A composição de uma sala de jantar ultrapassa a mesa e as cadeiras. Existe um outro móvel muito importante, o aparador. O aparador para sala de jantar também serve de auxílio durante as refeições, onde você pode posicionar as travessas tornando a organização mais prática. Porém não basta apenas ter o aparador para compor sua sala, os enfeites que você usa em seu aparador são igualmente importantes aqui!

Para te ajudar tanto a escolher o aparador ideal quanto para os melhores enfeites no seu aparador, nós criamos este artigo. Abaixo vamos passar pelas melhores opções de enfeites que você pode vir a usar em seu aparador e deixar sua sala linda. Acompanha!

Diferença entre aparador e buffet

A primeira coisa que você deve saber antes de passarmos para os enfeites do aparador, é se você realmente está adquirindo um aparador. É muito comum confundi-lo com o buffet, então trouxemos as principais características de cada um para não ter erro.

A principal diferença é que o buffet é uma peça fechada, com portas e gavetas, já o aparador costuma ser aberto, como uma bancada. O aparador possui a função prática, de ser apoio ao servir o jantar, mas também é uma peça decorativa. Então, não tenha medo de decorá-lo com flores, porta-retratos, vasos, esculturas, quadros e até um pequeno bar.

Buffet Aparador
Basicamente chamamos de Buffet um aparador com várias portas e gavetas

Confira também: As melhores opções de Buffet para sala de jantar!

Além disso, o aparador é mais estreito em relação ao buffet e pode ser colocado em vários ambientes da casa, como hall de entrada e sala de tv, já o buffet é específico para sala de jantar.

Como usar o aparador para sala na decoração

Em uma sala decorada, o aparador é um mobiliário usado para valorizar a decoração e trazer funcionalidade. Sua principal função é dar protagonismo e fazer com que outros objetos decorativos apareçam mais.

Por ser mais estreito, ele irá se adequar melhor a sala de jantar, então, não tenha medo de inseri-lo na decoração desse ambiente, inclusive em locais pequenos. Para complementar, preste bem atenção nos enfeites que for colocar sobre o seu aparador, enfeites tais como quadros, espelhos, vasos e até mesmo abajur sobre o aparador complementam muito bem a decoração.

Mas não apenas os enfeites merecem atenção extra, a iluminação também precisar ser pensada com cuidado, invista em um lustre que fique localizado em cima do aparador, dando destaque ao móvel. Nas laterais, você pode colocar pufes para quem desejar sentar ao lado desse item. O que vale é buscar um equilíbrio entre os enfeites utilizados, o aparador e o restante do ambiente, para que não fique sobrecarregado.

E não precisa se preocupar, pois abaixo apresentaremos várias opções de enfeites para seja qual for o seu aparador.

Os principais tipos de aparador para sala de jantar

A escolha do modelo de aparador é extremamente importante para criar um ambiente coeso e harmônico, além de ajudar a definir quais os enfeites você utilizará sobre ele. Separamos os principais para te ajudar a escolher o que mais combina com o seu estilo e tipo de decoração da sua sala de jantar. Confira!

Aparador de madeira

O aparador de madeira é muito versátil e pode compor um design rústico ou moderno, o que vai determinar é o acabamento do mobiliário. Vale lembrar que esse tipo de mobiliário conta com uma textura específica e que vai dar um toque especial ao ambiente.

Aparador de vidro

Se você gosta de uma decoração moderna, o aparador de vidro é a escolha perfeita. Ele é discreto e não vai roubar a atenção do ambiente.

Aparador de ferro

Uma decoração industrial pede por um aparador de ferro. O metal é o protagonista da decoração e vai se encaixar na sua sala de jantar com maestria.

Aparador espelhado

O aparador espelhado dá um toque moderno ao ambiente, assim como o aparador de vidro. Ele ajuda a fazer com que o cômodo pareça maior e mais amplo, sendo ideal para salas de jantar pequenas.

Aparador laqueado

O aparador laqueado é uma tendência e tem que se tornado muito popular nas decorações. Ele conta com um brilho e cor característico e que vai deixar o ambiente mais descolado.

Aparador retrô

Esse modelo de aparador faz muito sucesso. Se encaixa na tendência vintage que está super em alta. Combine-o com outros móveis retrôs ou faça uma mescla com itens mais modernos.

Aparador alto com design clássico

O aparador com design clássico fica perfeito com mesas pretas com quinas arredondadas e com cadeiras com estofado branco. Ele vai deixar o ambiente sofisticado e elegante. Coloque um lustre em cima dele e feche a decoração do ambiente com estilo.

Aparador de acrílico

Os móveis de acrílico são tendência entre os decoradores, designers de interiores e arquitetos. O aparador não seria diferente. Ele é perfeito para salas de jantar pequenas, já que são discretos e não aparecem muito. E combinam com decorações modernas.

Aparador Colorido

O aparador colorido é divertido e vai deixar o cômodo muito bonito. Ele combina com móveis em tons neutros para não deixar o ambiente sobrecarregado.

Aparador em estrutura aberta

Esse aparador combina com decorações modernas. Ele faz parte da tendência de decoração que deixa a mostra o que está no interior dos armários.

Onde comprar aparador para sala de jantar?

O aparador pode ser encontrado em quase todas as lojas de móveis e decorações, tanto nas físicas quanto nas online. Basta fazer uma pesquisa rápida que você irá encontrar diversos modelos. Não se esqueça de medir o espaço disponível antes de comprar o seu móvel.

Dicas para não errar na hora de escolher o seu aparador para sala de jantar

Agora que você já conhece vários modelos de aparadores para sala de jantar, vai ser mais fácil decidir qual o melhor para sua sala, bem como os enfeites que você colocará sobre ele. Mas para não ter erro, separamos algumas dicas. Confira e siga-as para acertar de primeira.

Determine o uso do aparador para sala de jantar

Antes de começar a pesquisar, tenha certeza sobre qual função o seu aparador irá desempenhar e onde ele ficará. Essa informação é extremamente importante para escolher o acabamento, o tamanho e o modelo. Estude bastante sua sala de jantar, para poder determinar onde ele será colocado e qual o estilo decorativo dos outros móveis.

Tenha em mente o tamanho

Após escolher o local, meça o espaço que você tem disponível. Assim, você evitará de cometer erros. Um aparador muito grande, pode atrapalhar a passagem em uma sala com proporções pequenas. Em um ambiente muito grande, um aparador pequeno pode ficar apagado e sumir dentro da sala. Analise seu espaço e decida o tamanho perfeito para o seu aparador.

Defina o Modelo

Quando você tiver definido o uso e o tamanho do seu aparador para sala de jantar, a escolha do modelo será mais fácil. Os designs e materiais disponíveis são variados, indo do mais simples ao mais complexo, do mais neutro ao mais colorido. Conheça todas as opções disponíveis e opte pelo modelo que combine com o estilo do cômodo. Busque por um modelo que seja harmônico e que não atrapalhe a decoração do ambiente.

Escolha seu Acabamento

Por fim, você precisará definir o acabamento do seu aparador. Existem aparadores de madeira, alumínio, ferro, espelhado, vidro e até de acrílico. Sem contar as cores disponíveis e os detalhes. Busque harmonizar com os padrões dos móveis que já estão na sua sala. Verifique o tom da parede e a cor do papel de parede. Tente sempre criar um ambiente harmônico e suave, em que nada fique sobrecarregado.

Tenha em mente os enfeites para aparador que irá usar

Ter em mente previamente os enfeites que você usará em seu aparador podem te ajudar a escolher o melhor modelo para aquilo que você quer. Ou seja, igualmente importante um aparador que encaixe bem com o ambiente, são os enfeites que encaixem bem com o aparador.

Dicas de enfeites para aparador

E para te ajudar a escolher os melhores enfeites para o seu aparador, nós separamos algumas boas dicas que podem ajudar bastante com isso. Para começar, caso você queira ter vários objetos à mostra, então o melhor a se fazer é optar por objetos mais discretos e minimalistas.

Se você tiver um aparador que já chame atenção sozinho, então o melhor é não enchê-lo de enfeites. Tenha em mente que o papel de parede atrás do aparador, ou até mesmo um espelho sobre ele também são excelentes opção para enfeites, bem como porta-retratos e quadros.

Tenha em mente que não é necessário haver uma simetria nos enfeites que decoram o seu aparador. Investir em um ambiente um pouco “caótico” dá a sensação de modernidade e movimento.

Agora, se você possuir um aparador vintage, não exagere nos enfeites. Devido a sua estética antiga e sofisticada, o próprio aparador já apresenta elementos decorativos, ou seja, poucos enfeites sobre ele é o ideal aqui.

Enfeites para o aparador do tipo clássico

Caso seu aparador seja do tipo clássico, há várias opções de enfeites que você pode usar para acompanhá-lo.

1 – Os enfeites para um aparador clássico começam pelo tipo mais simples, tais como quadros e vasos de flores

Aparador clássico

2 – Já para um aparador pequeno, opte por enfeites pequenos, e tente também sair do convencional e inovar até mesmo nos enfeites que optar por utilizar

Aparador clássico

3 – Já para um aparador branco, que combina com uma parede de fundo toda branca, optar por enfeites brancos ajudará a manter o tom do ambiente

Aparador clássico

4 – E se você for utilizar seu aparador na sala de jantar, pratos e talheres se tornam boas opções para enfeites

Aparador clássico

5 – Mas claro, não precisa se ater apenas aos talheres, pequenos vasos de plantas e porta-retratos também são uma boa

Aparador clássico

6 – Um espelho atrás de seu aparador também se torna uma excelente opção de decoração

Aparador clássico

7 – Já para uma sala de jantar pequena, grandes vasos são bons enfeites para seu aparador

Aparador clássico

8 – Voltando nos espelhos, utilizá-los em tamanhos variados são ótimas opções de enfeites para seu aparador, assim você ainda sai do padrão!

Aparador clássico

9 – Para uma sala de jantar grande, com um aparador pequeno, pequenos enfeites são o ideal

Aparador clássico

10 – Os enfeites para este aparador abaixo combinam perfeitamente bem com o ambiente, sendo que o café da manhã já começa bem. Sem contar que o contraste das cores da parede ao fundo complementam muito bem!

Aparador clássico

Enfeites para aparador do tipo moderno

E se você prefere aquele aparador mais moderninho, saiba que há diversas opções de enfeites para complementá-lo!

1 – Para um aparador mais moderno, livros e vasos de planta se tornam os melhores enfeites!

aparador moderno

2 – Já para este aparador abaixo que possui um formato bem diferente, nada melhor do que enfeites que também possuam formatos diferenciados

Sala de jantar

3 – Este aparador abaixo possui um tom mais “sério”, então seus enfeites devem constituir em livros, luminárias e até mesmo um vaso de plantas

aparador moderno

4 – Já para este aparador abaixo com um formato tão único, os enfeites na parte superior são vasos de plantas pequenos, enquanto na parte inferior você pode guardar todos os seus livros

aparador moderno

5 – Já para este aparador que mais parecem dois, enfeites pequenos para sua parte pequena, e enfeites maiores para sua maior parte

aparadores modernos

6 – Para este aparador abaixo, onde ele por si só já chama a atenção, é importante que os enfeites sejam simples e não se destaquem demais

sala de jantar

7 – Já neste aparador, onde sua base é o diferencial, a mesma lógica é seguida, seus enfeites não devem roubar a cena, mas apenas complementá-lo

Hall

8 – O aparador desta imagem abaixo acaba se perdendo em meio a tantos detalhes, e como ele não é a peça-chave aqui, seus enfeites não devem chamar tanta atenção também

ambiente

9 – Utilizar vários enfeites para seu aparador pode acabar até mesmo “poluindo” visualmente o ambiente, tenha cuidado com isso

Hall

10 – O legal deste aparador abaixo é o fato dele ser móvel, ou seja, alimentos na sua parte superior que podem ser transportados para todos os lugares, além de também servirem de enfeites para complementar o cômodo

aparadores modernos

11 – O design desse aparador é bastante inusitado e se destaca por si só, acabando até mesmo por “esconder” todos os seus enfeites

aparador diferenciado

Enfeites para um aparador rústico

E se o seu aparador for do tipo rústico, é importante que os enfeites escolhidos para ele combinem bem!

1 – Para este aparador rústico abaixo, todos os seus enfeites também são rústicos (até mesmo a parede atrás), combinando bem com todos os elementos

aparador rústico

2 – Já este aparador se destaca apenas pelo seu design, então é importante tomar cuidado para que os enfeites não roubem a cena

Móvel rústico

3 – Já este possui diversos enfeites, o que não há problema pois seu próprio design não se destaca tanto assim no ambiente

móvel rústico

4 – Enfeites rústicos para compor bem o ambiente, como é o caso até mesmo deste gatinho que parece estar vivo

aparador rústico

5 – A ideia deste aparador abaixo é trazer uma sensação de “natureza” para quem o vê, e ele faz isso magistralmente!

aparador rústico

6 – Ao usar o aparador no hall, você não quer chamar muita atenção, então o melhor é investir em enfeites mais discretos

móvel rústico

7 – Velas e vasos na parte de cima, e livros na debaixo!

móvel rústico

8 – O aparador também se torna uma boa opção para guardar todas as suas bebidas

móvel rústico

9 – Fruteiras e vasos de flores são outras boas opções de enfeites para se usar sobre o aparador

móvel rústico

10 – Assim como eles também são um ótimo lugar para abrigar seus quadros

móvel rústico

11 – Já este aparador abaixo é totalmente rústico, se destacando por si só no ambiente, ou seja, a decoração não pode chamar mais atenção do que ele próprio

aparador rústico

Enfeites para aparador retrô e vintage

E para quem curte uma onda mais retrô e vintage, confere só as opções de enfeites que você possui para o seu aparador!

1 – A começar por um aparador bem bonito, todo em azul, onde a decoração costuma ser simples, sem roubar a cena

aparador retrô

2 – Este aparador abaixo é realmente retrô, até mesmo telefone retrô acima ajuda a destacá-lo bem

Mesinha com telefone retrô em cima

3 – Abaixo temos várias opções diferentes de aparadores para te ajudar a ter uma ideia melhor de como cada decoração funciona para eles

aparador retrô

4 – Aqui temos outro aparador de cor forte, e lembrando que neste caso os enfeites devem ser simples, para não roubarem a cena

aparador retrô

5 – E claro, o aparador também é um bom local para guardar suas bebidas!

bebidas em cima

6 – E por falar em guardar bebidas, este aparador abaixo realmente foca nisto

para guardar o vinho

7 – E que tal um aparador bem colorido num ambiente bem animado?

aparador retrô

8 – Você pode, inclusive, transformar gavetas em lindos aparadores

Reaproveitando as gavetas

9 – Para um aparador vintage, os enfeites devem ser simples, como um vaso de plantas ou apenas livros sobre ele

aparador vintage

10 – Já para este aparador vintage abaixo os enfeites escolhidos foram para destacar a luminosidade, como um candelabro e uma luminária

aparador vintage

11 – Outra opção para aparador vintage, note que novamente os enfeites são simples, sem roupar a cena

aparador vintage

12 – Aqui temos mais um aparador de cor forte, onde novamente a decoração é simples, sem roubar o protagonismo

aparador retrô

13 – Mais um aparador de corte forte, desta vez todo em branco, e os enfeites também são brancos, combinando bem os elementos e complementando a decoração do local

mesinha

14 – E por último temos este aparador amarelo, que combina muito bem tanto com os elementos em cima dele quanto com a decoração da parede ao fundo

Mesinha amarela

E então, qual dos aparadores acima você achou mais bonito? Qual se encaixa melhor com seu ambiente e com os enfeites que você já planeja utilizar sobre eles? Conta pra gente nos comentários abaixo!

Escreva um Comentário