Limpar a caixa d’água  é algo de extrema importância e que, infelizmente, não são todos os moradores que o fazem com frequência, e nem corretamente.

A função real e uma caixa d’água não é nenhum segredo pois, afinal de contas, é algo bastante simples de entender. Ela recebe a água proveniente da companhia que for responsável pela prestação de serviços de saneamento de seu estado e a transfere para os encanamentos que abastecem sua residência. Ou seja, manter ela sempre bem limpa é prezar pela sua saúde e a da sua família.

E, caso esteja pensando que isso tudo é complicado demais para você, é ai que você se engana. Trata-se de um processo simples, o qual você poderá executar sem maiores dificuldades. E, para que você possa entender como é este processo, basta continuar lendo este artigo.

Quais materiais/produtos devo utilizar?

Para limpar a caixa d’água é claro que você precisará ter em mãos alguns materiais que irão te auxiliar. Abaixo nós separamos uma lista dos principais materiais que você deverá ter em mãos para este tipo de serviço.

  • Panos limpos, pois é claro, qualquer tipo de limpeza requer panos limpos;
  • Escovas e esponjas com fibras macias, para que assim você não acabe danificando as paredes da caixa;
  • Água sanitária, ao final do processo será ela a responsável pela sanitização da caixa d’água, ou seja, isso faz dela o produto mais importante desta lista.

Como limpar a caixa d’água?

Eis que, sem mais delongas, vamos ao objetivo principal deste artigo. Abaixo trazemos um passo a passo bastante simples para te auxiliar a como limpar corretamente sua caixa d’água.

1 – Feche o registro de água

O primeiro passo é fechar o registro de água que fica na entrada de sua caixa. Somente assim e limpeza poderá se iniciar sem que mais água continue entrando.

Mas, se a sua caixa não possuir um registro deste tipo, então é só fechar o registro de passagem geral do seu imóvel.

2 – Anule a boia automática

Após tirar a tampa de cima de sua caixa, o próximo passo é anular sua boia. Para isto basta que você a amarre, com um cabo pequeno, na posição fechada.

3 – Esvazie a caixa

Limpar a caixa d’água cheia seria uma tarefa um tanto quanto difícil, é por isso que você antes deve esvaziá-la. E para esvaziar a caixa é simples, basta que você abra as torneiras de sua casa ou dê descargas. E claro, você não precisa desperdiçar essa água, pode guardá-la em algum lugar para utilizá-la posteriormente para a limpeza do local.

E, quando sua caixa tiver cerca de 15 cm de água, coloque um pano nos canos de saída para impedir que a água restante, juntamente com a sujeira proveniente da limpeza, entre por estes canos e acabe os entupindo.

4 – Esfregue as paredes da caixa

Após feita toda a preparação dos passos anteriores, é hora de começar realmente a limpeza.

Se sua caixa d’água for feita de fibras ou possuir as paredes lisas, então basta esfregar bem com uma esponja tanto as paredes quanto o fundo.

Se sua caixa d’água for feita de concreto, então o jeito é esfregar bem com uma vassoura de piaçava, enquanto com panos velhos você recolhe a sujeira.

Uma observação importantíssima aqui é que você NUNCA deve utilizar sabão, detergente ou qualquer outro produto que possa vir a contaminar sua água.

5 – Retire a água suja

Utilizando baldes e panos, retire a água suja e quaisquer resíduos que estejam lá dentro.

6 – Adicione a água sanitária

Após finalizar o passo 5, abra a boia e deixe-a encher um pouco a caixa, até cerca de 50 cm, então feche-a novamente a adicione a água sanitária.

A proporção de água sanitária que deverá ser utilizada é de 1 litro para cada 1000 litros de água. Ou seja, se a sua caixa d’água for de 500 litros, utilize então apenas meio livro de água sanitária.

Após aplicada a água sanitária, ela deverá permanecer na caixa por 2 horas e, obviamente, você não poderá usá-la neste período. Em seguida molhe bem as paredes com sua esponja e deixe por mais duas horas.

7 – Enxague pela última vez

retire o pano dos canos de saída e deixe que a caixa esvazie completamente, solte então a boia e a deixe encher parcialmente para que, com esta água você possa limpar as paredes. Após isso esvazie novamente a caixa d’água.

8 – Não esqueça da tampa

E, é claro, não deixe de limpar bem a parte interna da tampa, pois ela também pode acabar contendo sujeiras.

Uma vez que você limpou devidamente a tampa, coloque-a novamente sobre a caixa d’água de maneira a não deixar que nada entre ali.

9 – Caixa limpa

Agora é só abrir novamente o registro e deixar que a caixa encha-se normalmente. Uma boa dica é escrever na parte externa da caixa a data desta limpeza, assim você pode se organizar melhor quanto a sua  próxima limpeza.

E, caso queira evitar aquele gostinho de água sanitária, você pode deixar escorrer por uns 10 minutinhos antes de utilizar a água.

Após tudo isso feito, pronto, você conseguiu limpar a caixa d’água corretamente! E pode ter certeza de que isso irá evitar que doenças sejam transmitidas a você e a toda sua família.

Perguntas Importantes

E se eu não limpar a caixa d’água?

Essa é a água que você irá ingerir, que você irá utilizar para sua higiene e para a higienização de seus alimentos. O que você acha que aconteceria se tal água estivesse contaminada?

Ao limpar a caixa d’água você estará sempre se certificando da qualidade da água que utiliza, é claro que a água que vêm até você será sempre de boa qualidade, entretanto, devido a sujeira acumulada em sua caixa d’água isso pode acabar contaminando a água e trazendo diversas doenças como leptospirose, febre tifoide e cólera.

Outro cuidado importantíssimo que você também deve ter é manter sempre longe insetos, animais e microrganismos que podem acabar danificando a qualidade de sua água. Aliás, este é um dos motivos principais de manter sua caixa d´água sempre bem tampada.

Qual a frequência que devo limpar a caixa d’água?

Se você nunca antes limpou sua caixa d’água, já pode começar o quanto antes. Entretanto, apesar de algumas fontes informarem que a limpeza deve ser feita anualmente, o ideal mesmo é que ela seja feita semestralmente, ou seja, a cada seis meses. E isso não importando o tipo de material utilizado na construção e sua caixa.

E, quando for limpar a caixa d’água, faça isso preferencialmente em um final de semana, quando você poderá retirar um dia somente para esta atividade. Esta é uma tarefa que requer bastante dedicação e cuidado, é importante demais para ser tratada de maneira leviana.

Cuidados preventivos que você pode tomar

Antes de focarmos em como limpar a caixa d’água, há alguns cuidados preventivos que você pode tomar para manter a caixa sempre limpa.

Não deixei materiais sujos, poluentes, tóxicos ou que estejam sujeitos a oxidação próximos a caixa, pois eles podem acabar entrando em contato com a água. Também não deixei qualquer tipo de comida na proximidade, pois isso poderá acabar atraindo insetos e animais (como baratas e ratos) que são prejudiciais para a qualidade de sua água.

E, como já dito acima, mantenha sua caixa sempre bem fechada, de modo que evite a entrada de resíduos e animais em seu interior e, é claro, nunca deposite peso sobre esta tampa pois ela poderá acabar se partindo, e você definitivamente não irá desejar isto.

Escreva um Comentário