Muita gente acredita ter receitas milagrosas mata formiga. Mas nem sempre isso é real: depois de um tempo, os insetos voltam a incomodar.

Dificilmente esse é o objetivo, certo? Sabendo disso, nós apresentamos abaixo algumas dicas definitivas que podem matar as formigas e afastá-las de vez.

Mas antes, precisamos destacar alguns pontos. Primeiro: as formigas são realmente importantes para a natureza. Elas mantém certo equilíbrio no meio ambiente, com toda o seu trajeto em busca de comida e servindo de alimento para outros animais.

Isso não significa, é claro, que você precisa deixá-las viverem livremente na sua casa. Até porque, elas são bastante incômodas. Sem contar que suas patinhas passam por diferentes superfícies, sujas, e elas podem levar essas sujidades aos alimentos. Nada bom para a sua saúde, não é mesmo?

O ponto aqui é que você não deve simplesmente tentar eliminar todas as formigas do mundo. Fora da sua casa, elas não devem ser um problema. Eliminá-las poderia causar um desequilíbrio no ambiente.

Dicas importantes para combater formigas

mata formiga

Logo abaixo, nós apresentamos as melhores receitas para eliminar as formigas na sua casa. Mas para garantir sua real eficácia, é importante que você também previna esses insetos. Do contrário, mesmo matando as formigas, elas vão continuar aparecendo.

Para isso, sempre mantenha a casa limpa. Vale a pena limpar o chão e paredes com água sanitária e/ou um desinfetante, pelo menos uma vez por semana. Se a frequência da faxina puder ser maior, ainda melhor.

Outra dica é não deixar migalhas, restos de alimentos, espalhados. Evite comer na sala ou no quarto, e se migalhas caírem, limpe imediatamente. As formigas são relativamente rápidas em encontrar fontes de alimento e em “contar” a outras formigas.

Também evite manter louças sujas na pia por muito tempo. Garanta ainda que as latas de lixo permaneçam com a tampa fechada, e retire o lixo sempre que for dia de coleta na sua rua. O acúmulo de resíduos pode favorecer a atração de insetos.

Com essas prevenções tomadas, você poderá cuidar do combate das formigas e da sua eliminação definitiva.

Em alguns casos, se livrar dos insetos requer várias tentativas. Se este for o seu caso, nossa dica é tentar várias das receitas mata formiga que daremos logo abaixo. Se elas não funcionarem, contrate uma dedetizadora. Pode ser que seu problema com os pequenos animais seja mais sério do que o esperado.

Na hora de escolher uma dedetizadora, tenha a certeza de que a empresa possui licença para funcionamento. Você pode consultar esse cadastro no site da Associação dos Controladores de Vetores e Pragas Urbanas (Aprag).

Escolher uma empresa autorizada a trabalhar vai evitar danos à sua saúde. Afinal, uma companhia inexperiente poderia, por exemplo, exagerar no uso do pesticida e provocar alergias em sua família.

1. Detergente como mata formiga

formigas cozinha

Para qualquer tarefa de limpeza, o detergente é um dos produtos mais eficazes. Pensado exatamente para uma limpeza de alto padrão, o saponáceo consegue matar as formigas e afastá-las definitivamente.

Neste caso, misture 100 ml de detergente para cada 100 ml de água. Em seguida, umedeça um pedaço de tecido e limpe a superfície em que as formigas têm transitado.

Outra opção é colocar a mistura em um borrifador. Em seguida, aplique a água com detergente em cada canto, fresta ou buraco em que possa haver um ninho de formigas.

É importante ir direto à fonte das formigas — seu ninho. Matar apenas as que estão “passeando” pelo ambiente será ineficaz, pois nossos insetos continuarão nascendo. Já se você destruir o ninho das formigas, novos insetos não poderão nascer ali.

Para aplicar o detergente, você também pode usar uma seringa, em vez de um borrifador. Usar o sabão como mata formigas não vai contaminar o ambiente e é um método bastante barato.

2. Usando vinagre para matar formigas

O vinagre branco é outro produto potente para várias tarefas de limpeza dentro de casa. Para se ter uma ideia, ele é útil até para tirar manchas de desodorante das roupas!

Como mata formigas, o vinagre pode deixar um cheiro mais forte pela casa. Então, é importante que você não se incomode com ele. Se sim, será melhor optar pela receita com detergente ou outra que apresentaremos ao longo do texto.

Para usar o vinagre branco como pesticida, misture a mesma proporção dele com água. Coloque essa solução em um borrifador, e aplique, primeiro, sobre os insetos. Isso deverá matá-los rapidamente.

Em seguida, aplique o vinagre nas frestas e canto, especialmente onde o ninho de formigas possa estar. Também vale a pena limpar as superfícies com um pano umedecido nessa solução. Ela deverá afastar os insetos e mantê-los longe.

3. Mata formiga com pimenta

Vale a pena “sufocar” as formigas em seu ninho ou nas frestas pelas quais elas transitam. Para isso, aplique um pouco de pimenta caiena em cada rachadura, canto e buraco da casa.

Esse método vai impedir que as formigas saiam desse espaço. Vai também matá-las, eliminando definitivamente o problema.

De qualquer forma, esse não é um método indicado para quem tem crianças ou pets em casa. A pimenta pode atrair, pelo olfato, e será bastante incômodo se alguém lamber a pimenta. O problema pode ser ainda maior se o pó for parar na pele ou nos olhos da criança ou animal.

4. Matar formigas com borra de café

formigas parede

O pó de café pode ser a solução quando há crianças e pets em casa. Ele deve ser utilizado como a pimenta, sendo aplicado em frestas e buracos da casa. Mas, como não arde, o café não vai provocar incômodos à sua saúde.

Com a aplicação do café, a casa vai ficar com o cheiro permanente da bebida. Se você não for muito fã dela, será melhor não optar por este método.

5. Vaselina como mata formiga

Para usar a vaselina, aplique-a em locais onde as formigas costumam transitar. Como:

  • Nas bordas da lixeira;

  • Fruteiras;

  • Vasos de plantas;

  • Potes de comida;

  • Recipientes usados por seus animais de estimação;

  • Geladeira;

  • Cantos das janelas;

  • Frestas;

  • Paredes etc.

A vaselina servirá como uma armadilha para as formigas. Ao tentar passar pela superfície com o produto, os inseto vai ficar preso e morrer por ali. Depois, os demais vão perceber que não conseguem transitar naquele espaço, e vão embora.

6. Diatomácea como mata formiga

A diatomácea é um inseticida composto por diátomos fossilizados moídos. Ele é fácil de usar, bastando que você siga as instruções do rótulo do produto.

Porém, esse é um inseticida realmente potente. Então, é essencial evitar o seu contato com a pele e olhos. Assim, você vai evitar reações alérgicas.

Para matar as formigas, espalhe o pó ao redor das janelas, das portas, rodapés e em torno da sua casa. Cada fresta pode receber um pouco de diatomácea.

7. Veneno com bórax e amido de milho

Vamos a mais uma receita mata formigas? Esse é um método que prejudica o ciclo de vida das formigas e acaba levando-as a morte. Isso já que o bórax infecta as formigas.

Para utilizar desse método, coloque em um prato raso e pequeno:

  • 1 colher de sopa de amido de milho;

  • 1 colher de sopa de bórax;

  • Algumas gotas de água.

Misture esses ingredientes até transformá-los em uma pasta. Deixe que as formigas leve essa pasta ao seu ninho, e elas vão “infectar” toda a sua comunidade.

8. Ácido bórico contra as formigas

formigas prato

Por último, você pode usar o ácido bórico, um poderoso exterminador de formigas. O produto é vendido na forma de um pó branco ou azul.

Existem duas formas básicas de utilizar o ácido bórico contra insetos. No mais simples deles, você pode espalhar o pó nos rodapés, janelas e frestas da sua casa. As formigas vão morrer rapidamente.

A outra receita é o seguinte:

  • Misture 1 xícara de açúcar a 3 colheres de sopa de ácido bórico;

  • Acrescente 3 copos de água quente;

  • Dissolva o ácido e a açúcar;

  • Molhe bolinhas de algodão na mistura, evitando o contato dela com as mãos;

  • Coloque o algodão em pontos da casa em que as formigas costumam transitar (exemplo: na beirada das janelas);

  • As formigas vão levar o ácido, misturado no açúcar, até o seu ninho;

  • O ácido não pode ser digerido pelas formigas, então acaba matando-as.

É importante evitar o contato do ácido bórico com a pele para prevenir reações alérgicas.

Independentemente do método mata formiga que você utilizar, é importante tomar um cuidado extra. Ele consiste em retirar as formigas mortas do espaço. Para isso, utilize uma toalha úmida em água limpa.

Quando as formigas mortas são deixadas nas superfícies, elas podem atrair outros insetos. E aí, você terá todo um novo trabalho para eliminá-los.

Lembre-se: é essencial manter sua casa limpa, para que as formigas não voltem a aparecer após um tempo. Se o problema não for resolvido com esses métodos simples, contrate uma dedetizadora. A empresa especialista poderá encontrar o ninho das formigas e eliminá-las definitivamente.

Como espantar formigas com cravo e canela?

Segundo pesquisa, 78% das casas são frequentadas por formigas. Isso é reflexo da urbanização, já que nós acabamos “invadindo” o espaço dessas pragas.

Com o tempo, esses insetos podem trazer vários incômodos. Como espalhar a sujeira pelos locais que transitam, atrair outros insetos e até provocar mal-estares na sua família.

Então, além de matá-los, é importante manter esses insetos afastados da sua casa. Para isso, existem várias boas receitas.

Como o uso do cravo e da canela. Coloque um pouco destes produtos em pratinhos ou potes, e espalhe-os por cantos estratégicos da casa.

Você também pode fazer saquinhos de tule e colocar um pouco de cravo e canela dentro deles. Ao espalhar esses saquinhos pela casa (especialmente na cozinha), você vai afastar esses insetos.

O efeito acontece por causa dos óleos presentes na canela e no cravo-da-índia. Só que o cheiro desses produtos acaba se perdendo mais ou menos a cada duas semanas. Então, é preciso renovar essas especiarias continuamente.

Você também pode colocar alguns cravos e canela no seu pote de açúcar. Assim, as formigas serão afastadas do seu local preferido na casa.

Frutas cítricas contra as formigas

formiga doce

Outro item que consegue afastar as formigas é a casca de laranja. Também graças ao óleo presente na casca, a fruta espanta os insetos da casa. A casca de limão faz o mesmo.

Para usar qualquer uma das frutas, corte um pedaço da sua casca. Depois, coloque-o em locais como o seu açucareiro, na beirada da janela ou nos rodapés da casa.

Você também pode fazer um saquinho de tule e colocar as cascas dentro dele. Neste caso, recomendamos que você corte as cascas em pedaços menores. Assim, seu óleo e cheiro será liberado mais facilmente.

A dica é bem simples! Para manter as formigas longe do seu açucareiro você deve colocar apenas um pedacinho de casca de laranja ou limão dentro do recipiente. As formigas detestam o forte cheiro cítrico.

Espanta formiga com óleo de hortelã

Que tal deixar a casa perfumada e, ao mesmo tempo, espantar as formigas? Para isso, você pode utilizar o óleo de hortelã.

Basta borrifar o óleo nas áreas do banheiro e nas paredes da cozinha. Você também pode aplicar nas frestas e cantos da janela. Só cuidado para não utilizá-lo nos armários ou na pia da cozinha, pois isso poderia trazer algum efeito no preparo dos seus alimentos.

Suco de limão contra formigas

Uma última dica é utilizar o suco de limão para espantar as formigas. Basta aplicá-lo puro em frestas e nos cantos das portas e janelas. A fruta é cítrica, e seu cheio forte vai acabar afastando os insetos.

Na hora de usar o limão, só tenha cuidado para não se expor ao sol. O suco pode provocar queimaduras na pele.

Vale dizer que o mercado tem vários venenos prontos para matar formigas. Se você preferir uma solução química para o problema com insetos, basta procurar um pesticida potente.

Os pesticidas são indicados, principalmente, quando a infestação de formigas está no jardim. Assim, nem a planta, nem o solo da plantação, serão prejudicados por soluções caseiras. Afinal, os venenos são pensados exatamente para estes casos.

E então, qual dessas técnicas mata formiga você achou mais interessante? Conhece outro método para eliminar esses insetos de casa? Conte para a gente nos comentários do texto e contribua para um conteúdo mais completo!

Escreva um Comentário