Procurando inspiração para produzir algumas garrafas decoradas com renda? Acompanhe nosso texto, descubra como e quando usar a decoração, e veja várias fotos!

Garrafas decoradas com renda podem ser uma opção e tanto na hora de deixar o ambiente mais bonito. E não apenas no dia a dia, mas também em ocasiões especiais. Já pensou em usar esses objetos na decoração de um casamento? Ou, quem sabe, para festas de aniversário?

A renda é um tecido muito associado ao romantismo, e também à sensualidade. Por ser delicado, ele é considerado nobre, e pode ser difícil de trabalhar.

Difícil, mas não impossível. Aliás, basta uma dedicação a mais para trabalhar com o tecido e produzir belas garrafas decoradas com renda.

Como fazer garrafas decoradas com renda?

Os materiais necessários para produzir uma garrafa decorada com renda podem variar. Afinal de contas, os itens vão depender do estilo da peça desejada, do seu objetivo e do quanto você tem para gastar.

Para um casamento, por exemplo, as garrafas costumam ficar mais atrativas com pérolas e tons dourados. E, para tornar as garrafas douradas, você precisará de uma tinta spray.

Já para a decoração em casa, as peças podem ser mais simples, se você desejar. Em casa, as garrafas decoradas com renda podem servir como peso de mesa, “vaso” de flores, ou apenas como decoração. Se bem trabalhada, a sua garrafa será facilmente “confundida” com um belo vaso decorativo.

garrafa vermelha decorada com renda preta

Mesmo com todas essas variações, resolvemos listar os materiais normalmente necessários para o seu artesanato. Você poderá se basear neles para criar suas peças, e também se inspirar e inovar nos produtos para a confecção. Veja a seguir!

  • Pedaços de renda, com o estilo (mais delicado ou encorpado) e cores desejadas;
  • Garrafa de vidro, com o formato de sua preferência (valem garrafas de cerveja, de whisky ou outras bebidas);
  • Tinta para a pintura da garrafa;
  • Jornal velho, para forrar o espaço em que você vai utilizar a tinta;
  • Pincel para o uso da tinta, caso ela não seja do tipo spray;
  • Pincel para cola;
  • Cola branca ou cola universal para artesanato;
  • Enfeites para a garrafa decorada.
  • Quatro tipos de tinta podem ser utilizados para a tintura de uma garrafa de vidro. A tinta látex PVA para artesanato ou parede; a tinta acrílica; a spray multiuso; e a tinta esmalte a base d’ água. Na dúvida na hora de comprar o produto, você poderá conferir as suas indicações no rótulo da embalagem.

Garrafas decoradas com renda: passo a passo para fazer

O passo a passo básico para produzir suas garrafas decoradas com renda está listado abaixo. Lembre-se: você pode adaptá-lo conforme a sua criatividade e necessidade.

Passo 1: limpe a garrafa

Sem dúvida, a limpeza da garrafa é a parte mais importante do artesanato. Sem ela, as suas peças decoradas poderão apresentar mau cheiro ou não aderir bem à renda.

Para limpar as peças, use água e detergente para louças. Se possível, utilize uma escova própria para lavar garrafas, inserindo-a dentro do recipiente e lavando-o com mais dedicação.

Por fora, você poderá utilizar uma bucha com sabão, utilizando sua parte macia. Assim, você não arranhará a superfície.

Depois, vale a pena colocar um pouco de álcool dentro da garrafa, espalhá-lo na parte de dentro e deixar secar naturalmente.

Se for necessário retirar rótulos e a cola da garrafa, utilize água quente ou vinagre branco. Basta colocar o vidro de molho por cerca de 20 minutos e depois lavar com uma esponja.

Outra opção é lambuzar o rótulo de óleo de coco e deixar agir por 10 minutos. Depois, você poderá retirar o papel e a cola mais facilmente.

Passo 2: pinte a garrafa

garrafas decoradas com renda douradas

Na hora de pintar a garrafa, você precisará proteger o espaço que vai utilizar. Basta cobri-lo com jornal — tanto o chão, quanto os móveis próximos. Isso vai evitar manchas nas superfícies e o trabalho extra de ter que limpá-las.

Em seguida, você poderá aplicar a tinta com um pincel ou esponja. Ou ainda com a tinta spray. Se quiser um resultado mais rápido, sem precisar aplicar mais de uma camada de tinta, aplique um primer antes.

Deixe a tinta secar naturalmente, sem colocá-la no sol. Também não deixe a garrafa exposta ao vento, ou a tinta poderá acumular poeira ou criar bolhinhas.

Se preferir, você ainda poderá envolver a garrafa com tecido. Ou então, deixá-la “in natura”, sem aplicar nenhum produto antes de utilizar a renda. O resultado poderá ser mais leve e, dependendo da sua proposta, exatamente o visual que você procura para a decoração.

Considerando que as garrafas têm cores variadas, você poderá escolher as que mais combinam com o seu estilo. Procure pelas transparentes, verdes, azuis, marrons. Essas são mais fáceis de encontrar, e podem garantir belos resultados.

Passo 3: cole as rendas

Agora, será hora de colar as rendas para decoração das garrafas. É possível utilizar pedaços maiores de tecido, ou ainda cortar renda por renda. Com a segunda opção, o resultado será mais delicado, mas também mais trabalhoso. Tenha atenção especialmente no último caso, pois o tecido mais fino poderá se romper.

garrafas decoradas com renda recortada

Para colar as rendas, você deverá utilizar a cola branca ou cola para artesanato. Passe a cola na renda, em uma fina camada e com o auxílio do pincel. Também com a ajuda do pincel, fixe-a na garrafa.

Especialmente no caso de uma garrafa pintada, fixe a renda sem “colá-la e descolá-la”, pois isso poderá danificar o artesanato. Para facilitar esse processo, planeje o resultado antes de executá-lo, visualizando-o em sua mente ou mesmo em um desenho.

Passo 4: finalize o artesanato

Para finalizar suas garrafas decoradas, você poderá passar uma camada de cola branca sobre ela. Em toda ela, das rendas à tinta. Deixe de fora apenas os enfeites, como as pérolas, flores, barbante, outros tecidos e o que mais você utilizar. A camada de cola vai fixar melhor a renda.

Vale dizer que todo esse processo também pode ser realizado em potes de vidros, não apenas em garrafas. Use sua criatividade!

Ideias criativas de garrafas decoradas com renda

Agora que você já sabe como fazer suas garrafas decoradas com renda, é hora de se inspirar! Para isso, selecionamos uma série de fotos que podem te chamar a atenção.

Lembre-se: o uso desse tipo de artesanato depende da sua criatividade. Você poderá utilizar as garrafas como vasos de flores, porta velas, pesos de mesa, itens de decoração e mais.

A renda poderá deixar seus espaços ou eventos mais alegres, divertidos, românticos ou mesmo com um ar de sensualidade. Tudo depende da execução do seu trabalho e das cores escolhidas.

garrafas decoradas com renda com flores

garrafas decoradas com rendagarrafa decorada com renda casamento

garrafas decoradas com renda azul

garrafas decoradas com renda

garrafa decorada com renda

garrafas decoradas com renda

garrafas decoradas com renda olhos desenhados

garrafas decoradas com renda

garrafas decoradas com renda

E então, gostou das ideias de garrafas decoradas com renda? Abuse da sua imaginação! Colocar sua criatividade em ação vai deixar as peças com a sua cara.

Escreva um Comentário