Cozinha Azul: Marinho, tiffany, etc. Mais de 87 fotos!

Escolher a cor de um ambiente muita das vezes é um processo bem complicado, por isso, na hora de escolha, muitas pessoas optam por cores neutras, principalmente se tratando da cozinha.

Mas para que você veja novas possibilidades, neste post trouxemos algumas ideias de cozinha azul.

A cor azul é cheia de nuances e tonalidades. Em tom mais claro, pode transmitir a sensação de calma. Se mais escuro, consegue transbordar personalidade. Num “meio-termo”, como o azul tiffany, pode levar alegria e pouco mais de vibração. Por isso essa coloração é sempre interessante na decoração.

Portanto, confira abaixo as possibilidades para você se inspirar no uso do azul na cozinha e fazer em casa!

Os tons de azul

Como começamos a explicar no parágrafo anterior, cada tonalidade de azul tem a capacidade de transmitir uma sensação diferente. E a cor parece possuir uma infinidade de combinações: cada uma com personalidade e efeito diverso! Por esse motivo, é fundamental escolher bem o sentimento que se quer passar. Isso antes mesmo de começar a pensar em onde aplicar o tom. Ou em como combinar a cor com objetos e outros tons.

O azul claro, por exemplo, transmite tranquilidade. Não é à toa que ele é o preferido em roupas de bebês. Afinal, busca-se sempre passar calma ao recém-nascido, para que seu bem estar seja contínuo. Mas mais do que tranquilidade, o azul claro pode oferecer um estilo específico de decoração: o vintage. Isso porque em décadas passadas a cor era bastante utilizada nas casas. Aliás, ele e todos os tons considerados levemente “pasteis”, mais claros. Logo, a escolha por essa tonalidade vai dar ao ambiente um visual retrô.

Já o azul royal, mais intenso, cria um espaço com maior personalidade. A cor se destaca bastante, e deve sempre ser combinada com cuidado. O mais comum é a sua associação com o branco.

O azul marinheiro, por outro lado, é provavelmente a tonalidade mais elegante da cor. Por isso, ele é o ideal para criar espaços mais sóbrios. É o mais indicado, inclusive, quando a decoração do restante da casa é minimalista.

Veja também: Banco para Cozinha (Banqueta) +99 Fotos!

Balanceando cores

Quando o desejo é por fazer a mistura do azul com outras cores, é preciso saber balancear o uso de cada uma. Normalmente, a combinação de qualquer tom de azul é mais interessante com cores mais leves, como o rosa bebê ou o nude. Isso porque a cor já oferece um ponto forte na decoração. Esse destaque costuma ser mais bonito caso focado nessa tonalidade. A associação entre azul e do preto tem o mesmo efeito, mesmo que o segundo tom seja escuro. Afinal, o preto é neutro.

Se o objetivo for uma decoração mais moderna e jovial, porém, deve-se apostar em mais uma cor intensa. O melhor é apenas mais uma, pois senão a decoração vira “um Carnaval”. Esta segunda cor, quando associada ao azul, consegue oferecer um resultado bastante marcante. Nesse caso, tanto o azul mais forte, quanto o mais fraco, pode ser aplicado com outro tom mais forte ou fraco. Para que o resultado saia como o esperado, basta apenas aproximar as duas cores pretendidas e verificar se oferecem um contraste bonito. Se, tão próximas, elas se mostrarem combinadas, a associação na cozinha será um sucesso.

A combinação com o cinza, ou com peças de madeira, são ótimas opções. O estilo criado, independentemente de tonalidades, é de um espaço convidativo e bem cuidado. O que, aliás, poderá tornar a cozinha um local de encontro de amigos e familiares. Para cores intensas, o amarelo e o verde podem trazer ótimo visual.

Veja também: Cozinha Preta e Vermelha Simples, Pequenas, Planejada e Americana!

O azul nas paredes

Existe uma série de possibilidades para aplicação do azul numa cozinha. Definidos os tons e objetivos da cor, você poderá, por exemplo, aderir às chamadas pastilhas. Pastilhas são pequenos quadrados aplicados sobre a parede, que criam um efeito visual minimalista e delicado.

Outra alternativa é aderir ao mosaico. Um mosaico é uma técnica em que uma imagem é criada a partir de vários pequenos pedaços. Nesse caso, é possível utilizar as pastilhas ou outro tipo de material para criação de um desenho. Utilizar azulejos com desenhos variados numa mesma parede tem o mesmo efeito. O resultado é colorido e despojado.

Falando dos azulejos, aliás, eles são peça coringa na cozinha. Muitos deles são de apenas uma cor. Outros, e mais interessantes, contam com uma série de desenhos em sua superfícies. Quando juntos, então, criam um efeito visual bonito e acolhedor. Nesse caso, há uma infinidade imensa de desenhos possíveis. Como os que remetem à fazenda, para um estilo mais rústico.

Se você não quer uma grande obra para mudar os azulejos, as opções até o momento podem ter te desapontado um pouco. Mas calma: ainda existem várias outras! Para sua cozinha azulejada, por exemplo, você pode aderir aos adesivos para azulejo. Basta escolher o que mais chamar sua atenção e aplicá-lo sobre a parede já existente no cômodo!

Considerando que são poucas as áreas de parede lisa na cozinha, a tintura costuma ser uma das últimas opções nessa decoração. No entanto, ela é sempre possível. Para esse espaço, porém, escolha sempre tintas resistentes ao calor e à umidade.

Veja também: Cortina de crochê para cozinha

Cozinha azul e branco

Agora que você já conferiu algumas possibilidades da aplicação do azul, separamos alguns modelos. O primeiro modelo de cozinha que trouxemos é a azul com branco. Essa opção é uma  maneira mais fácil de apostar porque o branco ajuda a trazer uma suavidade para o espaço, além de combinar com tudo.

Então, caso você queira apostar neste estilo, escolha alguns pontos para colocar o azul e busque deixar o branco na parede, no piso e em apenas alguns detalhes.

Quanto aos armários da cozinha, podem ser em azul também, trazendo um diferencial para o espaço e enfatizando a cor.

Entretanto, se você gosta de uma decoração antiga, outra alternativa é envelopar a geladeira com azul. As geladeiras em azul pastel eram bem comuns antigamente e é uma forma ótima para você inserir a cor no ambiente.

Cozinha azul industrial

A cozinha azul industrial é uma outro modelo muito bonito de você decorar o espaço. No estilo industrial geralmente é comum cores como o cinza, branco, preto, ferrugem ou tons mais neutros.

Além dessas cores é possível que você crie uma decoração linda industrial com a utilização do azul. Para isso, você vai precisar focar em outros elementos que fazem parte deste estilo, como o cimento queimado, o ferro e outros.

O uso dos pendentes também funcionam muito bem na cozinha, principalmente se você instalar eles acima da bancada. Opte por pendentes mais tradicionais que utilizam um design industrial.

Modelo de cozinha clean com azul claro

Se você quer trazer um pouco mais de cor para a sua cozinha, mas sem criar uma decoração exagerada, o uso do azul claro é uma ótima opção. Hoje, existem uma infinidade de tons de azul que você pode apostar sem medo e, é claro, o tom de azul claro e pastel, funcionam muito bem para criar uma decoração mais clean.

Se a sua opção for esta, a dica é utilizar o branco na parede e deixar o azul claro apenas em alguns detalhes. O azul  pode ficar em uma pequena parte da parede com prateleiras, nos utensílios ou até mesmo em um armário.

Na hora de comprar os itens que vão compor a sua cozinha, lembre-se que para uma cor ganhar destaque no ambiente, mesmo de maneira mais suave, é necessário colocar ela em mais de um elemento. Portanto, não tenha medo de compor o espaço.

Cozinha azul com laranja

O uso das cores complementares no ambiente é uma alternativa de decorar sem errar na escolha. Toda cor possui uma cor complementar e a dica para descobrir é apenas consultar o círculo cromático. As cores complementares são aquelas que estão à frente das outras. No caso do azul, a sua cor complementar é o laranja, por isso esses dois tons ficam lindos no ambiente.

Na hora de decorar tenha atenção para não ficar algo muito exagerado. Se tiver dúvidas, deixe tanto o laranja quanto o azul mais nos detalhes e utilize o branco na parede para suavizar a cor no espaço.

Além disso, existe uma regra de decoração que baseia-se em 60, 30 e 10. Essa regra consiste em você utilizar 60% de uma cor no ambiente, 30% de outra e 10% de mais uma. Assim você cria um equilíbrio entre as cores e deixa a decoração incrível.

Azul com cinza na cozinha

O azul e o cinza são cores frias e que criam um visual lindo no espaço. Mas este tipo de decoração remete uma ideia mais clean e sem muitos detalhes na decoração, sendo ideal para quem gosta de algo mais “sério” e nada muito exagerado.

Quando você for decorar, escolha quais lugares irá colocar o cinza e quais irá colocar o azul. Nesta etapa você pode utilizar a regra que citamos acima, para auxiliar na escolha de onde vai ficar cada coisa.

O azul e o cinza são cores um pouco mais escuras também, por isso é interessante que você tenha cuidado para não deixar o espaço escuro e pesado. Utilize o branco para mesclar as cores e trazer mais iluminação na cozinha.

Cozinha preta com azul

O uso do preto na decoração é uma alternativa muito procurada. Esta situação é comum, uma vez que, o preto é uma cor fácil de decorar pois combina com todas as outras.

Embora esta cor seja muito utilizada, é necessário ter atenção para não deixar o ambiente escuro e exagerado. Na dúvida, utilize o branco para deixar o espaço mais claro e manter o equilíbrio entre o azul e o preto.

Atualmente, existem inúmeras formas de você decorar a sua cozinha com essas duas cores. Uma alternativa, é optar por utilizar o azul nos armários e o preto nos detalhes. Já na parede, o uso do azul também funciona bem, porém, sugerimos que você o utilize apenas em uma parede para não ficar algo muito exagerado.

Armários azuis na cozinha

Apostar em armários azuis na cozinha é um verdadeiro ato de coragem! Afinal, os armários azuis chamam total atenção no ambiente e exige um pouco de cuidado na hora de decorar, justamente para não ficar nada muito exagerado.

Se você optar por essa alternativa é muito importante prestar atenção em alguns fatores, como qual tom de azul você vai utilizar no armário e qual será a outra cor que irá utilizar junto com o azul.

Esses fatores precisam ser analisados com calma porque são elementos muito importante na decoração. A dica é que você utilize tons de azul escuros, caso não queira algo tão exagerado e azul claro, se você procura mais harmonia no espaço.

Quanto a cor que você vai colocar na cozinha junto com o azul, uma sugestão é utilizar o laranja, que é uma cor complementar ou o branco, que também funciona muito bem.

Cozinha com mais de um tom de azul

Mesclar mais de um tom de azul na decoração é outra forma bem interessante de você decorar o espaço. Neste caso você pode optar por colocar nos armários um tom de azul claro e nos detalhes um azul mais forte, próximo ao preto.

Além dos tons de azuis, caso você queira deixar a cozinha um pouco mais colorida, esta alternativa também é válida. Você pode deixar para colocar nos detalhes o laranja ou alguma outra cor que você goste e queira utilizar no ambiente.

Azul com tons terrosos na cozinha

O uso dos tons terrosos na decoração é outra alternativa comum. Isso acontece porque além de encontramos com mais facilidade móveis e objetos de casa nesta paleta de cor, ela é mais fácil de decorar justamente por ser mais neutra.

Então, seguindo esta ideia da paleta de cor terrosa, o uso do azul com tons terrosos funcionam muito bem. Essa mistura de cores ficam bonitas juntas, já que o azul é uma cor fria.

A dica é que você coloque o azul na parede, nos detalhes e deixe os tons terrosos nos itens maiores. Como, por exemplo, as cadeiras, armários e outros. Desta maneira será mais fácil de você compor o espaço, justamente pela facilidade em encontrar os objetos.

Azul acinzentado

Se você quer fazer uma cozinha com tons de azuis, mas tem medo de errar, o azul acinzentado é a opção ideal. Ele é mais fácil de você utilizar, justamente por ser uma cor bem fria e mais fácil de utilizar com outras cores, principalmente tons mais quentes.

Caso você goste de optar por cores mais neutras e fechadas, poderá colocar o azul acinzentado com cinza, por exemplo. Dessa forma, essas cores estarão na mesma paleta de cor e criará um visual lindo no ambiente.

Cozinha colorida com azul

Quem gosta de uma decoração mais alegre, pode fazer isso criando um espaço colorido. O uso de várias cores em um espaço faz com que ele traga uma sensação de alegria, e você pode fazer isso com o azul também.

Nesta situação, o ideal é que você coloque outras cores além do azul, como o amarelo, vermelho e o laranja que são cores mais quentes. Além disso, a mistura de vários tons de azul no ambiente – conforme havíamos citado – também funciona muito bem.

Outra ideia muito interessante é utilizar elementos como as plantas. O uso das plantas no espaço também é uma tendência e você pode colocar elas em várias partes da sua cozinha. Se quiser colocar a mão na massa, fazer uma horta vertical torna-se algo funcional e decorativo.

Portanto, utilize a sua criatividade na hora de compor a sua cozinha e utilize o branco para não deixar algo muito exagerado.

Cozinha azul com ilha

Por fim, o último modelo de cozinha azul que trouxemos para você se inspirar é a cozinha com ilha. A ilha nada mais é que o uso dos armários no centro do espaço, que funciona melhor para ambientes amplos.

Se o modelo da sua cozinha é assim, utilizar uma ilha em tom de azul fica incrível. Além disso, você pode inseri-lo em outras partes do espaço para que complete a decoração.

Lembre-se que o grande segredo é você utilizar mais de um item de uma determinada cor no ambiente.

 

Veja outros artigos de cozinha:

 

 

 

White And Blue Kitchen Ideas Kitchen And Decor throughout measurements 2048 X 1536 – Kitchen Lighting Ideas
40 best kitchen island ideas kitchen islands with seating modern kitchen decor with kitchen island cabinets – AnnML

 

 

best diy play kitchen ideas on pinterest kid kids furniture small play kitchen with yellow kitchen cabinets – AnnML

 

Blue white kitchen modern interior design house architecture
30 colorful kitchen design ideas from hgtv hgtv kitchen ideas for small kitchens with blue kitchen decor – AnnML
small kitchen design pictures ideas tips from hgtv hgtv kitchen ideas for small kitchens with blue kitchen decor – AnnML

 

Black White And Blue Kitchen Ideas This Home Of Ours With A Jewish with size 1600 X 1200 – Kitchen Lighting Design

 

 

 

 

 

 

Rustic Blue Kitchen Ideas 7048 Baytownkitchen for Blue Painted Kitchen Cabinets – asaapprenticeship.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se concorda com isso, clique no botão ao lado. AceitarLer mais