O DIY é uma tendência que só vem para acrescentar. Contribui para o meio ambiente ao reaproveitar materiais que demorariam para de decompor e garante móveis lindos e originais. O tema do artigo de hoje é a mesa de carretel de madeira.

Com esse material é possível fazer mesas de centro, laterais, de jantar, tudo vai depender do tamanho da bobina. Essas bobinas eram usadas para guardar fios, cabos e cordas. Também é possível usar a parte de cima do carretel para fazer o tampo de uma mesa com um pé diferente com outro material, te dando uma liberdade maior de criação e de regulagem da altura da mesa.

Exceto as mesas de centro, você pode finalizar colocando banco em volta, eles podem ser feitos de caixote, com carreteis menores e com mais sua criatividade permitir.

Para te ajudar a fazer a sua própria mesa em casa, fizemos uma seleção de dicas, tutoriais e fotos. Confira e se inspire!

O que é carretel de madeira?

O carretel de madeira, costuma ser fabricado em madeira maciça sustentável e são usados para embalar e transportar cordas, fios e cabos de rede elétrica. Sua vida útil para transporte, costuma durar mais ou menos dois anos. Quando não servem mais para a sua função original, são descartados. É aí que podemos reutilizá-los para criar nossa mesa.

Como usar carretéis de madeira na decoração?

O uso mais comum do carreteis é transformá-los em mesas de jantar, já que seu formato é propício para esse móvel, pois são redondos e altos. No entanto, é possível fazer outros tipos de mesa de acordo com o tamanho do carretel. Libere sua criatividade para fazer mesas de centro, mesas para crianças brincarem e muito mais.

Mesa para as crianças brincarem

Sabe aquela mesa que fica no cantinho das crianças? Ela pode ser usada para pintar e desenhar. Um carretel de tamanho pequeno e com uma altura mais baixa é ideal. Basta lixá-lo e enfeitá-lo como quiser, vale pintar, passar verniz, encapar e revestir. É uma peça muito firma e com uma ótima base que vai trazer mais segurança aos pequenos.

Mesa de jantar de carretel de madeira

Os carreteis tamanho jumbo podem ser adquiridos pela internet ou como alguma peça sobressalente em uma indústria da área. Para transformá-los em uma linda mesa de jantar é bem simples.

Basta lixar bem o carretel e passar verniz para que ele tenha um acabamento mais bonito e elegante. Para finalizar, combine com cadeiras colorida ou clássicas, que contrastam com o visual rústico da peça.

Mesa de centro com carretel de madeira

A mesa de centro de carretel pode ser feita somente com o tampo da peça. Para isso, remova o topo, lixe, bastante para um acabamento excelente, e passe verniz. Adicione hairpin legs, ou outras que combinarem mais com o estilo da sua sala. O resultado vai ser maravilhoso e sua sala vai ficar muito aconchegante.

Mesa de carretel de madeira para o jardim ou área externa

A área externa comporta um carretel com seu aspecto original de madeira, por causa do seu aspecto mais rústico. No entanto, você pode pintá-lo com alguma cor brilhante, caso queira. Lixe bem a peça, passe verniz e passe cordas para completar o visual. Seu jardim vai ficar aconchegante e charmoso.

Quanto custa fazer uma mesa de carretel?

Não existe um preço exato para te passar. Tudo vai depender do que você vai querer fazer. Na internet, é possível encontrar carretéis que custam em média R$100 e R$200. Se for comprar a mesa pronta, o preço é muito maior.

A dica é procurar em lojas de materiais de construção e elétricos, fábricas e depósitos também vale. Nesses lugares os preços são mais acessíveis.

Também vale salientar que uma peça em melhor estado pode custar mais caro, mas são as melhores apostas, porque você terá menos trabalho para reformá-la e ela vai durar mais tempo.

Onde comprar um carretel de madeira

Os carretéis de madeira podem ser encontrados em lojas de materiais elétricos e na internet em sites como Mercado Livre. É possível encontrar todos os tamanhos por todos os preços. Existem modelos de 32 centímetros de altura por 64,5 cm de diâmetro até de 83 centímetros de altura por 1,25 cm de diâmetro.

Vantagens da mesa de carretel de madeira

Os carretéis de madeira fazem parte de uma nova tendência do DIY, acompanhados dos pallets e dos caixotes de feira. Essa peça é 100% reaproveitada, não desperdiçando nada na natureza. Essa ação é extremamente vantajosa para o meio ambiente, já que evita o descarte desnecessário de resíduos e contribui para o seu bolso, porque uma mesa de carretel é bem mais barata do que um modelo convencional.

O resultado é incrível e garante uma decoração única, já que você pode personalizar a peça como quiser, desde a cor usada na pintura até os acabamentos. Dá para fazer um mosaico de pastilhas, uma pintura artística, encapar, recobrir com vidro e usar ladrilhos hidráulicos. Tudo vai depender da sua criatividade, do estilo que pretende dar a peça e da sua habilidade.

Como fazer uma mesa de carretel simples

Para fazer a mesa de carretel, você pode usar toda a estrutura ou só o tampo. Na segunda opção, é possível fazer duas mesas usando os dois tampos, e ainda é possível ajustar a altura como quiser. A seguir, você confere um tutorial de como fazer uma mesa usando uma bobina completa.

Materiais utilizados para fazer uma mesa de carretel

Para fazer esse projeto, você vai precisar de:

Bobina de madeira

Lixa para madeira

Tinta acrílica à base d’água

Rolo de pintura

Pincel

Luvas de borracha

Passo a passo de como fazer uma mesa de carretel

Primeiramente, coloque suas luvas de borracha. O carretel solta farpas e conta com pregos salientes que podem te machucar. Então, a proteção é fundamental.

Forre o chão com jornais ou uma lona. Assim, ele fica protegido e você evita que o pó espalhe ou que a tinta respingue no chão.

Lixe toda a bobina para remover a sujeira e as imperfeições. A aparência vai ficar como de uma peça nova.

Retire o pó com um pano úmido.

Pinte toda a madeira usando o rolo e utilize o pincel para fazer os detalhes que o rolo não alcança.

Espere secar e passe mais uma demão. Se o resultado esperado for mais rústico, apenas uma camada é o suficiente.

Espere secar novamente e pronto. Sua mesa de carretel está pronta. Ainda há a possibilidade de passar o verniz ao invés da tinta, para deixar o aspecto mais rústico. Tudo vai depender da sua vontade.

E ainda há a possibilidade de colocar um tampo de vidro sobre o carretel e preservar a vida útil da peça.

Como fazer uma mesa de carretel com o tampo

Essa ideia é um pouco mais complicada, por isso, além do passo a passo, também trouxemos o vídeo para que você acompanhe o processo.

O tutorial ensina a fazer uma mesa com um tampo de carretel de 1,20 metros de diâmetro, que é ideal para 6 lugares. Para uma mesa de 4 lugares, o de 1,00 metro é o suficiente.

Trate o trampo, bata os pregos que tenham no tampo, deixando os no mesmo nível da madeira.

Lixe com lixas de 80, 120 e 220, nessa ordem.

Passe o verniz da sua preferência.

Os pés utilizados no vídeo foram feitos em metalon e somando com o tampo, formam um conjunto de 75 centímetros de altura.

As barras foram cortadas e soldadas no formato de 2 retângulos e 2 quadrados.

A fixação dos pés é feita por meio de 2 furos no tampo que são parafusados.

É um processo um pouco complicado, mas o resultado final vale muito a pena.

Como fazer mesa de carretel com mosaico

O resultado desse mosaico é muito legal e você vai precisar de lixa 100 para madeira, trincha pequena, tinta restauro branca da True Colors Tintas, sobra de madeira para o tampo (MDF ou compensado), serra tico tico, compasso, trena, parafusos/Parafusadeira Bosch Go, cola PVA branca extra para artesanato da Tekbond, pastilhas de vidro nas cores escolhidas, torquês com roldanas, óculos de proteção, pinça, rejunte, chinelo de borracha, verniz acrílico da True Colors, tintas, estopa, tinta PVA para artesanato na cor ferro novo, da True Colors Tintas.

 Como fazer uma mesa de carretel com tampo revestido de pallets

Esse tutorial ensina a reaproveitar mais de um material que iria para o lixo. O resultado é uma mesa rústica super resistente e ecologicamente correta. Confira o vídeo e veja como é simples e barato reproduzir!

50 fotos de mesa de carretel de madeira para te inspirar

São muitas as ideias de como fazer sua mesa de carretel de madeira. Por isso, fizemos uma seleção de fotos com muitas ideias criativas que você pode copiar ou se inspirar. Escolha a sua preferida para fazer em casa.

O carretel de madeira é uma peça que seria descartada e que ganha uma nova utilidade ao se transformar em mesa. São muitas as possibilidades do que fazer, basta usar sua criatividade para criar um móvel prático, elegante e sofisticado! Com as nossas dicas e tutoriais sabemos que você vai arrasar!

Write A Comment