Alguns materiais usados em peças de roupas são logo identificados de longe, como os tecidos e bordados feitos à mão. Mas no caso do crochê, você saberia identificar a técnica utilizada para confeccionar a peça só de olhar para ela? No caso, do crochê Tunisiano, por exemplo, nem sempre isso é possível aos olhares destreinados.

Também conhecido por crochê Afegão, o crochê Tunisiano é bastante peculiar e para quem conhece, possui uma beleza inconfundível. Você pode até já ter se deparado com peças em crochê Tunisiano e nem sabe. Ele é um pouco mais complexo do que o crochê comum e costuma exigir bastante técnica e atenção do artesão.

Para quem já está familiarizado com as técnicas de crochê e tricô, o crochê tunisiano não apresenta dificuldades, mas para quem ainda está começando talvez seja mais trabalhoso aprender, pois ele exige mais conhecimento. Mas nada que alguns vídeos e receitas não resolvam.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Quer aprender como fazer crochê Tunisiano? Então, continue lendo o artigo abaixo que vamos ensinar tudinho sobre ele para você! Confira!

O que é crochê tunisiano

crochê tunisiano: o que é
O crochê tunisiano é uma técnica de crochê que mistura elementos do tricô para criar tramas mais fechadas.

O crochê Tunisiano, também conhecido por crochê Afegão, teve origem na Tunísia, através das cameleiras que trabalhavam tiras fininhas de couro e vísceras de animais para tecer agasalhos.

Ele é uma técnica artesanal que possui pontos um pouco diferentes e mais complexos que no crochê comum. Sendo assim, o resultado é um tecido de trama bem mais fechada, firme e indeformável, mesmo após sucessivas lavagens.

Além disso, a sua trama é mais grossa que os demais, facilitando a formação de uma espécie de relevo na peça. Por conta disso, é possível utilizar todos os tipos de fios existentes no mercado, além de que o barbante, por exemplo, não fica “emperrado” na agulha.

Agulha crochê tunisiano

O estilo é bem parecido com o tricô, pois utiliza alguns de seus elementos. Por isso a agulha usada na técnica é especial (agulha afegã), pois mantém vários pontos presos a ela, ao invés de um só.

Para isso, ela é bem comprida e possui um ganchinho nas pontas, como no caso das agulhas tradicionais de crochê. No crochê Tunisiano as carreiras são compostas de duas partes: linha de ida, e linha de volta, exigindo fazer voltas com toda a carreira na agulha.

Ao terminar uma linha, ao invés de virar o trabalho, você deve iniciar uma nova linha de volta. A carreira de ida é feita da direita para a esquerda, e a de volta, da esquerda para a direita.

Existem vários pontos diferentes na técnica, porém os mais usados são o ponto Alto Duplo, o Palito, o Favo, o Esteira, o fantasia e o Simples Tunisiano, um dos mais utilizados.

Outra característica peculiar do crochê Tunisiano é resultar em uma peça menos elástica do que no crochê comum, por isso as peças precisam ser feitas no tamanho ideal. Além disso, a técnica permite que a peça seja confeccionada mais rapidamente. Normalmente, ela é ideal para confeccionar tapetes, cobertores e malhas de inverno.

Ao trabalhar com círculos, por exemplo, também pode-se usar uma agulha circular (duas agulhas com um cordão de ligação), que vai ajudar a segurar os pontos, no caso de carreiras muito grandes.

Como fazer crochê Tunisiano

crochê tunisiano: como fazer
É fácil aprender como fazer crochê tunisiano seguindo receitas, vídeoas e um passo a passo.

Como dissemos, existem muitos pontos diferentes na técnica do crochê Tunisiano, mas o mais simples e mais utilizado é ponto simples tunisiano. A diferença entre ele e o comum está no fato de que você terá que fazer as voltas com a carreira toda na agulha, ao invés de terminar cada ponto antes de começar o próximo.

Além disso, ao terminar essa linha, o trabalho não precisa ser virado. Ao invés, você deverá fazer uma nova linha de volta, resultando em carreiras compostas de duas partes, a linha de ida e a de volta.

Veja como fazer o ponto simples tunisiano, abaixo:

Primeiros Passos: Carreira de ida

  • Crie uma corrente de pontos comuns utilizado um nó ajustável, feita com a agulha comum, se quiser.
  • No caso da agulha comum, depois que terminar a corrente, pegue a agulha de crochê tunisiano e passe a linha por dentro de cada corrente, segurando o ponto na agulha.
  • Para fazer um nó ajustável, passe a ponta da linha por baixo da ponta que vem do novelo, e depois passe essa ponta através da base da laçada, criando uma segunda laçada no processo, apertando a primeira em volta da segunda.
  • Insira a agulha dentro dessa segunda laçada e aperte-a puxando a ponta da linha.
  • Insira a agulha dentro da segunda corrente, depois sobre a linha uma vez. Em seguida, puxe a laçada para trás passando pela frente da peça.
  • Ao fim desse passo, você deve ter duas laçadas na agulha.
  • Repita o segundo passo com cada corrente até chegar ao final.
  • Para cada uma, insira a agulha dentro do ponto, passe a linha em volta da ponta da agulha e passe a laçada de volta pela frente do ponto, completando a sua carreira de ida.

Últimos Passos: Carreira de vota

  • Para fazer a carreira de volta, passe a linha sobre a ponta da agulha e então através de uma laçada na agulha.
  • Para o segundo ponto de volta, passe a linha na ponta da agulha e puxe a linha através de duas laçadas que estão na agulha.
  • Depois desse passo, você terá uma laçada a menos na agulha.
  • Repita o passo anterior, indo de trás para a frente, até alcançar o início do trabalho e ter apenas uma laçada na agulha, até completar a sua primeira carreira de volta e também sua carreira de preparação.
  • Depois, faça as carreiras de ida e volta como nos passos anteriores, repetindo como necessário, terminando com uma carreira de volta.

Se você acha que precisa visualizar melhor essas instruções, veja o vídeo explicativo:

Tipos de pontos de croche tunisiano

Além do ponto Simples Tunisiano ensinado acima, existem muitos outros pontos diferentes para se fazer o crochê tunisiano, e se você quiser aprender todos eles, assista aos vídeos explicativos abaixo:

Ponto Palito

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Ponto Favo

Ponto Alto duplo

Ponto Fantasia

Ponto Esteira

Gráficos de crochê tunisiano

Aqui vão alguns gráficos para que você possa acompanhar a técnica e produzir peças lindas em crochê tunisiano.

gráfico crochê tunisiano: motivos
Motivos em crochê tunisiano
gráfico crochê tunisiano: tapetinho
Tapetinho em crochê tunisiano
gráfico crochê tunisiano: louça de lavabo
Conjunto para decorar louça de banheiro/lavabo

Modelos de crochê tunisiano para se inspirar!

Gorros em crochê tunisiano.
Gorros em crochê tunisiano.
Sapatinho de bebê em crochê tunisiano
Sapatinho de bebê em crochê tunisiano
Carteira em crochê tunisiano
Carteira em crochê tunisiano
Tapete em crochê tunisiano
Bolsa em crochê tunisiano
Bolsa em crochê tunisiano
Cachecol em crochê tunisiano
Cachecol em crochê tunisiano
Almofada quadrada em crochê tunisiano
Almofada quadrada em crochê tunisiano

E aí, viu como é fácil aprender crochê tunisiano? Você vai poder criar peças aind amais lindas com essa técnica, experimente!

1 Comentários

Escreva um Comentário