Melhor Ferro de Passar Roupa: Qual o Modelo Comprar?

Escolher o melhor ferro de passar roupa nem sempre é uma tarefa fácil, pois existem várias marcas e modelos diferentes, seja a vapor ou a seco, com tecnologias que podem facilmente confundir qualquer consumidor na hora de comprar.

Embora ninguém possa dizer que gosta de passar roupa, todo mundo quer andar com o visual alinhado. Afinal, andar por aí com roupas amassadas pode passar a má impressão de desleixo. Para evitar essa situação, o ferro de passar roupa é um item essencial em qualquer residência. Porém, ninguém quer perder tempo e nem fazer tanto esforço nessa tarefa, muito pelo contrário.

Por isso, para facilitar a sua vida, selecionamos os melhores ferros de passar roupa disponíveis no mercado. Assim, baseando-se na nossa lista você vai poder escolher o seu melhor ferro de passar roupa, da marca e modelo ideal que atenda a todas as necessidades do seu dia a dia.

Usamos um critério de avaliação para analisar quesitos técnicos e práticos que influenciam na qualidade de suas funções, observando não só as características e funcionalidades de cada modelo, mas também os mais buscados, mais vendidos, melhor avaliados e com melhor custo-benefício.

Além disso, a seleção conta com modelos que atendem diferentes necessidades e preferências, priorizando os ferros com base antiaderente, em cerâmica e durillium. Portanto, observe todas as informações e identifique a sua necessidade antes de comprar o melhor ferro de passar.

Continue lendo o artigo artigo abaixo para descobrir as opções de ferro de passar a vapor, a seco e para viagem, de diferentes tipos de material e para todos os bolsos. Confira!

Lista com os melhores ferros de passar roupa do mercado

Importante: Todos os modelos abaixo possuem selo do INMETRO, são eles:

  • 1º lugar – Arno Smart Protect
  • 2º lugar – Philips Walita Perfect Care
  • 3º lugar – Philips Walita Easy Speed Plus
  • 4º lugar – Electrolux Precision Line SIN10
  • 5º lugar – Oster Ultra Care
  • 6º lugar – Black&Decker AJ3000
  • 7º lugar – Arno Ultragliss 64
  • 8º lugar – Philips-Walita RI2042
  • 9º lugar – Black & Decker B&D VFA
  • 10º lugar – Arno Steam Essential
  • 11º lugar – Black & Decker Light Travel 777
    • Tipos de ferro de passar roupas

      É preciso ficar atenta as funcionalidades para escolher o melhor ferro de passar roupa.
      É preciso ficar atenta as funcionalidades para escolher o melhor ferro de passar roupa.
      Basicamente, os ferros de passar roupa são divididos em três categorias básicas: ferro a seco, ferro a vapor e ferro de viagem ou portátil. Cada um com características, funcionalidades e tecnologias diferentes.

      Mas uma das principais partes do ferro de passar é a sua base, que entra em contato com a roupa na hora de passar. No modelos mais simples, essa base é de alumínio polido, material que até desliza razoavelmente bem sobre os tecidos.

      No entanto, é preciso ter cuidado com certos materiais e estampas que podem derreter com o calor emitido e aderir à base do ferro, dificultando a sua remoção e arruinar a roupa. Já os modelos de ferro de passar mais modernos, possuem bases em cerâmica e durillium.

      Ambos são materiais antiaderentes que proporcionam uma distribuição homogênea do calor emitido pelo ferro sobre as roupas. A diferença é que o durillium desliza com maior facilidade sobre as roupas, evita o brilho excessivo em certos tecidos sintéticos e é mais resistente contra riscos e rachaduras.

      Veja em mais detalhes abaixo.

      Ferro a seco

      O ferro a seco é um modelo elétrico mais tradicional, eficiente para desamassar as roupas, mas que exige um pouco mais de esforço ao passar as roupas, se comparado aos ferros a vapor. Esse modelo costuma ter um preço mais baixo, mas pode durar mais, devido a sua estrutura mais simples.

      Ferro a vapor

      Já o ferro a vapor é um modelo que contém um reservatório de água, liberada na forma de vapor por pequenos orifícios na base do aparelho. Atualmente, são esses os modelos que dominam o mercado. No entanto, são modelos mais caros, mas oferecem mais funcionalidades, como também poder passar a seco.

      Seu maior problema, independentemente da marca, é apresentar vazamentos no reservatório de água e exigir manutenção periódica, para eliminar os resíduos que se acumulam nos canais por onde a água passa e nos orifícios da base por onde sai.

      Felizmente, essa manutenção é simples na maioria dos modelos que possuem mecanismo de autolimpeza. A quantidade de vapor produzida por ele é medida em g/m especificado na caixa e no manual do produto.

      A capacidade do reservatório de água também é relevante, e deve ser considerada, principalmente por quem passa muitas peças de uma vez. Isso porque quanto mais mais água conseguir armazenar, menos frequentes serão as pausas para reabastecimento.

      Alguns aparelhos oferecem também “vapor extra”, que intensifica a emissão de vapor, para facilitar na hora de passar roupas muito enrugadas e tecidos mais grossos. Outra funcionalidade é o jato de spray, capaz de soltar uma leve borrifada de água sobre a roupa por um botão.

      Existem ainda ferros que emitem vapor na posição vertical para ajudar a desenrugar roupas finas no cabide e cortinas, porém sem o mesmo desempenho que uma passadeira a vapor.

      Ferro de passar para viagem

      Os ferros de passar para viagem são modelos caracterizados principalmente pelo tamanho diminuto e peso reduzido em comparação com os outros modelos, pois precisam ser compactos e portáteis já que serão levados na bagagem de viagem e não podem ocupar muito espaço.

      Análise completa do melhor ferro de passar

      Antes de escolher o melhor ferro de passar roupa, determine suas necessidades e prioridades,
      Antes de escolher o melhor ferro de passar roupa, determine suas necessidades e prioridades,
      Agora que você já entendeu que existem diferentes tipos de ferro de passar e o que deve observar em cada modelo para escolher o melhor ferro de passar roupa para as suas necessidades em casa, veja a análise completa de cada um dos modelos abaixo:

      Arno Smart Protect – Potência extrema

      Arno Smart Protect
      Arno Smart Protect
      O Arno Smart Protect é o melhor ferro de passar a vapor, devido a sua potência e facilidade com que permite passar muita roupa, sem precisar ficar selecionando a temperatura ideal para cada tipo de tecido.

      Isso porque o modelo conta com uma tecnologia para identificar automaticamente a quantidade de calor ideal para cada tecido e não precisa ter seletor manual de temperatura. Além disso, sua base em durillium antiaderente desliza muito bem sobre as roupas, evitando também o excesso de brilho em nos tecidos sintéticos.

      Ele possui uma emissão de vapor variável de até 20 g/min para modelos de 127V e até 40 g/min para 220V. Ainda conta com função vapor extra de potência de até 120 g/min, e reservatório de água com capacidade para 260 ml.

      Além disso, ele emite vapor na posição vertical para desamassar roupas no cabide ou no varol e tem spray de água para umedecer as roupas mais difíceis de alisar. Para melhorar, ele ainda tem sistema auto off, que desliga o aparelho para evitar queimar a roupa.

      Sua ponta fina foi projetada para facilitar o acesso a locais estreitos, como o espaço entre botões e detalhes. Tem ainda função corta pingos, prevenindo que gotas de água sejam lançadas sobre as roupas e sistema de autolimpeza, para eliminar resíduos do interior do ferro. Seu único defeito é o preço relativamente alto, e o seu peso de 1,29 kg.

      Philips Walita Perfect Care – Eficiência e rapidez

      Philips Walita Perfect Care
      Philips Walita Perfect Care
      O Philips Walita Perfect Care também pode ser considerado o melhor ferro de passar roupa do mercado, mesmo sendo mais caro. Na verdade, o modelo a vapor pode funcionar para quem pode investir mais. Isso porque ele tem uma caldeira pressurizadora semelhante à dos ferros industriais, que ajuda a passar as roupas com muita rapidez e eficiência, incluindo vapor vertical.

      Outro recurso muito útil é o OptimalTemp, que adapta automaticamente o calor do ferro conforme o tipo de tecido, sem precisar ajustar a temperatura. Além disso, o ferro pode ficar até 5 minutos sobre a roupa, sem queimar.

      Philips Walita Easy Speed Plus – Velocidade eficiente

      Philips Walita Easy Speed Plus
      Philips Walita Easy Speed Plus
      O Philips Walita Easy Speed Plus está na lista de melhor ferro de passar a vapor, devido a sua base em cerâmica antiaderente, que desliza bem sobre qualquer tipo de tecido e distribui o calor de maneira uniforme, evitando que as roupas acabem queimando.

      Sua capacidade de emissão de vapor constante é de até 35 g/min, com função vapor extra de 100 g/min e vapor na posição vertical, e capacidade de reservatório de água de 270 ml.
      Além disso, conta com função corta pingos, que evita o lançamento de gotas d’água sobre as roupas enquanto você passa.

      Seu bico fino também ajuda a alcançar os locais menos acessíveis, como entre pregas ou botões. O cabo é confortável de segurar e o design moderno. O aparelho ainda vem equipado com sistema de autodesligamento, que faz o aparelho parar de funcionar em 8 minutos quando deixado sobre o suporte e em 30 segundos se apoiado na base, não sendo utilizado.

      Possui também função autolimpeza para manter a emissão de vapor funcionando adequadamente. No entanto, embora seja muito eficiente, o comprimento do fio (1,9 m), poderia ser maior e o peso do aparelho (1,15 kg) um pouco menor.

      Electrolux Precision Line SIN10 – Tecnologia de ponta

      Electrolux Precision Line SIN10
      Electrolux Precision Line SIN10
      O Electrolux Precision Line SIN10 também é considerado o melhor ferro de passar roupas a seco e a vapor ideal, pelas suas tecnologias de ponta. Como por exemplo, não deixar queimar o tecido ou você.

      Isso porque ele é equipado com um sistema anticalcário que desliga automaticamente o aparelho após 30 segundos na posição horizontal e 8 minutos na vertical, além de ter apoio e alças emborrachadas e um cabo elétrico 360º com 2 metros de comprimento. Além disso, ele também possui sistema antigotejamento, que evita vazamentos e vapor vertical.

      Oster Ultra Care 6206 – Potência e durabilidade

      Oster Ultra Care 6206
      Oster Ultra Care 6206
      Apesar da marca ser famosa por seus liquidificadores, o Oster Ultra Care é também o melhor ferro de passar roupa, pois é potente, durável e de excelente desempenho em todos os tipos de tecidos.

      Sendo assim, além de um belo design, ele possui base em cerâmica aerodinâmica antiaderente, com nano orifícios, que garante o melhor deslizamento sobre os tecidos e produção otimizada de vapor.

      Além disso, ele tem função vapor extra que emite um jato com potência de até 85 g/m e vapor na posição vertical, para desodorizar e ajudar a desamassar roupas finas no cabide.

      Possui ainda a opção “spray” para borrifar água sobre as roupas, com reservatório de capacidade para 280 ml e vapor extra multiuso, e sistema antigotejamento, para evitar pingar sobre as roupas.

      Também tem indicador luminoso em LED que avisa quando o ferro pode ser usado com vapor, sistema anticalcário para não precisar se preocupar com o acúmulo de minerais nas saídas de vapor, sistema de autolimpeza, para eliminar resíduos e possui autodesligamento. No entanto, há queixas de dificuldade em abrir a tampa do reservatório de água, e sobre o peso de 1,3 kg.

      Black&Decker AJ3000 – Ótimo custo/benefício

      Black&Decker AJ3000
      Black&Decker AJ3000
      O Black&Decker AJ3000 pode ser considerado o melhor ferro de passar roupa, por ser também equipado com sistema anticalcário, que impede acumulação de resíduos nas saídas de vapor, e base de cerâmica, que não deixa queimar as roupas mais frágeis ou deixá-las com brilho.

      Além de contar com um design elegante, ele é capaz de passar a seco e a vapor, permite enrolar o cabo de energia, tem jato frontal para desamassar vincos mais aparentes, botão seletor com indicador de tecidos e ajuste de intensidade do vapor. Além disso, possui luz indicadora de temperatura, que mostra a temperatura da base, evitando que sua roupa seja queimada por distração.

      Arno Ultragliss 64 – Robusto e inteligente

      Arno Ultragliss 64
      Arno Ultragliss 64
      O Arno Ultragliss 64 é o melhor ferro de passar roupa para quem quer investir em um modelo a seco e a vapor mais robusto.

      Ele tem base de durilium, que desliza com facilidade e evita que o tecido grude ou fique com brilho, controle de temperatura e jato frontal, que ajuda a desamassar vincos em roupas mais difíceis.

      Além disso, ele conta com função de desligamento automático, que desativa a chapa se ela for deixada inativa por algum tempo, evitando acidentes.

      Philips-Walita RI2042 – Moderno e resistente

      Philips-Walita RI2042
      Philips-Walita RI2042
      O Philips Walita RI2042 é outro ótimo modelo a seco e a vapor, que pode ser considerado o melhor ferro de passar roupa. Isso porque ele tem um revestimento moderno, com base de cerâmica, resistente a arranhões, que desliza muito bem sobre o tecido.

      Além disso, sua base tem uma boa distribuição de vapor, incluindo vertical, e a sua ponta fina e precisa, ajuda muito na hora de passar locais mais difíceis, como pregas e entre os botões das camisas. Ele também possui sistema anticalcário, para você não precisar se preocupar com o acúmulo de minerais nas saídas de vapor.

      Black & Decker B&D VFA – Desempenho e durabilidade

      Black & Decker B&D VFA
      Black & Decker B&D VFA
      O Black & Decker VFA é um modelo tradicional de ferro a seco, mas não poderia ficar de fora da lista do melhor ferro de passar roupa. Embora seja um ferro simples, tem excelente desempenho na hora de desamassar diferentes tipos de tecido.

      Ele é perfeitamente capaz de se manter entre os modelos a vapor com cada vez mais funcionalidades, pois é ideal para quem dispensa a emissão de vapor na hora de passar roupa e busca um produto descomplicado, altamente durável.

      Ele possui um controle de temperaturas na parte frontal do ferro muito prático, pois pode ser ajustado com uma só mão, enquanto passa as roupas. Além disso, conta com base de alumínio capaz de atingir altas temperaturas e desamassar tecidos de algodão, jeans ou brim, com um peso de menos de 1 quilo (970 g) e cabo anatômico, que garante mais conforto na hora de passar as roupas.

      No entanto, ele não emite vapor, mas atinge temperaturas altíssimas. Além disso, sua base não é antiaderente, podendo oferecer risco de danificar certos materiais sintéticos e dificultar a retirada de resíduos que ficam colados no ferro. O comprimento do fio (1,5 m) também poderia ser maior.

      Fora isso, o seu preço é realmente muito atraente, pois se trata de um ferro de passar a seco altamente durável e muito funcional, portanto o custo-benefício é excelente.

      Arno Steam Essential – Preço acessível

      Arno Steam Essential
      Arno Steam Essential
      O Arno Steam Essential é uma boa opção de melhor ferro de passar roupa a vapor e a seco com base em cerâmica antiaderente, pois apresenta um preço bastante acessível. Ele é ideal para quem não passa um grande número de peças de uma vez ou usa o ferro com menor frequência.

      Embora ele não emita tanto vapor quanto os modelos mais potentes, é bastante eficiente para desamassar diferentes tipos de tecido, e pesa apenas 920g. Sua capacidade de emissão de vapor (variável) é de até 10 g/min, com função vapor extra de 50 g /min, acionada por um botão na parte superior frontal do ferro.

      Além disso, possui funcionalidade “spray”, que possibilita soltar uma leve borrifada de água sobre as peças, para umidificar e facilitar a retirada de marcas de dobra e amassados. E ainda tem a função de vapor na vertical, porém com uma quantidade de vapor menor.

      Outra vantagem é a luz-piloto, que indica quando o aparelho está pronto para soltar vapor, para prevenir vazamentos sobre as roupas. Sem falar que sua base antiaderente ajuda a distribuir o calor de maneira uniforme, além de ser muito fácil de limpar. Até porque ele possui função autolimpeza que remove possíveis acúmulos de calcário no interior do ferro, prolongando sua vida útil.

      No entanto, seus pontos fracos são o reservatório pequeno (150 ml) e a capacidade de emissão de vapor, inferior à de modelos mais caros.

      Black & Decker Light Travel 777 – Prático, compacto e eficiente

      Black & Decker Light Travel 777
      Black & Decker Light Travel 777
      O Black & Decker 777 é o melhor ferro de passar roupa a vapor de viagem, pois é uma solução excelente para quem viaja com frequência e não abre mão de andar com as roupas impecáveis.

      A sua grande vantagem é ser bivolt, leve, compacto e prático, para ser levado na bagagem sem problemas. Ele pesa aproximadamente 700 g e tem alça dobrável, o que o torna uma aparelho muito fácil de carregar na mala.

      Mas, além de tudo isso, ele é muito eficiente. Começando pela sua base antiaderente, que evita danificar materiais sintéticos e muito fácil de limpar. Ele ainda pode passar a vapor e a seco, incluindo vapor vertical, que permite passar suas roupas diretamente no cabide ou no varal, sem precisar de uma tábua. Ele também emite uma quantidade razoável de vapor, além de possuir a função vapor extra, para ajudar a desamassar roupas que amarrotadas no interior de malas.

      Sem falar que, embora seja portátil, esquenta muito bem. Assim, por todos esses benefícios e o preço relativamente baixo, é um produto de excelente custo-benefício. Seus únicos defeitos é ter um fio espesso, que dificulta ser dobrado e encaixado na bagagem, e um reservatório de água de capacidade bem baixa (menos de 100 ml).

      E aí, gostou? Esperamos poder ter ajudado na sua escolha do melhor ferro de passar roupa e assim, facilitar a sua vida.

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais