Móveis para Jardim: Ferro e Madeira!

O jardim é uma das áreas mais gostosas da casa. Transmitem tranquilidade e permitem que você tenha momentos relaxantes respirando um ar mais puro. E, justamente por isso, ele merece ser decorado. Os móveis para jardim fazem toda a diferença para tornar esse espaço mais atraente e aconchegante.

Eles podem ser feitos de ferro, madeira e outros materiais alternativos. O importante é saber criar composições que combinem e sejam harmônicas. Para te ajudar nessa missão, selecionamos uma série de dicas e inspirações. Confira e decore o seu jardim para se tornar o cantinho mais especial do seu lar!

Dicas de Melhores Móveis para Jardim

Se você precisa recarregar as energias e relaxar, saiba que o jardim é o espaço perfeito para isso. No entanto, ele deve ser bem equipado e decorado para propiciar essa sensação. Então, a primeira dica é: busque por móveis que sejam capazes de equipar o seu jardim sem perder o charme e que ao mesmo tempo sejam confortáveis e convidativos.

Alguns móveis são mais resistentes do que outros, e isso deve ser levado em consideração, já que eles serão instalados ao ar livre e estarão sujeitos a ações do clima e do tempo. Então, para o estofado e almofadas, escolha tecidos impermeáveis e que sequem rapidamente.

Os Elegantes Móveis de Ferro para Jardim

Os móveis de ferro para jardim são clássicos e tradicionais. Possuem um aspecto mais robusto e, normalmente, o acabamento conta com arabescos. Esse conjunto de características tornam esses móveis elegantes e charmosos.

Por mais que o material seja pesado, o seu design o faz parecer leve, gracioso e suave. Seu jardim vai ficar encantador. Eles podem ser pintados de branco, preto ou mantidos na cor original de ferro fundido.

Móveis Modernos para Jardim de Ferro

Para os adeptos de um estilo mais moderno, saiba que os móveis para jardim de ferro ganharam contornos e padrões renovados. As peças contam com traços mais finos, retos e leves e podem ser misturados com outros materiais, como madeira vidro e tecido.

A Escolha dos Estilos e dos Móveis

Ao optar por móveis de ferro, sua decoração ficará sensacional. São fáceis de combinar e proporcionam momentos agradáveis e confortáveis ao ar livre. Mas quais móveis inserir no seu jardim?

Existem algumas combinações que podem ser feitas, como mesas e cadeiras ou mesas e bancos, ou somente bancos dispostos perto de uma árvore para aproveitar a sombra. Tudo vai depender da finalidade que você quer dar ao espaço. Se a ideia for usar o jardim para fazer recepções e convidar os amigos, a mesa é indispensável.

Quanto ao estilo, os móveis de ferro são capazes de compor os mais variados estilos. Peças com brancos desgastados garantem um cantinho romântico. Os em tons mais sóbrios e escuros criam um jardim contemporâneo e moderno. Basta definir qual estilo você quer para sua área externa e investir no móvel que irá combinar com ele.

Vantagens de optar pelos móveis de ferro

Os móveis de ferro se destacam pela resistência e pela variedade de modelos existentes. Além disso, são muito duráveis e vão te acompanhar por muito tempo. Também é possível encontrar muitas cores, confirmando a versatilidade do ferro.

Manutenção dos Móveis de Ferro para Jardim

O ferro é durável e resistente em sua natureza, no entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para prolongar sua vida útil. Como os móveis ficarão expostos às ações do clima e do tempo, é importante que você os proteja com óleo cru ou removedores de ferrugem. A aplicação deve ser feita com uma esponja. A remoção de sujeiras deve ser feita com um pano seco ou úmido.

Outro ponto importante é evitar usar móveis de ferro em locais próximos ao mar, pois o sal, a areia e a maresia causam um desgaste muito grande ao material, deixando-o enferrujado.

Móveis de Madeira para Jardim: conforto e elegância

Os móveis de madeira são sinônimo de aconchego. A madeira é uma matéria-prima muito nobre e elegante. As mais usadas em áreas externas são: pinus, teca, pinho, jatobá e eucalipto. Se você procura por um tipo mais resistente à ação do tempo, a teca é a mais indicada, mas seu custo é relativamente mais alto porque é importada. Já o pinho, é ideal para quem gosta de móveis coloridos, pois permite que seja pintado com facilidade.

Esse tipo de móvel costuma ser mais robusto e imponente, são muito funcionais e perfeitos para decorar ambientes externos. Permitem combinações com tecidos coloridos e permitem a criação de um local mais convidativo e aconchegante.

Como Decorar com Móveis de Madeira para Jardim

A madeira é um material muito versátil e permite que você encontre uma variedade muito grande de móveis que irão agradar todos os gostos e bolsos. Com relação ao tamanho da sua área externa, os jardins pequenos ficam maravilhosos com poltronas ou bancos de dois ou três lugares. Dessa forma, o ambiente fica preparado para conversar, curtir um dia de sol e aproveitar as noites frescas de primavera.

Em áreas maiores, a composição dos móveis é mais interessante. Escolha jogos de mesas e cadeiras e convide os amigos e familiares para curtir um jantar, churrasco ou um happy hour. E se ainda tiver espaço, opte por espreguiçadeiras. Elas são perfeitas para relaxar, ler um livro e até reabastecer sua vitamina D.

Como Conservar os Móveis de Madeira para Jardim

O mobiliário de madeira é muito resistente, mas pede por alguns cuidados que vão ajudar na conservação, já que eles ficam expostos às ações do tempo. Por serem ficarem em áreas externas, precisam ser tratados, mas esse tratamento sai com o tempo, então, renove a proteção de tempos em tempos. Existem produtos próprios para isso, como stain impregnante que conserva a aparência natural da madeira e protege de raios UV.

Os estofados e almofadas precisam ser resistentes e impermeabilizados. Guardá-los quando não tiver usando, pode ser essencial para aumentar sua durabilidade.

Para a limpeza diária, utilize um pano seco ou levemente úmido. Não use água ou sabão, porque pode manchar a madeira e desgastá-la. Além disso, hidrate a madeira com frequência para que ela não desidrate. Para isso, faça uso de um pano macio com óleo de peroba ou linhaça. Realize esse processo ao menos uma vez por mês.

Móveis para Jardim em Materiais Alternativos

Mas se você quiser inovar, existem muitos móveis feitos em materiais alternativos. O plástico e o acrílico são materiais que estão em alta, além de serem resistentes e não se deteriorem com facilidade e serem duráveis. Fibras trançadas são outra ideia bacana, são a cara de áreas externas e podem ser feitas com materiais sintéticos ou naturais.

E ainda existem opções que podem ser feitas em casa, como móveis de pallets, blocos de concreto, pneus e muito mais. Libere sua imaginação e crie um jardim aconchegante e maravilhoso.

40 fotos de móveis para jardim que vão te inspirar e encantar

São muitas as opções disponíveis para você decorar o seu jardim. Para te inspirar, fizemos uma seleção com 40 fotos incríveis. Escolha sua preferida e decore sua área externa com os materiais e móveis que mais te agradam.

moveis jardim Foto de Pin de Edineide Mota da Cruz em paletes Pinterest

Decorar um jardim com móveis é essencial para criar um ambiente aconchegante e delicado. Aproveite a área externa da sua casa para relaxar, descansar, aproveitar os dias e noites quentes e até convidar seus amigos para se divertir. Escolha o material que mais se aproxima com a proposta decorativa que você deseja e alie conforto com estilo.

 

 

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais