Aparador Para Sala De Jantar: 50 Modelos e Inspirações

A composição de uma sala de jantar ultrapassa a mesa e as cadeiras. Existe um outro móvel muito importante, o aparador. Ele é o lugar perfeito para guardar louças, copos, talheres e outros objetos do dia a dia. O aparador para sala de jantar também serve de auxílio durante as refeições, onde você pode posicionar as travessas tornando a organização mais prática.

Por isso, esse item precisa aliar beleza e utilidade. Existem muitos modelos disponíveis e escolher o que mais combina com a sua decoração pode ser uma tarefa complicada. Para te ajudar, fizemos uma seleção com as melhores dicas e modelos, confira!

Diferença entre aparador e buffet

A primeira coisa que você precisa saber antes de adquirir o seu aparador é se ele realmente é um aparador. É muito comum confundi-lo com o buffet, então trouxemos as principais características de cada um para não ter erro.

A principal diferença é que o buffet é uma peça fechada, com portas e gavetas, já o aparador costuma ser aberto, como uma bancada. O aparador possui a função prática, de ser apoio ao servir o jantar, mas também é uma peça decorativa. Então, não tenha medo de decorá-lo com flores, porta-retratos, vasos, esculturas, quadros e até um pequeno bar.

Além disso, o aparador é mais estreito em relação ao buffet e pode ser colocado em vários ambientes da casa, como hall de entrada e sala de tv, já o buffet é específico para sala de jantar.

Como usar o aparador para sala na decoração

Em uma sala decorada, o aparador é um mobiliário usado para valorizar a decoração e trazer funcionalidade. Sua principal função é dar protagonismo e fazer com que outros objetos decorativos apareçam mais.

Por ser mais estreito, ele irá se adequar melhor a sala de jantar, então, não tenha medo de inseri-lo na decoração desse ambiente, inclusive em locais pequenos. Para complementar, insira quadros, espelhos, vasos e até m abajur sobre o móvel.

Em relação a iluminação, invista em um lustre que fique localizado em cima do aparador, dando destaque ao móvel. Nas laterais, você pode colocar pufes para quem desejar sentar ao lado desse item. O que vale é buscar um equilíbrio entre os objetos decorativos, o móvel e o restante do ambiente para que não fique sobrecarregado.

Os principais tipos de aparador para sala de jantar

A escolha do modelo é extremamente importante para criar um ambiente coeso e harmônico. Separamos os principais para te ajudar a escolher o que mais combina com o seu estilo e tipo de decoração da sua sala de jantar. Confira:

Aparador de madeira

O aparador de madeira é muito versátil e pode compor um design rústico ou moderno, o que vai determinar é o acabamento do mobiliário. Vale lembrar que esse tipo de mobiliário conta com uma textura específica e que vai dar um toque especial ao ambiente.

Aparador de vidro

Se você gosta de uma decoração moderna, o aparador de vidro é a escolha perfeita. Ele é discreto e não vai roubar a atenção do ambiente.

Aparador de ferro

Uma decoração industrial pede por um aparador de ferro. O metal é o protagonista da decoração e vai se encaixar na sua sala de jantar com maestria.

Aparador espelhado

O aparador espelhado dá um toque moderno ao ambiente, assim como o aparador de vidro. Ele ajuda a fazer com que o cômodo pareça maior e mais amplo, sendo ideal para salas de jantar pequenas.

Aparador laqueado

O aparador laqueado é uma tendência e tem que se tornado muito popular nas decorações. Ele conta com um brilho e cor característico e que vai deixar o ambiente mais descolado.

Aparador retrô

Esse modelo de aparador faz muito sucesso. Se encaixa na tendência vintage que está super em alta. Combine-o com outros móveis retrôs ou faça uma mescla com itens mais modernos.

Aparador alto com design clássico

O aparador com design clássico fica perfeito com mesas pretas com quinas arredondadas e com cadeiras com estofado branco. Ele vai deixar o ambiente sofisticado e elegante. Coloque um lustre em cima dele e feche a decoração do ambiente com estilo.

Aparador de acrílico

Os móveis de acrílico são tendência entre os decoradores, designers de interiores e arquitetos. O aparador não seria diferente. Ele é perfeito para salas de jantar pequenas, já que são discretos e não aparecem muito. E combinam com decorações modernas.

Aparador Colorido

O aparador colorido é divertido e vai deixar o cômodo muito bonito. Ele combina com móveis em tons neutros para não deixar o ambiente sobrecarregado.

Aparador em estrutura aberta

Esse aparador combina com decorações modernas. Ele faz parte da tendência de decoração que deixa a mostra o que está no interior dos armários.

Onde comprar aparador para sala de jantar?

O aparador pode ser encontrado em quase todas as lojas de móveis e decorações, tanto nas físicas quanto nas online. Basta fazer uma pesquisa rápida que você irá encontrar diversos modelos. Não se esqueça de medir o espaço disponível antes de comprar o seu móvel.

Dicas para não errar na hora de escolher o seu aparador para sala de jantar

Agora que você já conhece vários modelos de aparadores para sala de jantar, vai ser mais fácil decidir qual o seu preferido. Mas para não ter erro, separamos algumas dicas. Confira e siga-as para acertar de primeira.

Determine o uso do aparador para sala de jantar

Antes de começar a pesquisar, tenha certeza sobre qual função o seu aparador irá desempenhar e onde ele ficará. Essa informação é extremamente importante para escolher o acabamento, o tamanho e o modelo. Estude bastante sua sala de jantar, para poder determinar onde ele será colocado e qual o estilo decorativo dos outros móveis.

Tenha em mente o tamanho

Após escolher o local, meça o espaço que você tem disponível. Assim, você evitará de cometer erros. Um aparador muito grande, pode atrapalhar a passagem em uma sala com proporções pequenas. Em um ambiente muito grande, um aparador pequeno pode ficar apagado e sumir dentro da sala. Analise seu espaço e decida o tamanho perfeito para o seu aparador.

Defina o Modelo

Quando você tiver definido o uso e o tamanho do seu aparador para sala de jantar, a escolha do modelo será mais fácil. Os designs e materiais disponíveis são variados, indo do mais simples ao mais complexo, do mais neutro ao mais colorido. Conheça todas as opções disponíveis e opte pelo modelo que combine com o estilo do cômodo. Busque por um modelo que seja harmônico e que não atrapalhe a decoração do ambiente.

Escolha seu Acabamento

Por fim, você precisará definir o acabamento do seu aparador. Existem aparadores de madeira, alumínio, ferro, espelhado, vidro e até de acrílico. Sem contar as cores disponíveis e os detalhes. Busque harmonizar com os padrões dos móveis que já estão na sua sala. Verifique o tom da parede e a cor do papel de parede. Tente sempre criar um ambiente harmônico e suave, em que nada fique sobrecarregado.

50 fotos de aparador para sala de jantar que vão te inspirar

Com todas essas dicas e modelos fica mais fácil escolher qual combina mais com você, não é mesmo? Mas se ainda restam dúvidas, selecionamos 50 fotos de aparadores para sala de jantar que vão te inspirar. Confira e escolha a sua preferida!

Uma sala de jantar completa não pode ficar sem um aparador. Complete a decoração da sua com um modelo que alia beleza e utilidade. Um aparador pode ser decorativo ou pode ser usado para ajudar no momento de servir o almoço ou o jantar. Escolha o modelo que mais combina com a sua personalidade e com o estilo decorativo do ambiente. Com todas as dicas que trouxemos para você, vai ser muito difícil errar na escolha!

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais