A cada dia que passa existem mais possibilidades de modelos de lavabos para incluirmos no  banheiro. Dentre os tipos, a pia esculpida tem sido uma alternativa bastante solicitada, já que ela cria um visual sofisticado e bonito no ambiente.

No entanto, embora esse seja um modelo, ainda assim existem diferentes cores e materiais que podem ser utilizados para fazer a sua pia esculpida. Por isso, na hora de selecionar qual inserir no seu lavabo, é fundamental avaliar as opções e ter cuidados.

Portanto, se você ainda não conseguiu definir qual pia esculpida vai utilizar, separamos esse artigo com algumas opções e dicas para te ajudar na escolha. Vamos ver?

Pia esculpida em porcelanato

O primeiro modelo de pia esculpida que separamos é a pia de porcelanato. O porcelanato é um material muito utilizado na decoração das casas, já que ele funciona nos pisos, azulejos e até mesmo nas pias.

No momento de optar por esse modelo, é primordial avaliar os tipos desse material, já que há de diferentes cores e designs. 

Além disso, aproveitando a funcionalidade do porcelanato, seria interessante que você combinasse ele com outros elementos do espaço. Por exemplo, você pode optar por colocar o mesmo porcelanato da pia no chão e utilizar a mesma paleta de cor.  Isso irá fazer com que todos os elementos fiquem combinando entre si e crie uma linda decoração.

Modelo de pia esculpida bege

O modelo de pia esculpida bege é uma boa alternativa para quem procura uma decoração clean. A vantagem do uso dessa pia, é que na hora de compor toda a decoração, utilizando uma cor neutra fica mais fácil de decorar. 

Então, se você optar por esse modelo, procure definir uma paleta de cor incluindo o bege, para conseguir ter uma visão ampla na hora da escolha das cores dos outros objetos que irão compor o espaço.

Além disso, é legal utilizar o preto ou uma cor mais forte, para que o banheiro não fique  apagado. 

Pia esculpida com duas cores

Além dos modelos comuns de pia esculpida, você também pode optar por utilizar uma com duas cores.  O modelo de pia preto e branco, por exemplo, traz um diferencial e ainda é fácil de encaixar. Afinal, como são cores clássicas, não deixa o banheiro exagerado.

Utilizando a pia de duas cores no ambiente, o ideal é colocar ambas as cores em outros espaços. Por exemplo, o piso de branco, o armário e os nichos de preto. Dessa forma, estará utilizando o branco e o preto como cores principais, fazendo com que todo o ambiente combine com a pia esculpida de duas cores.

Pia esculpida colorida

A pia esculpida colorida é uma opção ótima para quem procura uma decoração mais colorida e alegre. Embora essa opção não seja tão comum, ainda assim você pode apostar, trazendo um diferencial.

Caso você escolha, é válido destacar que precisará de um pouco mais de cuidado. Isso acontece, pois quando um dos principais itens do banheiro é colorido, a atenção com as cores de todo o espaço precisa ser maior, evitando que não fique nada exagerado.

Sendo assim, a nossa dica é definir uma paleta de cor e selecionar tons mais suaves para utilizar junto com o colorido da pia. Dessa forma, isso criará um equilíbrio no ambiente entre as cores, deixando mais adequado e bonito.

Outra sugestão, é utilizar o círculo cromático de referência, pois com ele você consegue saber quais cores combinam entre si. 

Modelo de pia esculpida branca

A pia esculpida branca é um clássico para quem deseja ter um lavabo clean e minimalista. Esse tipo de pia também deixa o lavabo sofisticado, mas é claro, para criar esse visual, apenas a pia branca não irá funcionar, uma vez que é necessário o uso de outros elementos que combinem entre si.

A decoração clean é sua uma das possibilidades que você consegue fazer com a pia branca, mas se não gosta dessa alternativa, é possível também criar um contraste entre as cores.

Então, se a pia for branca, a parede de fundo pode ser preta, criando um contraste incrível na decoração. E é claro, o uso das luminárias acima da pia também irão fazer toda diferença.

Banheiro com pia esculpida preta

A pia preta é uma opção muito procurada, mas com ela esculpida traz um bom diferencial. Esse modelo também tem a vantagem de se adequar em qualquer situação, então, independente de qual estilo você quiser colocar a pia preta é bem vinda.

Para quem gosta de uma decoração mais escura,  ter cautela na hora de decorar é essencial para que o espaço não fique pesado e escuro. 

A dica é pintar de branco a parede em frente a janela, pois a parede branca funciona como um espelho, ao bater luminosidade no parede, ela reflete e deixa o ambiente mais claro. Além disso, apostar em uma boa iluminação também ajuda. A luz amarela deixa o banheiro escuro, porém aconchegante, enquanto a branca é útil para a iluminação.

Veja também: Modelos de Bancadas para Banheiros!

Pia esculpida com detalhes nas laterais

Atualmente, existem vários modelos de pias esculpidas, mas entre elas, há também as com detalhes nas laterais que ficam lindas na decoração. O mais interessante é que existem mais de uma opção de detalhes e que você também pode pedir para fazer.

Por exemplo, as pias com tiras em volta, é uma dessas opções, mas você poderia utilizar apenas uma tira, duas, três ou como preferir. O mais importante, é que isso irá funcionar como um acabamento.

Banheiro com pia esculpida com duas cubas

A pia esculpida é apenas uma parte do conjunto do lavabo, mas o formato da cuba do modelo que escolher, também faz diferença na decoração. Geralmente, é mais comum as pessoas utilizarem apenas uma cuba, mas se você tem uma casa grande ou gosta desse tipo de decoração, há a possibilidade de utilizar duas cubas na área de lavabo.

Além disso, neste caso é importante avaliar o espaço disponível e ter senso quanto à possibilidade de inserir duas cubas. Esse passo é essencial, pois se o seu banheiro possui pouco espaço, utilizar duas cubas não irá ficar legal, só deixará ele mais apertado.

Sendo assim, é importante avaliar não só a estética, mas também a possibilidade e necessidade.

Dicas na hora de escolher a pia do seu banheiro!

A variedade de modelos de pias esculpidas hoje, nos exige ter alguns cuidados na hora de priorizar. É indispensável escolher por uma pia esculpida que se adeque àquilo ao que precisa e que também combine com a decoração do espaço.

Então, para te ajudar, abaixo separamos algumas dicas que você precisa de atenção na hora de fazer a sua escolha. Vamos ver?

Escolha um estilo de decoração

A nossa primeira dica para escolher a pia esculpida ideal é definir um estilo de decoração. Cada modelo de pia combina ou não com um determinado estilo, por isso, já tê-lo definido, auxilia na hora de eleger por um.

Se você ainda está com dúvidas de qual estilo colocar, a nossa sugestão é que você procure conhecer pelo menos os principais, como o Industrial, minimalista, contemporâneo, huggle e escandinavo. Aqui no Total Construção tem vários artigos sobre esses estilos.

Defina uma paleta de cor

Além da escolha do estilo de decoração, a paleta de cor que será utilizada também é um passo fundamental para auxiliar na seleção das pias esculpidas. Embora tenhamos pias esculpidas de diversas cores, você precisa ter uma visão ampla, pensando em como as cores escolhidas – inclusive a cor da pia – irá ficar no espaço.

Portanto, sugerimos também que você busque algumas referências de paletas de cores para o banheiro. No Pinterest irá encontrar referências que poderão te ajudar nesse passo.

Conheça os materiais disponíveis

Atualmente, existem vários tipos de materiais que podem ser utilizados na pia. Dentre eles podemos destacar o granito, mármore e o porcelanato que são os mais comuns. Por isso, a próxima dica para você escolher qual pia esculpida apostar é avaliar os tipos de materiais também. 

Para esse passo, o ideal é procurar avaliar a durabilidade dos materiais e as vantagens e as desvantagens da sua utilização. Busque saber essas características de ao menos os principais materiais disponíveis para pia. Desse modo, ficará mais fácil de você enxergar qual opção se adequa àquilo que você procura.

Avalie a sua necessidade

Para finalizar, a última dica para escolher a pia esculpida ideal é avaliar a sua necessidade. Muita das vezes olhamos algum item de casa e desejamos, mas sem necessariamente aquilo ser necessário para nós. No caso da pia isso não é diferente, você precisa saber qual modelo de pia realmente se adequa ao que deseja e precisa.

Por exemplo, a pia esculpida com duas cubas nem sempre será ideal para você, uma vez que ela se torna mais agradável se você morar em uma casa com muitas pessoas ou ter um banheiro amplo.

Sendo assim, busque ter um olhar crítico nas opções de pias esculpidas que existem no mercado, para selecionar apenas aquela que faz sentido ao que você procura.

Gostou das dicas? Se gostou aproveite para compartilhar esse artigo nas suas redes sociais!

.

Write A Comment