O banheiro é um espaço da casa que precisa de uma boa iluminação. É nesse espaço que em muitos casos utilizamos para nos arrumar, sendo tão importante ter uma luz apropriada.  Por isso, na hora de escolher as luminárias para o banheiro você deve avaliar não só o design e a estética, mas também a intensidade da luz.

Atualmente existem vários modelos de luminárias para o banheiro, desde as principais quanto as que servem mais como um objeto de decoração. Então, antes de você escolher uma para implementar neste ambiente da sua casa, é fundamental conhecer ao menos os principais modelos no mercado, para então realizar uma compra.

Portanto, neste artigo separamos os principais modelos de luminárias para o banheiro, além de dicas para te ajudar na escolha delas. Então, confira o artigo completo abaixo para você não ter dúvidas na hora de efetuar a compra.

 

Arandela grande

O primeiro modelo de luminária para banheiro que separamos é a arandela grande, no qual ela fica instalada na parede, mas devido o seu tamanho é necessário apenas uma. Geralmente, é mais comum a utilização de duas arandelas nas laterais do espelho, porém menores. Mas uma maneira moderna é você usar apenas uma que ilumine todo o espelho.

Embora estejamos falando deste modelo grande, há diversos formatos e designs de arandelas grandes que você também pode escolher. O interessante dessa variedade é que você consegue encontrar aquela que mais combina com o estilo de decoração do seu banheiro.

Portanto, quando você for avaliar as luminárias para banheiro, não se esqueça de identificar os modelos e comparar com o estilo de decoração da sua casa.

Modelos de arandelas apenas com as lâmpadas

A próxima opção de luminárias para banheiro são as com apenas as lâmpadas, sem nenhum tipo de material em volta delas. Este estilo de luminária é uma tendência e pode ser utilizada em vários ambientes além de propriamente o banheiro.

Embora as arandelas apenas com lâmpadas não tenha uma estrutura em volta delas, é claro que elas precisam de um apoio para se manterem fixadas. Então, você encontra algumas opções com uma pequena base preta que poderá fixar na parede, com várias lâmpadas encaixadas nela.

Esta alternativa traz uma iluminação ótima para o banheiro por justamente possuir mais de uma lâmpada. Mas lembre-se que todas elas ficam bem próximas, então você precisa avaliar bem o local que irá instalar para não iluminar apenas uma parte do banheiro.

Iluminação embutida

A iluminação embutida é uma opção ótima para aqueles que desejam trazer luxo e aconchego para este ambiente. Ela pode está embutida em diferentes regiões do banheiro, como atrás do espelho que é uma alternativa bem comum.

Outro lugar que também fica ótimo realizar esta instalação é criando um nicho para guardar sabonetes e shampoos, colocando uma iluminação embutida no nicho.

Para apostar neste estilo você pode escolher utilizar as luzes de led que funcionam muito bem. Elas são bem simples de instalar, além de ter uma variedade de cores que torna a iluminação do local mais divertida.

Luminária de parede redonda

As luminárias de parede redonda é uma outra alternativa linda para você utilizar. Este modelo de luminária é bem comum nas decorações, principalmente quando fixada próxima a pia.

Na hora de escolher, você  precisa se atentar aos tamanhos da luminária também para garantir que ela se encaixe perfeitamente no seu banheiro.

Além disso, para ficar ainda melhor, utilize alguns objetos decorativos próximos para complementar a decoração. Muita das vezes porque um tipo de objeto foi designado para determinado cômodo, passamos a enxergá-los apenas no ambiente escolhido. Mas o verdadeiro segredo de uma decoração criativa e contemporânea é ousar, colocando elementos que ás vezes não tem uma certa função ou é utilizada em um determinado espaço, mas que pode funcionar muito bem em outras situações que você definir.

Na hora de escolher as luminárias para banheiro, busque escolher uma que tenha uma altura ideal a sua posição em frente o espelho. Pois assim você irá conseguir comprar uma que seja bonita e funcional.

Modelos de luminárias pendente no banheiro

As luminárias pendentes também ficam lindas no banheiro e você pode utilizar mais de uma no espaço. Além de ter a opção de colocar uma na luz principal, poderá optar também por utilizar duas mais simples ao lado do espelho.

Existem vários modelos de luminárias pendentes, mas é necessário que você avalie o estilo de cada uma conforme citamos acima. A escolha da cor dela também precisa ser escolhida com atenção, uma vez que deve ter a cor complementar da decoração do banheiro.

Uma sugestão, é que você escolha a luminária pendente em formato de cone tradicional preta, assim fica mais fácil de você incluir na decoração sem ficar muito diferente do estilo escolhido.

Trio de luminárias pendentes

Ainda na ideia do uso dos pendentes no banheiro, uma outra alternativa que também fica linda é o trio de pendentes. A ideia é que você posicione três luminárias iguais no banheiro, podendo ficar duas de um lado e uma do outro, ou ambas separadas formando três pontos de luz.

Este tipo de iluminação é uma ótima alternativa para espaços escuros, já que ajuda a clarear bastante o ambiente. O importante é que as luminárias escolhidas sejam igual para que elas combinem entre si e formem uma combinação no local.

Spots no banheiro

Os spots são tipos de luminárias muito comuns na sala de estar ou sala de jantar. Isso porque geralmente eles são vendidos em trilhos no qual você aponta para determinados objetos em um ambiente trazendo foco para eles.

Embora este tipo de luminária seja comum nesses ambientes citados, eles podem sim ser utilizados no banheiro. Caso você queria usar um trilho é interessante colocar quadros decorativos no banheiro e até apontar os spots para eles.

O uso dos quadros neste ambiente é outra coisa que pode parecer estranho, mas que também ficam lindos nesse espaço.

Além disso, com a sua utilização você consegue trazer um pouco mais de decoração para um ambiente que é tão deixado de lado.

Plafons no banheiro

Por fim, o último tipo que separamos na verdade não é bem uma luminária, mas sim um recurso utilizados na iluminação, deixando o espaço mais aconchegante e bonito. Os plafons são inseridos nas lâmpadas trazendo um verdadeiro charme para elas. Hoje você encontra os plafons redondos e os quadrados para quem procura um pouco mais de modernidade.

Uma sugestão é que você coloque uma lâmpada acima do espelho com o uso do plafon redondo. Isso cria uma iluminação apropriada para o ambiente e também fica bonito na decoração.

Como escolher a luminária ideal para o seu banheiro

A escolha de uma luminária é algo que deve ser feita com bastante atenção. Afinal, existem vários modelos de luminárias para banheiro no mercado, então você precisa avaliar uma que se enquadra a sua decoração e atenda sua necessidade.

 

Por isso, para finalizar este artigo separamos algumas dicas que irão te nortear na hora de escolha.

Analise o seu orçamento

O primeiro passo para você escolher um modelo de luminária para o banheiro é avaliar o orçamento que você tem disponível. Um grande erro é que as pessoas não verificam quanto elas têm e podem gastar, elas simplesmente compram aquilo que desejam.

O problema é que depois que a compra vira a famosa “bola de neve” o ítem comprado não passa a ter tanto valor mais, porque as dores de cabeça tira a essência do objeto. Sendo assim, procure primeiramente avaliar quanto você tem disponível, já que existe luminárias com preços muito altos e outras com preços acessíveis.

Observe os modelos com o mesmo estilo de decoração que o seu banheiro

O próximo passo para a compra das luminárias para banheiro é verificar o estilo delas. Cada luminária tem um design diferente e avaliar isso é fundamental. Isso acontece, porque se você tem um banheiro industrial e colocar uma luminária rústica, isso irá entrar em conflito com a decoração do ambiente.

Portanto, procure escolher um tipo de luminária que seja o mesmo estilo de decoração que o seu ambiente, afinal, se você colocar uma que tenha um design diferente, não irá ficar uma decoração bonita.

Tenha atenção as cores e a escolha da lâmpada

Avaliar a cor da luminária e propriamente a escolha das lâmpadas é outro passo importante para escolher a ideal. Existem luminárias de todas as cores, mas antes de você escolher qualquer uma precisa verificar quais cores são complementares às do ambiente. Assim como os conflitos das decorações, isso acontece o mesmo com as cores, por isso elas precisam combinar.

Além disso, você também precisa decidir se para o seu banheiro a luz ideal é a amarela ou branca. A luz branca é melhor para você ter uma iluminação clara e a amarela para deixar o espaço mais aconchegante. Então, compare as duas opções de acordo com a sua necessidade.

Não pense na luminária sozinha

Por fim, a última dica para você encontrar a luminária para banheiro ideal é não pensar nela sozinha. Por mais que isso possa parecer estranho, se você se concentra na beleza de um objeto sozinho pode ser que ele não fique bonito no seu banheiro. Isso porque a decoração de um espaço é composta por vários elementos, então você precisa sempre avaliar como ele ficará com os outros elementos que estão na sua casa.

Então, antes de comprar a sua luminária, pense nos outros objetos que ficaram próximos a ela, seja o espelho, pia, itens decorativos, etc. Avalie se os objetos seguem o mesmo estilo de decoração e se as cores de cada um combinam.  A partir desta visualização, você irá conseguir avaliar com mais calma a luminária e fazer a escolha correta para o seu banheiro.

Write A Comment