Melhor Lava Louças Disponível no Mercado

As máquinas de lavar louças são grandes aliadas na cozinha para agilizar os trabalhos domésticos e ganhar tempo para realizar outras tarefas, cuidar mais de si mesmo ou curtir o tempo que resta com a família. Embora não seja um dos eletrodomésticos mais difundidos no Brasil e nem tão popular, ficam muitas dúvidas quanto aos seus serviços na hora da comprá-lo. Você sabe, por exemplo, qual a melhor lava louças disponível no mercado?

Além da praticidade e economia de tempo, essas máquinas higienizam as louças e talheres com água quente, removendo toda a gordura, economizando também água e energia. Portanto, se apenas essas características foram capazes de lhe convencer sobre a eficiência do produto, espere então só pra ler a seleção das máquinas de lavar louças que organizamos para você abaixo.

Selecionamos 6 modelos de melhor lava louças disponíveis hoje no mercado, com suas principais características e diferenciais, para que você possa escolher aquele mais adequado às suas necessidades. Nosso critério de avaliação foi observar não só as suas funcionalidades, mas também os modelos mais vendidos, melhor avaliados e com melhor custo-benefício.

Além disso, a seleção conta com modelos que atendem diferentes necessidades e preferências, em termos de tamanho, marca e design, levando em consideração a sua capacidade e potência de cada uma. Importante: Todos os modelos abaixo possuem selo do INMETRO, são eles:

  • Lava Louças Electrolux LI14X
  • Lava Louças Brastemp Ative! BLF12A
  • Lava Louças Electrolux LI10B
  • Lava Louças Electrolux LI10X
  • Lava Louças Brastemp Ative! BLF08
  • Lava Louças Consul Facilite CLC06AS

Lava Louças Electrolux LI14X – Melhor lava louças da lista

Melhor Lava Louças Electrolux LI14X
Melhor Lava Louças Electrolux LI14X
Electrolux LI14X é a máquina de lavar ideal para quem tem uma grande família ou gosta de receber os amigos para as refeições, pois tem tem capacidade para 14 serviços, lavando grandes quantidades de louças por vez, incluindo panelas grandes.

Ela ainda conta com diversas funcionalidades e um design moderno com espaço interno amplo e flexível que facilita a acomodação de panelas, através de uma gaveta removível exclusiva para talheres e cesto superior com altura regulável que permite lavar pratos de até 30cm de diâmetro no cesto inferior.

Seu painel traz 5 programas de lavagem: Inteligente, que seleciona o tipo de lavagem mais adequada de forma automática ao detectar o nível de sujeira das louças; Delicado, para itens mais frágeis; Panelas; Express com 30 minutos de duração e Normal.

Conta ainda com funções especiais como a Aquajet, um tipo de pré lavagem somente com água de 8 minutos, evitando que a louça acumulada na máquina seque a sujeira e cause mau cheiro. E a “Higienizar louça”, que consiste em um último enxágue com água a 70º C.

O painel blue touch dá um toque extra de modernidade, além de ser muito simples de usar e ter indicador de reposição de óleo secante. Além disso, pode ser embutida ou colocada sobre o piso. Ela é silenciosa e tem um bom consumo de energia elétrica, porém o gasto energético varia conforme o programa de lavagem utilizado.

Por ser um modelo grande, necessita de algumas adaptações para a sua instalação, como ponto de entrada de água e um disjuntor exclusivos. A mangueira que drena a água suja deve ser conectada a um tubo ou deixada no tanque, desde que não exceda 1 m de altura.

Características:

  • Dimensões: 83 cm (A), 60 cm (L) e 60 cm (P)
  • Capacidade: alta, 14 serviços
  • Funcionalidades: interior flexível, painel Blue Touch, cesto de altura ajustável, 5 programas, silenciosa
  • Classificação energética (INMETRO): Selo Procel “A”.

Lava Louças Brastemp Ative! BLF12A – Espaçosa e multifuncional

Melhor Lava Louças Brastemp Ative! BLF12A
Melhor Lava Louças Brastemp Ative! BLF12A
A Brastemp Ative! BLF12A merece estar na lista de melhor lava louças, pois é ótima para quem tem espaço suficiente e muita louça para lavar. Oferece 12 serviços com 6 programas de lavagem: Smart Sensor, que calcula o nível de água e o tempo de lavagem adequado para a quantidade de louça acumulada e sujeira; Dia a dia, para sujeira normal; Pesado, para panelas e louças muito sujas; Delicado, para cristais e objetos delicados; Rápido, que não seca a louça e Econômico, que usa menos água e luz.

Outra funcionalidade especial é a Meia Carga, que ajusta os ciclos para economizar água. E a Função Acquaspray, permite uma pré-lavagem sem sabão para não acumular sujeira e dar mau cheiro.

A lava louças também permite suspender o cesto superior para alocar panelas e outros utensílios grandes no cesto inferior, e seu painel é simples e funcional, com um timer que mostra o tempo de término do ciclo de lavagem, e indicador luminoso de reabastecimento de líquido secante.

Seu design não traz inovações, mas está disponível nas cores preto, inox e branco, podendo ser instalada sobre o piso ou ser embutida. O consumo de água e energia varia de acordo com o programa de lavagem utilizado e seus requisitos de instalação são semelhantes aos da Electrolux acima, podendo exigir adaptações no ambiente.

Alguns consumidores que o produto peca no aproveitamento do espaço interno, dificultando alocar objetos maiores e copos na parte de baixo da máquina ao ajustar o cesto superior. Além disso, seu preço é mais alto que a Electrolux LI14X Inox, mesmo com uma capacidade menor.

Características:

  • Dimensões: 86 cm (A) X 60 cm (L) X 63 cm (P)
  • Capacidade:boa, 12 serviços
  • Funcionalidades: Cesto para talheres, programa Inteligente, Função Acquaspray, Meia Carga e Smart Sensor para sujeira
  • Consumo: 16 litros, 1,4 kWh (127V) e 1,3 kWh (220V)
  • Classificação energética (INMETRO): Selo Procel “A”.

Lava Louças Electrolux LI10B – Versátil e eficiente

Melhor Lava Louças Electrolux LI10B
Melhor Lava Louças Electrolux LI10B
A Electrolux LI10B é a melhor lava louças para quem busca um aparelho de capacidade intermediária, que não ocupe tanto espaço na cozinha e que pode ser facilmente colocada sobre um móvel ou sobre a bancada da pia.

Na verdade, a LI10B é praticamente uma versão menor da Electrolux LI14X com cor diferente, diferindo apenas no tamanho e na capacidade de louça que lava. No entanto, por ter largura reduzida e ser mais alta, pode lavar utensílios maiores.

Possui um design clean, painel blue touch, dois cestos internos e um compartimento especial para talheres, removível. A altura do cesto superior é regulável, facilitando a colocação de louças maiores na parte de baixo.

Vem equipada com 5 funções: Inteligente, que detecta automaticamente a quantidade de louça e nível de sujeira; Normal, para um nível de sujeira regular; Delicado, para louças frágeis; Panelas e Express, que dura apenas 30 minutos.

Além disso, ela conta ainda com as funcionalidades Aquajet de pré-lavagem na apenas com água e “Higienizar louça”, que faz um último enxágue a 70º C.

Seu painel é fácil de usar e limpar, vem com alerta luminoso para o nível de óleo secante e trava para evitar alterar a programação acidentalmente. Ela também precisa de um ponto de água exclusivo, mas o descarte da água pode ser feito na pia ou tanque.

Sua maior desvantagem é o preço, o mesmo da versão 14 serviços, mas uma boa alternativa para quem deseja economizar espaço com uma máquina de capacidade média.

Características:

  • Capacidade: média, 10 serviços
  • Dimensões: 83 cm (A) X 45 cm (L) X 60 cm (P)
  • Funcionalidades: Multifuncional, otimiza espaço, silenciosa

Lava Louças Electrolux LI10X – Programa inteligente de lavagem

Melhor Lava Louças Electrolux LI10X
Melhor Lava Louças Electrolux LI10X
A Electrolux LI10X é a melhor lava louças para quem possui 4 ou 5 pessoas na família. Possui 10 serviços com painel Blue Touch e display digital que mostra o tempo restante do ciclo de lavagem, programa Delicado para taças de cristal e outras louças mais frágeis e programa Panelas para louças mais engorduradas.

O programa Inteligente seleciona automaticamente o melhor tipo de lavagem, de acordo com a quantidade de louça acumulada e sujeira. Além disso, possui prateleira exclusiva para talheres deixando mais espaço livre nos cestos para outros utensílios.

Características:

  • Painel Blue Touch
  • Cesto superior com altura ajustável
  • Programa Inteligente
  • Prateleira para talheres

Lava Louças Brastemp Ative! BLF08 – Potente e com ótimo preço

Melhor Lava Louças Brastemp Ative! BLF08
Melhor Lava Louças Brastemp Ative! BLF08
A Brastemp Ative! BLF08 tem um tamanho médio e visor transparente com 5 programas de lavagem e capacidade para 8 serviços, podendo ser instalada embaixo ou em cima da pia.

O modelo oferece maior espaço e potência que as versões compactas de 6 serviços, devido a hélice superior, que aumenta a sua eficiência na lavagem. Embora seja uma lava-louças de design simples e porte pequeno, o painel é fácil de usar e facilita a limpeza, podendo indicar qual etapa de lavagem está sendo executada em cada programa

Além disso, seu cesto superior tem altura ajustável para acomodar itens maiores, inclusive panelas. Ao reposicionar o cesto superior, é possível colocar pratos de até 29 cm no centro do cesto inferior e de até 30 cm na lateral, além de um compartimento móvel para talheres bastante funcional.

Através do visor transparente é possível acompanhar o processo de lavagem e identificar rapidamente problemas no seu funcionamento, como o travamento da hélice por objetos.

A função Acquaspray faz uma pré-lavagem, evitando que a sujeira dos alimentos ressequem e causam mau cheiro. Além disso, ainda conta com 5 programas de lavagem: pesado, dia a dia, delicado, rápido e econômico.

O ideal é disponibilizar uma torneira exclusiva para o seu abastecimento, assim com um cano de saída de água, podendo adaptar a torneira da pia ou tanque como ponto de entrada de água na falta dessas condições.

Também é possível deixar a mangueira de drenagem posicionada sobre o ralo de um tanque ou pia. No entanto, deve-se colocar uma tomada exclusiva para a máquina. Para embuti-la, é preciso deixar um espaço de 5 cm em cada lateral e na parte traseira, para saída de vapores e ventilação do aparelho.

Seu preço é realmente muito competitivo, que somado às suas funcionalidades e potência a torna a melhor lava louças de 8 serviços. Suas avaliações, em sua maioria, são positivas, mas uma das críticas frequentes é sobre o design dos cestos, que quando reposicionados deixa o espaço superior muito limitado.

Características:

  • Consumo: 3 litros, 0,78 kWh
  • Funcionalidades: 8 serviços, cesto superior com altura ajustável, visor transparente, função Acquaspray
  • Vantagens: eficiente, tamanho reduzido, preço acessível

Lava Louças Consul Facilite CLC06AS – Compacta e fácil de instalar

Melhor Lava Louças Consul Facilite CLC06AS
Melhor Lava Louças Consul Facilite CLC06AS
A Consul Facilite CLC06AS é a melhor lava louças, pois o modelo é ideal para quem não tem muito espaço na cozinha e deseja um produto de fácil instalação, sem precisar de adaptações no ambiente.

Seu design é simples, mas com painel moderno e 6 serviços, que pode ser instalada sobre a bancada da pia da cozinha, utilizando a torneira como entrada de água. O descarte da água é feito na própria pia também. Ela traz um adaptador de torneira e um engate para fazer a instalação, realmente bem simples.

O cesto tem indicadores de posição para cada tipo de utensílio (pratos, xícaras, tigelas, travessas e talheres), permitindo lavar até 60 peças por ciclo, dependendo do tamanho dos objetos. Os suportes flexíveis do cesto podem ser dobrados, facilitando a lavagem de panelas pequenas ou louças maiores.

O display é fácil de entender e usar, sendo possível indicar a etapa da lavagem sendo executada, pausar o processo e mostrar quando é preciso reabastecer o líquido secante. Ela vem com 5 programas de lavagem: pesado, dia a dia, delicado, econômico e rápido. E conta ainda com a função Aquaspray, uma pré-lavagem sem sabão.

Seu único ponto fraco é usar a torneira da pia como entrada de água, que impossibilita o seu uso durante o funcionamento da lava-louças. O engate até tem um botão vermelho que permite usar a água da torneira enquanto a máquina está ligada, porém, no manual o fabricante aconselha a evitar utilizá-lo. Além disso, sua altura só permite lavar pratos com até 25 cm.

Características:

  • Consumo: 8 litros, 0,8 kWh (110V) e 0,63 kWh (220V)
  • Funcionalidades: 6 serviços, 5 programas, função Aquaspray
  • Vantagens: compacta, eficiente, fácil instalação, silenciosa

Como escolher a melhor lava louças?

Antes de escolher a melhor lava louças é preciso determminar o espaço disponível em casa.
Antes de escolher a melhor lava louças é preciso determminar o espaço disponível em casa.
Antes de sair a procura da melhor lava louças, é preciso primeiro avaliar o espaço disponível em sua cozinha para acomodar o eletrodoméstico e quais adequações serão possíveis fazer ou não. Lembre-se que alguns modelos exigem pontos de entrada de água e saída. No entanto, modelos mais compactos podem se adaptar a torneira da pia como ponto de entrada e o ralo como saída.

Outro ponto importante é saber que as dimensões de uma lava louças estão diretamente relacionadas à sua capacidade, sendo que a quantidade de utensílios que cada modelo consegue lavar por vez é medida pelos seus “serviços”. No mercado, existem
lava louças com capacidade para 6 serviços até 14 serviços.

Como determinar a quantidade de serviços de lava louças ideais

A melhor lava louças deve adequadar a quantidade de serviços às saus necessidades.
A melhor lava louças deve adequadar a quantidade de serviços às saus necessidades.
Um serviço de lava louças corresponde ao número de utensílios que uma pessoa utiliza por refeição, incluindo apenas pratos (um raso, um fundo e um de sobremesa), um copo, um jogo de talheres, uma xícara e um pires.

As panelas, travessas, jarras e outros utensílios não estão incluídos, apesar de poderem ser lavados na máquina. Não existe uma fórmula exata para calcular o número de serviços ideal para o tamanho de cada família, por não se saber a quantidade de refeições feitas em casa e as visitas frequentes ou não.

Mas em geral, uma lava louças de 6 serviços é ideal para quem mora sozinho ou casais sem filhos que não almoçam em casa. Já os modelos com capacidade de 8 e 10 serviços conseguem suprir as necessidades de uma família de 3 ou 4 pessoas. No caso de famílias maiores, com 5 pessoas ou mais, o ideal é optar por modelos maiores, de 12 ou 14 serviços.

Programas e funcionamento da lava louças

A melhor lava louças deve ter uma capacidade de acordo com as suas necessidades.
A melhor lava louças deve ter uma capacidade de acordo com as suas necessidades.
Assim como a máquina de lavar roupas, a lava louças possui diferentes programas ou ciclos de lavagens, que se adequam ao volume e a temperatura da água utilizada, quantidade de sabão e tempo de lavagem, de acordo com o nível de sujeira e tipo de utensílios.

Seu mecanismo interno consiste em duas hélices, uma no teto e outra no piso da máquina, que soltam jatos fortes de água aquecida (em média a 50º C), sendo que os modelos menores possuem apenas uma hélice inferior.

A máquina dissolve o sabão na água aquecida e a lança em jatos pressurizados sobre as louças, que durante um ciclo de lavagem recircula várias vezes. Por isso, o consumo de água em litros é menor, comparado à uma lavagem manual.

Na primeira etapa de enxágue as hélices soltam jatos fortes de água limpa aquecida sobre os utensílios, retirando o sabão. Já o líquido secante é diluído na água do último enxágue, agindo como hidro repelente, evitando que marcas de pingos d’água se formem sobre as peças. Por fim, a água é drenada para fora da máquina.

Dependendo do ciclo utilizado, existe ainda uma etapa final de secagem, onde a temperatura alta faz com que a água ainda presente nos objetos seja evaporada.

As lava louças exigem um sabão específico, podendo ser em pó ou em tabletes, de alto rendimento. Além disso, elas precisam de um “líquido secante abrilhantador”, que auxilia no processo de secagem da louça, ajudando a dar um brilho extra, além de ter uma durabilidade maior que o detergente, já que não precisa ser reposto a cada lavagem.

Ao contrário que muitos imaginam, não é preciso enxaguar as louças, apenas retirar os restos de comida como em uma lavagem manual, antes de colocar na máquina. Através da água aquecida, jatos fortes e sabão de alta performance, a lava-louças proporciona um nível excelente de limpeza.

Porém, para garantir a sua eficiência, nunca exceda a quantidade máxima de louça estabelecida pelo fabricante e sempre posicione os utensílios de forma correta no interior da máquina.

Por fim, a lava louças é um eletrodoméstico capaz de ajudar a poupar o seu tempo, diminuir o consumo de energia elétrica e ainda economizar água. No entanto, a melhor lava louças é aquela que mais vai se adequar às suas necessidades. Esperamos ter ajudado a esclarecer suas dúvidas. Boas compras!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais