Escolher o modelo de piso que irá colocar na sua cozinha é um passo muito importante e que exige atenção. Isso porque a cozinha é um ambiente de uso comum e que costuma sujar com mais facilidade. Então, na hora de optar, é necessário levar todos esses fatores em consideração.

Além disso, o piso que você vai inserir na cozinha também precisa estar alinhado com a decoração do ambiente. Por exemplo, se você optar pelo estilo minimalista, busque definir um modelo de piso que combine e se adeque a este estilo.

Portanto, para te ajudar com a escolha do piso ideal para a sua cozinha, separamos este artigo completo, com alguns tipos de pisos mais modelos para você se inspirar. Vamos ver?

Tipos de pisos

Atualmente, existem vários tipos de pisos que você pode utilizar, mas antes de escolher um, é importante avaliar a característica de cada um e não somente a estética. Por isso, separamos alguns pisos para você se inspirar.

Mármore

O mármore é uma pedra bastante requintada, já que ela tem a sua beleza única, além de ficar incrível na decoração.

Hoje, existem vários tipos de mármore que você pode eleger, mas quanto mais limpo for a pedra e clara, maior é o seu preço, por isso, é importante levar isso em consideração também.

Porcelanato

Outro tipo de piso que também funciona muito bem na cozinha  é o porcelanato. Esse modelo tem ganhado muito destaque nos últimos meses e, além da cozinha, também se se adequa em outros ambientes.

O legal do porcelanato é que existem muitas opções, então, você tem maior poder de escolha e consegue encontrar aquela que mais se adequa a sua decoração.

Além disso, os pisos de porcelana, tem a vantagem de serem mais acessíveis do que o mármore.

Granito

O próximo tipo de piso é o de granito, no qual é mais acessível do que o mármore. No entanto, o granito é uma pedra mais resistente então é uma das melhores opções para a cozinha, já que é um ambiente de maior uso e que necessita de algo com maior durabilidade.

Além disso, este tipo de piso também tem a vantagem de ser mais fácil de limpar e não exigir muita manutenção.

Estilizado

O piso estilizado ou conhecido também como porcelanato líquido é uma tendência, já que ele oferece um brilho intenso e pode ser feito com diferentes tipos de estampas. Desse modo, a vantagem do seu uso é que você pode definir a estampa que quiser – e que tenha a ver com a sua decoração – para inserir na sua cozinha e deixá-la personalizada.

Cimento queimado

O cimento queimado costuma ser bem comum nas paredes, mas ele pode ser utilizado no piso também.

Ele cria um visual contemporâneo para o espaço e combina totalmente com decorações industriais, modernas e minimalistas.

A composição deste piso é feita com cimento, areia e água, mas a forma de aplicar é o que realmente faz diferença e deixa o acabamento tão desejado.

Madeira

Embora não seja tão comum o uso da madeira na cozinha, ainda assim existe essa opção, mas com a utilização de um tratamento na madeira para torná-la mais resistente.

O piso de madeira na cozinha cria um acabamento lindo, principalmente em decorações rústicas, cujo é mais comum a utilização deste material.

Cerâmica

Por fim, não podemos deixar de citar a cerâmica que foi um tipo de piso muito utilizado há alguns anos, depois do porcelanato ganhar mais destaque.

A cerâmica é um piso acessível e que também você encontra em diferentes possibilidades. O legal é que ao invés de você utilizar apenas um tipo de cerâmica, também pode optar por mesclar, criando um desenho no chão.

Cozinha colorida com porcelanato

Agora que você conferiu as opções de pisos, está na hora de conhecer algumas possibilidades para se inspirar. Por isso, o primeiro modelo de cozinha que separamos é a colorida com o porcelanato.

A cozinha colorida é um exemplo indicado para quem busca por um ambiente  harmônico e alegre. Porém, neste caso, é necessário ter atenção quanto as cores que serão utilizadas e a sua composição para que não fique nada exagerado.

Modelo de cozinha minimalista com porcelanato

A cozinha minimalista também é uma alternativa ótima para quem deseja ter mais facilidade na hora de decorar. Afinal, neste estilo você não utiliza muitos itens e aposta mais nas cores preto, branco e cinza.

O piso de porcelanato cria um visual lindo na cozinha minimalista e você pode optar por um modelo clean branco.  Porém, caso você opte por esse modelo, é válido destacarmos que terá mais trabalho quanto a limpeza, por ser um porcelanato claro.

Então, crie uma rotina de limpeza e manutenção, para que manter a cozinha sempre limpa e agradável.

Cozinha industrial com piso de cimento queimado

O próximo modelo que separamos é a cozinha com piso de cimento queimado, sendo uma opção que está cada vez mais comuns, principalmente nos estilos industriais, conforme citamos.

Se você optar por este modelo, o interessante é que você utilize outros elementos que se adequem a esse estilo. Por exemplo, ao invés de utilizar a fiação interna, opte por fazer ela externa, enfatizando a decoração.

Além disso, os móveis com detalhes de ferros faz parte das características da decoração industrial, então, seria interessante utilizar esta opção. O mais importante, é criar um ambiente padronizado.

Piso de cerâmica em cozinha clean

O piso de cerâmica pode ser inserido em qualquer estilo de decoração, incluindo em ambientes mais clean. Neste caso, o ideal é que você escolha um piso que não tenha tantas estampas e de preferência branco ou com uma cor clara. Pois assim, irá deixar o espaço mais limpo.

Os cuidados com o piso de cerâmica são iguais ao de porcelanato branco, no caso se você optar um claro também.  Além do mais, evite arrastar móveis ou demais objetos para não arranhar o piso.

Cozinha rústica com pisos de madeira

A decoração rústica tem como uma de suas principais características o uso da madeira e um acabamento mais desgastado. Dessa forma, o uso do piso de madeira combina com a cozinha rústica, mas é claro, antes de aplicá-lo é necessário que ele passe por processo de tratamento, para tornar mais resistente.

Além disso, a desvantagem do piso de madeira é que ele não é tão resistente em contato com a água, como acontece com os outros modelos. Por esse motivo, utilizar um tapete próximo à pia, ajuda a evitar que caia água constantemente e danifique o piso mais rápido.

Modelo de cozinha com piso colorido

É muito comum observarmos espaços coloridos, cujo os móveis e paredes ganham esse destaque com as cores. Mas, além dessa opção, utilizar o piso colorido também pode funcionar, porém é importante ter uma certa atenção para evitar o exagero.

Por exemplo, se o piso é colorido, evite colocar outros elementos que sejam coloridos também, aplicando uma cor neutra na parede.

Além disso, podemos destacar também que, se você não tem o costume de fazer ambientes com muitas cores, essa opção pode não ser tão recomendada. Afinal, o custo do piso na cozinha é elevado e, com o tempo, você pode acabar enjoando.

Sendo assim, sempre que você for escolher um tipo de piso ou qualquer outro acabamento na casa, não se esqueça de levar todos esses pontos em consideração.

Cozinha preta com piso de porcelanato

O piso de porcelanato é uma tendência e a sua utilização na cozinha é comum. O legal é que ele pode ser utilizado em diferentes estilos, para isso o segredo é avaliar se a cor dele e os detalhes estão de acordo com o estilo escolhido.

No caso da cozinha preta, se você utilizar as paredes pretas poderá deixar o ambiente muito pesado. Por isso, o ideal é que você crie um contraste, por exemplo, se a parede for preta, coloque um piso preto e vice-versa.

A partir disso, irá conseguir criar um equilíbrio entre as cores e deixar o ambiente mais confortável.

Porcelanato líquido na cozinha

O porcelanato líquido é um tipo de piso que chama muita atenção, por esse motivo, você precisa avaliar se é um  material que funcione com você. Diferente do piso propriamente de porcelanato, este modelo é feito com resina epóxi em que, em seguida poderá ser aplicado qualquer estampa conforme o seu gosto.

Então, ao contrário dos outros modelos em que você escolhe um design dentre as opções disponíveis, neste existe a liberdade de escolha.

Entretanto, o problema disso é que muitas estampas podem acabar chamando muita atenção na cozinha. Além disso, o porcelanato líquido possui um alto brilho que é outro ponto a ser levado em consideração.

Por esse motivo, é importante que haja atenção com os outros elementos e cores que irão compor o espaço.

Cozinha com pisos xadrez

Para finalizar, o último modelo de piso que separamos é o em xadrez, que é um o conjunto de estampas cria esse design. Para utilizar esse modelo, você pode escolher um piso de cerâmica preto e outro branco, por exemplo, e posicioná-los de forma que crie este efeito.

Além do mais, a composição em xadrez pode ser criado por outros tipos de estampas e materiais. Geralmente, ele tende a ser mais comum com a cerâmica, mas caso você não goste da cerâmica, procure optar pelo porcelanato, que poderá funcionar também.

Write A Comment