Para quem adora uma decoração romântica o estilo shabby chic é uma excelente opção para apostar. Este estilo nasceu na década de 70 e até então é utilizado pelas pessoas. Além disso, o interessante deste modelo de decoração é que ele também traz uma sensação de luxuosidade para o ambiente, assim se tornando ainda melhor.

Se você gosta deste modelo de decoração, mas não faz ideia de como decorar, não se preocupe! Neste artigo separamos um guia do que é o estilo shabby chic, suas características, além de alguns modelos para você se inspirar. Portanto, confira o artigo completo abaixo para você aprender como implementar ele na sua casa!

O que é a decoração Shabby Chic e quais são as suas principais características?

A decoração shabby chic é um estilo romântico e luxuoso que nasceu na década de 70 na Inglaterra. O termo shabby chic significa “chic em mal estado” por isso a ideia deste estilo de decoração é utilizar elementos de glamour junto com outros que já estão desgastado realizando uma mistura de itens.

Embora este estilo de decoração surgiu na Inglaterra, na década de 90 o estilo ganhou destaque nos Estados Unidos e começou a ser bastante utilizado na decoração. Depois de um tempo, ele parou de ser utilizado, mas neste ano, ele voltou sendo uma ótima alternativa para você apostar na sua decoração.

O interessante da utilização do estilo shabby chic é que além dele trazer um toque de glamour e romance ele também traz uma ótima sensação de nostalgia. Desta forma, para quem gosta de decorações mais antigas e do sentimento que isso trás, apostar nesta decoração é uma ótima alternativa.

Dentre as suas características a principal que podemos destacar é justamente a mistura de elementos conforme citamos. A ideia é que você adquira itens luxuosos no ambiente, mas ao mesmo tempo coloque elementos glamourosos desgastados, assim, mesclando os elementos.

Além disso, é necessário também ter atenção na paleta de cores que será utilizada. O rosê é a cor que mais se destaca neste estilo de decoração. Mas há outras também como o branco e cores pastéis em geral que traga suavidade e harmonia na decoração.

Embora este estilo de decoração seja antigo você pode optar por se adequar ele ao estilo contemporâneo. Não é necessário que você adquira vários elementos antigos para a sua casa, pois isso irá remeter a decoração retrô. O ideal é que você opte por itens da atualidade, mas utilizando o conceito da decoração shabby chic.

Shabby Chic na Cozinha

Agora que você já entendeu como funciona este estilo de decoração já está na hora de conhecer os modelos. O primeiro modelo que separamos é o shabby chic na cozinha, sendo uma opção linda e que trás um diferencial nas decorações atuais.

Neste modelo de decoração você pode optar por colocar uma bancada branca e um lustre para trazer a ideia de glamour. Em cima da bancada, o uso de um buquê de flores em tom rosê combina muito bem. Entretanto, nesta opção o ideal é a utilização das flores artificiais para que elas sempre fazem parte da decoração.

Para dar uma mesclada nos itens novos e os desgastados, você pode optar por colocar o armário de cima mais velho, utilizando a principal característica deste estilo de decoração. Além disso, não se esqueça do uso dos utensílios mais delicados que tragam uma ideia de romantismo, assim como é presente na decoração.

Banheiro com o estilo shabby chic

O próximo modelo que separamos é o estilo shabby chic no banheiro, que também da para você apostar. No banheiro o uso do papel de parede no lavabo é totalmente bem-vindo. O ideal é que você escolha um que tenha uma estampa de flores rosê para caracterizar a decoração.

O armário pode ter uma pegada mais desgastada para realizar a mistura dos elementos. Acima dele, uma sugestão é utilizar a pia em cobre, já que o uso deste material também fica bonito nesta decoração e funciona muito bem.

Quanto ao restante do banheiro, o ideal é que você utilize o branco nas paredes e apenas alguns detalhes em rosê ou cobre. As luzes amarelas também são boas para trazer sofisticação ao local e trazer uma sensação de aconchego.

Já em relação a luz principal, poderá também utilizar um lustre mais delicado no banheiro. O importante é ter cuidado para não ficar nada muito exagerado neste ambiente.

Sala de estar shabby chic

Na sala de estar há diversas formas de você apostar neste estilo, uma vez que tem diferentes elementos que você poderá colocar neste ambiente que podem caracterizar a decoração shabby chic.

Dentre as ideias disponíveis para você colocar, uma sugestão é apostar em um sofá branco e depois utilizar várias almofadas estampas com flores. Caso você goste de uma pegada mais vintage, o sofá vintage é bem-vindo, mas se quiser uma versão contemporânea, basta comprar um sofá atual desta cor.

Na sala de estar é interessante que você destaque uma das paredes para que ela seja principal. Dentre as possibilidades, uma sugestão é seguir a mesma ideia que o banheiro, utilizando o papel de parede.

Se você não gosta desta alternativa, realizar uma composição de quadros pode ser outra forma também. Mas neste caso, o ideal é que você opte por molduras com mais detalhes em tom de dourado, que traga uma sensação de glamour para o ambiente.

Decoração de quarto shabby chic

A decoração do quarto é um dos ambientes mais gostosos para decorar, uma vez que ele também possui várias possibilidades interessantes.

Na hora de montar essa decoração, é muito importante que você se lembre que o quarto deve ser extremamente aconchegante também. Sendo assim, busque colocar itens que tragam uma sensação de conforto.

Neste estilo, na cama você pode optar por utilizar a cabeceira fofa que traz romantismo e conforto na decoração. A roupa de cama pode ser branca com alguns detalhes floridos.

Quanto ao criado mudo, o uso de uma luminária em cobre fica simplesmente incrível. E para completar a decoração, você pode utilizar alguns pequenos detalhes no criado também que remetem o estilo.

Já em relação a utilização de um elemento mais desgastado, ele pode está presente na cômoda que você irá utilizar. As cômodas desgastadas ficam lindas no quarto e em cima você poderá criar uma composição com quadros e objetos decorativos.

Na hora de decorar, não se esqueça de procurar colocar a sua personalidade no quarto também. O aconchego não está relacionado apenas aos itens que serão colocados, mas ao fato de você se sentir confortável com os elementos que têm a ver com você.

Sala de jantar com o estilo shabby chic

Por fim, o último modelo que separamos é a sala de jantar, no qual a principal ideia é criar uma linda composição na mesa. As mesas extensas são ideias neste estilo de decoração e é importante que você acompanhe ela com pratos e flores.

Muita das vezes, as pessoas só deixam a mesa composta em momentos especiais. Porém, manter ela decorada faz com que o espaço seja muito mais aconchegante além de acrescentar na decoração do cômodo.

Além da composição da mesa, um lindo papel de parede em uma das paredes e o uso de um lustre grande é ideal. O lustre em si já traz uma sensação de riqueza para o espaço, sendo justamente o que queremos passar neste estilo de decoração.

Por fim, se você quiser acrescentar ainda mais na sala de jantar poderá utilizar uma adega branca desgastada. Isso também irá criar uma sensação de luxo para o espaço, além de caracterizá-lo.

Como realizar este estilo de decoração em casa

São tantas maneiras de apostar neste estilo de decoração que fica até difícil pensar em uma única forma de apostar nele. Mas se você quer colocar ele na sua casa e ainda não sabe como, neste tópico iremos te auxiliar com isso.

Separamos os principais passos que você precisa realizar para realizar o estilo shabby chic na sua casa. Além disso, há também algumas dicas que irão auxiliar no processo de decoração. Confira abaixo!

Define a paleta de cores

O primeiro passo para realizar a decoração shabby chic na sua casa é definindo a paleta de cores. É muito importante que você utilize as cores que fazem parte desta decoração. É claro que se você quiser acrescentar alguma poderá também, contanto que combine com as demais cores selecionadas.

As principais cores deste estilo é o rosê, branco, cores em tons pasteis em geral e o dourado. Portanto dê preferência para elas mantendo a caracterização deste estilo no ambiente.

Selecione os elementos

Depois que você selecionar as cores irá precisar pensar nos elementos que irão compor o espaço. É muito importante que você não olhe apenas os móveis ou objetos sozinho, mas tente imaginar como ele ficará com o restante da decoração.

Busque utilizar elementos que tragam uma sensação de romantismo e luxuosidade. Um exemplo disso é o uso das flores, podendo ser ou não artificiais, e os lustres na decoração. Então, se possível, coloque ao menos um desses elementos na sua decoração.

Coloque a sua personalidade

Para finalizar, a última dica para você apostar na decoração shabby chic na sua casa é colocando a sua personalidade no ambiente. Não adianta você montar uma decoração linda e não se sentir aconchegante na sua própria casa. É muito importante que você utilize itens que represente você e que faça com que você se sinta bem na sua casa.

Desta forma, quando você for montar o espaço, pense nas coisas que são tão importantes para você. E aproveitando no tema que é o romantismo, uma sugestão é colocar porta-retratos com fotos das pessoas que você ama.

Write A Comment