Montar um cantinho para estudar ou trabalhar é essencial. Esse espaço precisa ser confortável, inspirador e com poucas distrações para manter o foco. Assim, você consegue ser mais produtivo e organizado.

A mesa de estudo para quarto é um dos móveis que compõem esse local. Existem diversas opções disponíveis, como em L, as clássicas, as modernas, clean e até as vintage. A escolha do estilo do móvel vai depender da personalidade do morador.

Pode ser colocada em um dormitório infantil, juvenil ou adulto e deve ser pensada para que se encaixe ao tamanho disponível no local. Para te ajudar, fizemos uma seleção de dicas e inspirações. Confira!

Dicas para escolher sua mesa para quarto

Antes de tudo, você vai precisar analisar o tamanho do quarto. Se ele for amplo, é possível escolher uma mesa que fique em toda a extensão da parede. Assim, fica mais fácil para colocar livros, computador e acessórios. Caso o quarto seja pequeno, é preferível que a mesa seja no estilo de bancada, com algumas prateleiras suspensas. Também vale substituir o criado mudo pela mesa que também pode ser usada de penteadeira.

Nos quartos infantis, a mesa de estudo deve fazer parte do projeto, podendo ser embutida na cama ou colocada na parede oposta a cama. As crianças podem usar para fazer as tarefas da escola, brincar de pintar e desenhar e muito mais.

Por fim, não esqueça de compor a sua mesa com uma linda cadeira ou poltrona. O conjunto é que dará identidade ao local. Também vale a pena completar a decoração com alguns acessórios, como luminária, um mural de recados e porta lápis.

Cores para mesa de estudo

As cores são extremamente importantes para estimular o estudo, o raciocínio e a concentração. Por isso, quando você for construir o seu cantinho ou o do seu filho, deve se atentar para alguns detalhes importantes.

O vermelho é uma cor excelente para o local de estudo porque é estimulante, mas não deve estar presente no local de relaxamento porque pode dificultar o descanso.

O laranja e o amarelo também são estimulantes e rementem à luz do sol, isso faz com que o nosso organismo produza o hormônio serotonina, trazendo a sensação de bem estar e estimula o aprendizado.

Tons de verde e azul são suaves e estimulam a criatividade a concentração. Então, além de relaxante, vai estimular na hora de se concentrar ´para estudar ou trabalhar.

Tipos de mesa de estudo para quarto

Selecionamos 5 modelos principais de mesa de estudo para quarto. Confira!

Mesa de estudo para quarto em L

As mesas em L são ótimas para quartos pequenos, já que contribuem na otimização de espaço. Ela fica posicionada no canto e aproveita melhor os locais que não teriam utilização. O ambiente de trabalho e estudo fica mais amplo e permite que até duas pessoas usem com conforto.

É possível encontrar mesas em L com gavetas e até pranchetas para teclado e armários embutidos. Os acabamentos também podem variar, sendo laminados, laca, madeira natural ou as tradicionais na cor branca.

Mesa de estudo para quarto com espelho

Um quarto mais elegante e funcional precisa de uma mesa com espelho. Essa ideia é ótima para quartos pequenos, pois ajuda na sensação de que ele é maior e mais amplo. Além disso, você poderá transformar a mesa em um 2 em 1, sendo mesa de estudos e penteadeira.

Escolha um espelho com uma bela moldura e saiba que sua mesa terá uma excelente durabilidade e vai ser super fácil de manter e limpar.

Mesa de estudo clean

Se você gosta de uma decoração mais clean, o ideal é investir em uma mesa mais simples, em tons claros, linhas retas e até um material transparente. Essas características são ótimas para quartos pequenos porque dão a sensação de ocupar menos espaço.

O estilo clean, com linhas mais retas cria uma composição muito interessante e moderna no cômodo, sem contar que contribui para a concentração na hora de estudar ou trabalhar já que não possui tantas distrações visuais.

Mesa de estudo colorida

Os fãs de uma decoração colorida, podem investir em uma mesa cheia de detalhes e cores. Existem muitos modelos de mesas coloridas disponíveis no mercado. Contam com um ar mais juvenil, divertidos e criativos. Combinam com quartos infantis deixando o ambiente mais bonito e animado.

Elas também são ótimas para realçar decorações que contem com um estilo clean e quebram a monotonia de quartos em que o branco e tons pastel prevalecem.

Mesa de estudo clássica

Para os adeptos de uma decoração mais clássica, a mesa clássica é linda e eficiente. Os modelos mais comuns são os de madeira e conseguem se adequar em vários tipos de ambientes e de decoração.

Como escolher sua mesa de estudo

E como escolher a mesa que combina melhor com o meu estilo e atenda as minhas necessidades? É só seguir essas dicas que não vai ter erro.

Tamanho da mesa x tamanho do cômodo

Opte por uma parede mais larga para acomodar a mesa, porque quanto maior o comprimento, mais confortável será o espaço para estudar ou trabalhar. Lembre-se de posicioná-la em um local arejado e claro. Com relação a altura, não deixe passar de 75 centímetros e alguns casos irá variar conforme a cadeira que será utilizada. A altura da pessoa também deverá ser levada em conta, para não machucar a coluna.

Funcionalidade

Com relação a funcionalidade, é preciso levar em conta quais as funções essa mesa terá no ambiente. Será exclusivamente de estudo? Ou irá funcionar como uma bancada para outros moradores?

Vale a pena investir em uma mesa que possa ser usada como penteadeira, assim, você otimiza espaço e gasta menos.

Estilo do quarto

A mesa deve ser pensada para contribuir e complementar a decoração do quarto. Deve se adequar ao estilo, tanto no desenho como materiais e cores. Em ambientes coletivos, pense em um mobiliário que seja neutro.

Como montar o cantinho de estudo

Agora que você já sabe como escolher sua mesa, que tal conferir o que mais é necessário para montar um cantinho de estudos completo? Veja as dicas que selecionamos.

Iluminação do espaço de estudo

A iluminação é essencial para garantir o conforto e a tranquilidade na hora de estudar. Opte por posicionar sua mesa em um local que tenha incidência de luz natural, como por exemplo, colocá-la perto da janela de forma perpendicular, assim a luz do sol não será direta evitando que faça sombra.

As luminárias também são itens que não podem faltar. Existem modelos com foco ou braço articulado e iluminam por completo o cantinho de estudos. É capaz de substituir a iluminação natural quando esta não é possível.

A lâmpada fluorescente com luz branca é a iluminação certa para uma mesa de estudos e trabalho. Ela diminui o sono e aumenta o rendimento de quem a usa.

Móveis no geral

Gaveteiros modulares com uma altura e profundidade interessante são ideais para montar composições personalizadas e que atendam as necessidades do ambiente. Além disso, preze pela ergonomia do espaço com móveis adequados ao peso e tamanho de quem irá utilizá-los.

Cadeiras com encostos e braços são essenciais. Aproveite as paredes para guardar livros e materiais escolares com a instalação de nichos e prateleiras.

Acessórios para mesa

Os acessórios garantem um visual mais criativo e prático a sua mesa de estudos. Veja quais deles não podem faltar na hora de organizar o seu cantinho.

Caixas e organizadores

Esses itens permitem que sua mesa fique sempre arrumada. Além disso, todos os materiais que são indispensáveis e necessários ficam sempre à mão e organizados, facilitando de serem encontrados sempre que necessário.

Porta-lápis

O porta-lápis não pode faltar. O mais legal desse item é que ele pode ser feito com qualquer coisa, como caneca de café, latas de temperos e muito mais. Mantenha sua mesa organizada com muito mais estilo e praticidade.

Agendas e bloco de notas

Para facilitar a organização do estudo é válido ter uma agenda, bloco de notas ou até um memory board por perto. Assim, você registra todos os compromissos e organiza seu raciocínio para estudar.

60 fotos de mesas de estudos para quarto que vão te inspirar

Agora só falta conferir fotos de modelos diversos e sua aplicação dentro dos quartos para saber como escolher a sua. Fizemos uma seleção com 60 imagens de mesa de estudos para quarto que vão te inspirar a escolher a sua.

A mesa de estudos para quarto é essencial para quem precisa criar um cantinho para estudar ou trabalhar. Escolha um modelo que combine com o estilo do restante do quarto e que atenda às suas necessidades. Vale a pena investir em outras peças que complementem esse espaço e tragam mais conforto e praticidade.

Lembre-se de avaliar o espaço que você tem disponível e de dar preferência para a luz natural. Outro ponto importante são as cores, busque fazer combinações que estimulem e não atrapalhem na concentração.

Com as nossas dicas e inspirações vai ser muito mais fácil definir o modelo ideal para você!

Write A Comment