Já foi o tempo em que o fuxico fazia apenas parte da decoração dos nossos avós. Na verdade, saber como fazer fuxico já se tornou uma grande habilidade para quem gosta de artesanato.

Especialmente porque um fuxico pode ser aplicado em diferentes objetos. Começando pelas colchas de cama e de cobertura do sofá.

Roupas, chinelos e bijuterias também podem ser decorados com fuxicos. Assim como uma série de objetos decorativos, chaveiros, bonecas e mais. Basta usar a criatividade e fazer a sua aplicação onde desejar!

A tradição dos fuxicos surgiu há mais de 150 anos. Segundo a história, sua origem é atribuída aos escravos. Seu nome vem do costume de várias mulheres se juntarem para produzir fuxicos e fofocarem, “fuxicarem” enquanto trabalhavam.

Com o passar do tempo, a técnica se tornou uma tradição, especialmente no Nordeste do Brasil. Aliás, além de uma tradição, o fuxico virou um artesanato lucrativo para muitas pessoas.

A técnica é simples, e pode ser uma boa oportunidade para ganhar um dinheiro extra. Ou ainda, de presentear alguém. Veja, abaixo, como fazer fuxico e algumas ideias para aproveitar!

Materiais para fazer fuxico

Fazer fuxico é muito simples, e precisa apenas de alguns materiais básicos. Muitos deles você terá em casa!

Mas atenção: os materiais que citaremos abaixo são apenas os mais básicos para um fuxico. Se você for fazer uma colcha ou boneca de fuxicos, por exemplo, vai precisar acrescentar outros itens na sua lista.

Os materiais básicos são os seguintes:

  • Tesoura;

  • Retalhos de tecido, com tamanho aproximado ao fuxico que você deseja fazer. O ideal é utilizar tecidos que não desfiem facilmente;

  • Linha para costura com as mesmas cores dos tecidos escolhidos;

  • Agulha para costura;

  • Caneta ou lápis;

  • Moldes para o fuxico (em forma de círculo, quadrado ou coração).

Uma dica: se o tecido escolhido desfiar, você pode realizar um acabamento mais delicado. Isso é muito comum, por exemplo, com o cetim. Basta que você dobre as bordas do círculo na hora de alinhavá-la. Assim, o redor do círculo, que desfiaria, não ficará mais exposto, mas sim dobrado e protegido dentro do fuxico.

Passo a passo para fazer fuxico

O tipo de fuxico mais comum é o que tem um formato circular. Para ele, você vai precisar de um molde em forma de círculo. Você pode produzir esse molde em papelão, ou então utilizar um objeto com o formato desejado. Como um CD, um copo, tampa de panela, uma lata de alimento etc.

O tamanho do seu fuxico será, mais ou menos, igual ao tamanho do círculo que você desenhar. Tenha atenção a este aspecto na hora de escolher a forma.

Com o molde em mãos, você poderá iniciar o passo a passo para fazer o fuxico. Veja abaixo!

Faça a marcação do molde

Apoie o molde circular sobre o tecido que você vai utilizar para fazer o fuxico. Use a caneta ou lápis para fazer um fino traço em volta do círculo.

É importante que o traço seja visível, mas que não marque o tecido de forma exagerada. Faça o desenho do lado que não vai ficar exposto do fuxico — ou seja, do lado “avesso” do tecido.

Recorte o círculo

Com o círculo desenhado, recorte-o com uma tesoura. Escolha uma tesoura afiada, para que ela não “masque” o tecido.

Tenha cuidado para seguir bem a linha desenhada. O círculo não precisa ficar perfeito, mas deve manter um padrão. Especialmente se você for produzir vários fuxicos. Se tiverem tamanhos muito diferentes, eles não darão um resultado tão bonito quando unidos.

Alinhave o círculo

Alinhavar o tecido significa passar a agulha com linha de um lado para o outro do tecido, seguindo a borda do círculo.

Tenha o cuidado de manter um espaço regular entre uma passada e outra da agulha. Assim, o resultado será mais delicado.

No final, você terá uma pequena sanfona nas mãos. Sempre use uma linha forte e de boa qualidade, pois é ela que vai manter o fuxico em seu formato.

Faça o acabamento do fuxico

Para finalizar o fuxico, você deverá virar a sua borda para dentro do círculo. Isso vai formar uma bolsinha. Você deverá ajeitar o tecido, deixando franzidinho.

Depois, finalize dando um último ponto nas bordas do círculo, para que ele permaneça fechado no formato de bolsa. Essa finalização se chama arremate.

Fuxico com enchimento

Outra possibilidade é fazer um fuxico com enchimento. O processo será o mesmo que o anterior, mas você precisará preencher o interior da bolsinha.

Forme o fuxico até antes de arrematá-lo. Então, preencha o interior da bolsinha com espuma ou outro enchimento.

Acomode bem o enchimento e arremate o fuxico. Não deixe nenhum enchimento para fora, pois isso poderia prejudicar o visual final.

Assim, você terá um fuxico fofo nas mãos, quase que com o formato de uma bolinha.

Você pode usar esse tipo de fuxico para fazer uma série de peças. Como bonecas de fuxico, ou algo mais simples, como flores. Basta unir vários fuxicos, como se eles fossem as pétalas e o miolo da flor.

Para o acabamento, você também pode costurar um botão, pérola, um pedaço de feltro ou outro detalhe na parte fofa, ou na parte costurada do fuxico.

fuxico com enchimento

Como fazer fuxico quadrado?

Sabia que existem fuxicos quadrados? Seu visual é um pouco mais elegante que os fuxicos redondos, e ele pode ser utilizado nas mesmas peças que o anterior.

Para fazer um fuxico quadrado:

  • Corte retalhos de tecido no formato quadrado. O tamanho do molde deve ser o dobro do tamanho do fuxico que você deseja fazer;

  • Dobre o quadrado de tecido no meio, e no meio novamente. Marque bem;

  • Pegue as quatro pontas do quadrado e leve ao centro do fuxico, que você marcou na etapa anterior;

  • Alinhave as quatro pontas. Isso vai formar um quadrado menor que o tecido original;

  • Una as quatro pontas desse novo quadrado menor no centro novamente. Alinhave;

  • Dobre as pontas para fora. O resultado será um fuxico quadrado e com o centro franzido.

fuxico quadrado

Como fazer fuxico de coração?

Para fazer um fuxico de coração, você deverá seguir o mesmo processo do fuxico comum. Ou seja, cortar o tecido com o molde, alinhavá-lo e formar uma bolsinha.

Só que, para isso, seu molde deverá ter o formato de um coração. Para seu acabamento, ajuste o desenho do fuxico com as mãos.

fuxico de coração

Fuxico em almofadas

Como dissemos antes, são várias as possibilidades de uso dos fuxicos. Começando pelas almofadas.

Que tal fazer uma capa para as almofadas do seu sofá ou cama? Basta costurar alguns fuxicos em uma capa ou fronha, e depois ajustá-la na almofada.

Outra opção é costurar os fuxicos diretamente na almofada. Isso será um pouco mais permanente, então avalie bem se sua decoração vai ficar mesmo atraente com a aplicação.

Você ainda pode usar os fuxicos para formar figuras na almofada, em vez de cobri-la completamente. Como no exemplo abaixo, em que o tecido foi usado para formar uma árvore.

almofada de fuxico fuxico almofada

Fuxico nas roupas

Já imaginou ter roupas feitas de fuxico? Apesar de não ser muito comum nas ruas, essa é uma possibilidade. Basta aplicar as formas de tecido em uma peça, como uma saia ou vestido. O resultado é bastante personalizado e, sem dúvidas, vai chamar a atenção.

roupa fuxico

roupa fuxico

Como fazer cortina de fuxico?

Também é possível aplicar fuxicos em uma cortina comum. Espalhados pelo tecido mais pesado, os fuxicos vão criar um visual novo na decoração.

Outra opção é fazer uma cortina inteiramente de fuxicos. Neste caso, você precisará unir os fuxicos uns aos outros, formando uma grande cocha. Depois, será preciso instalá-lo no apoio de cortina no cômodo.

Para um visual mais decorativo, você pode unir fuxicos e miçangas. O resultado será semelhante ao da imagem abaixo. A cortina não vai necessariamente diminuir a claridade do espaço, ou aumentar a sua privacidade. Porém, dará um elemento a mais ao visual do espaço.

cortina fuxico

Artesanato de fuxico

Coloque a criatividade para trabalhar! Você pode produzir:

  • Chaveiros de fuxico

  • Rosários

  • Tapetes

  • Decorar panos de prato

  • Apoios para mesa, para apoiar copos e prato

  • Roupas infantis

  • Broches

  • Animais de fuxico

  • Brincos

  • Guirlandas

  • Porta papel higiênico

  • Moldura para espelho etc.

As opções são inúmeras! Você só precisa imaginar onde gostaria de aplicar os fuxicos que produzir.

rosario de fuxico

Bolsa de fuxico

Aplicar fuxicos em uma bolsa pode dar um novo visual ao objeto. Com certeza, será mais barato do que comprar uma nova, certo?

bolsa de fuxico

Decoração feita de fuxico

Usar fuxicos na decoração pode ser algo cheio de alternativas. Você pode, por exemplo, usar as peças para decorar um abajur, um banco ou poltrona, para formar vasos de flores e mais.

Se o seu objetivo for decorar com os fuxicos, sugerimos que você faça uma boa pesquisa na internet. A variedade depende da criatividade dos artesãos, e o Google Imagens vai te dar uma coleção de itens para se inspirar. Nós selecionamos algumas dessas imagens logo abaixo.

decoração flores de fuxico decoração luminária decoração banco

Colcha de fuxico

As colchas de fuxico costumam ser bastante coloridas. Elas são indicadas para a cama ou sofá, cobrindo o colchão quando esses móveis não estiverem sendo utilizados.

Como os fuxicos são muito maleáveis, será importante costurá-los a um lençol ou colcha. Assim, você poderá mover o tecido como um todo, em vez de ter apenas várias peças de fuxico na mão.

Fazer a costura também dará um “fundo” aos fuxicos, uma base para que a superfície seja realmente coberta com a colcha. Do contrário, haveriam os espaços entre os fuxicos, pelos quais a poeira poderia passar.

Na hora de costurar os fuxicos na colcha, planeje bem qual será o padrão de cores, os “desenhos” que você vai criar. Assim, você poderá produzir todos os fuxicos necessários de uma só vez. Isso vai agilizar o seu trabalho.

colcha de fuxicos colcha de fuxicos colcha de fuxicos

Natal de fuxico

A decoração de Natal da sua casa também pode ser feita de fuxicos. Aliás, esse é um ótimo modo de ganhar um dinheiro extra no fim do ano.

As ideias vão de acordo com a sua criatividade. Mas você pode, por exemplo, fazer árvores de fuxico, ou ainda um Papai Noel para a decoração.

decoração natal decoração natal

Chinelo de fuxico

Pensando em decorar os chinelos com fuxicos? Veja algumas ideias abaixo!

chinelo fuxico

chinelo fuxico

Bijuterias feitas de fuxico

As bijuterias feitas de fuxico podem ser delicadas e coloridas, dando um novo adereço ao visual. Sua produção vai precisar de fuxicos um pouco mais delicados, menores. Assim, o resultado será mais atraente.

bijuterias bijuterias

Bonecas de fuxico

Para fazer bonecas de fuxico, use o fuxico com enchimento. Isso vai criar bonecas “fofinhas” e personalizadas. Vale a pena pesquisar algumas ideias na internet.

boneca de fuxico

Agora você já sabe como fazer fuxico e como utilizá-lo! Não se esqueça de usar tecidos de boa qualidade, e de reforçar o seu acabamento. Assim, seus fuxicos não vão desmanchar, garantindo um belo resultado.

Escreva um Comentário