Como Limpar Colchão? Bicarbonato? Guia Completo!

Muita gente não tem ideia da importância que tem saber como limpar colchão. A gente tem o costume de trocar a roupa de cama com frequência, mas ignora o fato de que o colchão também precisa ser limpo, higienizado e até trocado, de tempos em tempos.

Para você ter uma ideia, além de deformar por causa do peso do nosso corpo ao longo dos anos de uso, o colchão também absorve o nosso suor, e pior ainda, pode acumular ácaros. Neste caso, o colchão é capaz de até dobrar o peso por conta da quantidade de ácaros acumulados com o passar do tempo.

Por isso, é fundamental, não só trocar lençóis e fronhas, mas também se atentar ao estado do seu colchão. Afinal, quem não gosta de deitar em uma cama limpa, cheirosa e confortável no final de um dia cansativo?

Sendo assim é preciso incorporar a prática de limpar colchões na rotina de limpeza doméstica, a fim de garantir a saúde e o bem-estar de toda a sua família. Mas para isso, é necessário aprender como limpar colchão de forma adequada.

Então, veja como fazer isso abaixo!

Por que devemos limpar o colchão?

saber como limpar colchão é essencial para garantir a saúde o o bem estar da família em casa.
saber como limpar colchão é essencial para garantir a saúde o o bem estar da família em casa.

Muita gente ignora a limpeza do colchão por achar que não há outro jeito senão apenas colocar no sol e bater nele para tirar a poeira. No entanto isso não é o suficiente para a sua completa higienização.

A limpeza e higienização de colchões é muito necessária, inclusive para quem tem alergias, sendo que o aspirador de pó deve ser usado duas ou três vezes por semana, já que ele elimina também os ácaros, uma prática essencial para quem sofre de problemas respiratórios.

E ao contrário que muitos pensam, limpar o colchão não é uma coisa difícil e complicada de se fazer. No entanto, para que seja eficiente, a limpeza tem que ser realizada da maneira correta.

Assim, aprender como limpar colchão é simples e fácil, pois existem inúmeros ingredientes e produtos de limpeza que higienizam de forma eficaz o colchão facilmente encontrados em qualquer dispensa em casa.

Se essa prática for incorporada na sua rotina de limpeza doméstica você vai não só garantir a saúde de todos em casa, mas também prolongar a vida útil do seu colchão. Por outro lado, é preciso lembrar que para uma limpeza mais profunda, garantindo a retirada de ácaros e fungos, somente o serviço de uma empresa especializada é capaz de fazer.

Isso porque essas empresas utilizam produtos específicos para a limpeza, que não irão agredir a superfície do seu colchão, além de higienizá-lo por completo.

Como limpar colchão: Passo a passo

Aprendendo o passo a passo de como limpar colchão a prática fica ainda mais fácil.
Aprendendo o passo a passo de como limpar colchão a prática fica ainda mais fácil.

Para uma limpeza eficaz, aprenda como limpar colchão seguindo os seguintes passos abaixo:

  • Tire toda a roupa de cama do colchão e aproveite para lavar todas as peças, secando-as em um local bem arejado e ao sol.
  • Para o colchão, além dos produtos de limpeza, invista também em um bom aspirador de pó, excelente para eliminar o pó e ácaros.
  • Passe o aspirador em todo o colchão, principalmente nos cantos e costuras, aspirando cada uma delas.
  • Aplique o produto de sua escolha, dependendo também do tipo de mancha e sujeira que deve ser retirada. O ideal é usar um produto específico para estofados, já que são feitos para superfícies de contato com a pele e não causam danos à saúde. Para as manchas, aposte em produtos ou ingredientes à base de enzimas, que “quebram” a estrutura da mancha, como se as derretessem.

Receitas caseiras para limpar colchão

Existem várias receitas caseiras de como limpar colchão rapidinho.
Existem várias receitas caseiras de como limpar colchão rapidinho.

As receitas caseiras são excelentes para fazer a manutenção do colchão no dia a dia ou dar aquela limpeza emergencial, principalmente se você tem crianças pequenas em casa ou até mesmo idosos, que de vez em quando causam os pequenos “acidentes noturnos” com as escapadinhas de urina.

A empresa Dr. Lava Tudo, por exemplo, dá várias dicas e até ensina como limpar colchão de forma rápida e prática na sua casa, com receitinhas infalíveis e fáceis de fazer. No entanto, é sempre bom lembrar que uma limpeza profissional deve ser feita de tempos em tempos para garantir a integridade do seu colchão. Veja abaixo:

Como limpar colchão encardido com bicarbonato

Essa receita caseira é ótima para limpar colchão encardido, pois o bicarbonato de sódio é um excelente ingrediente para limpeza de diversos objetos. Assim, limpar colchão com bicarbonato é bom porque ele altera o pH da sua superfície quando aplicado diretamente sobre ela, eliminando possíveis manchas e sujeiras.

Para saber como limpar colchão, basta polvilhar o bicarbonato sobre o colchão, concentrando nos locais com mais manchas de sujeira. Em seguida, deixe agindo por aproximadamente uns 30 minutos. Depois, pegue uma escovinha de cerdas macias e esfregue, sem fazer muita força para não danificar o tecido. Deixe agindo por mais uns 30 minutos e aspire com o aspirador de pó.

Como limpar colchão com mancha de sangue

Normalmente, manchas de sangue são bem mais difíceis de eliminar por completo. Mas existem algumas receitinhas que podem funcionar.

Uma delas é misturando uma parte de bicarbonato de sódio com duas de água fria até diluir. Depois aplique sobre a mancha, deixando agir por 30 minutos. Em seguida, retire o excesso com um pano molhado e pressione uma toalha de papel seca para retirar toda a umidade.

Outra opção é usar água oxigenada 10 volumes e aplicar na região manchada, deixando borbulhar. Depois, é só ir removendo o excesso com um pano seco e limpo.

O detergente de cozinha também é um bom aliado, pois ele quebra as moléculas de manchas biológicas. Mas, para removê-las, nunca aplique diretamente sobre elas, mas em um pano úmido.

Misture uma colher do produto em duas xícaras de água e aplique na região, esfregando com uma escovinha. Depois passar sobre a mancha, deixe agir por 15 minutos e passe um pano seco por cima para retirar o excesso.

Outra receita é incluir todos os ingredientes acima na mistura. Como por exemplo, misture o 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, com duas gotas de sabão líquido para lavar roupas e 250 ml de água oxigenada 10 volumes em um borrifador.

Agite bem e aplique a solução sobre todo o colchão, deixando secar naturalmente por algumas horas. Depois de seco, esfregue tudo com uma escovinha e retire o pó do bicarbonato com aspirador de pó, finalizando com um pano seco.

Se mesmo assim, a mancha persistir, tente um amaciante de carne, pois ele é capaz de quebrar as proteínas presentes no sangue. Para a mistura, coloque 1 colher de sopa de amaciante de carne para duas colheres de chá de água fria, até criar uma pasta e coloque no local, deixe agir por 1 hora, depois absorva com pano úmido em água fria e seque.

Como limpar colchão com urina

As manchas úmidas e amareladas de urina podem ser absorvidas com bicarbonato de sódio. Para removê-las, assim que for feita, absorva o líquido com um pano seco. Depois, despeje uma quantidade de bicarbonato de sódio sobre ela, deixando agir durante toda a noite, e aspire pela manhã.

Se as manchas já estiverem secas, aplique o bicarbonato sobre elas e deixe agir por 30 minutos. Depois, com uma esponja, esfregue levemente com uma solução de partes iguais de sabão em pó e água morna. Para finalizar, passe um pano úmido para retirar o excesso e deixe o colchão secar diante do ventilador.

Em caso de manchas mais fortes de urina e com muito odor, o vinagre e o álcool são uma boa solução. Umedeça uma esponja com 3 colheres (sopa) de água oxigenada 10 volumes e esfregue sobre as manchas, depois passe um pano com água.

Em seguida, polvilhe o bicarbonato sobre o colchão, borrifando uma mistura de partes iguais de vinagre de álcool (branco) e água quente por cima, até formar uma espuma, e deixe agir por aproximadamente uma hora.

Por fim, remova o bicarbonato de sódio com o aspirador ou um pano úmido, deixando secar naturalmente. O cheiro forte do vinagre sai depois que o colchão seca.

Leia mais: Como Tirar Cheiro de Xixi do Sofá (cachorro, gato e humano)

Como limpar colchão com mofo

Para saber como limpar colchão com mofo é preciso deixar o colchão tomar um ar para secar a umidade. No caso de manchas recentes, passe um pano umedecido com detergente de cozinha e água morna. Em seguida, borrife vinagre branco e deixe secar.

Se o bolor mais antigo, dilua 1 colher de sopa de bicarbonato em 30 ml de água oxigenada e esfregue a mancha com uma escovinha de dentes velha até formar espuma. Depois tire o excesso com um pano úmido e deixe secar ao sol.

Como limpar colchão com ácaros

Ácaros são uma praga causadora de alergias e outros males, mas eles não resistem a uma limpeza semanal com bicarbonato de sódio. Para eliminá-los, basta polvilhar a substância por toda a superfície do colchão para que ela absorva a umidade junto dos ácaros.

Depois é só aguardar 30 minutos e passar o aspirador de pó por cima de tudo. O único detalhe neste caso é não deixar o colchão ao sol, para que o calor não favoreça a proliferação dessas pragas.

Como limpar colchão com mancha de vinho ou líquidos escuros

O álcool é um bom aliado para esses tipos de manchas, pois ele se incorpora facilmente na mancha e evapora, fazendo ela desaparecer também. Para isso, misture meio copo de água morna com meio copo de vinagre de álcool ou de limão e aplique com uma toalha branca sobre o colchão.

Caso a mancha estiver muito concentrada, não esfregue para não aumentar a área manchada e incorporar ainda mais nas tramas do tecido. Nesse caso, aperte a toalha sobre a superfície.

Leia mais: Como Limpar Sofá de Tecido? Conheça 04 Segredos!

Como limpar colchão com manchas não identificadas

É possível que algumas manchas apareçam no colchão ao longo do uso que não possam ser identificadas ou saber a procedência delas. Nesses casos, borrife uma mistura feita com uma parte de detergente ou de vinagre branco com duas de água fria, deixando agir por 10 minutos e secando com uma toalha depois.

Como limpar colchão com odor de cigarro

Por incrível que pareça, ainda tem muita gente com o hábito de fumar no quarto, até mesmo deitado na cama. Por isso, é imprescindível que a lavagem das roupas de cama seja periódica para que o odor não acumule nelas e penetre no colchão.

Caso você tenha que se livrar do cheiro, existem três técnicas para tirar o odor de cigarro do colchão.

A primeira opção consiste em passar sobre o colchão um pano embebido em vinagre de maçã branco. A segunda é espalhar bicarbonato e deixar agir por cerca de oito horas, antes de remover com aspirador. E a terceira é misturar 1 colher de sopa de detergente líquido com duas xícaras de água fria, e aplicar em todo o colchão até que ele absorva a solução, e secar depois com pano seco.

Para melhorar ainda mais o cheiro no ambiente, acenda no quarto velas antitabaco e preencha os cinzeiros com areia de gato.

Como limpar colchão com manchas e cheiro de suor

O colchão também pode absorver o suor do corpo através da roupa de cama, principalmente se ele não tiver um protetor. Para remover manchas de suor e desodorizar para eliminar maus odores, misture meio copo de água morna com meio copo de vinagre de álcool e 3 colheres de sopa de bicarbonato.

Depois, aplique essa solução em uma flanela e esfregue na área afetada. Para tirar o cheiro de vinagre, pingue cerca de 20 gotas de óleo essencial de lavanda em outro pano e passe sobre o local já limpo.

Como limpar colchão com ferrugem

A ferrugem pode também aparecer, no caso dos colchões de mola. Para removê-las, não tente esfregar senão a mancha pode penetrar ainda mais no tecido do colchão.

A solução é cobrir a área manchada com uma pastinha feita com suco de meio limão e bicarbonato, deixando agir por cerca de 30 minutos. Depois é só limpar com um pano úmido em água. Manchas pequenas podem ser removidas com um pano molhado em vinagre de álcool branco ou de maçã.

Como limpar colchão com cheiro de cachorro

Tem gente que também tem o hábito de deixar os animais de estimação subir na cama ou de até dormir com eles. Isso acaba fazendo com que o cheiro deles fique impregnado na roupa de cama e no colchão com o passar do tempo.

Para tirar o cheiro de cachorro do colchão, por exemplo, borrife uma mistura de meio copo de vinagre branco com meio de álcool. Em seguida, esfregue e deixe secar naturalmente.

Caso haja manchas de fezes adicione 1 colher de sopa de bicarbonato na mistura e esfregue o local. Deixe isso agindo por 30 minutos antes de limpar, e para deixar cheiroso, acrescente no borrifador 1 colher de sopa de amaciante, diluído em água.

Como limpar colchão com manchas de tinta

Manchar o colchão de tinta pode parecer inusitado, mas acredite, pode acontecer. Principalmente se você tiver crianças em casa.

Caso o colchão for manchado de tinta, pegue uma folha de papel-toalha e pressione o local para que o papel absorva a tinta. Não esfregue! Depois, umedeça um pano com álcool e aperte por cima.

Se a mancha persistir, passe outro pano umedecido com uma solução de 1 colher de sopa de detergente, 2 colheres de chá de vinagre branco e 1 xícara de água. Deixe agir por cerca de 10 minutos e repita o processo, até que a mancha seja removida por completo.

Como limpar colchão de bebê

Aprender como limpar colchão de bebê é super importante para a saúde dele.
Aprender como limpar colchão de bebê é super importante para a saúde dele.

No caso do colchão de bebê os cuidados terão que ser redobrados todos os dias para garantir a saúde dele. Afinal, é comum vazar xixi ou cocô das fraldas uma vez ou outra. Além disso, o bebê pode até mesmo vomitar na caminha dele.

Além de trocar as roupas de cama do bebê a cada três dias ou sempre que sujar, lavando tudo separadamente com água morna para matar qualquer bactéria, o colchão também precisa ser limpo, pelo menos, duas vezes por semana.

Comece aspirando o colchão dando atenção especial aos cantos e costuras, onde costuma acumular mais sujeira e pó. Depois, passe uma escova macia com detergente neutro e água morna para lavar por completo o colchão. Em seguida, deixe o colchão secando ao sol ou numa área bem arejada.

Caso o bebê faça xixi ou vomite no colchão, tire a roupa de cama imediatamente e, em seguida coloque um pano seco sobre o local para absorver todo o líquido. Depois, coloque uma mistura de uma colher de chá de bicarbonato de sódio para duas de água fria em cima do local e deixe agir a noite inteira.

Ao amanhecer, aspire o que sobrou da misturinha e deixe o colchão secar antes de usar novamente. Caso suje de cocô, o ideal é limpar primeiro o colchão com água morna e sabão neutro, depois, aplicar a mesma mistura de bicarbonato, deixando agir também por um dia.

Higienizar fronhas e lençóis

Saber higienizar a roupa de cama é tão essencial quanto saber como limpar colchão.
Saber higienizar a roupa de cama é tão essencial quanto saber como limpar colchão.

Além de aprender como limpar colchão, é preciso saber como higienizar as fronhas e lençóis, para que eles permaneçam sempre limpos.

Recomenda-se trocar toda a roupa de cama, pelo menos, uma vez por semana, para evitar acumular pó e ácaros. Mas caso seus lençóis ou fronhas costumem ficar muito encardidos e/ou manchados, você pode higienizá-los utilizando a seguinte mistura caseira:

  • o suco de 1 limão;
  • ½ xícara de vinagre de álcool;
  • 1 litro de água.

Para fazer, ferva a água com o limão e o vinagre em uma panela quente, e coloque as fronhas e os lençóis dentro de molho por mais ou menos uma hora. Depois tire-os e coloque na máquina para lavar normalmente.

Leia mais: Dicas De Como Tirar A Umidade Do Quarto!

Dicas para garantir a saúde e aumentar a vida útil do colchão

Agora que você aprendeu como limpar colchão e higienizar toda a roupa de cama, aqui vão algumas dicas preciosas que ajudam a manter seu colchão limpo e arejado por mais tempo. Veja abaixo:

  • Vire o colchão periodicamente, pelo menos umas quatro vezes ao ano, para que os dois lados sejam arejados por igual;
  • Sempre que possível abra a janela e deixe o sol bater no colchão, no mínimo uma vez por semana;
  • Troque sempre as roupas de cama;
  • Utilize sempre uma capa protetora para colchão e fronhas impermeáveis, se possível as antialérgicas;
  • Caso sujar, sempre limpe a superfície imediatamente;
  • Coloque o colchão ao sol por 10 minutos, pelo menos uma vez por semana, para eliminar odores e umidade, evitando ácaros e fungos;
  • Nunca encharque o colchão na hora de limpar ou deixe-o muito úmido, para evitar a criação de fungos;
  • Contrate uma empresa especializada para realizar a limpeza de seu colchão a cada ano.

Pronto! Com todas essas dicas de como limpar colchão, manter a limpeza dele em dia vai garantir a sua saúde e bem estar. Assim, você terá uma vida longa com boas noite de sono e o seu colchão também!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais