Ter um bebê em casa é uma aventura deliciosa e que merece ser comemorada todos os dias. A cada novo dia, um novo aprendizado e descoberta. Vale muito a pena celebrar os avanços, desenvolvimentos e crescimentos da criança.

Uma tendência que os papais de hoje em dia adotaram foi a do mesversário de bebê. Em que comemora mensalmente o dia do nascimento da criança com uma festinha e uma sessão de fotos. Pode ter um tema ou ser simples, tudo vai depender do seu gosto. Mas o que não pode faltar é o bolo de mesversário para cantar parabéns. E é sobre ele que vamos falar hoje. Fizemos uma seleção de dicas e inspirações, confira!

O que é mesversário?

Primeiramente, você já ouviu falar em mesversário? Nada mais é do que a celebração do nascimento do bebê mês a mês até completar um ano.

A forma de comemorar é a mesma de um aniversário comum, no entanto, não existe um ritual ou uma regra de como celebrar. Alguns pais fazem uma festa superdivertida, outros só chamam a família, alguns optam por uma sessão de fotos por mês para postar as fotos nas redes sociais.

Por que comemorar o mesversário?

Se você ainda não conhecia esse tipo de festa e está se perguntando o porquê de fazer uma comemoração assim, nós trouxemos alguns pontos para levar em consideração.

Essa festa teve origem nos EUA quando um casal teve problemas durante a gestação em relação ao desenvolvimento do bebê. Os médicos disseram que ele não sobreviveria, mas que a gravidez poderia ser levada a diante, mas a criança não teria muito mais do que meses de vida.

Os pais optaram por seguir em frente e quando o bebê nasceu, agradeciam por todos os dias e semanas que ele atingia de vida. Passaram a comemorar os meses como se fossem anos, com festas. Infelizmente, o bebê não chegou a completar um ano e graças aos mesversários, os pais tinham momentos felizes para recordar da criança.

É uma história triste, mas que nos faz pensar na maravilhar de poder celebrar todos os momentos que temos ao lado dos pequenos.

Dicas de como preparar um mesversário de bebê

Antes de escolher seu bolo, você precisa cuidar de outros detalhes para que tudo fique harmônico e encantador. Por isso, selecionamos algumas dicas para organizar o mesversário da sua filha ou do seu filho.

Roupinhas e cenário

Para marcar a quantidade de meses que o bebê está fazendo, a roupinha é uma ótima aliada. Você pode escolher uma que venha com números para simbolizar a idade atingida naquele mês.

Se essa não for a sua praia, fique tranquilo. Existe uma infinidade de ideias criativas, como roupinhas de bichinhos, super heróis, princesas, que condizem com o tema do que acontece no mês, como festa junina. Também vale a pena deixar o bebê a vontade usando só fraldas.

O cenário também é importante, porque vai criar o clima escolhido para o ambiente. É possível escolher um tema que irá ditar toda a decoração. Caso você não faça isso, opte por cores claras de fundo para deixar as fotos ou a festa mais iluminada.

Por se tratar de bebês, é importante tomar cuidado com a temperatura. Ela precisa estar ideal para que ele não sofra com muito frio ou calor nem ventos ou umidade. Por isso, a sessão de fotos é melhor que seja feita em um estúdio e a festa em um ambiente fechado.

Convites

Como a celebração acontece todo mês, é provável que só as pessoas mais chegadas sejam chamadas, e você vai precisar distribuir convites. Tenha em mente que eles não devem ser muito elaborados e a melhor alternativa é mandá-los por aplicativos ou redes sociais. Assim, você tem menos trabalho e o custo é menor, podendo focar no restante da festividade.

Local para o mesversário de bebê

Novamente, o que deve ser levado em consideração é o tamanho da festa. Por ser um evento pequeno, não é necessário locar um espaço. A festa pode ser feita em casa, na casa dos avós ou no salão de festas do prédio. Quando o bebê ficar um pouco maior, após os seis meses, é legal considerar a festa de mesversário ao ar livre.

Decoração de mesversário de bebê

A celebração pede por uma decoração mais simples. Balões são ótimos para esse evento. Caso tenha um tema, compre copos, guardanapos e até os docinhos decorados de acordo com o tema. Algumas sugestões legais são: flores, arco-íris, princesas, super heróis, joaninhas, pipas, aviões e bichinhos de modo geral.

Bolo para mesversário de bebê

Após definir todos os outros detalhes, chega a hora de escolher o bolo. Ele deve combinar com o restante da decoração, mas não pode deixar de ser saboroso. Embora o bebê não tenha idade para comer, os convidados vão se deliciar.

Temas para bolo de mesversário

Existe uma infinidade de temas disponíveis para escolher, tudo vai depender do que você gostaria de fazer. É possível repetir o tema todos os meses ou escolher um novo a cada vez. Existem os temas tradicionais, como Mickey e Minnie, bailarina, heróis, O Pequeno Príncipe, safári. E os mais criativos e que fogem a regra, como nuvens, sols, arco-íris e por aí vai.

Selecionamos algumas ideias de bolos para escolher. Confira!

Simples

O bolo simples não exige muitas decorações, ele pode ser coberto de chantily, glace, outros tipos de cremes ou uma cobertura simples. O bolo de chocolate é o mais tradicional e é muito bem-vindo. Vale a pena decorá-lo com confetes e balas coloridas.

Outra ideia interessante é a de imprimir gravuras, pregá-las em palitos e espetar o bolo completando a decoração.

1 Mês

O bolo de 1 mês é o primeiro a ser feito. Talvez seja o mais importante, porque representa todas as mudanças que a família passou desde a chegada da criança. Por isso, vale a pena investir em um bolo caprichado, com cremes, pasta americana, gravuras e o que mais quiser.

Lembre-se de indicar a idade no bolo, seja por vela, por uma gravura, um desenho feito com pasta americana.

Masculino

O bolo masculino normalmente é na cor azul, mas também pode conter alguns temas que fazem parte desse universo, como esportes, safáris, carrinhos e heróis. Tudo vai depender do gosto dos papais.

Feminino

O universo rosa invade as festas com tema feminino. É uma cor romântica, delicada e alegre. No entanto, ainda fazem parte desse mundo arco-íris, unicórnios, princesas, bonecas, bailarinas e muito mais.

Chantilly

O acabamento do bolo pode ser feito com chantily, que é uma delícia e dá uma textura cremosa ao bolo. O mais legal é que ele pode ser tingido com corante comestível em diversas cores formando composições coloridas e criativas. Se encaixa em todos os temas com precisão.

Pasta americana

A pasta americana tem ganhado cada vez mais espaço e arrasa em beleza e versatilidade. Ela é capaz de deixar o bolo perfeito e sem cobertura. O sabor é incrível e permite que você decore como quiser.

Mickey

O Mickey é o ratinho mais famoso do mundo. É querido por todos e faz muito sucesso entre as crianças. O mais legal é que é possível fazer um grande número de combinações com as cores características do personagem, que são vermelho, amarelo e preto.

Minnie

Se o Mickey é famoso, a Minnie não poderia ficar de fora, não é mesmo? Ela é sinônimo de charme, ternura e alegria. É a companheira inseparável do Mickey e ganha destaque em decorações de festas de todas as idades. Dá para fazer bolos rosas ou vermelhos. Lembre-se de usar as orelhinhas dessa ratinha para marcar presença.

Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é um clássico das histórias infantis. O bolo pode ser decorado com gravuras da história, como o príncipe, a raposa, as estrelas e muito mais. Sua festa vai ficar linda, cheia de simplicidade e beleza.

Festa junina

A festa junina é um clássico no Brasil. Aproveite os meses de junho, julho e agosto para celebrar o mesversário do seu filho ou filha com um arraiá. O bolo pode ser colorido, com gravuras de quadrilha, bandeirinhas, fogueiras e balões. Um bolo de paçoca combina super com o tema e vai ficar lindo e delicioso, agradando todos os convidados.

Princesa

O tema de princesas é delicado e tem muito rosa e branco. Você ainda pode escolher as princesas preferidas para decorar o bolo, como a Branca de Neve, a Bela, a Bela Adormecida, a Rapunzel e por aí vai.

Uma outra ideia é fazer um bolo com enfeites em dourado e que tenha uma coroa.

Heróis

Os heróis estão super em alta. O bolo pode ser feito com um único herói ou com a equipe completa. O importante é que o bolo fique delicioso e bem decorado.

Tutoriais para fazer seu bolo em casa

Selecionamos alguns tutoriais para quem quer fazer o bolo em casa e descobrir novos dons.

Bolo de mesversário com chantily

Aprenda a fazer uma decoração com chantily com um efeito de flor que vai deixar seu bolo maravilhoso. Para finalizar, escolha um topper que seja a cara do seu bebê!

Bolo de mesversário com decoração com papel fotográfico

Primeiro você vai cobrir o bolo com uma tira de acetato, depois vai colar o papel fotográfico do personagem que você quiser. Para finalizar, complete a decoração com chantily colorido. Veja como fazer com detalhes no vídeo.

Bolo de mesversário da Magali

A Magali é mais uma personagem maravilhosa que tem tudo a ver com bolo. Aprenda a fazer a decoração com chantily e um topper incrível da personagem.

Bolo de mesversário de Kit Kat

Essa ideia de bolo fica muito saborosa e é bem simples de reproduzir em casa. Confira o tutorial para ver o passo a passo da decoração.

70 fotos de bolos de mesversário para se inspirar e escolher o tema da festinha do seu filho

São tantas ideias e opções que fica até difícil escolher, não é mesmo? Para te ajudar, fizemos uma seleção com 70 fotos incríveis. Confira e inspire-se!

Os mesversários são momentos muito especiais para a família, por isso, merecem ser comemorados. Invista em bolos decorados, mesmo que simples, para compor a festinha e trazer um toque de delicadeza e sabor. Com as nossas dicas não vai ter como errar!

Write A Comment