É sempre bom fazermos as coisas por nós mesmo. Mas como não nascemos sabendo andar, também não nascemos sabendo como pintar um quarto.

Mas isso não vai te impedir, não é mesmo? Afinal de contas, se você chegou nesse texto, então achou o que procura! Pois nesse artigo nós lhe passaremos o passo a passo de como pintar um quarto de um jeito prático e fácil (e com um bônus!).

Tudo pronto?

Então vamos nessa.

Passo a passo de como pintar um quarto

como pintar um quarto - passo a passo

Passo 1 – Verifique e compre os materiais

Antes de todo trabalho, existem as ferramentas. Afinal, uma parede não se pinta usando apenas o ar. Os materiais necessários para realizar sua pintura no quarto são:

  • Escadas ou extensor de rolo para pintar paredes altas;
  • Rolo de lã;
  • Pincel;
  • Balde ou algum recipiente para diluir e guardar a tinta;
  • Papelão para cobrir o chão;
  • Algum objeto para misturar a tinta;
  • Pano de chão;
  • Luvas para proteger a mão contra a ação da tinta na pele;
  • Tinta acrílica (a mais recomendável para paredes);
  • Lixa;
  • Espátula;
  • Massa corrida;
  • Fita crepe azul para pintura;
  • Pano ou alguma proteção para cobrir objetos que esteja fixado em algum lugar imóvel;
  • Vassoura;
  • Um pouco de detergente.

Passo 2 – Proteja seus móveis e o seu chão

Na hora de pintar, imagina a tinta respingando na sua roupa limpinha, ou na sua coleção de livros… Uma situação aterrorizante, não é mesmo?

Então o que fazer?

Simples, remova todos os móveis, roupas, livros ou qualquer outra coisa que você não queira tinta sujando sobre elas. Se caso existir algum móvel ou item preso à parede, cubram eles com algum pano ou qualquer outro material que proteja o objeto da tinta. Utilize também roupas velhas ou sujas para este serviço, assim, caso respingue algo em você não será um problema tão sério assim.

Já sobre o chão, muita gente faz uso dos jornais. Contudo, papelão faz um trabalho mais eficaz por oferecer uma proteção mais reforçada. Para fazer isso, utilize a fita crepe para que o papelão não se mova do chão.

Falando da fita, ela também pode ser usada para proteger maçanetas, tomadas, janelas, lâmpadas ou qualquer outro tipo de objeto que não pode sujar de tinta. É recomendado também passá-la ao redor da parede que será pintada, para que assim proteger os rodapés, batentes, tetos e as intersecções das paredes.

Passo 3 – Não se esqueça das paredes

Na questão das paredes, o ideal mesmo seria deixá-la o mais lisa possível. Sabe aqueles buracos de pregos ou qualquer outro tipo furo? Sabe como os nivela? Massa corrida neles!

Não se esqueça de lixar toda a área depois de terminar de nivelar, para assim não deixar relevos.

Passo 4 – Limpeza na área que será pintada

A sujeira pode afetar negativamente a tinta na parede, principalmente quando você não tem o costume de limpá-la com frequência. Afinal, sempre tem aquelas traças grudadas na parede ou alguma teia de aranha abandonada pela dona há muito tempo. Além disso, ainda existe o pó remanescente da parede lixada.

Para resolver esses empecilhos, primeiro passe a vassoura nas paredes e nas áreas que serão pintadas para remover o excesso de sujeira presentes nela. Em seguida, pegue um pano de chão molhado com um pouco de água e detergente e passe na superfície que receberá a tinta.

AVISO: Não se esqueça de esperar a parede secar antes de aplicar a primeira demão de tinta, assim você evitará o surgimento de bolhas ou manchas.

Passo 5 – Preparando a tinta

Assim que abrir a lata de tinta, misture-a com algum objeto (de preferência, um cabo limpo de vassoura). A seguir, despeje no balde/recipiente a quantidade necessária para a pintura e a dilua com água. Consulte as instruções presentes no galão em casos de dúvida.

Passo 6 – O último passo de como pintar a parede do quarto

Chegamos a última etapa deste nosso passo a passo de como pintar um quarto. Primeiramente, usando o pincel, aplique a tinta contornando a área a ser pintada, bem próxima a fita que está ao redor. A seguir, umedeça o rolo de lã e o mergulhe sobre a tinta (não se esqueça de retirar o excesso de tinta do rolo antes de passar a pintura) e pinte a parede em movimentos de cima para baixo, em movimento em formato de W e M, sempre alternando. Faça isso até completar a pintura em toda superfície.

Se possível, comece pelo teto para evitar respingos no chão e nas paredes já pintadas anteriormente.

Deixando secar a primeira demão, passe a segunda para que fique com um bom acabamento. Para fazer isso, repita todo o processo anterior.

Passe uma terceira demão se caso o resultado apresentado não for satisfatório.

Aliás, não se esqueça de retirar a fita crepe antes que a última tinta seque, caso contrário ela irá descascar. Assim que a pintura secar completamente, retire os papelões e arrume o quarto da maneira que você achar melhor.

Leitura complementar: Como Pintar Uma Parede Rebocada; Materiais E Etapas!

Bônus: Qual cor pintar o quarto?

Outro passo importante de como pintar um quarto é a escolha da cor da tinta. E por que isso é importante? As cores tem o poder de influenciar o humor nas nossas vidas, podendo trazer tanto relaxamento para a mente quanto agitação.

Na questão dos quartos, que geralmente é o nosso destino de descanso de um longo dia, não é recomendável que o quarto tenha cores que nos deixam agitados (como o laranja, por exemplo). Por isso, lhe apresentaremos as melhores cores para aplicar no seu quarto para um descanso mais tranquilo.

Verde

Não é a toa que nos sentimos tão calmos em ambientes com bastante verde e vegetação. A cor verde é a cor do equilíbrio, da calma e harmonia do espírito. Quanto mais suave for a tonalidade, mais efetivo a cor será.

Azul

Segundo alguns estudos, quartos pintados de azul proporcionam mais tranquilidade ao bebê e diminui a agitação das crianças. Afinal, é uma cor fria, mas não intensa. Presente em muitos dias tranquilos sem tempestades no céu, tanto a noite quanto de dia. Além disso, o azul proporciona bem-estar e aconchego aos moradores.

Lilás

Lilás é a cor da espiritualidade e da intuição. É uma cor fria que mistura o azul com um pouco da paixão do vermelho, oferecendo um ótimo equilíbrio. Além disso, ela transmite relaxamento e equilíbrio no quarto.

Encerrando

Viu como pintar um quarto é uma tarefa fácil? Nem é preciso de um profissional de pintura para realizar essa tarefa tão simples, podendo ser feita por qualquer um. Portanto, o que está esperando? Mãos a obra!

E aí? Gostou do texto? Então compartilhe nas redes sociais e na sua rede de contatos ou deixe um comentário sobre o que achou do texto!

Escreva um Comentário