

Não se esqueça que, por ser usado debaixo do prato, suas dimensões devem ser maiores que os pratos. Além disso, o sousplat de crochê pode ser usado por cima do jogo americano em uma mesa com ou sem toalha, mas sempre harmonizando as cores e texturas entre si, com algum contraste.

Eles ficam incríveis em ambientes mais rústicos como casas de campo, chácaras, varandas gourmet ou superfícies de madeira crua. E não se preocupe, se você nunca fez um, disponibilizamos um passo a passo com receita e um tutorial em vídeo para facilitar o seu aprendizado. Além disso, incluímos várias imagens de modelos e inspirações mais para o fina do artigo.

Passo a passo com gráfico para sousplat de crochê

Para começar a aprender como fazer sousplat de crochê você irá precisar de:

  • Tesoura comum;
  • Linha para crochê na espessura e cor de sua preferência, podendo ser barbante ou malha;
  • Agulha para crochê com na espessura que permita trabalhar com a linha escolhida.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Para começar, separe todos os materiais que você vai utilizar. Em seguida, faça um círculo com 6 correntinhas, fechando com um ponto baixíssimo. Depois faça 12 pontos baixos e 6 pontos altos duplos com 4 correntinhas entre cada ponto alto duplo.

Vá repetindo o mesmo procedimento e seguindo o gráfico até chegar na última carreira. Por fim, arremate a linha, fazendo um bom acabamento. Se você estiver usando um fio acetinado, queime a ponta da linha com um isqueiro, para evitar que os pontos de desfaçam com o passar do tempo.

Para um conjunto, faça no mínimo 4 a 6 peças iguais, ou mais quantas peças você quiser.

Lembre-se que quanto mais grossa for a linha, maior e mais alto ficará o seu sousplat. Se você usar um barbante bem grosso, você pode parar de seguir o gráfico e arrematar a ponta quando chegar ao tamanho desejado, mesmo que ainda faltem algumas carreiras no gráfico.

Veja alguns gráficos abaixo:

como fazer sousplat de crochê: gráficos grafico-como-fazer-sousplat-de-croche grafico-como-fazer-sousplat-de-croche

 

Tutoriais em vídeo

Se você precisa visualizar as instruções acima para entender melhor como fazer sousplat de crochê, assista ao vídeo do canal da Alice Arteira abaixo, e mais algumas outra opções de modelos diferentes em vídeo com várias professoras diferentes:

Sousplat de Crochê: Preço

Se você adorou a ideia de aprender como fazer sousplat de crochê e quer aproveitar o ensejo para começar a vender suas peças, melhor ainda. A média de preços pode variar bastante, podendo cobrar desde R$ 20,00 até R$ 70,00 cada peça.

Tudo vai depender do modelo, material usado e trabalho que deu para fazer. Você pode vender as peças individualmente ou em conjuntos, agregando também outros itens, como o jogo americano, guardanapos em tecido, caminhos de mesa e até toalhas, em crochê ou outros tecidos, para compor a decoração e agregar mais valor à sua venda.

A Aqui entre nós, por exemplo, é especialista nos sousplat de crochê, mas também possui todos esses outros itens para compor a decoração da mesa.

É uma peça mais linda que a outra, fazendo parte de mesas incrivelmente dispostas com muita elegância e charme nas mais variadas ocasiões. Selecionamos alguns modelos abaixo para te inspirar.

Modelos de sousplat de crochê para se inspirar

Como o sousplat de crochê pode ser feito de vários materiais diferentes, cores e combinações, selecionamos algumas imagens abaixo para inspirar ainda mais a sua sua criatividade e agregar valor ao seu trabalho. Confira:

Sousplat de crochê em barbante

Sousplat de crochê em barbante
O sousplat de crochê em barbante dá um acabamento mais rígido à peça e fica ótimo em decorações de mesas de madeira ou em ambientes mais rústicos.

Sousplat de crochê linha fina

Sousplat de crochê em linha fina
Sousplat de crochê em linha fina

Se você utilizar uma linha fina vai conseguir criar uma peça mais flexível e delicada. A linha fina facilita a criação de sousplats vazados, em pontos variados. Dá uma aparência mais romântica à decoração.

Sousplat de crochê com fio de malha

sousplat de croche em fio de malha

O sousplat com fio de malha é bem delicado também e combina com ambientes mais intimistas, além de casuais. Ele também pode ser mais rígido e mais grosso.

Sousplat de crochê com babado barroco

sousplat de croche com babado barroco

O sousplat com babado barroco é bastante delicado, e combina com composições mais tradicionais e românticas, além de destacar-se bastante na mesa.

Sousplat de crochê com bico russo

sousplat de crochê com bico russo

Assim como o barroco, o sousplat com bico russo também ganha destaque na composição da mesa. Ele é perfeito para ocasiões especiais ao dar um toque de elegância à mesa.

Sousplat de crochê quadrado

sousplat de croche quadrado

O sousplat de crochê quadrado é uma excelente maneira de inovar, fugindo do convencional. Ele pode harmonizar com pratos quadrados e até redondos.

Sousplat de crochê redondo

sousplat de croche redondo

O sousplat redondo é mais tradicional e elegante, perfeito para qualquer mesa. Não tem como errar com ele.

Sousplat de crochê oval

sousplat de croche oval

O sousplat oval pode surpreender, sendo perfeito para acomodar mesas mais modernas e casuais. No entanto a louça deve estar de acordo com o seu formato para não ficar esquisito. Em geral, é feito sob medida.

Sousplat de crochê retangular

sousplat de croche retangular

O sousplat de crochê retangular é um modelo mais inovador, que pode ser usado também como jogo americano ou com louça no mesmo formato. Ideal para jantares modernos e informais.

Sousplat de crochê com pérola

Sousplat de crochê com pérolas

As pérolas podem tornam seu sousplat mais elegante e refinado, agregando mais valor à sua peça. No entanto, as pérolas devem ser adicionadas sempre nas extremidades do sousplat, para garantir que fiquem visíveis e também não atrapalhar após o prato sobre elas (escorrega).

Sousplat de crochê com flores

Sousplat de croche com flores

O sousplat pode ser feito no formato de uma flor ou você pode criar pequenas aplicações florais em torno dele, causando um impacto e um diferencial, ao mesmo tempo.

Leia mais: Como fazer Flor de Crochê Simples

Sousplat de crochê colorido

sousplat em croche colorido

As cores vivas combinam muito com sousplat de crochê, podendo ser misturadas na mesma peça ou fazer um conjunto de cada cor. Isso vai criar uma mesa dinâmica e alegre.

Sousplat de crochê natalino

como fazer sousplat de croche natalino

Nada como a época do Natal para inspirar e trazer mais alegria à mesa. Ele pode ser confeccionado de várias formas diferentes, combinando tramas retangulares, intercalando o verde e o vermelho, brincar com cores verde, vermelho e branco, ou então crochetar pequenos decorações natalinas no design.

Sousplat de crochê de frutas

como fazer sousplat de croche de frutas

Você pode criar sousplats em formato de frutas diferentes para que as refeições fiquem bem mais divertidas. Eles são perfeitos para brunchs e almoços de verão, na área externa, jardim ou piscina.

Sousplat de crochê bicolor/mesclado

como fazer sousplat de croche mesclado

As cores do sousplat de crochê bicolor devem combinar entre si e com o resto dos elementos decorativos da mesa. Tons diferentes da mesma cor também podem funcionar, criando o efeito mesclado.

Sousplat de crochê em formato de coração

como fazer sousplat de croche de coração

O sousplat em formato de coração vermelho pode ser feito para decorar mesas temáticas. Perfeito para um jantar romântico à dois no dia dos namorados ou aniversário de casamento.

Sousplat de crochê em formato de estrela

como fazer sousplat de croche em forma de estrela

Criar formatos com sousplat é divertido, a estrela, pode exemplo, pode ser inserida no design para se criar uma mandala, ou pode ser o formato do sousplat.

Sousplat de crochê em espiral

como fazer sousplat de croche em espiral

Ao mesmo tempo que fica delicado, é também inovador um sousplat em espiral. Ele pode ser confeccionado em variadas cores e modelos e ficam excelentes em mesas modernas e casuais.

Conclusão

O sousplat é uma peça indispensável em um jantar completo. Um verdadeiro aliado para manter a etiqueta e impressionar nos eventos mais formais, dando um ar de sofisticação e atenção aos detalhes.

Além disso, ele pode ser usado de muitas outras maneiras, sempre agregando beleza valor à sua decoração. Ele cumpre muito bem a sua função, desde a marcação dos lugares dos convidados até a proteção da toalha ou da mesa.

Sendo assim, um objeto essencial nos jantares, almoços, brunchs e eventos especiais. Aprender como fazer sousplat de crochê é uma ideia ainda melhor, pois além de poder decorar suas próprias mesas de forma única, se quiser ainda poderá ganhar um dinheiro extra com a atividade.

Então, não perca mais tempo! Comece a utilizar já os seus sousplats de crochê!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais