Quer saber como organizar uma festa infantil sem dores de cabeça? Então, acompanhe o texto e descubra que a tarefa é mais simples do que você imagina!

“Como organizar uma festa infantil?”. Essa é uma pergunta mais comum do que você imagina, principalmente na internet. Mas, apesar do que você deve achar, a tarefa nem é assim tão complicada.

Organizar um evento desse tipo só requer algumas coisas. Primeiro, atenção aos detalhes. Segundo, organização, já que são várias etapas, e deixar uma delas para trás pode ser um problema.

Por último, uma festa infantil vai precisar de uma máquina fotográfica (ou de um smartphone com ótima câmera). Afinal, você depois vai querer se lembrar, e se orgulhar do seu feito. Melhor: com certeza vai querer mostrar para o pequeno da comemoração que ele teve uma festa feita com amor.

Dito isso, valor logo ao que interessa! Siga o passo a passo simples a seguir, e sua festa será um sucesso!

1. Defina um tema

tema minions

Muita gente deixa essa etapa mais para a frente. Porém, o tema da festa vai afetar diretamente todas as outras etapas e, por isso, é importante defini-lo logo de cara.

Para uma festa infantil, as temáticas possíveis são as mais variadas. Você pode investir em:

  • Animais (cachorro, passarinhos etc.);

  • Animações (como filmes e desenhos animados);

  • Cores, optando por vários balões;

  • Uma profissão, quando o pequeno tiver paixão por algum trabalho;

  • Palhaços, já que eles costumam alegrar a criança; e outros.

Normalmente, você conseguirá definir esse tema sozinho. Porém, se preferir, você conversar com o aniversariante e perguntar o que ele deseja.

Talvez o pequeno tenha visto a festa de um amiguinho e deseje algo parecido. Não haverá nada melhor do que ver o brilho nos olhos dele ao ter a decoração desejada.

Se suas condições financeiras não andam muito boas, não desanime! A decoração pode ser feita de modo artesanal ou com a ajuda de amigos. Decorar não precisa ser caro — só vai precisar de criatividade.

2. Escolha uma data e horário

O segundo passo para organizar uma festa infantil é definir uma data e horário. Como crianças costumam dormir cedo, o ideal é que o evento aconteça a tarde. Ele também precisará ter hora para acabar, para que você não tenha problemas com quem adora prolongar a festa.

Se preferir realizar o evento a noite, recomendamos que ele não comece depois das 18h. Do contrário, os pequenos logo se cansarão, e você não terá tantos lugares para acomodar os dorminhocos.

Definir uma boa data é outro ponto importante. O ideal é que o dia da festa não seja muito próximo a feriados. Isso porque, muita gente costuma viajar, e pode faltar à comemoração. Se isso acontecer, seu gasto terá sido desnecessário, e o seu pequeno poderá ficar decepcionado.

Então, mesmo que a data do aniversário seja no feriado, programe outro dia. Escolha um sábado ou domingo próximo, e comemore!

Se o evento for realizado no domingo, prefira realizá-lo a tarde pois, no outro dia, os adultos trabalharão. É bom dar um tempo de folga a eles entre a festa e o dia seguinte.

3. Estabeleça o número de convidados

convidados festa crianças

Quem você convidará? Sua família? Amigos? Vizinhos? Os amiguinhos do aniversariante?

Crie uma lista de pessoas, incluindo os convidados e “agregados” (como parentes que moram na casa do convidado). Depois, conte todo mundo e tenha a certeza de que você consegue bancar uma festa para todos. Se for o caso, prefira uma lista restrita, para pessoas e amigos mais próximos.

Saber quantas pessoas estarão presentes será essencial para os próximos passos desta lista sobre como organizar uma festa infantil.

4. Descubra o quanto você pode gastar

Com o número de convidados e tema, você terá uma breve noção do quanto vai gastar. Você está disposto a ter essa despesa? Quanto você tem disponível para a festa?

Ao definir o quanto você pode gastar, você poderá fazer escolhas. Como se vai produzir ou alugar a decoração, se vai preparar ou encomendar os comes e bebes etc. Defina um orçamento e faça de tudo para não sair dele. Assim, você não terá problemas nas contas depois.

5. Defina o local da festa

A festa será na sua casa? Na casa de outra pessoa? Em um salão de festas? Defina o endereço e tenha a certeza que ele terá fácil acesso pelas pessoas. Isso vai garantir que seus convidados chegarão seguros e de forma rápida.

6. Pense em atividades para as crianças

brinquedos infantis

Crianças não ficam paradas — você já deve saber disso, não é mesmo? Por isso, é essencial planejar o que elas vão fazer durante a festa.

Sempre que possível, vale a pena contratar um palhaço, um mágico ou outro animador de festas. Brinquedos, como um pula-pula ou piscina de bolinhas, também costumam ser ótimas opções. Mas, claro, tudo vai depender do quanto você pretende gastar, e também da idade e número de crianças.

Um número pequeno de crianças até 3 anos, por exemplo, pode se distrair facilmente com uma sala de brinquedos. Mas crianças maiores do que 10 anos vão precisar se movimentar mais, ou ficarão entediadas.

Se for o caso, escolha alguém da família para divertir os pequenos. Claro, se a pessoa concordar com a tarefa. Brincadeiras com balões, pintura facial e outras podem ser suficientes.

Para escolher as melhores opções, se baseie no que o seu pequeno gosta. Muito provavelmente, crianças da mesma idade também se divertirão com essas atividades.

7. Planeje o cardápio

Atenção: se a festa é infantil, pense no paladar das crianças! Salgadinhos, pipoca, cachorro-quente e alimentos semelhantes precisam estar no cardápio. Do contrário, elas não vão comer e ficarão logo chateadas.

No dia da festa, a nutrição é bem pouco importante. Você não vai querer um dos pequenos chorando porque não gosta de brócolis, não é?

Só vale a pena deixar os doces para o final. Do contrário, as crianças podem focar apenas neles, e isso será um problema para os pais depois.

De qualquer forma, não esqueça dos adultos. Dependendo do horário da festa, você pode também servir um almoço, churrasco ou tira-gostos. Eles vão agradar mais o paladar dos maiores de 15 anos.

Hoje em dia, é muito comum pedir que as pessoas levem o que vão beber. Se você optar por essa estratégia, deixe bem claro no convite quais serão as bebidas “permitidas”.

Bebidas alcoólicas serão bem-vindas? Caso julgue que não, deixe claro para os seus convidados que você não as considera adequadas para sua festa infantil. Eles vão entender.

8. Convide as pessoas

Com tudo já definido, convide as pessoas. Você pode ligar para elas, entrar em contato por WhatsApp ou mesmo enviar um convitinho físico. Essa última opção, por exemplo, será bastante interessante caso você convide crianças nas escolas. Provavelmente, os pais terão mais segurança em levar seus filhos à festa.

Sempre envie no convite:

  • A data do evento;

  • O horário;

  • Local;

  • Vestes adequadas (se houver);

  • Quem está convidado (só a criança, ou também seus pais); e

  • Horário de término.

Caso você tenha pensado em um cardápio especial para lactointolerantes, vegetarianos ou veganos, vale deixar essa informação clara no convite.

9. Faça um checklist

Agora é hora de anotar tudo o que você vai precisar para a festa. Tudo! Dos talheres necessários até a roupa que o seu pequeno aniversariante vai vestir.

O checklist vai evitar que você esqueça algo importante. Dedique-se a ele, anotando todos os itens e o que você precisa fazer. Você deverá segui-lo no dia da festa, para que o evento seja um sucesso.

10. Prepare a decoração e o cardápio

cardapio festa infantil

Nessa etapa, você já terá alugado a decoração, ou então planejado sua execução com as próprias mãos.

Se você optar pelo aluguel, será preciso apenas combinar a montagem com a loja. É comum que eles sejam os responsáveis por preparar tudo.

Agora, se preferir fazer a decoração sozinho, você vai precisar iniciá-la dias antes. Anote todo o material necessário e compre todo de uma vez. Você poderá precisar de itens como balões, TNT, vasos, enfeites e mais.

Tudo dependerá do tema escolhido para a festa. Nessa hora, pesquise bastante sobre a temática da festa na internet e descubra como você pode criar sua decoração!

Depois, defina onde e como a decoração será feita, e instale-a. O ideal é deixá-la pronta horas antes, para que nenhum imprevisto ocorra. Até porque, a decoração costuma ser a etapa mais trabalhosa da festa.

Se programe também para receber suas encomendas de comes e bebes, ou então para preparar todos eles. Vá ao supermercado com a lista do necessário, e peça ajuda da família e amigos para preparar tudo.

11. Organize o espaço

Alguns itens podem parecer básicos mas, com tanta coisa para fazer, é comum que eles sejam esquecidos. Por exemplo: onde seus convidados sentarão? Onde os comes e bebes serão posicionados? Haverá copos descartáveis? O banheiro está abastecido com papel higiênico?

Passe por todos os cômodos da casa/espaço a que os convidados terão acesso. Analise cada ponto e tenha a certeza de que eles encontrarão praticidade e conforto para se divertir.

12. Entregue lembrancinhas!

lembrancinhas festa infantil

Por último, mas não menos importante: as lembrancinhas! Crianças esperam lembrancinhas após uma festa!

Por isso, planeje-as e prepare saquinhos suficientes para todas as crianças convidadas. Para ter ideias de lembrancinhas, você pode pesquisar por imagens e dicas no Google.

Normalmente, as lembrancinhas de festas infantis vêm cheias de guloseimas. São balas, chocolates e pirulitos, que fazem a alegria dos pequenos. O ideal é que a lembrancinha tenha o mesmo tema da festa, com as mesmas cores e desenhos.

Se preferir, você também pode mesclar os doces com itens mais “úteis”. Como livros de estórias, giz de cera, adesivos, carimbos e mais. Avalie a idade das crianças convidadas e o quanto você pode gastar.

Pronto! Agora você já sabe como organizar uma festa infantil incrível! A criatividade será essencial e, com organização e dedicação, você tem tudo para agradar. Não só aos seus convidados, mas também ao seu pequeno. Depois, é só se divertir!

Escreva um Comentário