Uma decoração tem muitos detalhes que a deixam mais completa. Na sala de estar, por exemplo, o tapete pode fazer toda a diferença e mudar o visual do ambiente deixando-o ainda mais bonito e aconchegante.

Ele é um dos últimos itens escolhidos para compor a casa, mas é capaz de determinar a personalidade do cômodo. O tapete para sala de estar, além de decorativo é funcional, porque ajuda a proteger pisos delicados e a aquecer ambientes revestidos com pisos frios.

Também é uma peça interessante para dividir ambientes integrados, como sala de jantar e sala de estar. Se você está em busca de um tapete para sua sala de estar, esse artigo é para você. Confira nossas dicas e inspirações e escolha o melhor modelo para a sua casa!

Como escolher o tamanho do tapete para sala

O tamanho do seu tapete deve ser a primeira coisa a ser determinada. Essa tarefa exige muitos cuidados, independente do modelo, material ou formato.

Um tapete muito pequeno para um ambiente grande, traz uma sensação desproporcional e provoca estranheza aos olhos. Na sala de estar, o tamanho do tapete deve se basear na largura do sofá, ficando de 20 a 30 centímetros maior nas bordas e ao menos sua metade deve ficar embaixo do móvel. Isso ajuda a dar a impressão de que tudo está no mesmo plano, tornando o ambiente mais harmônico.

Com relação a estantes ou móveis de TV, o tapete precisa ficar rente ao móvel e não abaixo. Em ambientes grandes, uma escolha elegante é por tapetes que acolham todos os móveis do espaço.

O tapete não precisa ter um tamanho exato. Em algumas salas, não há problema que ele passe o sofá. Use medida básicas para que a busca pelo seu tapete seja mais fácil de encontrar. E não seja necessária uma loja de medidas especiais.

Como escolher o formato de tapetes para sala

Existem inúmeros formatos para tapetes para sala, redondos, quadrados, retangulares e até alguns modelos com design irregular.

A escolha do formato da sua peça vai depender do efeito que você deseja ter na sua sala. Para quem tem medo de ousar, optar por tapetes tradicionais, retangulares ou quadrados é uma escolha certeira.

Os modelos redondos precisam de alguns cuidados, já que são mais indicados para ambientes com bastante espaço. Em salas menores, eles são capazes de destacar um móvel específico.

Como escolher o material dos tapetes para sala

Os tapetes podem ser encontrados em diversos materiais, como lã, couro, sisal, acrílico, poliéster, couro, fibras sintéticas, entre outros. A importância de prestar atenção ao material é que ele vai influenciar na decoração e na sensação de conforto odo cômodo.

Os tapetes feitos em lã são mais duráveis e macios. Sua qualidade é excelente, no entanto costumam ser mais caros. Contam com uma grande variedade de cores. O acrílico é mais barato, conta com uma textura muito boa, mas sua durabilidade é mais curta. Os modelos em poliéster são aqueles famosos por serem felpudos e brilhantes. Para quem tem alergias, invista em peças de couro ou fibras sintéticas.

Em uma decoração rústica, o tapete de sisal é a melhor aposta. Caso o conforto seja sua prioridade, os modelos felpudos são os mais indicados.

É importante saber que os tapetes feitos em fibras naturais são mais caros e mais delicados, sendo necessário tomar muito cuidado na hora da limpeza. Os de nylon, contam com uma manutenção mais fácil, e são ótimos para quem procura por praticidade.

Uma última dica para deixar seu tapete mais funcional, é colocar uma fita adesiva antiderrapante embaixo dele. Assim, ele fixa no chão e fica na posição correta evitando que você tenha que reposicioná-lo no dia a dia.

Como escolher as cores dos tapetes para sala

Com relação as cores, é necessário que você pense qual será o papel do seu tapete dentro da sala. Ele será o destaque? Ou apenas um complemento do restante da decoração?

Com isso em mente, tudo fica mais fácil. Uma sala com a base em tons neutros e que precise de mais vida e descontração, o tapete pode ser em cores vivas e vibrantes. Mas se a ideia for trazer mais aconchego ao cômodo, opte por cores neutras e sem estampas chamativas.

Em salas menores, os tapetes em cores claras são mais indicados porque ajudam a ampliar visualmente o espaço.

Um toque a mais de aconchego

Para trazer um pouco mais de aconchego, o tapete deve proporcionar uma transição suave entre as cores do ambiente. Isso quer dizer que se o espaço conta com um mobiliário de cor branca, e a decoração da parede for em madeira, o tapete por ter um pouco mais de cor e uma estampa delicada.

Simplicidade colorida

Em uma sala despojada e jovem, o uso de cores é interessante. Distribua quadros na parede, invista em almofadas coloridas e escolha um tapete com listras coloridas, completando a decoração do ambiente.

Preto e moderno

A cor preta deixa o ambiente mais interessante. Ela é atemporal e uma excelente escolha para fazer com que o espaço pareça maior e mais elegante.

Intensidade vermelha

O vermelho é uma ótima ideia para trazer contraste com o mobiliário em cores claras e complementar o espaço de forma sofisticada.

Como escolher estampas dos tapetes para sala

As estampas precisam ser usadas sem medo. A regra para escolher a estampa do seu tapete é a mesma para as cores. Em ambientes com estilo jovem e moderno, invista nas mais descontraídas e geométricas. Para uma decoração mais clássica, o tapete persa e outros modelos com estampas mais delicadas e com arabescos são as mais indicadas.

Os tapetes animal print

Esse tipo de tapete é sensacional, mesmo que a maioria das pessoas tenha receio com relação a eles. São capazes de se destacar no ambiente. Não precisam combinar muito com o estilo, no entanto, na maioria das decorações, eles se encaixam perfeitamente. Boa parte desses modelos contam com cores neutras, facilitando a composição de qualquer sala.

Tapete liso ou tapete estampado para a sala de estar? O que é melhor?

Não existe um melhor, existe um que complementa melhor a sua sala de estar e o seu estilo. Caso suas paredes sejam claras e contem com poucos elementos decorativos, um tapete estampado ficará perfeito. Já que não irá sobrecarregar o ambiente e irá ganhar um destaque dentro da sua sala.

A ideia principal é buscar o equilíbrio.

Como escolher tapete para sala integrada

Em ambientes integrados, podem aparecer muitas dúvidas com relação a escolha do tapete. Como por exemplo se pode usar mais de um tapete, se eles precisam ter a mesma estampa, cores e tamanhos.

Não é necessário que os tapetes sejam iguais, eles só precisam conversar entre si visando criar um ambiente harmônico. Ao escolher os tapetes da sua sala integrada, observe se eles vão combinar, seja na textura, cor, formato, material, entre outros itens. Componha uma decoração que fique elegante e bonita.

Decoração com tapetes para sala

Tenha em mente que a escolha do seu tapete deve ser a última coisa a ser feita. Priorize os móveis, cores e detalhes decorativos. Assim, você consegue combinar o estilo da decoração com o estilo do ambiente.

Onde comprar tapete para sala de estar

Os tapetes podem ser comprados em lojas online ou lojas físicas de decoração ou departamento. É fácil de encontrar na Havan, no Magazine Luiza, na Mobly, na Americanas, na Pernambucanas, entre outras. O importante é saber o tamanho que você vai comprar e buscar baseado nisso.

Preços de tapete para sala de estar

O preço do tapete irá variar conforme o tamanho, material escolhido, design, cores e estampas. A maioria dos tapetes são vendidos pelo m². Faça uma pesquisa antes de comprar, porque os preços podem variar muito.

Pense também, no que você preza em um tapete, se for a durabilidade e o conforto, o preço será um pouco mais caro. No entanto, se você busca por um modelo que esteja na moda e gostaria de trocar num período curto de tempo, não há problema em comprar um item que seja feito com um material de pouca durabilidade e um preço menor.

Os modelos mais baratos com 100×150 centímetros possuem preços a partir de R$80 e podem ir até R$3.000.

70 fotos de tapetes para sala de estar que são encantadoras

Nada melhor do que ter certeza do estilo do tapete que você irá escolher do que conferir fotos de ambientes decorados. Fizemos uma seleção com 70 fotos de tapetes para sala de estar com os mais diversos modelos, cores e estampas. Confira e escolha o que mais se parece com a decoração que você gostaria de ter em casa!

O tapete para sala de estar é um item essencial para completar a decoração. Ele pode ser o centro das atenções do ambiente ou apenas complementar o restante dos objetos e móveis. Antes de escolher o seu, tenha em mente o tamanho, material, formato, cores e estampas que mais gosta. Com as nossas dicas, não vai ter erro e você vai conseguir o tapete dos sonhos!

Write A Comment