Os vasos de barro são realmente muito bonitos, mas seria melhor ainda se você pudesse pintar um vaso de barro, não concorda?

Os vasos de barro, por si só, não possuem um grande atrativo visual, porém quando customizados, ganham nova aparência, o que agrega valor à peça. Pois aqui nós iremos lhe ensinar o passo a passo para pintar um vaso de barro, além de te apresentarmos vários modelos que irão te inspirar a criar seu próprio vaso de barro pintado.

Preparado? Pois então vamos lá!

Passo a passo para pintar um vaso de barro

Abaixo nós lhe apresentaremos um passo a passo para você poder pintar o seu vaso de barro, mas lembrando que aqui nós focaremos em uma pintura simples, sem muitos adornos e imaginação.

Porém, mais abaixo aí sim nós iremos te mostrar diversas opções de vasos de barro decorados para você se inspirar, sujar as mãos de tintas e criar os mais belos vasos!

Vamos começar?

O material

Antes de mais nada, anote aí tudo o que você vai precisar pra poder pintar seu vaso de barro:

  • Uma lixa;
  • Jornais velhos;
  • Um balde ou uma tina para deixar de molho;
  • Pincel;
  • Um pote vazio ou um recipiente cilíndrico;
  • O vaso de barro que você deseja pintar;
  • Selante impermeabilizante;
  • Primer;
  • Fita crepe ou fica específica para pintura;
  • Tinta, nas cores que você desejar;
  • Pincéis de espuma;
  • Selante acrílico.

Passo 1 – Preparando o vaso

A primeira coisa que devemos fazer é preparar o vaso de barro que você irá pintar, e quando eu digo em prepará-lo, eu quero dizer em lixá-lo para retirar as partes ásperas.

O melhor para esta parte seja que você a faça fora de casa, levando em conta que irá sujar bastante o ambiente, mas, caso não tenha essa opção, então trate de forrar bem o chão com jornais, para ao menos não sujar tanto assim o local. Ah, e eu nem preciso dizer que usar roupas velhas aqui é essencial né?

Mas vamos lá, na hora de lixar seu vaso, você não precisa fazer isso por um longo período, apenas o suficiente pra tirar as partes mais ásperas, e se não houver partes áspera, então você nem ao menos precisará lixar. Ah, e não se preocupe muito com os defeitos do vaso, você pode “consertá-los” na etapa da pintura.

Após isto, o próximo passo aqui será deixar o vaso de molho por cerca de uma hora, essa etapa é importante pois só assim você poderá tirar adesivos, etiquetas e até mesmo soltar toda a sujeira de vasos mais velhinhos. E claro, caso seu vaso não tenha adesivo, etiquetas e nem esteja muito sujo, é desnecessário deixá-lo de molho.

Mas vamos supor aqui que, mesmo deixando seu vaso de molho ainda assim ele continue sujo, o que você deve fazer então? Bom, neste caso, o melhor a se fazer é utilizar ma escova macia (para não correr o risco de arranhar seu vaso) para dar uma boa esfregada no vaso e retirar toda a sujeira. No caso de manchas que não queiram sair, uma escova de arames pode ser necessário, e mesmo que nesse caso o seu vaso de barro arranhe um pouco, no final você poderá cobrir os arranhões quando o pintar.

E por último, para terminarmos de preparar nosso vaso de barro para o pintar, caso você tenha o deixado de molho, espere-o secar completamente. Pintar seu vaso ainda molhado fará com que a tinta não pegue completamente nele, então vamos evitar isto aqui.

Vaso secando ao sol
Lembre-se de deixar seu vaso secar totalmente antes de ir para a pintura

Ok, agora nós já preparamos nosso vaso e estamos prontos para pintá-lo, então vamos lá!

Passo 2 – O Primer

Certo, aqui nós vamos começar a pintar, ou seja, vai haver sujeira! Então comece forrando seu local de trabalho com jornais e revistas para minimizar o máximo possível esta sujeira.

O próximo passo aqui é usar a tinta spray no vaso, mas você não precisa ficar o segurando enquanto faz isso, você só irá se sujar no percurso. Você pode usar algo para suspender seu vaso enquanto usa a tinta spray nele, assim evita de se sujar.

Pintando um vaso de barro com tinta spray

Agora é a hora de usar o selante impermeabilizante, geralmente um feito para tijolo ou concreto será melhor aqui. Lembre-se de não aplicar este produto em lugares fechados, e que sua secagem pode demorar até 24 horas. É importante que você sele partes externas e internas do vaso pois, quando for regar suas plantas a água irá passar pelo barro e fará com que a tinta descasque. Caso você decida por não utilizar plantas neste vaso, não há necessidade de os selar.

Por último, vamos aplicar o primer. Aqui você pode usar tanto um primer colorido quanto um branco, sendo que o objetivo principal é fazer com que ele ajude a tinta a se prender melhor no vaso e cobrir toda a cor vermelha forte característica do barro. O ideal é que você o aplique em todo o exterior e também 2,5 cm dentro do vaso.

Passo 3: E finalmente, a pintura!

Vamos então finalmente pintar o nosso vaso de barro!

De cara já podemos afirmar que os pincéis de espuma são os melhores para pintar um vaso de barro, isso pois eles deixam a cobertura bem mais uniforme, ou seja, foco nos pincéis de espuma aqui.

Uma boa dica aqui, caso você não queira pintar todo o vaso de barro de uma cor só, ou até mesmo fazer figuras nele, é cobrir estas partes com fita adesiva. Assim você pinta tudo e, depois que secar, retira as fitas e é só pintar aquelas partes da outra cor que você quer e pronto, bem simples né?

Na hora de pintar, lembre-se de não pintar o fundo do seu vaso, isso pois pintar o fundo pode acabar prejudicando o escoamento de água em seu vaso. Ah, e lembre-se também de que o vaso de barro costuma absorver boa parte da tinta, ou seja, muito provavelmente você irá precisar de uma segunda camada aqui. E não se limite apenas nas pinturas aqui não, arrisque também em fazer desenhos para deixar seu vaso mais bonito ainda.

Pintando um vaso de barro

Ah, e pra finalizar você pode aplicar um selante acrílico em seu vaso de barro (principalmente se você for deixá-lo em um ambiente aberto), ele irá ajudar com que a tinta dure por mais tempo.

Prontinho, você acabou de pintar o seu vaso de barro. Bem fácil né?

Para se inspirar

Certo, acima nós te mostramos o básico de como pintar um vaso de barro, acredito que você não tenha mais dúvidas com relação a isso, não é mesmo? Então abaixo vamos te mostrar alguns vários modelos para você se inspirar, para botar sua imaginação para funcionar e colorir todos os vasos de sua casa.

Pronto para se inspirar? Pois então vamos lá!

1 – Vamos começar com um vaso de barro bem simples, que sempre que você olhar vai dar vontade de comer morangos

vaso de barro pintado de morango

2 – O modelo abaixo é um bem simples, mas ao mesmo tempo bem fofo

modelo colorido

3 – Gosta de amarelo? Então dá só uma olhada em como o amarelo pode ser uma boa combinação para seu vaso de barro

Vaso de barro pintado de amarelo

4 – Agora, se você é fã da arte, olha só esse vaso de barro da Frida Kahlo

Frida Kahlo

5 – E claro, passarinhos, todo mundo ama passarinhos!

Vaso de barro com passarinhos desenhados

6 – E se ainda busca modelos fofinhos, olha só este abaixo

vaso de barro com pintinhas

7 – Geometricamente falando, você não vai achar modelo melhor do que o abaixo!

Vaso de barro com triângulos desenhados

8 – Agora, se só quiser algo simples e ao mesmo tempo chamativo, pintar seu baso de barro todo de amarelo pode funcionar muito bem

Vaso todo amarelo

9 – E se você gosta de caricaturas e desenhos divertidos, então fico feliz em te dizer que as possibilidades são infinitas

Vasos com vários desenhos

10 – Mas se quiser algo simples e elegante, dá só uma olhada nesse vaso de barro abaixo

Vaso de barro elegante

11 – Quer um modelo que vai realmente chamar a atenção de qualquer um que o olhar? Então dá só uma conferida no abaixo

vaso de barro surpreendente

12 – E se você tiver mais de um vaso de barro, que tal fazer com que todos eles combinem?

Vasos combinando

13 – Tem crianças em casa? Então um vaso do Bob Esponja com certeza vai fazer sucesso!

Vaso de barro do Bob Esponja

14 – O modelo abaixo com certeza vai levantar um olhar de “Hã?”

Vaso de barro meio branco

15 – Tá, vamos ser legais e te ajudar com um passo a passo interativo para pintar o seu vaso de barro

Pintando o vaso de barro

16 – Ainda nos modelos bonitinhos, confere só esse com a bicicleta desenhada

Vaso de barro com bicicleta desenhada

17 – Já viu um vaso feliz? Pois então olha só!

Vaso feliz

18 – E o que é melhor do que um vaso feliz? Isso mesmo, três vasos felizes!

Vasos felizes

19 – E pra finalizarmos, dá só uma olhada nesse mini vaso de barro e em como ele é uma graça!

mini vaso de barro

E então, deu pra tirar algumas ideias dos modelos acima? Já tem em mente como irá fazer aquele vaso de barro único que só você terá? Ou quem sabe já tem algum preferido acima que você não vê a hora de fazer igual?

Conta pra gente nos comentários abaixo, vamos adorar te ouvir!

Escreva um Comentário