Uma coisa comum que acontece muito com pessoas novatas na cozinha é queimar a comida. E quando digo queimar, é deixar o arroz praticamente preto. Nessas horas entra o desespero da chinelada da mãe e você tentar lavar a panela para tirar o queimado, mas não consegue… Então, você se pergunta como limpar panela queimada de maneira eficiente?

Como estamos falando de um problema bastante comum do cotidiano, aqui no Total Construção preparamos um texto só para lhe ajudar nessa terrível tarefa.

Tudo preparado para a leitura? Então continue sem precaução! 

Lavando com vinagre

O vinagre é praticamente um ingrediente de mil e uma utilidades. Usado em muita coisa, desde para fazer um antimofo caseiro até para tirar o queimado de panela!

O método é bastante simples. Arrume um vinagre branco e o jogue em toda a parte queimada da panela, ferva por cerca de 5 minutos. Passado o tempo, deixe a panela esfriando e remova o queimado com uma esponja macia, esfregando suavemente a superfície. 

Tirando o queimado com bicarbonato de sódio

Assim como o vinagre, o bicarbonato de sódio é outro aliado de mil e uma utilidades na cozinha e é bastante simples.

Espalhe o produto no fundo da panela e jogue duas colheres de sopa de água e ferva até começar a borbulhar. Apague o fogo, deixe de molho por uns 2 minutos mais ou menos e esfregue com uma palha de aço. 

Como limpar queimado de panela com água + sal?

Esse método só funciona se caso o queimado não esteja tão grave e não tenha comida grudada igual superbond na panela. 

Para limpar a panela queimada com água e sal você precisará primeiramente retirar o máximo possível da comida grudada, e depois lavar a panela normalmente com água quente (cuidado para não se queimar). Terminado o processo de lavagem inicial, cubra as partes que estão queimadas com água limpa e jogue três colheres de sopa de sal e deixe quieto por 15 minutos. Daí, então, esfregue com uma escova de dente que não vai usar mais. Repita o processo até não sobrar mais resto de comida e marca de queimado.

Limpando com água quente + detergente

Tente tirar o máximo possível de resto de comida da panela e deixa-a em fogo baixo. Durante esse processo, vá colocando copos de água e detergente na panela. A água deve cobrir toda a parte queimada para que esse método funcione. 

Agora deixe essa mistura ferver por mais de 3 minutos. Depois que tiver passado os 3 minutos, usando uma colher de pau, verifique se a sujeira do queimado está desgrudando ou não. 

Se caso a sujeira não estiver saindo, deixe por mais alguns minutos. Repita isso até notar que a sujeira está saindo, em caso afirmativo, jogue a água fora e limpe a panela normalmente.

Água sanitária

A água sanitária é um utensílio de limpeza muito agressivo, por isso só deve ser usada em último caso quando todas as outras opções acima não tiverem funcionado.

Para limpar o queimado de panela, cubra o fundo e toda a parte queimada com água e coloque um pouco de água sanitária. Leve a panela ao fogo e deixe a mistura fervendo por cerca de 5 minutos, NO ENTANTO, é aconselhável usar máscara e deixar a casa bem arejada, pois a fumaça que essa mistura solta faz mal a saúde. 

Terminado a fervura, deixe a água esfriar e depois lave a pena com uma esponja. Lembre-se de usar luvas e máscara durante esse processo. 

Dicas para se prevenir

Como se prevenir
Imagina limpar essa sujeira toda usando apenas uma esponja e detergente líquido…

Agora que você aprendeu a como limpar queimado de panela, agora é bom aprender a se prevenir.

Afinal, limpar queimado de panela toda hora é um pé no saco, então por que não seguir certas precauções?

Fique longe da internet 

Comida queimada muitas vezes é causada por falta de atenção, principalmente quando você tem o costume de ficar olhando as redes sociais 24 horas por dia, ou ficar jogando algum jogo durante o cozimento. 

Você ficar lá vendo seu feed do facebook e instagram e acaba esquecendo totalmente do arroz no fogo. Resultado? Um arroz torrado, intragável e horroroso. 

Lembre-se, cozinhar exige mexer com o fogo. Portanto, esse tipo de descuido pode acarretar em incêndios e acidentes sérios.

Uma dica que posso dar é simplesmente larga o celular ou o notebook na hora que for cozinhar. Se caso ainda quiser acessar a internet nesse meio tempo, é recomendável colocar alarmes a cada 5 min para verificar a comida no fogo. 

Não use uma boca maior que a panela

Se a boca do fogão for maio que a superfície do fundo da panela, as chamas do fogão vão sair pelas laterais e começará a criar manchas no metal. E não para por aí, as panelas convencionais foram feitas para aguentarem altas temperaturas, sim de fato, mas isso só vale no fundo da panela, não suas laterais.

Laves as panelas imediatamente

Depois que estiver terminado com todas as coisas que envolver cozinhar, limpe imediatamente as panelas. Já que depois de algum tempo, a sujeira tende a seca e gruda nas nelas, deixando-as mais propensa a se queimarem.

Parar raspar o resto de comida use espátulas de plásticos ou colheres de paus. Os utensílios domésticos de metal riscam as panelas e diminui sua vida útil. Se caso a sujeira não estiver saindo com facilidade, encha com água e a ferva por alguns minutos.

Lavar panelas pode ser uma tarefa aterradora, no entanto, não é necessário se desesperar! Apenas seguindo as dicas de como limpar panela queimada nesse texto já lhe irá te ajudar nessa terrível tarefa, mas lembre-se: água sanitária só deve ser usada em último caso pelo fato desse produto ser altamente agressivo ao corpo humano. 

E aí? Gostou do texto? Então compartilhe nas suas redes sociais ou comente o que achou!

Escreva um Comentário