Saiba como a ferramenta BIM está revolucionando os setores de construção e arquitetura

Entenda o papel da Modelagem de Informações da Construção (BIM) na redução do desperdício e na otimização do trabalho na construção civil.

Imagine poder visualizar, direto do tablet, todas as informações e a planta da sua obra em um modelo 3D com o progresso da construção – atualizado em tempo real. Agora isso já é realidade. O BIM ou Modelagem de Informações da Construção representa a inovação no setor da construção civil, tão marcado pela baixa adesão a novas tecnologias.

Modelagem de Informações da Construção

O BIM traduz para o ambiente virtual todos os processos de uma obra e concentra dados sobre cada etapa. Ele exibe de forma tridimensional e interativa todos os componentes, espaços e sistemas da construção.

Essa modelagem resulta em uma melhor compreensão da obra como um todo, desde as fases de planejamento e concepção até a fase de construção. O BIM permite identificar gastos excessivos e desnecessários nessas fases e consegue detectar conflitos nos sistemas de construção de forma virtual, aumentando a eficiência do projeto.

Preocupação crescente entre as empresas nos últimos anos, a sustentabilidade também é beneficiada pelo BIM. Por meio da sua capacidade de simular situações de forma digital, essa ferramenta é capaz de criar soluções, por exemplo, para a iluminação de uma construção, utilizando dados sobre a incidência solar e, com isso, diminuindo a necessidade de iluminação artificial.

Videnci Obras

Uma boa ferramenta BIM sempre está aliada a um software de otimização de processos eficiente. Portanto, para aumentar ao máximo a eficiência de um projeto, a união dessas plataformas é ideal. Um exemplo desse tipo de união é o Videnci Obras, software desenvolvido pelo Grupo Exati, que possui dentro da plataforma de otimização de processos na construção civil um módulo exclusivo para BIM

Além da visualização da obra no modelo BIM, o Videnci ainda traz diversas funcionalidades que trabalham para o aumento da sustentabilidade da obra como fluxos de trabalho personalizados, digitalização, criação e centralização de documentos, além da assinatura digital. Todas essas funções são associadas ao modelo BIM, permitindo registrar ordens de serviço, realizar comunicação entre as equipes em campo e de escritório, salvar anotações e comentários diretamente pelo tablet ou computador.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais