Vagonite: Passo a Passo e Diversas Ideias!

Você já ouviu falar no vagonite? Para os apaixonados por bordado, essa é uma técnica que não pode faltar na sua bagagem de conhecimento. É um estilo simples e fácil de fazer. Perfeito para quem está começando nos trabalhos manuais ou está à procura de um novo hobby.

O vagonite é feito em um tecido específico, boa parte dos desenhos são geométricos e simétricos. E você vai ficar encantado com o avesso desse bordado, pois ele fica liso e sem pontos aparentes.

Para fazê-lo, você poderá usar linhas ou fitas coloridas, criando um efeito visual muito bonito com cores mescladas e até um degradê. É versátil, como os outros bordados, e pode ser aplicado em toalhas de banho, panos de prato, toalhas e trilhos de mesa, capas de almofada, lençóis, entre outras peças.

Deixe sua casa toda decorada com essa técnica incrível. Para te ajudar a saber mais e a começar a bordar, preparamos uma série de dicas, inspirações e tutoriais, confira:

Bordados Vagonite: Geométricos!

Os bordados em padrões geométricos são o maior destaque dessa técnica. Com ela, você poderá criar lindos mosaicos com um visual sensacional. Todos ficarão encantados com o resultado. Deixe sua criatividade fluir para compor lindos modelos.

Estampas

Para quem está iniciando os trabalhos com bordados, é necessário entender alguns conceitos para não ter erro. Por exemplo, o módulo é a unidade em que estão contidos todos os elementos que formarão as repetições da estampa.

Como o bordado geométrico é preciso que você pense em quais são os elementos que serão repetidos e a partir desse módulo comece a criá-la. Não desista e continue treinando, pois como diria o ditado: a prática leva a perfeição.

Quais são os materiais?

Mesmo que na técnica existam alguns materiais que são fixos, você ainda deve possuir os melhores materiais para alcançar os melhores resultados, além disso, busque os que mais você se adapta.

Conforme você for se familiarizando com as peças, será mais fácil trabalhar e você conseguirá fazer bordados mais bonitos.

No entanto, para começar o trabalho com vagonite, você vai precisar de:

  • Tecido etamine ou próprio para fazer vagonite;
  • Agulha sem ponta;
  • Agulha fina para bordado;
  • Linhas ou fita de cetim;

Gráficos

Os gráficos serão seus grandes auxiliadores para essa técnica de bordado. Com eles, você conseguirá realizar diferentes tipos de desenhos. Gráficos são indicações de como fazer uma variedade de formas e desenhos. A dica é procurar por gráficos que te encantem e que atendam a demanda que você gostaria de trabalhar.

Chegou a hora de bordar

Para bordar, você deve ir passando a linha pela trama do tecido da direita para a esquerda. Depois, volte passando a linha da esquerda e seguindo para a direita. Não se esqueça de pegar na segunda trama do seu tecido para que ele não desmanche.

Assim, você terá a linha presa e poderá começar a seguir as indicações dadas pelo gráfico que está bordando. Na hora de arrematar, basta fazer como foi no início e voltar com a linha. Passe a agulha sob os grupos dos fios uniformes da trama de forma de alinhavos.

Como fazer os motivos ou desenhos em várias linhas?

Motivos são os desenhos do vagonite em várias linhas. Para fazê-los é bem simples, basta ir mudando a carreira e ir criando degraus. Se for necessário, faça riscos no seu tecido e contorne o desenho usando o ponto haste.

Uma forma de garantir uma renda extra

Se você está procurando uma forma de contribuir com o seu orçamento mensal saiba que o bordado é uma excelente fonte de renda. Quando você estiver mandando bem, comece a vender suas peças. Elas podem ser toalhas, roupas de cama, almofadas, entre outras opções.

O preço dado as peças irá variar conforme o bordado, o local onde você mora e qual será o seu público. Realize uma pesquisa sobre esses quesitos e inicie a sua produção com a certeza de que pode dar muito certo.

Bordado vagonite em toalhas

Esse estilo de bordado é muito comum em toalhas, tanto de banho quanto de mesa, deixando-as mais bonitas e decoradas. Para torná-las únicas e maravilhosas, não tenha medo de usar fios e fitas coloridas.


Veja também: Centro de Mesa de Crochê: Veja Várias Fotos!


Dicas para fazer vagonite

Você já sabe como seguir com os pontos, mas algumas dicas nunca são demais.

Comece pelos pontos mais fáceis, como o haste e o caseado e conforme for pegando a prática, parta para os mais elaborados.

Quando for começar a bordar, você precisa encontrar o centro do tecido. Então, dobre o pano no meio e faça mais uma dobra ao meio. Com o ferro de passar, marque o centro criando um vinco. Quando abrir o tecido, o centro terá uma marca de cruz. Com o centro do tecido marcado será bem mais fácil começar a fazer o bordado.

Lembre-se: o bordado deve ser feito com a agulha e alinha passando da direita para a esquerda e depois voltando da esquerda para direita.

Um bordado mais bonito pode ser feito com linhas em cores que combinem criando um visual harmônico. Pense sempre no ambiente em que ele será exposto, para que, tanto o desenho, quanto as cores, façam sentido.

Vagonite passo a passo: Como Fazer Vagonite?

Graças à internet, as coisas ficaram mais fáceis. Existem muitos vídeos em que você pode aprender diversos tutoriais com gráficos diferentes. Para te ajudar com essa busca, fizemos uma seleção de vídeos e tutoriais com passo a passo. Confira:

1- Vagonite em toalha de bebê

Com esse tutorial você vai aprender a fazer uma linda toalha de bebê. Pode ser uma ótima ideia de presente ou até mesmo para vender. Confira o passo a passo e reproduza na sua casa.

2- Vagonite: linhas, agulhas e afins

Chegou a hora de sanar todas as suas dúvidas sobre o melhor tipo de linha para bordar vagonite. Aprenda com detalhes sobre todos os materiais usados para fazer esse tipo de bordado.

3- Vagonite de flores

Quem é que não apaixonado por flores? Com esse vídeo, você vai aprender a fazer esse desenho no ponto vagonite.

15 fotos de vagonite que são sensacionais e vão te inspirar

Nada melhor do que uma seleção de fotos para te inspirar, não é mesmo? Confira e se apaixone por essa técnica:

1- Um jogo de toalhas perfeito para um casal

2- O jogo de banheiro completo para decorar sua casa

3- Que tal essa bolsinha para carregar para todo lugar?

4- Guardanapos ficam incríveis com vagonite

5- Olha que romântica que ficou essa mesa com bordados de coração

6- O complemento do vagonite com a barra em renda

7- Um bordado grande e sensacional

8- Ideias temáticas para decorar a casa no fim do ano

9- Uma toalha inteira bordada para dar de presente

10- Árvores são muito bonitas e dão uma nova cara às peças

11- Flores são atemporais e nunca saem de moda

12- Mais uma ideia lindíssima de toalha de banho

13- Olha que bacana essa composição do bordado com a barra

14- Para quando você estiver mandando bem, pode se arriscar em bordados mais complexos

15- Um guardanapo colorido e muito bonito

O vagonite é uma técnica simples e que qualquer um consegue aprender, basta ter um pouco de tempo e persistência para não desistir. Com as nossas dicas, inspirações e tutoriais, fica bem fácil dar início a vida de trabalhos manuais e hobbies. Se jogue nessa técnica e crie lindas composições!

 

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. Aceitar Ler mais