Peças artesanais feitas em ponto russo são excelentes ideias para incrementar qualquer trabalho de bordado em crochê. A técnica dá uma aparência de alto relevo, que lembra muito a tapeçaria, dando um toque bem mais sofisticado e elegante à sua peça.

Além de muito relaxante de bordar, o ponto russo é uma técnica muito versátil que pode ser incorporada à vários materiais diferentes de tecidos variados para usos também diversos. Ou seja, você poderá bordar fraldas, toalhas de banho e de mesa, colchas, tapetes, peças de roupas, acessórios e até enfeites decorativos.

Ele agrega tanto valor às suas peças que você pode até pensar em transformar o hobby em uma fonte de renda extra para ajudar a engordar o orçamento e pagar as contas no final do mês com mais tranquilidade.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Quem sabe até você não profissionaliza e abre até um pequeno negócio? Tudo o que você precisa para começar são poucos materiais, uma certa habilidade e muita criatividade. E não, se preocupe, nós vamos te dar todas as dicas que você precisa saber para se iniciar na técnica.

Aproveite o artigo para conhecer mais sobre o ponto russo, os materiais necessários, seguir o passo a passo com agulha mágica, gráficos e tutoriais em vídeo. Inspire-se também nas inúmeras imagens que selecionamos para você.

Comece a bordar em ponto russo agora mesmo!

O que é ponto russo?

pessoa fazendo sol em ponto russo
O ponto russo é uma técnica bem antiga de bordado.

Embora seja chamado de ponto russo, essa técnica de bordado é bastante antiga e teve sua origem no Egito, onde se usava ossos de aves ao invés de agulhas para bordar. Depois de muito tempo foi incorporada na cultura Russa, chegando ao Brasil só por volta de 1950, , mais precisamente no Paraná, pelas mãos de imigrantes russos.

A partir dali, o ponto russo se difundiu para o resto do país e pelo mundo. A técnica consiste em bordar com uma agulha especial e específica, podendo usar vários tipos de linhas e barbantes. O seu diferencial está no resultado do bordado que fica com um acabamento em alto relevo muito sofisticado.

Materiais necessários para o ponto russo

materiais para fazer ponto russo
Nã é preciso uma grande quantidade de materiais ou muito investimento para ocmeçar a fazer peças em ponto russo.

O ponto russo não é difícil de ser executado, mas os materiais corretos são fundamentais para que ele saia da forma correta. Não será preciso investir muito, sendo que a maioria dos materiais são facilmente encontrados em lojas de aviamentos e artesanato, basta ter o seguinte abaixo:

Linhas

O ponto russo não exige uma linha específica, podendo utilizar lã, linha de crochê ou de bordado e até barbante e fitas, dependendo do tipo de trabalho que você quer realizar, do efeito que quer dar e do tecido escolhido, mais fino ou mais grosso.

Agulha (mágica)

O ponto russo requer uma agulha específica para a técnica, sempre baseando o seu tamanho na espessura da linha escolhida. Ela é diferente das agulhas comuns de bordado e possui um design especial para deixar o bordado em alto relevo.

Tecido

O tipo de tecido pode variar conforme o tipo de peça que você deseja criar e a sua utilidade. Os mais utilizados são: tergal, cetim grosso, brim, linho tergal, jeans, gabardine grosso, oxford, lonita, cânhamo grosso, algodão fechado, etamine (que pode ser aplicado em toalhas).

Bastidor

Esse é um acessório muito útil para qualquer tipo de trabalho de costura ou bordado. Ele serve para segurar e esticar o tecido enquanto você borda, para que não saia do lugar. Ele precisa ser sempre de um tamanho maior do que o desenho do bordado. Normalmente, ele é um aro de madeira regulável, com ou sem ajustes de metal.

Tesouras

Você pode usar tesoura comum de costura ou tesoura de arremate, que possui pontas finas e é bem pequena, perfeita para dar o acabamento das linhas. O ideal é que estejam bem afiada para não desfiar a linha.

Gráficos ou moldes

Os gráficos são aqueles moldes de costura que servem de guia para realizar o bordado. Eles possuem somente o contorno e podem ter desenhos simples até mais complexos. Para transferir o molde para o tecido, basta usar papel carbono e lápis ou um stencil.

Stencil

Material vazado indicado para desenhar o contorno do molde diretamente no tecido, servindo como um guia. Você mesma pode criar o stencil em papel cartão e recortar ou comprar pronto.

Termolina leitosa

Substância que deve ser aplicada no lado avesso da peça para finalizar o trabalho, sempre tomando cuidado para que ela não passe para o lado da frente. Ela deixa o bordado pronto e mais firme, sem o risco de se desfazer.

De posse de todos esses materiais você já vai poder começar a fazer os seus próprios bordados em ponto russo. Se quiser, pode utilizar gráficos prontos no início e depois passar a criar seus designs exclusivos.

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

A técnica é tão versátil que pode ser aplicada em uma infinidade de peças, desde fraldas de bebê até capas de almofada, tapetes, toalhas ou objetos decorativos, feitos com o próprio bastidor como moldura – são super tendência de decoração e ficam lindos! Basta colocar toda a sua criatividade e imaginação para funcionar!

Ponto russo: Passo a Passo para fazer Letras

As letras, nomes e monogramas são super fáceis para quem está começando a aprender o ponto russo. Comece sempre separando todos os materiais que você vai utilizar no processo e siga os passos abaixo:

  • 1० Passo: Escolha um molde e transfira as letras para o tecido, de forma invertida e pelo avesso. Assim, do lado certo do tecido a letra estará na direção correta para o bordado;
  • 2० Passo: Passe a linha pela agulha, deixando uma sobra na ponta e fazendo um nó no final;
  • 3० Passo: Comece a perfurar o tecido com a ponta da agulha, fazendo os pontos, mas sempre mantendo o mesmo tamanho em todos eles. Se a letra e a linha forem finas, faça duas carreiras para contornar a letra, para engrossar;
  • 4० Passo: Para finalizar a peça, preencha toda a letra, fazendo o mesmo processo. Depois, aplique a termolina leitosa no avesso do bordado.

Gráficos de ponto russo

Selecionamos abaixo alguns gráficos com modelos de desenhos diferentes para começar a bordar. Você pode imprimir as imagens ou até mesmo copiar ou apenas se inspirar nelas e criar seus próprios desenhos. O importante é ir treinando no seu tempo até conseguir dominar a técnica e depois aprimorar.

Veja alguns exemplos abaixo:

Gráfico de flores em ponto russo

As flores podem decorar muitas peças diferentes e ficam super bacanas e coloridas, pondendo até variar na espessura do ponto russo utilizado.

grafico ponto russo flores

Gráfico par aponto russo de morangos:

As frutas em geral são excelente sideias para bordar toalhas e panos de prato, ficam super coloridas e alegres. Ótimos para dar de presente!

grafico ponto russo morangos

Gráfico de folhas para ponto russo

As folhas podem ser incorporadas à vários outros desenhos e composições, podendo ser palciadas em diversos tecidos diferentes para decorar aventais, panos de prato e toalhas de mesa.

grafico ponto russo folhas

Gráfico para ponto russo – Namorados

APRENDA FAZER CROCHÊS ENCANTADORES
✔ Aprenda fazer Crochê! ✔ Ganhe Dinheiro! ✔ Aulas Online com Certificado!

Acesse agora! Clique aqui.

Excelente ideia para um quadrinho decorativo no dia dos namorados. O desenho pode ser aplicado em telas ou tecido, utilizando o próprio bastidor de moldura. Fica super criativo!

grafico ponto russo namorados

Gráfico de letras para ponto russo

As letras podem formar monogramas ou nomes completos. Você pdoe utilizar o gráfico abaixo e seguir o passo a passo acima – vai ser sucesso!

grafico Ponto Russo letras

Gráfico para ponto russo – Leãozinho

Animais são motivos infantis que podem decorar fraldas de bebês, cueiros, toalhas de banho, mantinhas e até quadrinhos par ao quarto. Deixe a sua criativdade comandar!

grafico ponto russo leao

Ponto russo: Tutoriais em vídeo

Se preferir, pode também acompanhar os vídeos tutoriais abaixo para aprender como fazer o ponto russo, passo a passo. Confira:

Como usar a agulha para ponto russo

Ponto russo para iniciantes

Aplique em ponto russo

Ponto russo para toalhas

Criações em ponto russo para se inspirar!

Nada como ter imagens de trabalhos lindos de sucesso para inspirar quem está começando. A internet está cheio delas e você pode ter ideias incríveis para começar a desenvolver os seus próprios trabalhos.

Além disso, se estiver pensando em ganhar dinheiro com isso, pode até descobrir o que já é tendência no mercado. Tem muita coisa linda, veja só:

mulher segurando bastidor bordado em ponto russo
O bastidor bordado em ponto russo é uma excelente ideia de presente.
almofada bordada em ponto russo
Almofadas em ponto russo ficam lindas na decoração.
quadrinho com flores bordadas em ponto russo
Você pode criar lindos quadrinhos em ponto russo.
almofada infantil bordada em ponto russo - leão e pássaro
Almofada infantil bordada em ponto russo fica lindo em quarto de criança.
Almofadas em ponto russo com motivos florais em diferentes relevos
Almofadas em ponto russo com motivos florais em diferentes relevos
O bastidor com bordado em ponto russo pode ganahr destaque na decoração do ambiente.
bordado de pássaro em ponto russo
Este aplique de bordado em ponto russo pode ser aplicado em almofadas.
vasinhos com mini cactos bordados em ponto russo no bastidor
Pequenos cactos bordados em ponto russo ficam uma gracinha
bastidor com bordado de melancia em tecido jeans
Bordado de melância em tecido jeans com apliques são ótimas ideias decorativas.
bolsa pintada à mão com aplique de banana em ponto russo
Você pode criar apliques em ponto russo para bolsas pintadas à mão
Bastidores bordados em ponto russo inspirados em pinturas de pintores famosos.
Bastidores bordados em ponto russo inspirados em pinturas de pintores famosos.

 

toalha fralda de bebê decorada com peixinho dourado em ponto russo
O bordado em ponto russo pode decorar tolahas de bebê e cueiros.
Bolsinha decorada de cerejas em ponto russo
Bolsinha decorada de cerejas em ponto russo

 

 

 

Write A Comment