Pensando em fazer uma decoração clean, mas não sabe como? Acompanhe o texto e descubra exatamente o que fazer em cada cômodo da casa!

Você já deve saber bem as características de uma decoração clean, mas não custa destacá-las. Primeiro: esse tipo de visual não acumula informações. Na verdade, quanto menos, melhor. Especialmente em relação às cores e variação de texturas.

Outro aspecto deste tipo de decoração é que ele proporciona a sensação de amplitude do espaço. Por isso é tão importante evitar a “quebra” do visual e separação do ambiente em vários pequenos espaços.

Por exemplo: se uma das paredes da sua sala for preta, ela vai descaracterizar a decoração clean. Isso já que essa parede criará uma divisão visual no espaço, uma quebra da sensação de amplitude.

Além disso, um ambiente clean preza pela pureza nas linhas e pela praticidade. Assim como pelo uso de objetos que destaquem a decoração.

Aliás, os objetos de decoração são o que diferenciam a decoração clean da decoração minimalista.

Um visual minimalista utiliza apenas móveis e objetos que serão realmente utilizados pelos usuários. Já a decoração clean se dedica bem aos objetos e móveis para a decoração, mesmo que eles não tenham uma utilidade aparente no dia a dia.

Para investir neste tipo de visual, é preciso optar por cores neutras e poucos acessórios no espaço. Assim como pela organização dos móveis de forma bem-disposta, e materiais em madeira (especialmente em madeira clara). A madeira pode dar maior sensação de aconchego ao espaço.

Como fazer a decoração clean?

decoração quarto

Sem dúvida, a principal vantagem de uma decoração clean é que ela cria a sensação de amplitude nos espaços. Então, mesmo que o cômodo seja pequeno, sua aparência será de um local espaçoso e bem organizado.

Na hora de estabelecer uma decoração clean, é preciso seguir uma série de dicas. Não só para cuidar da sensação de amplitude do ambiente, mas também porque todo o espaço precisa combinar.

Se a decoração for “quebrada” por objetos que não combinem com ela, seu esforço não alcançará o objetivo.

Abaixo, nós listamos os principais passos que você deve seguir para criar um espaço clean. Acompanhe!

Escolha as cores certas

Como já citado, é importante que uma decoração clean conte com cores claras. Tons suaves, pastéis ou “variações de branco” são os que melhor atendem a este requisito.

Mas, apesar do que você pode imaginar, não é preciso deixar toda a sala pintada de branco, ou escolher móveis todos em bege. Na verdade, você pode perfeitamente usar cores como o roxo, verde, alaranjado e mais.

O que realmente importa no estilo clean é manter uma paleta de cores equilibrada, mesmo que ela possua contraste. Até porque, a variação de cores poderá evitar a monotonia do espaço.

Pontos de cor também podem ser interessantes, desde que eles se integrem à decoração. Você pode usar até tons escuros, distribuindo objetos pela sala que destaquem a cor. Se o ambiente ainda se manter em tons claros, o resultado será exatamente o que você procura.

Neste caso, vale a pena investir em almofadas ou objetos decorativos com bastante cor. Se quiser mudar o visual do espaço, você também poderá trocar as cortinas e outros tecidos do ambiente. Isso criará novos pontos de cor e mudará completamente o visual, por causa da mudança de tonalidade.

As cores claras ainda podem ser combinadas com um piso de madeira. Em decorações clean, esse tipo de cobertura cria a sensação de maior conforto e bem-estar no espaço. Basta saber combiná-lo com as paredes claras do ambiente.

Dito tudo isso, as melhores cores para se utilizar em uma decoração clean, especialmente nas paredes, são:

  • Branco;
  • Cinza claro; e
  • Gelo.

Use poucos objetos decorativos

decoração clean sala de jantar

Como já explicamos, uma decoração clean preza por sugerir a amplitude do espaço. Então, mesmo que seja possível utilizar diversos objetos de decoração, sugerimos que você evite exagerar.

O melhor é sempre optar por peças maiores, que vão cumprir seu papel, mas sem encher o espaço, visualmente falando.

Então, escolha utilizar um grande quadro em vez de pequenos bibelôs na prateleira, por exemplo.

Objetos pequenos, além de serem difíceis de manter limpos, vão desperdiçar o aspecto organizado da composição clean.

Aposte no vidro

Peças de vidro são muito atraentes para uma decoração clean. Especialmente porque elas são transparentes e permitem ver através de si. Então, a sensação de amplitude do espaço é destacada.

Outra vantagem de usar objetos e móveis de vidro é que eles garantem um visual mais elegante e sofisticado ao espaço.

Você pode optar por móveis como uma mesa com tampa de vidro, e objetos como quadros e espelhos com as bordas transparentes.

Prefira mobiliários modernos

Nada impede que você faça uma decoração clean com móveis retrô. Mas como o objetivo deste tipo de visual é de maior leveza, os móveis modernos se sairão melhor.

Isso acontece porque peças com visual moderno tem design mais leve e sofisticado. Dessa forma, eles não “pesam” o ambiente, nem criam certo destoamento.

Se o objetivo for usar móveis diferentes, pesquise fotos específicas na internet e se inspire antes de começar sua decoração. Esse cuidado vai garantir que você encontre mais facilmente o equilíbrio no estilo clean.

Use plantas

decoração sala cinza colorida

Um pouco de natureza no espaço só vai reforçar a sensação de leveza e bem-estar. Então, vale a pena optar por vasos de plantas “leves” visualmente, como samambaias, e distribuí-las estrategicamente pelo cômodo.

É importante que as plantas recebam a luz e a ventilação necessária. Mas elas também devem combinar com o restante da decoração no canto em que forem posicionadas.

Combine a leveza das plantas com a leveza da decoração, e peças mais “pesadas” com paredes brancas e muito vidro.

As flores também podem fazer parte da composição do ambiente. Mas elas vão precisar de cuidados mais dedicados. Por isso, é importante avaliar se elas são mesmo interessantes ao seu caso.

Planeje a iluminação

Para garantir tudo o que citamos até aqui — a leveza, sensação de amplitude, conforto —, sua decoração clean vai precisar contar com ótima iluminação.

Primeiro: sempre que possível, invista na iluminação natural do espaço. Ainda melhor se puder ser com uma grande janela. Com a luz do sol dentro de casa, a sensação de conforto será enorme.

Mas, além disso, é preciso garantir iluminação à noite e nos espaços que não receberem luz solar. Então, utilize lâmpadas com uma boa capacidade e posicionadas de forma a clarear todo o espaço.

Uma dica final é espalhar espelhos por pontos estratégicos, de modo que eles reflitam a luz e tornem o ambiente ainda mais claro.

Decoração clean em cada cômodo

A seguir, listamos algumas sugestões para você garantir uma bela decoração clean em cada cômodo da casa. Continue lendo!

Decoração clean na sala

decoração clean sala

  • Na sala, opte por um sofá em um tom bege e almofadas que combinem, ou que sejam o ponto de cor do ambiente.
  • Em um canto, vale a pena posicionar uma planta, para que o verde traga um pouco de vivacidade ao ambiente.
  • Prefira móveis claros, de preferência da cor branca e/ou com/de vidro. Pode ser a mesa de centro, rack da TV, bancada ou outros.
  • Alguns móveis pontuais, como uma poltrona ao lado do sofá, podem ser de cores mais intensas. Independentemente da cor, o ponto colorido vai quebrar a monotonia das cores claras, o que é essencial.
  • Use grandes objetos de decoração, como quadros e vasos. Isso vai ajudar o ambiente a manter a aparência organizada, algo essencial para uma decoração clean.

Decoração da cozinha

  • Na cozinha, opte por tons de branco e pela cor cinza, que é bastante elegante.
  • Se seus eletrodomésticos forem coloridos, use-os como pontos de cor.
  • Se seus eletrodomésticos forem cinza inox, use branco gelo nas paredes e insira pontos de cor no ambiente (poucos, como um banco na bancada ou alguns utensílios coloridos).
  • Peças de madeira “quente” (um marrom nem claro, nem escuro) também podem dar um belo visual ao espaço.

Decoração dos quartos

decoração clean quarto azul amarelo

  • Para a decoração clean neste espaço, pinte as paredes de cores claras e cuide para que o piso também seja mais claro.
  • Um quarto definitivamente precisa de pontos de cor, ou ficará “sem vida”. Os pontos de cor deverão ficar por conta das cortinas, tapetes e roupas de cama. Assim, se desejar, você poderá variar as tonalidades da decoração, bastando trocar os tecidos distribuídos pelo ambiente.
  • Se desejar, você também pode pintar uma única parede com um tom que não seja branco. Prefira os tons pastéis. Isso vai dar mais cor ao espaço, mas sem quebrar a sensação de amplitude.
  • Use a iluminação de modo estratégico, cuidando para que a cabeceira da cama seja bem iluminada. Assim, se desejar ler ou fazer outra atividade que precise de boa iluminação, você terá isso à disposição. Caso a luminosidade seja natural, não se esqueça de instalar cortinas, para o seu conforto.

Decoração no banheiro

  • Instale um espelho na parede, o maior que você puder. Depois, trabalhe a iluminação de modo que a luz sobre o espelho seja mais intensa. Isso vai ajudar a iluminar o ambiente e também vai facilitar o dia a dia, já que será mais simples “conferir o look”.
  • Use cores claras, como o branco e bege, nas paredes e louça.
  • Se optar por um ponto de cor, insira-o pintando uma das paredes.

Decoração no escritório

  • Cores como o preto, cinza e marrom “mais fechado” transmitem seriedade. Combine-os com paredes claras, e você terá uma bela decoração clean no escritório.

Pronto! Agora você já sabe como fazer uma decoração clean em cada cômodo da casa. Qual das opções você mais gostou? Conte para a gente como será a sua decoração!

Escreva um Comentário