O jardim de inverno é um modelo de jardinagem cada vez mais procurado e que fica lindo na decoração da casa. O mais interessante deste modelo de jardim é que ele é feito justamente para você fazer ele no ambientes interno da casa, deixando o espaço mais bonito e com um pouco de natureza.

Existem várias formas de você fazer o jardim de inverno em casa e essa variedade de modelos é ótima para que você encontre aquele que mais se adeque a você e a sua necessidade.

Por isso, neste artigo separamos um guia de como fazer um jardim de inverno, mais alguns modelos de jardim para você se inspirar!

O que é o jardim de inverno e como fazer?

Para começar, o jardim de inverno nada mais é do que um ambiente com algumas plantas no qual conseguem se desenvolver em ambientes abertos e fechados. Esse tipo de jardim também se desenvolve no período de inverno, sendo uma de suas excelentes vantagens.

Geralmente o jardim de inverno fica na parte de dentro da casa, trazendo um pouco de natureza para o espaço e ajudando na decoração.Mas para criar esse jardim, você precisa de um pequeno espaço para que ele fique bem bonito.

Agora que você já entendeu o que é o jardim de inverno vamos colocar isso em prática. Então veja o passo a passo que separamos abaixo para você fazer o seu:

Separe um espaço no ambiente para fazer o jardim

O primeiro passo para fazer o seu jardim de inverno é separar um espaço no ambiente. Esse passo é necessário porque se você não separar, irá começar adicionar itens do jardim próximos aos outros objetos do espaço e não ficará algo legal.

Além disso, é importante que você procure separar um espaço que fique nos cantos do ambiente. Isso é importante para que não coloque o jardim em um espaço que atrapalhe a circulação e diminui muito o tamanho do espaço.

Portanto, a dica é que você reserve um espaço para o ambiente e tire as medidas dele depois que separar. As medidas do espaço serão úteis para que você saiba o que colocar no espaço depois e como organizar.

Faça uma lista dos elementos que você vai colocar no jardim

O próximo passo para fazer o seu jardim de inverno é fazer uma lista de todos os elementos que você vai colocar no espaço. Podendo ser pedras, plantas, areia ou o que você achar necessário.

Uma dica é que antes de fazer essa lista você procure ver algumas referências de jardim de inverno. Pois assim você vai conseguir fazer uma lista com de fato aquilo que você precisa para montar o seu jardim do sonho e sem elementos para mais ou para menos.

Tenha atenção na escolha da planta que vai utilizar

Outro passo importante para fazer um jardim de inverno é ter atenção nas plantas que você vai utilizar. Existem vários tipos de plantas e alguns conseguem se adequar melhor a ambiente fechados, enquanto outras não conseguem viver neste tipo de ambiente.

Por isso, é importante que você avalie os tipos de espécies que sejam ideais para ambientes fechados, já que irá fazer o jardim de inverno dentro da sua casa.

Uma sugestão é apostar no coqueiro, cactos, palmeiras e até suculentas, que são plantas fáceis de cuidar e que gostam desse tipo de ambiente.

Não se esqueça dos objetos decorativos

Por fim, o último passo para fazer o seu jardim de inverno é não se esquecer dos objetos decorativos. O que faz o jardim de inverno ficar bonito não é apenas as plantas, mas um conjunto com os objetos que você vai colocar nele também.

Então, busque adicionar outros objetos de jardim decorativos para incrementar a sua decoração.

Modelo de jardim de inverno com plantas suspensas

Agora que você já conferiu como criar um jardim de inverno é hora de conhecer alguns modelos. Sendo assim, o primeiro modelo de jardim que separamos é o com plantas suspensas. Essa alternativa é ótima para quem tem pouco espaço no ambiente, afinal, como as plantas ficam penduradas, isso faz com que você não ocupe espaço.

Além disso, você pode colocar outros objetos na parede para decorar também. Ou, uma outra alternativa é criar uma parede inteira só de plantas suspensas, essa é uma tendência, principalmente com samambaias.

Espaço de jardim de inverno com cascatas

Outro modelo de jardim de inverno incrível para você apostar é o jardim com cascatas. Essa opção necessita de um espaço um pouco maior para você instalar a cascata. O ideal, é que você tirar um espaço grande da sua casa e colocar vidros em volta para cercar o espaço.

Nesse modelo, você pode optar também por uma grama com várias plantas e suculentas enterradas.

O uso das pedras também auxiliam na decoração e deixam o jardim de inverno ainda mais bonito.

Jardim de inverno no lavabo

Se você tem um lavabo em casa, uma forma interessante para decorá-lo é fazendo um jardim de inverno. Muita das vezes as pessoas não investem em uma boa decoração do lavabo, mas assim como todos os cômodos esse precisa de atenção também.

Nesta alternativa, você pode optar por colocar o jardim de inverno do lado da parede da outra extremidade da porta. Preencha com coqueiros e plantas grandes para deixar o espaço confortante e bonito.

Banheira com jardim de inverno em volta

Embora muitas pessoas tomam banho rápido, esse momento deve ser encarado como um momento para relaxar e se sentir bem. Desse modo, uma ótima forma de deixar a área de banho mais aconchegante e agradável é fazendo um jardim de inverno em volta do espaço.

Para isso, você pode optar por colocar algumas plantas em volta da banheira, colocar flores dentro dela e deixar uma bancada com várias coisas para você colocar na banheira.

Outra alternativa para completar é deixar um pequeno som com uma música de natureza no espaço. Dessa forma, quando você for tomar banho vai se sentir relaxada e confortável.

Cozinha com jardim de inverno

E para quem acha que o jardim de inverno pode ser colocado apenas na sala e no banheiro ele se adequa muito bem a cozinha também. O legal é que você crie um espaço com várias plantas na sua cozinha, tornando-se uma verdadeira paisagem na hora de preparar as refeições.

Quando você for separar o espaço para fazer o seu jardim de inverno, busque de preferência separar um espaço fora da circulação e que tenha uma boa iluminação. Desse modo o seu jardim não irá atrapalhar que você faça as atividades na cozinha e vai fazer com que a sua cozinha fique agradável.

Hall de entrada com jardim de inverno

Colocar um jardim no hall de entrada da casa é uma opção muito criativa e que deixa o lugar simplesmente incrível! O mais legal disso é que fazer um jardim de inverno não é algo tão caro, você pode separar o espaço da sua casa, colocar uma grama e adicionar plantas que você já tinha ou que ganhou de presente.

Para deixar o espaço mais interessante, aposte também na luz de led verde, pois ela irá criar um efeito bem bonito no ambiente, deixando o lugar muito mais agradável.

Além disso, se você preferir, pode colocar uma muda de árvore menor, que também se encaixa neste modelo de jardim.

Jardim de inverno no quarto

Outro lugar que você consegue fazer o seu jardim de inverno é no quarto. Por mais que essa alternativa possa parecer estranha, o resultado fica lindo e também deixa o ambiente aconchegante.

Para isso, opte por separar um espaço e colocar um quadrado de vidro e deixar o jardim dentro. Outra alternativa também, é optar por adicionar o jardim de inverno na sacada do quarto. Essa opção é mais fácil de você fazer, mas não se esqueça de observar se as espécies de plantas que você escolheu gostam do contato direto com o sol.

Parede de folhas no jardim de inverno

O uso da folhagem na parede é uma maneira de você incrementar o seu jardim de inverno. Embora fazer isso possa parecer complicado, tudo que você precisa é de uma espécie de planta trepadeira, no qual ela vai subindo na parede por conta própria.

Depois que você plantar as mudas próximas a parede a planta faz a obra de arte por si só, e você pode optar por colocar outras plantas maiores para complementar. Por exemplo, o coqueiro ou uma pequena muda de árvore.

Além disso, nesse estilo de jardim de inverno o uso das luzes de led também funcionam bem. As luzes de led verde, conforme havíamos citado, traz uma pegada mais interessante já que a cor combina com a folhagem.

O uso do led é algo muito simples de fazer e o bom é que causa um visual incrível no seu jardim.

Jardim de inverno com pequeno lago

Por fim, o último modelo que separamos é o jardim de inverno com lago. Essa alternativa cria um visual incrível na decoração e existem várias formas de você fazer.

Para isso, irá precisar de um recipiente para colocar a água, várias pedras e grama para completar.

Ou se preferir, há também os lagos próprios para jardim de inverno, que você só precisa instalar.

Escreva um Comentário