betume caseiro capa

Betume Caseiro: Como Fazer, Como Aplicar e Onde Usar

O betume é um material usado em artesanato para envelhecer madeira, metal, gesso e couro. Normalmente, encontramos um vidrinho pata comprar em lojas especializadas em produtos para artesanato. Mas, sabia que é possível fazer betume caseiro?

Ele pode ser feito com café, anilina à álcool preta ou marrom, cera e tinta óleo preta ou marrom. Para te ajudar, selecionamos tutoriais que vão te ensinar a fazer em casa o seu próprio betume e deixar seus móveis mais bonitos. Confira:

Como fazer betume caseiro

como fazer betume caseiro

Existem técnicas diferentes para quem deseja fazer betume caseiro. Selecionamos as principais e você poderá escolher a que considerar melhor e mais fácil. Confira:

1- Betume caseiro com anilina para usar em projetos de artesanato

O betume caseiro feito com apenas 3 ingredientes é perfeito para pintar peças de MDF e madeira. É uma técnica simples e de forma fácil e barata você terá o produto certo. Confira:

Ingredientes:

– Cola EVA/ISOPOR

Anúncios

– Álcool

– Anilina à álcool preta ou marrom

Anúncios

Modo de Preparo:

1- O primeiro passo é misturar a anilina no álcool. Em seguida, misture com a cola de isopor usando a mesma medida de cola e de álcool + anilina.

2- Misture levemente até ficar homogêneo e seu betume estará pronto.

3- Uma dica interessante é que se você colocar mais álcool, o betume ficará fosco, se colocar menos álcool, o betume será brilhante. Então, é você quem vai determinar qual acabamento desejará ter nas suas peças.

2- Como fazer Betume com Cera

Esse betume é muito simples de fazer, você vai precisar de poucos ingredientes e os processos são super simples.

Ingredientes:

– Cera em pasta incolor (poliflor)

– Betume

Modo de Preparo:

1- Use uma panela esmaltada e coloque quantidades iguais de cera em pasta incolor e betume.

2- Leve ao fogo em banho maria e mexa sempre até que forme uma mistura homogênea.

3- Os produtos são inflamáveis e você precisará tomar muito cuidado. Por isso, deixe no fogo só o suficiente para derreter a cera e retire do fogo para continuar misturando sempre com delicadeza.

4- Quando a mistura amornar, coloque em um recipiente de vidro com tampa e deixe destampado até esfriar por completo.

5- Assim que a mistura estiver fria, tampe e guarde para usar quando precisar.

3- Como fazer betume caseiro com tinta a óleo

A tinta a óleo é a base desse betume caseiro que conta com poucos processos e vai ser muito fácil de fazer em casa.

Anúncios

Ingredientes:

– Pintura a óleo marrom.

– Pintura a óleo preta.

– Terebintina

Modo de Preparo:

1- Faça uma mistura usando as duas tintas em quantidades iguais.

2- Misture bem as duas cores até chegar em um tom uniforme.

3- Em seguida, adicione a terebintina, mais ou menos 30 gotas para uma 1 colher de chá de tinta. E seu betume estará pronto.

4- Na hora da aplicação, utilize um pincel e remova o excesso com uma tampa. O resultado é maravilhoso.

5 vídeos de como fazer betume caseiro

Fora as receitas que ensinamos com passo a passo, selecionamos vídeos com tutoriais mais completos que vão te ajudar a produzir betume caseiro com café, da Judeia e usando as mais diferentes técnicas e materiais. Confira:

1- Como fazer betume caseiro com café solúvel

Você vai usar 5 colheres sopa de café solúvel, 10 ml de álcool, 10 ml de água, 30 ml de cola de isopor. Separe os materiais e acompanhe esse tutorial para fazer seu betume caseiro e revestir móveis de madeira, caixas de MDF e o que mais você quiser.

2- Como fazer betume caseiro com café e cola

Com este tutorial, você vai aprender a fazer betume caseiro usando 4 colheres de sopa de água morna, 1 colher de sopa de café, 4 colheres de sopa de cola e 1 colher de sopa de óleo. Siga o passo a passo do vídeo e não vai ter erro. O resultado é um betume prático e que vai deixar seus móveis ainda mais bonitos.

3- Como fazer betume da Judeia

Aprenda a fazer o famoso betume da Judeia com esse vídeo. Tome bastante cuidado porque os ingredientes desta receita são inflamáveis, então evite o fogo ou de fazer perto do fogão. O cheiro dos ingredientes é forte, então, escolha um local arejado para evitar intoxicação. Outra dica importante é mantê-lo em um recipiente fechado, em local fresco e seco e longe do alcance das crianças.

4- Como fazer betume caseiro envelhecedor

Com esse vídeo, você vai aprender o passo a passo detalhado de como fazer betume caseiro com café e terá o aspecto envelhecedor. Feito com água quente e café solúvel e finalizado com cola. A aplicação pode ser feita com pincel ou um paninho limpo e macio.

5- Como fazer betume caseiro usando tíner e fragmentos de asfalto

Com esse vídeo, você aprender a fazer um betume diferente. Você vai precisar de pedaços de asfalto e tíner. Coloque os dois dentro de um potinho de vidro e deixe agindo por algumas horas. No outro dia, você vai perceber que ele soltou um líquido que é o seu betume. Coloque um funil em um outro pote de vidro e passe a mistura por ele. Depois é só aplicar com um pincel.

Como usar o betume no artesanato?

Anúncios

onde usar betume caseiro

O betume caseiro não precisa ser diluído em aguarrás porque já está pronto para a aplicação.

A aplicação do betume é muito simples e pode ser feita com pincel, esponja, rolo, pano macio e limpo ou uma estopa.

Caso você prefira, é possível usar o betume em cera em materiais feitos com cerâmica, madeira e MDF. Existem diferentes cores de betume e que garantem visuais diferentes na peça, tudo vai depender do resultado que você deseja obter.

 O betume caseiro não é difícil de fazer e você pode usar diferentes materiais para obter uma mistura que trará o efeito envelhecido para os seus artesanatos. É uma ótima alternativa para quem não consegue encontrar a solução para comprar ou deseja fazer uma mistura em casa e que tenha a mesma função.

Com o betume em mãos, você poderá pintar madeiras, papeis higiênicos, gesso e muito mais. Solte a criatividade e faça trabalhos incríveis!

Leitura complementar: Como usar Betume: Dicas, Inspirações, Tutoriais e Truques