Lidar com o mofo é algo que ninguém quer e infelizmente ele pode acabar surgindo se o seu guarda-roupa não for arejado e e estiver úmido.  Essa situação é causada pelos fungos em ambientes úmidos e se não houver o tratamento adequado rápido, o mofo irá procriar, atingindo as roupas e fazendo com que você perca algumas peças.

Portanto, se você está passando por isso, não se preocupe, neste artigo iremos te mostrar como tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa! Vamos conferir?

Como tirar o mofo das roupas

Tirar o mofo não é um passo tão complicado e o interessante é que existem várias maneiras de você tirá-lo da roupa. Por isso, abaixo separamos algumas formas de você fazer isso.

  1. Bicarbonato

A primeira opção para retirar o mofo das roupas é misturar o bicarbonato na água e deixar a peça de molho. Essa opção funciona muito bem em peças que já estão há um tempo mofadas e precisam de um cuidado maior. Então, coloque uma colher de bicarbonato a cada litro de água quente ou jogue diretamente na máquina de lavar.

  1. Suco de limão

A próxima opção é o suco de limão, no qual pode ser colocado em qualquer roupa. Neste caso, jogue o suco de limão sobre a mancha, exponha-o no sol e aguarde. Depois lave bem a peça.

  1. Vinagre

Já o vinagre pode ser utilizado em peças pretas ou que sejam mais escuras. Neste caso, você deve aplicar o vinagre em um pano e esfregar sobre a mancha até que saia. Se isso não adiantar e o mofo já estiver em um nível maior, sugerimos que misture vinagre e água e deixe no balde durante 20 minutos. Mas é importante se manter atento ao tempo, já que você não pode deixá-la de molho por um longo período.

  1. Leite fervido

O leite fervido é uma opção bem simples que funciona mais em peças leves e sensíveis. Neste caso,você irá ferver o leite e em seguida colocá-lo sobre a mancha. Aguarde alguns minutos e após esse processo, lave bem a roupa.

  1. Água sanitária

O uso da água sanitária é uma excelente forma de retirar os fungos e impedir que eles continue crescendo. Porém, a água sanitária só pode ser aplicada em roupas brancas, já que ela também serve para retirar as cores das roupas.

Para fazer isso, basta você deixar a roupa de molho durante trinta minutos, com cerca de um litro de água sanitária e uma xícara de açúcar.

  1. Alvejante

O alvejante é uma opção ideal para retirar manchas de mofo, principalmente aquelas que já estão nas peças há um tempo. Para realizar esse processo, basta aplicar o alvejante sobre a mancha e colocá-lo de molho. Depois lave normalmente.

Como tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa

Para te ajudar a tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa de maneira correta, separamos alguns passo:

  1. Para tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa, o primeiro passo é retirá-lo das próprias peças. Para isso, você pode seguir uma das técnicas que citamos acima.
  2. Além disso, o ideal é que você retire todos os itens do guarda-roupa e abra ele para ventilar, afinal, o mofo cria graças a umidade do espaço.
  3. Após esse passo, você vai precisar limpá-lo bem, para isso, poder utilizar um pano úmido com um produto próprio para limpar madeira. Não é recomendado que você jogue água no local, pois isso irá danificar o guarda-roupa.
  4. Por fim,organize as roupas e demais itens, buscando otimizar a menor quantidade de espaço para que o guarda-roupa possa ventilar.

Dica extra: sugerimos que eventualmente você abra as portas para que o móvel não umedeça. É importante também, manter uma rotina de limpeza com ele.

Aproveite para ler também: Como tirar o mofo da parede: Quarto, Sala, Cozinha, etc!

Duas formas para tirar o mofo das roupas

Nos tópicos anteriores mostramos algumas formas de retirar o mofo da roupa, com diferentes materiais. Mas além das substâncias que serão utilizadas, existem duas formas de você retirá-lo, sendo a primeira para roupas mais delicadas e a segunda para àquelas que já não são. Então, abaixo separamos como irá funcionar cada forma.

  1. Para roupas leves e delicadas

No caso das roupas mais delicadas, o ideal é que você faça esse processo com algumas borrifadas de água e um dos produtos que citamos para essa situação. Após borrifar, você irá colocar essa roupa no sol e aguardar alguns minutos. Depois, basta lavá-la normalmente e esperar secar.

  1. Para roupas coloridas

Já as roupas coloridas e comuns, você pode colocá-las na máquina de lavar tranquilamente. Porém, neste caso, o ideal é utilizar a água morna ao invés da fria.

O uso da água morna é ideal pois além de retirar o mofo da roupa, ela vai matar os fungos, assim, evitando que eles progridam.

Atenção: é importante você se lembrar que não adianta realizar todo esse processo e voltar a colocar as roupas no guarda-roupa com mofo, pois o mofo no guarda-roupa irá danificar as roupas novamente.

Por isso, tanto o ato de retirar o mofo da roupa quanto do guarda-roupa precisam ser feitos em conjunto.

Dicas para evitar o mofo

Já vimos acima que lidar com o mofo não é algo tão simples e que para se livrar dele depois é um passo ainda mais trabalhoso. Dessa forma, optar por medidas que evitam o mofo é uma excelente maneira de se preservar dessa situação.

Então, para isso, a primeira dica é que você abra as portas do guarda-roupa ao menos uma vez por dia. Isso irá fazer com que ele fique arejado e evite a umidade.

Além disso, manter esse móvel organizado e limpo também é importante, e se você tem muitas roupas isso se torna ainda mais fundamental. Sendo assim, procure realizar uma limpeza periodicamente e se livrar de peças que não utiliza mais, para deixar o ambiente mais arejado.

Outro passo importante é não colocar peças molhadas ou úmida no guarda-roupa. Às vezes, você está ansiosa para guardar e acaba colocando uma peça que não secou totalmente. O problema disso é que além de causar umidade no local, poderá danificar a roupa, então, espere que ela seque totalmente para guardar.

Por fim, a última dica é não deixar os móveis encostados no outro, mas sempre uma pequena distância entre eles de aproximadamente 10 Cm. Isso é necessário pois manter eles juntos também poderá causar a umidade.

Bônus: Dicas de limpeza e organização no guarda-roupa

guarda-roupa

Ao longo deste post citamos várias dicas para você tirar o cheiro de mofo do guarda-roupa e limpá-lo. Mas antes de finalizarmos, trouxemos um bônus com algumas sugestões de limpeza para o guarda-roupa e dicas de organização. Vamos ver?

  1. Se livre do que não usa mais

Eventualmente é muito importante abrirmos o guarda-roupa e retirarmos aquelas peças que não usamos mais. Além disso ajudar a manter a limpeza do armário, traz uma sensação de bem-estar e mais espaço para novas roupas.

Neste passo, sugerimos que você separe as roupas em três categorias, as que você usa, as que usa pouco e as que não utiliza mais.

  1. Limpe o guarda-roupa uma vez ao mês

Guarda-roupa e demais móveis são objetos que não limpamos todos os dias, mas isso não significa que não precisam de atenção. No caso do guarda-roupa, o ideal é que você o limpe apenas uma vez por mês, tirando tudo que está dentro e utilizando um pano úmido.

  1. Deixe as porta abertas para evitar o mofo

Conforme já citamos, um dos principais causadores do mofo é um espaço úmido e fechado. Por esse motivo, é muito importante que você deixe as portas abertas durante um tempo, para evitar que o guarda-roupa fique úmido e haja mofo. Sugerimos fazer isso pelo menos um vez no dia.

  1. Organize as peças por cor e categoria

Uma das melhores formas de organizar as peças é por cor e categoria. Por exemplo, em uma determinada parte do guarda-roupa você pode colocar apenas blusas. Além disso, é interessante que você também separe as blusas, por exemplo, de um lado blusas de frio, de outro camisa, depois camisetas e assim por diante.

Depois disso, você pode organizar por cores, assim ficará mais fácil de visualizar onde está a peça que procura e mais organizado.

  1. Utilize as gavetas apenas para fins únicos

O próximo passo para organizar o guarda-roupa é utilizar as gavetas apenas para roupas únicas. Por exemplo, em uma gaveta coloque apenas roupas íntimas, em outras pijamas e o mesmo para outras situações. Evite utilizar mais de um tipo de roupa em uma gaveta para não misturá-las.

Outra dica é optar por guardar as roupas em rolos ao invés de dobradas. Dessa forma, fica mais fácil de visualizar cada roupa e ainda otimizar o espaço.

  1. Utilize caixas organizadoras

Por fim, a última dica que é utilizar caixas organizadoras. Hoje, encontramos caixas de vários tamanhos cores e formas. Você pode comprá-las para organizar itens pequenos ou até algumas peças que são mais difíceis de organizar.

As caixas organizadoras também funcionam muito bem para colocar os sapatos. Para ficar mais organizado, opte por utilizar etiquetas com o nome de cada sapato para te ajudar a encontrar o calçado quando precisar.

Escreva um Comentário