Tipos de Palmeiras para Vaso: Conheça todos!

Se você tem um bom gosto para decorações de jardim e exteriores, com certeza seus olhos já se depararam com uma série de palmeiras. E neste artigo, para você que se encanta com essa beleza da natureza, conheça os tipos de palmeiras para vaso e também, para deixar seu jardim ainda mais bonito.

Mas, antes de darmos continuidade ao assunto, você sabia que existem, aproximadamente mais de 2.000 tipos de palmeiras? Ou seja, escolher uma palmeira não é um dos assuntos mais simples do mundo.

Resultado de imagem para palmeiras lindas

Qual palmeira se daria melhor em um vaso dentro de casa? Qual seria a ideal para ornamentar seu jardim? Enfim, essas são apenas algumas dúvidas a respeito das pessoas que pesquisam sobre o assunto e tentaremos elucidar alguns deles, por isso, continue por aqui.

Nesta nova postagem, tentaremos explorar (de uma maneira ecologicamente correta) tudo o que você precisa saber sobre essa planta que pode trazer aquele toque especial para sua casa. Então, sem mais delongas, vamos falar sobre os tipos de palmeiras.

Tipos de palmeiras

Sabe que, não existe nada mais interessante de conhecermos um pouco além do que verdadeiramente buscamos, então, antes de falarmos sobre as palmeiras, algumas informações importantes que poderão lhe dar autoridade ao falar com algum vizinho a respeito de suas belas palmeiras.

Para quem não sabe, as palmeiras são plantas tropicais e sua origem provém de vários continentes, ou seja, não pense que é uma exclusividade do Brasil, ok? Podemos encontrar palmeiras na Ásia, América Latina e na América do Sul.

Resultado de imagem para palmeiras lindas

Existe uma série de espécimes de palmeiras e algumas que podem chegar até 40 metros… Já pensou se, sem conhecer decide levar para dentro de sua casa uma palmeira imperial? Pois é, são essas que ficam deste tamanho, por isso que eu digo: informação nunca é demais.

Esse tipo de palmeira é muito comum naquelas casas gigantescas e maravilhosas, de alto padrão sabe… São lindas e deixa os locais ainda mais belos, contudo, para esse tipo de ornamento é preciso ter plena certeza de onde serão plantadas para não gerarem transtornos futuros.

Por isso, se por ventura, escolher uma palmeira imperial para seu jardim, nada mais conveniente que pense e muito sobre onde irá plantá-la, afinal de contas, logo terá uma linda e enorme palmeira em seu quintal, já pensou se ela começar a incomodar ao ponto de ter que arrancá-la do lugar?

Resultado de imagem para palmeiras lindas

Conheça os tipos de palmeiras para vasos

Mas, digamos que você não quer uma palmeira de quarenta metros em seu quintal, mas sim uma, pequena que pode ser plantada em um vaso e que fique linda dentro de sua casa. Existem espécimes de palmeiras que se dão muito bem em vasos e ainda, trazem uma beleza ecológica para os interiores.

Resultado de imagem para palmeiras de vaso

Palmeira Areca Volumosa

Se você está procurando por uma palmeira para ser cultivada em um vaso, uma das opções é a areca volumosa. Conta com estatura mediana e é muito frondosa, por essa razão, precisa de vasos grandes e resistentes, agora, você também pode plantar esse tipo de palmeira em seu quintal, entretanto, desta maneira, pode atingir uma altura maior.

Resultado de imagem para palmeiras areca volumosa

Palmeira Fiji

Uma coisa interessante que parece ser compartilhado pelas palmeiras e as carpas. Você sabia que as carpas crescem conforme o espaço que tem disponível? Ou seja, se a carpa estiver em um local grande, ela ficará grande, se ficar em um lugar menor, não crescerá muito.

A palmeira Fiji segue mais ou menos essa adaptação. Se for plantada em um jardim, quintal, pode atingir até doze metros de altura, agora, se for plantada em um vaso, pode não passar de um metro e meio.

Uma das principais características da palmeira Fiji é a delicadeza de suas folhas e por isso, a tornam a palmeira perfeita para deixar o interior de sua casa ainda mais bonito.

Os tipos de palmeiras para jardim

E para um conhecimento mais aprofundado sobre as palmeiras, falaremos um pouco a respeito das palmeiras ideias para serem plantadas em seu jardim. As mencionadas acima, também pode ser plantadas, mas seu tamanho deve ser observado para evitar transtornos futuros, ok?

Palmeira azul

Podemos dizer que essa palmeira, de todas que falaremos, é a mais exótica. Natural da ilha de Madagascar, essa palmeira é no formato de leque e suas folhas são enormes. Mas, essa não é sua principal característica. Você imagina qual seja?

Ela tem esse nome devido a coloração de suas folhas, ou seja, se você acha que toda planta é verde, eis um exemplo que podem existir exceções. E, apesar do nome e da ideia de azul vir a mente, as folhas contam com um leve tom prateado e ainda, podem atingir doze metros de altura.

Resultado de imagem para palmeiras azul

As palmeiras azuis são recomendadas para as pessoas que querem dar aquela sensação litorânea para sua casa, portanto, se este for o seu caso, saiba que o tipo de palmeira ideal para atingir esse objetivo, são as palmeiras azuis, sem sombra de dúvida.

Quais os tipos de palmeiras de pequeno porte?

As palmeiras são ótimas plantas ornamentais, perfeitas para as pessoas e decoradores que buscam valorizar os interiores e pequenos canteiros com sua presença. Nesta parte, falaremos das palmeiras que podem ser facilmente cultivadas em vasos pequenos e em canteiros.

  • Palmeirinha-metálica;
  • Guaricanga-de-bengala;
  • Ariri ou Buri;
  • Palmeirinha-de-jardim;
  • Buri-de-praia.

Resultado de imagem para palmeiras pequeno porte

Quais os tipos de palmeiras ornamentais?

As palmeiras ornamentais são destinadas para as pessoas que querem adicionar uma beleza natural para seus interiores e abaixo, algumas opções que poderão deixar sua casa ainda mais bonita.

  • Palmeira rabo-de-peixe;
  • Palmeira cascata;
  • Palmeira Fênix;
  • Palmeira Imperial;
  • Palmeira Ráfia;
  • Palmeira Garrafa;
  • Palmeira Washingtônia;
  • Palmeira Triangular.

Como escrevi no começo do artigo, são aproximadamente cerca de 2.000 tipos de palmeiras, mas estes mencionados neste artigo são os mais conhecidos e, até mesmo, os mais comuns por aqui. E agora que conhece um pouco sobre as palmeiras, que tal algumas dicas de como plantar e cuidar de sua palmeira? Você sabe como?

Como plantar uma palmeira

Antes de plantarmos nossa palmeira, precisamos decidir onde será plantada, afinal de contas, uma palmeira para interior é bem diferente de uma para o exterior, como puderam ver acima. Portanto, antes de plantar a sua palmeira nada melhor do que conhecer sobre a espécie escolhida.

É preciso levar em consideração uma das principais características que todas palmeiras compartilham entre si, devido sua natureza: o clima tropical. Por isso, para uma palmeira se desenvolver adequadamente precisa receber a luz solar diariamente, portanto, nada mais indicado que conheça os pontos que recebem a luz solar a maior parte do dia.

Resultado de imagem para palmeiras como plantar

Antes de plantar sua palmeira é necessário cuidar do solo com adubo orgânico que é rico em húmus. A melhor época do ano para plantar é entre o verão e o início do outono, que é um período que conta com incidência de chuvas.

Algumas palmeiras precisam de uma atenção especial. Como dito algumas linhas acima, aconselhamos escolher os locais para serem plantadas com cuidado, por exemplo, algumas palmeiras contam com espinhos em suas folhas e por isso, se colocadas na passagem, podem machucar.

Você sabe como cuidar de suas palmeiras

Bom, digamos que você cuidou do solo como manda o figurino, escolheu o melhor local e que conta com luz o tempo inteiro e agora, nada mais correto que atentar para a beleza e a longevidade de sua palmeira. Sabia que isso é possível?

Se você quer ter uma palmeira linda e magnifica em seu quintal, atente-se para essas regras fundamentais. E uma das regras é manter a saúde da planta e para esse fim, nada mais correto que manter a terra muito bem umedecida.

E para isso, nada mais indicado que regar sua palmeira duas vezes a cada dois dias e nos dias mais quentes, é preciso atentar ainda mais para essa necessidade, a terra não pode ficar muito seca, ok?

Outro cuidado necessário é realizar uma adubação com esterco ou outro material orgânico de seis em seus meses. Podar também é importante para direcionar o crescimento de sua palmeira. Observe sempre sua palmeira e, ao perceber algum ramo seco ou alguma folha que pareça doente, não deixe de arrancá-la para garantir a saúde das demais.

E agora que conhece um pouco mais sobre palmeiras, nada melhor do que colocar tudo que aprendeu por aqui em prática. Lembrando da necessidade de conhecer o tipo de palmeira que será plantada, por isso, em vez de plantar uma muda, certifique-se de sua espécie para não correr o risco de surpreender com sua proporção.

Resultado de imagem para como cuidar de palmeiras

Geralmente, essas empresas que trabalham com paisagismo podem ajuda-lo a distinguir o tipo escolhido para ornamentar sua casa ou seu jardim. E falando nessa possibilidade, nada mais interessante do que se informar sobre os produtos necessários para manter o solo em condições para sua palmeira crescer firme, linda e saudável.

E por hoje é só, espero que tenham gostado das informações, que tragam ótimos resultados e que compartilhe com os amigos e amigas que, como você, estão em busca de enriquecer ainda mais a decoração de sua casa ou de seu jardim. Até a próxima e nos vemos por aí.

 

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.