A composição de uma sala de jantar ultrapassa a mesa e as cadeiras. Existe um outro móvel muito importante, o aparador. Ele é o lugar perfeito para guardar louças, copos, talheres e outros objetos do dia a dia. O aparador para sala de jantar também serve de auxílio durante as refeições, onde você pode posicionar as travessas tornando a organização mais prática.

Por isso, esse item precisa aliar beleza e utilidade. Existem muitos modelos disponíveis e escolher o que mais combina com a sua decoração pode ser uma tarefa complicada. Para te ajudar, fizemos uma seleção com as melhores dicas e modelos, confira!

Diferença entre aparador e buffet

A primeira coisa que você precisa saber antes de adquirir o seu aparador é se ele realmente é um aparador. É muito comum confundi-lo com o buffet, então trouxemos as principais características de cada um para não ter erro.

A principal diferença é que o buffet é uma peça fechada, com portas e gavetas, já o aparador costuma ser aberto, como uma bancada. O aparador possui a função prática, de ser apoio ao servir o jantar, mas também é uma peça decorativa. Então, não tenha medo de decorá-lo com flores, porta-retratos, vasos, esculturas, quadros e até um pequeno bar.

Além disso, o aparador é mais estreito em relação ao buffet e pode ser colocado em vários ambientes da casa, como hall de entrada e sala de tv, já o buffet é específico para sala de jantar.

Como usar o aparador para sala na decoração

Em uma sala decorada, o aparador é um mobiliário usado para valorizar a decoração e trazer funcionalidade. Sua principal função é dar protagonismo e fazer com que outros objetos decorativos apareçam mais.

Por ser mais estreito, ele irá se adequar melhor a sala de jantar, então, não tenha medo de inseri-lo na decoração desse ambiente, inclusive em locais pequenos. Para complementar, insira quadros, espelhos, vasos e até m abajur sobre o móvel.

Em relação a iluminação, invista em um lustre que fique localizado em cima do aparador, dando destaque ao móvel. Nas laterais, você pode colocar pufes para quem desejar sentar ao lado desse item. O que vale é buscar um equilíbrio entre os objetos decorativos, o móvel e o restante do ambiente para que não fique sobrecarregado.

Os principais tipos de aparador para sala de jantar

A escolha do modelo é extremamente importante para criar um ambiente coeso e harmônico. Separamos os principais para te ajudar a escolher o que mais combina com o seu estilo e tipo de decoração da sua sala de jantar. Confira:

Aparador de madeira

O aparador de madeira é muito versátil e pode compor um design rústico ou moderno, o que vai determinar é o acabamento do mobiliário. Vale lembrar que esse tipo de mobiliário conta com uma textura específica e que vai dar um toque especial ao ambiente.

Aparador de vidro

Se você gosta de uma decoração moderna, o aparador de vidro é a escolha perfeita. Ele é discreto e não vai roubar a atenção do ambiente.

Aparador de ferro

Uma decoração industrial pede por um aparador de ferro. O metal é o protagonista da decoração e vai se encaixar na sua sala de jantar com maestria.

Aparador espelhado

O aparador espelhado dá um toque moderno ao ambiente, assim como o aparador de vidro. Ele ajuda a fazer com que o cômodo pareça maior e mais amplo, sendo ideal para salas de jantar pequenas.

Aparador laqueado

O aparador laqueado é uma tendência e tem que se tornado muito popular nas decorações. Ele conta com um brilho e cor característico e que vai deixar o ambiente mais descolado.

Aparador retrô

Esse modelo de aparador faz muito sucesso. Se encaixa na tendência vintage que está super em alta. Combine-o com outros móveis retrôs ou faça uma mescla com itens mais modernos.

Aparador alto com design clássico

O aparador com design clássico fica perfeito com mesas pretas com quinas arredondadas e com cadeiras com estofado branco. Ele vai deixar o ambiente sofisticado e elegante. Coloque um lustre em cima dele e feche a decoração do ambiente com estilo.

Aparador de acrílico

Os móveis de acrílico são tendência entre os decoradores, designers de interiores e arquitetos. O aparador não seria diferente. Ele é perfeito para salas de jantar pequenas, já que são discretos e não aparecem muito. E combinam com decorações modernas.

Aparador Colorido

O aparador colorido é divertido e vai deixar o cômodo muito bonito. Ele combina com móveis em tons neutros para não deixar o ambiente sobrecarregado.

Aparador em estrutura aberta

Esse aparador combina com decorações modernas. Ele faz parte da tendência de decoração que deixa a mostra o que está no interior dos armários.

Onde comprar aparador para sala de jantar?

O aparador pode ser encontrado em quase todas as lojas de móveis e decorações, tanto nas físicas quanto nas online. Basta fazer uma pesquisa rápida que você irá encontrar diversos modelos. Não se esqueça de medir o espaço disponível antes de comprar o seu móvel.

Dicas para não errar na hora de escolher o seu aparador para sala de jantar

Agora que você já conhece vários modelos de aparadores para sala de jantar, vai ser mais fácil decidir qual o seu preferido. Mas para não ter erro, separamos algumas dicas. Confira e siga-as para acertar de primeira.

Determine o uso do aparador para sala de jantar

Antes de começar a pesquisar, tenha certeza sobre qual função o seu aparador irá desempenhar e onde ele ficará. Essa informação é extremamente importante para escolher o acabamento, o tamanho e o modelo. Estude bastante sua sala de jantar, para poder determinar onde ele será colocado e qual o estilo decorativo dos outros móveis.

Tenha em mente o tamanho

Após escolher o local, meça o espaço que você tem disponível. Assim, você evitará de cometer erros. Um aparador muito grande, pode atrapalhar a passagem em uma sala com proporções pequenas. Em um ambiente muito grande, um aparador pequeno pode ficar apagado e sumir dentro da sala. Analise seu espaço e decida o tamanho perfeito para o seu aparador.

Defina o Modelo

Quando você tiver definido o uso e o tamanho do seu aparador para sala de jantar, a escolha do modelo será mais fácil. Os designs e materiais disponíveis são variados, indo do mais simples ao mais complexo, do mais neutro ao mais colorido. Conheça todas as opções disponíveis e opte pelo modelo que combine com o estilo do cômodo. Busque por um modelo que seja harmônico e que não atrapalhe a decoração do ambiente.

Escolha seu Acabamento

Por fim, você precisará definir o acabamento do seu aparador. Existem aparadores de madeira, alumínio, ferro, espelhado, vidro e até de acrílico. Sem contar as cores disponíveis e os detalhes. Busque harmonizar com os padrões dos móveis que já estão na sua sala. Verifique o tom da parede e a cor do papel de parede. Tente sempre criar um ambiente harmônico e suave, em que nada fique sobrecarregado.

50 fotos de aparador para sala de jantar que vão te inspirar

Com todas essas dicas e modelos fica mais fácil escolher qual combina mais com você, não é mesmo? Mas se ainda restam dúvidas, selecionamos 50 fotos de aparadores para sala de jantar que vão te inspirar. Confira e escolha a sua preferida!

Uma sala de jantar completa não pode ficar sem um aparador. Complete a decoração da sua com um modelo que alia beleza e utilidade. Um aparador pode ser decorativo ou pode ser usado para ajudar no momento de servir o almoço ou o jantar. Escolha o modelo que mais combina com a sua personalidade e com o estilo decorativo do ambiente. Com todas as dicas que trouxemos para você, vai ser muito difícil errar na escolha!

Write A Comment