Como limpar sofá: camurça, suede, veludo, etc

O sofá é um dos móveis mais importantes de uma casa e é por isso que também exige alguns cuidados. Assim como qualquer outro móvel ou objeto, o sofá também começa a ficar velho com o tempo, assim não ficando tão agradável. Por isso é importante que você aprenda como limpar o sofá, para que possa manter ele sempre conservado e bonito na sua sala.

Portanto, abaixo separei o passo a passo para você aprender a limpar sofá de acordo com o que você tem em casa. Abaixo, terá um guia completo com cada tipo de material, para que assim você encontre o seu modelo de sofá que tem em casa e passe a limpar ele. Portanto, confira o artigo completo abaixo para você conhecer!

Conheça cada tipo de sofá

Resultado de imagem para Conheça cada tipo de sofá

Antes de você procurar nesse artigo as maneiras de limpar o sofá, é importante que você entenda que existem sofás de vários materiais diferentes. Dessa forma, essa diversidade de materiais não é apenas uma questão de estética, mas também de resistência e cuidados específicos.

Por isso, o primeiro passo para a limpeza do sofá é identificar o tipo de material que é o seu. E para que fique mais fácil, separei os principais tipos de sofá que existem hoje no mercado para que você possa conhecer também. Veja quais são:

Suede

O primeiro tipo de sofá é o sofá suede. Esse material é muito confundido com um sofá de camurça, já que ele parece ser o mesmo tipo de material, porém, ele tem as suas características específicas.

O sofá suede é um modelo bastante procurado atualmente. Já que ele deixa o ambiente incrível, além de passar uma sensação de luxo para o ambiente. Esse modelo é mais resistente do que outros materiais. Ele consegue suportar mais poeiras, líquidos e outros tipos de complicações que possa haver.

Couro

O couro é um material facilmente de identificar, já que ele não é macio como os materiais tradicionais e ele também é mais gelado. O bom do couro é que ele é um tipo de material bem mais fácil de limpar. Já que ele não absorve a sujeira facilmente como os outros tipos de materiais. Por isso, esse modelo é bastante procurado, para quem busca uma opção mais prática.

Linho

O linho é um tipo de material utilizado para a fabricação de tecido. Esse material é bastante utilizado principalmente em sofás. Já que ele também possui uma boa resistência e da um acabamento incrível no sofá. Diferente de outros materiais para a produção do sofá o linho é extremamente sustentável evitando agredir a natureza. Além do mais, ele é mais resistente que outros tipos de materiais utilizados para a produção de tecidos, tais como o algodão. Sendo assim, para quem procura uma opção mais sustentável, o sofá de linho é uma boa opção.

Veludo

O sofá de veludo é um modelo extremamente macio e que também traz bastante luxuosidade para o local. Tanto é que ele costuma ser utilizado em decorações requintadas. O sofá de veludo pode ser feito utilizando vários tipos de tecidos, mas o mais comum é a utilização do poliéster.

O sofá de veludo é um dos mais caros que encontramos no mercado. Já que o seu processo de fabricação exige um maior custo. Além disso, a limpeza do sofá de veludo também deve ser feita com mais atenção, para que não haja quaisquer complicações.

Chenille

O último tipo de material que separei é o chenille, sendo que os sofás de chenille já foram bastante utilizados. Porém, depois que foi surgindo novos modelos de sofá tão macios quanto essa opção, o Chenille passou a ser menos utilizado.

Em relação a limpeza do Chenille ele é um pouco mais complicado que os outros modelos. Desse modo, se o seu modelo de sofá é de chenille, você terá muito mais dificuldade durante a limpeza dele.

Como limpar sofá de camurça

Imagem relacionada

A limpeza do sofá deve ser feita uma vez por semana de uma forma bem leve para não danificar e apenas tirar as sujeitas que o sofá adquiri durante a semana. No caso do sofá de camurça, você pode utilizar sabão neutro, shampoo especializado para o sofá, aspirador de pó, álcool, detergente e uma escova macia. Fora esses produtos citados, você não pode utilizar outros. Para que você não danifique o seu sofá.

Veja o passo a passo para limpar um sofá de camurça:

1º Tire o excesso da sujeira

O primeiro passo é retirar o excesso da sujeira, pois esse tipo de material acaba grudando sujeiras que não podem ser retiradas com o aspirador. Por isso, você vai precisar de uma escova macia, no qual irá passar em todo o sofá. Assim você vai tirar o excesso para que depois possa prosseguir com o próximo passo.

2º Aplique o aspirador

Depois que você tirou aquelas sujeiras mais grossas será necessário aplicar um aspirador. Assim ele irá tirar toda a poeira do seu sofá e prepara-lo para o próximo passo. É importante que você procure focar nos cantos do sofá, já que é o lugar que mais acumula. Portanto, procure está atento com essa situação.

3º Finalize com um produto para limpeza

Depois desse passo você irá finalizar utilizando um dos produtos acima para a limpeza. Nesse caso você irá precisar de um pano macio, no qual irá umedecê-lo com os produtos. Após esse processo basta você aplicar no sofá inteiro. E por fim, espere ele secar totalmente antes de utilizá-lo.

Limpeza em sofá de suede

Resultado de imagem para Como limpar sofá de camurça

Já para quem tem um sofá suede a limpeza também necessita de alguns cuidados específicos. Por isso, abaixo separei o passo a passo para que você possa fazer nesse tipo de sofá também. Veja:

1º Raspe a sujeira

O primeiro passo para limpar o sofá suede em casa é raspando a sujeira que tem nele. Ao invés de você usar uma escova, você vai utilizar uma colher, no qual irá raspar com cautela para que assim você consiga retirar o grosso do sofá.

2ºFaça uma mistura para a aplicação

Após esse processo, você irá precisar fazer uma mistura para aplicar no sofá. Nesse processo, você precisará encher meio balde de água e em seguida cerca de 8 gotas de detergente. É importante que a água que você utilizar seja morna e o detergente seja neutro. Por fim, você precisará misturar até que forme uma espuma. Caso não forme, você pode colocar mais detergente, mas atenção para não exagerar.

3º Aplique com um pano

O próximo passo é aplicar essa mistura com um pano. Você irá precisar de um pano macio no qual irá umedecê-lo na mistura que você fez. Em seguida, será necessário aplicar no sofá e esfregar com um outro pano seco.

4ºRetire o produto

E para finalizar, você precisará tirar o produto utilizando um outro pano. É importante que você tire o máximo do produto possível para não danificá-lo.

Sofá de tecido encardido

Imagem relacionada

A limpeza do sofá deve ser feita pelo menos uma vez por semana. Porém, muitas pessoas acabam não tendo esse hábito de limpeza, até deixar o sofá chegar a uma situação extremamente crítica, deixando ele encardido.

Se você se identifica com essa situação, veja alguns truques que separei para você limpar o sofá que está nesse estado.

  • Para começar você precisará tirar todas as almofadas do sofá, para que consiga limpar todos os cantos dele.
  • Depois desse passo, será passar um aspirador em todos os cantos para retirar a sujeira.
  • Logo, você terá que fazer uma mistura com água morna e sabão de cocô. Essa misura será necessária para a aplicação no sofá;
  • 4
  • ºAplique a mistura com uma escova macia, para que você consiga limpar.
  • Para finalizar, basta secar a parte que estiver úmida com um pano molhado e depois esperar que ele seque totalmente.

Dicas para limpar sofá branco

Limpeza de sofá

Quem tem sofá branco sabe que o processo de limpeza é bem mais complicado. Já que o branco mostra muito mais a sujeira, exigindo assim uma frequência ainda maior. Além disso, no caso da limpeza com o sofá branco é muito importante que você tenha cautela para não manchá-lo. Pois diferente de um sofá com um tom escuro, o branco fica bem exposto, então se você manchar, o sofá fica feio visualmente.

Portanto, veja abaixo algumas dicas para você limpar o sofá branco:

Identifique o tipo de material

O primeiro passo para limpar um sofá branco é identificando o tipo de material. Esse passo é importante porque o material do seu sofá irá dizer como você terá que limpá-lo. Então nesse passo, você pode verificar o passo a passo da limpeza de acordo com alguns tipos de materiais que citei acima.

Aposte em um produto específico

A próxima dica para a limpeza do sofá branco é utilizar um produto específico. Embora você possa utilizar outros produtos que também funciona, a melhor opção é escolher um que seja totalmente específico para o seu sofá. Para que assim, você garanta uma limpeza melhor e sem risco de manchar.

Tenha frequência na limpeza

E por fim, a última dica é que você tenha uma frequência ainda maior na limpeza. Sugiro que uma vez na semana, você passe um pano úmido com o produto específico para fazer uma limpeza maior e em outro momento da mesma semana, você procure tirar poeira para conservar o sofá.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.